...
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
Alguns antivírus podem, quando ativos, interferir no processo de integração do serviço POS D-TEF ou SmartPOS do AutoSystem com o banco de dados, finalizando conexões ativas do serviço de integração. Em caso de instabilidade na comunicação, é importante verificar se o antivírus é a causa. A sugestão é desinstalar o antivírus, reiniciar o computador e executar a aplicação, acompanhando se a operação normaliza. |
2.3.1 Monitoria de Serviços
Na Este recurso permite monitorar o serviço do SmartPOS TEF, onde o serviço passa a ser iniciado automaticamente caso ocorra uma finalização inesperada do processo.
3 Configurações de Funções do SmartPOS
Algumas funções estarão disponíveis no SmartPOS mediante configurações realizadas na retaguarda do AutoSystem, ou seja, todas essas configurações são efetuadas no módulo Gerencial do AutoSystem. A seguir serão abordadas cada uma delas.
3.1 Validação de Estoque
Para realizar a configuração de validação do estoque na apresentação dos itens no SmartPOS, após selecionar o PDV que fará a validação do estoque, vá em Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e na guia Parâmetros > painel Opções, marque a opção Ativar validação de estoque ao lançar o item ao carrinho:
Realizada a configuração, pressione o botão Confirmar para para salvar as alterações.
No momento da venda, ao tentar inserir uma quantidade de produto que não consta no estoque, o SmartPOS informará ao operador que a quantidade escolhida do produto não está disponível.
3.2 Configuração para Emissão da Sangria
É possível efetuar a impressão dos comprovantes de sangria de documento e dinheiro diretamente no SmartPOS. Nos tópicos a seguir serão apresentadas as configurações necessárias para a impressão destes dois documentos.
3.2.1 Sangria Dinheiro
Para realizar o cadastro da sangria dinheiro, acesse o menu Cadastros > Motivo de Movimentação e na lateral direita da tela, clique no botão Procurar para que o sistema faça a busca dos motivos de movimentação cadastrados. Selecione a opção Sangria Dinheiro e clique em Confirmar.
Ao selecionar o tipo de sangria será necessário cadastrar outras informações para completar a solicitação.
Nesta tela, a guia Principal possui os campos que necessitam ser preenchidos:
- Nome: a Sangria Dinheiro já será apresentada de acordo com o motivo movimentação selecionado no passo anterior. Ao lado do nome da movimentação será carregado o código do motivo de movimentação cadastrado;
- Conta debitar: selecionar a conta que o motivo utilizará para debitar;
- Conta creditar: selecionar a conta que o motivo utilizará para creditar;
- Grupo pessoa: informar o grupo de pessoa que utilizará o motivo de movimentação como padrão;
- Tipo movto: marcar neste campo o tipo de movimentações Sangria.
3.2.2 Sangria Documento
A configuração da sangria de documento é similar a configuração de sangria de dinheiro e deve ser realizada através do menu Cadastros > Motivo de Movimentação.
Para configurá-lo, acessar Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF:
Na janela seguinte, marcar as opções conforme indica abaixo:
Na área destacada há duas opções:
Ativar início automático do serviço de integração: ao identificar que o serviço não está ativo, esta opção permitirá que a integração inicie automaticamente.
Ativar monitoramento do serviço de integração: com esta opção assinalada, a cada 30 segundos será realizada a verificação da integração do SmartPOS.
Feitas as configurações, ao iniciar o SmartPOS surgirá o pop-up de monitoramento:
O acompanhamento poderá ser realizado através da pasta log no AutoSystem, em monitor_smartpostef
Através deste arquivo é possível verificar se estão ocorrendo instabilidades e/ou se o monitor segue sendo executado sem problemas.
3 Configurações de Funções do SmartPOS
Algumas funções estarão disponíveis no SmartPOS mediante configurações realizadas na retaguarda do AutoSystem, ou seja, todas essas configurações são efetuadas no módulo Gerencial do AutoSystem. A seguir serão abordadas cada uma delas.
3.1 Validação de Estoque
Para realizar a configuração de validação do estoque na apresentação dos itens no SmartPOS, após selecionar o PDV que fará a validação do estoque, vá em Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e na guia Parâmetros > painel Opções, marque a opção Ativar validação de estoque ao lançar o item ao carrinho:
Realizada a configuração, pressione o botão Confirmar para para salvar as alterações.
No momento da venda, ao tentar inserir uma quantidade de produto que não consta no estoque, o SmartPOS informará ao operador que a quantidade escolhida do produto não está disponível.
3.2 Configuração para Emissão da Sangria
É possível efetuar a impressão dos comprovantes de sangria de documento e dinheiro diretamente no SmartPOS. Nos tópicos a seguir serão apresentadas as configurações necessárias para a impressão destes dois documentos.
3.2.1 Sangria Dinheiro
Para realizar o cadastro da sangria dinheiro, acesse o menu Cadastros > Motivo de Movimentação e na lateral direita da tela, clique no botão Procurar para Procurar para que o sistema faça a busca dos motivos de movimentação cadastrados e selecione . Selecione a opção Sangria Documento Sangria Dinheiro e clique em Confirmar Confirmar.
Ao selecionar o tipo de sangria será necessário cadastrar outras informações para completar a solicitação.
Nesta tela, a guia Principal possui os campos que necessitam ser preenchidos:
- Nome: a a Sangria Documento Dinheiro já será apresentada de acordo com o motivo movimentação selecionado no passo anterior. Ao lado do nome da movimentação será carregado o código do motivo de movimentação cadastrado;
- Conta debitar: selecionar a conta que o motivo utilizará para debitar;
- Conta creditar: selecionar a conta que o motivo utilizará para creditar;
- Grupo pessoa: informar o grupo de pessoa que utilizará o motivo de movimentação como padrão;
- Tipo movto: marcar neste campo o tipo de movimentações Normal Sangria.
O tipo de movimentação Normal para a Sangria Documento serve para poder vincular, no menu Configurações > Parâmetros > Motivos de movimentação, o código de cadastro de sangria. Ao acessar esse menu, na tela de Configuração de Motivos de Movimentação basta realizar a busca pela movimentação Sangria. Serão apresentadas as opções de sangria juntamente com o motivo de movimentação e o código do motivo.
No painel Informações cadastrar a sangria documento. Realizadas as alterações, clique em Salvar alterações para prosseguir com a solicitação.
No detalhe do comprovante de sangria impresso no SmartPOS, será apresentado o tipo: Sangria Documento ou Sangria Dinheiro.
3.3 Identificação do Vendedor Durante a Venda
Alguns estabelecimentos preferem que no momento da venda seja obrigatória a identificação do vendedor. Essa exigência pode ser configurada de 3 formas diferentes:
3.3.1 Identificação por Produto
Esta opção é utilizada nos casos em que seja obrigatória a informação do vendedor para a venda de produtos específicos. Esta configuração é realizada no menu Cadastros > Produtos. Selecionar o produto desejado, acessar a guia Opções e marcar a opção Vendedor obrigatório. Em seguida Salvar.
3.3.2 Identificação por Grupo de Produtos
Caso a informação do vendedor seja obrigatória para a venda de todos os produtos que pertençam a um mesmo grupo, a configuração é realizada acessando o menu Cadastros > Grupos de Produtos. Selecionar o grupo de produtos desejado, acessar a guia Opções e marcar a opção Vendedor obrigatório. Em seguida Salvar.
...
Já se a necessidade de obrigar a informar o vendedor durante a venda, for para uma empresa específica, a configuração é realizada no menu Configurações > Parâmetros > Empresas. Selecionar a empresa desejada, acessar a guia Configurações e marcar a opção Exigir que seja informado o vendedor ao registrar uma venda. Em seguida Salvar.
3.4 Cadastro de Placas
É possível restringir as vendas para clientes que possuem cadastrado do tipo frota de modo que apenas os veículos inseridos no sistema poderão realizar abastecimentos e compras. Para isso, acesse o menu Cadastros > Clientes > Frotas > Veículos/Motoristas para consultar os veículos cadastrados para o cliente.
Deverá ser habilitada a função Vendas apenas para placas cadastradas. Realizada a operação, clique em Salvar para prosseguir.
Caso o cliente tente realizar compras com placa diferente da cadastrada, o Smart POS apresentará uma mensagem informando que a venda é permitida apenas para placas cadastradas.
3.5 Cadastro de Motoristas
...
3.2.2 Sangria Documento
A configuração da sangria de documento é similar a configuração de sangria de dinheiro e deve ser realizada através do menu Cadastros > Motivo de Movimentação.
Na lateral direita da tela, clique no botão Procurar para que o sistema faça a busca dos motivos de movimentação cadastrados e selecione a opção Sangria Documento e clique em Confirmar.
Ao selecionar o tipo de sangria será necessário cadastrar outras informações para completar a solicitação.
Nesta tela, a guia Principal possui os campos que necessitam ser preenchidos:
- Nome: a Sangria Documento já será apresentada de acordo com o motivo movimentação selecionado no passo anterior. Ao lado do nome da movimentação será carregado o código do motivo de movimentação cadastrado;
- Conta debitar: selecionar a conta que o motivo utilizará para debitar;
- Conta creditar: selecionar a conta que o motivo utilizará para creditar;
- Grupo pessoa: informar o grupo de pessoa que utilizará o motivo de movimentação como padrão;
- Tipo movto: marcar neste campo o tipo de movimentações Normal.
O tipo de movimentação Normal para a Sangria Documento serve para poder vincular, no menu Configurações > Parâmetros > Motivos de movimentação, o código de cadastro de sangria. Ao acessar esse menu, na tela de Configuração de Motivos de Movimentação basta realizar a busca pela movimentação Sangria. Serão apresentadas as opções de sangria juntamente com o motivo de movimentação e o código do motivo.
No painel Informações cadastrar a sangria documento. Realizadas as alterações, clique em Salvar alterações para prosseguir com a solicitação.
No detalhe do comprovante de sangria impresso no SmartPOS, será apresentado o tipo: Sangria Documento ou Sangria Dinheiro.
3.3 Identificação do Vendedor Durante a Venda
Alguns estabelecimentos preferem que no momento da venda seja obrigatória a identificação do vendedor. Essa exigência pode ser configurada de 3 formas diferentes:
3.3.1 Identificação por Produto
Esta opção é utilizada nos casos em que seja obrigatória a informação do vendedor para a venda de produtos específicos. Esta configuração é realizada no menu Cadastros > Produtos. Selecionar o produto desejado, acessar a guia Opções e marcar a opção Vendedor obrigatório. Em seguida Salvar.
3.3.2 Identificação por Grupo de Produtos
Caso a informação do vendedor seja obrigatória para a venda de todos os produtos que pertençam a um mesmo grupo, a configuração é realizada acessando o menu Cadastros > Grupos de Produtos. Selecionar o grupo de produtos desejado, acessar a guia Opções e marcar a opção Vendedor obrigatório. Em seguida Salvar.
3.3.3 Identificação por Empresa
Já se a necessidade de obrigar a informar o vendedor durante a venda, for para uma empresa específica, a configuração é realizada no menu Configurações > Parâmetros > Empresas. Selecionar a empresa desejada, acessar a guia Configurações e marcar a opção Exigir que seja informado o vendedor ao registrar uma venda. Em seguida Salvar.
3.4 Cadastro de Placas
É possível restringir as vendas para clientes que possuem cadastrado do tipo frota de modo que apenas os motoristas cadastrados veículos inseridos no sistema poderão realizar abastecimentos e compras. Para isso, acesse o menu Cadastros > Clientes > Frotas > Veículos/Motoristas Motoristas para consultar os motoristas veículos cadastrados para o cliente.
Deverá ser habilitada a função função Vendas apenas para motoristas cadastradosplacas cadastradas. Realizada a operação, clique em Salvar para Salvar para prosseguir.
Caso o cliente tente realizar compras com identificação de motorista placa diferente da cadastrada, o SmartPOS Smart POS apresentará uma mensagem informando que a venda é permitida apenas para motoristas cadastradosplacas cadastradas.
3.
...
Caso a opção de pagamento selecionada seja Faturado, ao final da operação será apresentada uma tela para que o cliente insira sua assinatura digitalmente.
O layout de impressão é configurado pela área de serviços no momento da implantação. Esta configuração é realizada no motivo de movimentação Notas a Prazo (Módulo Gerencial, menu Cadastros > Motivos de Movimentação > guia ECF/TEF > subguia Layout) conforme exemplo abaixo:
3.7 Permitir Venda de Kit de Produtos
Para que um kit de produtos seja apresentado para venda, além do mesmo já estar previamente cadastrado no menu Cadastros > Kit de Produtos, na guia Estoque também deve estar marcada a opção Permite venda, como mostra a imagem abaixo:
3.8 Integração PostoAki
O SmartPOS possibilita efetuar vendas integrado ao PostoAki, porém, é preciso realizar configurações no módulo PostoAki e no Caixas Ponto de Venda. Acessar o menu Configurações > Módulos > Integração PostoAki.
Selecionar a opção Ativar integração PostoAki, no campo URL de comunicação informar o endereço de rede onde se encontra o PostoAki e informar a Porta de comunicação para a integração. Os demais campos são opcionais. Para concluir clicar em Salvar.
Na sequência, vá em Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e na guia Parâmetros > painel Opções, marque a opção Ativar o lançamento de voucher de desconto (Integração PostoAki):
Para concluir clicar no botão Confirmar.
3.9 Permissão de Acesso às Configurações do SmartPOS
No menu Operações ao acessar a opção Configurações, caso o usuário não tenha permissão de acesso, será apresentada uma tela para informar Usuário e Senha.
A configuração para esta permissão é realizada no menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários.
Para permitir que o usuário tenha acesso às configurações do menu Operações, mediante o preenchimento de usuário e senha, a opção Alterar as configurações do aplicativo deve estar como Sim.
3.10 Consulta de Crédito
Para realizar a consulta de crédito no SmartPOS é necessário que algumas permissões estejam ativas. Acessar o menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários e ativar as permissões conforme imagem abaixo:
Para que os limites das formas de pagamento sejam apresentados na consulta, é necessário que no cadastro do cliente (acessado em Cadastros > Clientes > guia Política Comercial > subguia Conta) sejam registradas as formas de pagamento e seus respectivos limites, conforme exemplo abaixo:
Já a consulta de limites de motoristas, será exibida quando no cadastro do cliente (guia Frota > subguia Motoristas) forem cadastrados os motoristas com seus respectivos limites.
O cadastro é efetuado clicando no botão de adição.
Os limites devem ser informados na guia Limites.
3.11 Consulta de Produtos sem Código de Barras
É possível consultar os produtos que não possuem o código de barras através da câmera do dispositivo. Para isto, acessar o menu Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e habilitar a opção Ativar na consulta somente produtos sem código de barras, conforme exemplo abaixo:
Com esta opção marcada, serão demostrados somente os produtos sem o código de barras:
A busca pelos produtos pode ser feita através das seguintes opções:
Pelo Código do Produto
Pelo Nome do Produto
Por Palavra Chave
Com a opção desmarcada, todos os produtos serão demostrados.
Ao posicionar a câmera sob o código de barras do produto, o mesmo será informado normalmente em tela:
3.12 Pré-venda
As vendas que não tiveram o seu processamento 100% realizado devido alguma configuração, cadastro no Retaguarda ou até mesmo por rejeição de nota fiscal, estas serão apresentadas na tela do Caixa como pré-venda.
Para algumas pré-vendas será necessário validar o motivo do impedimento e realizar o ajuste, assim, o Caixa fará automaticamente o processamento destas pré-vendas.
Exemplo de tela Pré-venda
Para visualizar o motivo de uma venda estar relacionada à esta rotina de pré-vendas, basta selecioná-la e editá-la.
Na guia Observação da imagem abaixo, é descrito o motivo pela qual a venda não foi finalizada. Neste exemplo o motivo é devido ao cadastro estar incompleto, fazendo necessário ajustar o cadastro para que o sistema faça o processamento automático:
Em alguns casos não será permitido o cancelamento de uma pré-venda pois o serviço ainda não teve tempo hábil para realizar o processamento. Nesta situação deve-se aguardar o processamento da pré-venda:
Exemplo
...
5 Cadastro de Motoristas
Assim como o cadastro de placas, é possível restringir as vendas para clientes que possuem cadastrado do tipo frota de modo que apenas os motoristas cadastrados no sistema poderão realizar abastecimentos e compras. Para isso, acesse o menu Cadastros > Clientes > Frotas > Veículos/Motoristas para consultar os motoristas cadastrados para o cliente.
Deverá ser habilitada a função Vendas apenas para motoristas cadastrados. Realizada a operação, clique em Salvar para prosseguir.
Caso o cliente tente realizar compras com identificação de motorista diferente da cadastrada, o SmartPOS apresentará uma mensagem informando que a venda é permitida apenas para motoristas cadastrados.
3.6 Configuração do Layout de Impressão - Vendas a faturar
Caso a opção de pagamento selecionada seja Faturado, ao final da operação será apresentada uma tela para que o cliente insira sua assinatura digitalmente.
O layout de impressão é configurado pela área de serviços no momento da implantação. Esta configuração é realizada no motivo de movimentação Notas a Prazo (Módulo Gerencial, menu Cadastros > Motivos de Movimentação > guia ECF/TEF > subguia Layout) conforme exemplo abaixo:
3.7 Permitir Venda de Kit de Produtos
Para que um kit de produtos seja apresentado para venda, além do mesmo já estar previamente cadastrado no menu Cadastros > Kit de Produtos, na guia Estoque também deve estar marcada a opção Permite venda, como mostra a imagem abaixo:
3.8 Integração PostoAki
O SmartPOS possibilita efetuar vendas integrado ao PostoAki, porém, é preciso realizar configurações no módulo PostoAki e no Caixas Ponto de Venda. Acessar o menu Configurações > Módulos > Integração PostoAki.
Selecionar a opção Ativar integração PostoAki, no campo URL de comunicação informar o endereço de rede onde se encontra o PostoAki e informar a Porta de comunicação para a integração. Os demais campos são opcionais. Para concluir clicar em Salvar.
Na sequência, vá em Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e na guia Parâmetros > painel Opções, marque a opção Ativar o lançamento de voucher de desconto (Integração PostoAki):
Para concluir clicar no botão Confirmar.
3.9 Permissão de Acesso às Configurações do SmartPOS
No menu Operações ao acessar a opção Configurações, caso o usuário não tenha permissão de acesso, será apresentada uma tela para informar Usuário e Senha.
A configuração para esta permissão é realizada no menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários.
Para permitir que o usuário tenha acesso às configurações do menu Operações, mediante o preenchimento de usuário e senha, a opção Alterar as configurações do aplicativo deve estar como Sim.
3.10 Consulta de Crédito
Para realizar a consulta de crédito no SmartPOS é necessário que algumas permissões estejam ativas. Acessar o menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários e ativar as permissões conforme imagem abaixo:
Para que os limites das formas de pagamento sejam apresentados na consulta, é necessário que no cadastro do cliente (acessado em Cadastros > Clientes > guia Política Comercial > subguia Conta) sejam registradas as formas de pagamento e seus respectivos limites, conforme exemplo abaixo:
Já a consulta de limites de motoristas, será exibida quando no cadastro do cliente (guia Frota > subguia Motoristas) forem cadastrados os motoristas com seus respectivos limites.
O cadastro é efetuado clicando no botão de adição.
Os limites devem ser informados na guia Limites.
3.11 Consulta de Produtos sem Código de Barras
É possível consultar os produtos que não possuem o código de barras através da câmera do dispositivo. Para isto, acessar o menu Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF, e habilitar a opção Ativar na consulta somente produtos sem código de barras, conforme exemplo abaixo:
Com esta opção marcada, serão demostrados somente os produtos sem o código de barras:
A busca pelos produtos pode ser feita através das seguintes opções:
Pelo Código do Produto
Pelo Nome do Produto
Por Palavra Chave
Com a opção desmarcada, todos os produtos serão demostrados.
Ao posicionar a câmera sob o código de barras do produto, o mesmo será informado normalmente em tela:
3.12 Pré-venda
As vendas que não tiveram o seu processamento 100% realizado devido alguma configuração, cadastro no Retaguarda ou até mesmo por rejeição de nota fiscal, estas serão apresentadas na tela do Caixa como pré-venda.
Para algumas pré-vendas será necessário validar o motivo do impedimento e realizar o ajuste, assim, o Caixa fará automaticamente o processamento destas pré-vendas.
Exemplo de tela Pré-venda
Para visualizar o motivo de uma venda estar relacionada à esta rotina de pré-vendas, basta selecioná-la e editá-la.
Na guia Observação da imagem abaixo, é descrito o motivo pela qual a venda não foi finalizada. Neste exemplo o motivo é devido ao cadastro estar incompleto, fazendo necessário ajustar o cadastro para que o sistema faça o processamento automático:
Em alguns casos não será permitido o cancelamento de uma pré-venda pois o serviço ainda não teve tempo hábil para realizar o processamento. Nesta situação deve-se aguardar o processamento da pré-venda:
Exemplo
3.13 Fidelidade
Para configurar a pontuação e resgate de produtos, acessar Módulos > Fidelidade > Configurações:
Na janela a seguir haverão as opções:
Para ativar o serviço, marcar o campo Ativar sistema de pontuação e controle de resgate de pontos como mostra a imagem.
Aviso |
---|
Todos os critérios são personalizáveis por posto. |
Em Comprovante, definir o tipo de comprovante da pontuação, e em Valor padrão necessário para a geração de 1 ponto, definir valor para pontuação. Neste exemplo, a cada R$2 em compras será gerado R$1 ponto. Também é possível personalizar por tipo de pagamento e por data/horário:
Na aba Condição de Geração podem-se definir condições específicas para produtos, grupos de produtos ou todos:
Dica |
---|
Na aba Fidelidade agora é possível utilizar apenas o prefixo do cartão. |
Ainda na aba Fidelidade, em Pontuação há como configurar os pontos gerados e calcular os não gerados. Já em Padrão por Pontuação, há como escolher entre Individual e Unificado. Enquanto a configuração individual considera pontuações por cartão, a configuração unificada permite a pontuação de vários cartões em um mesmo cadastro (exemplo: cartões em família).
Em Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Vale é possível configurar quantas vias extras deverão ser emitidas:
Esta aba também permite a definição do nome e do tipo de vale.
Na aba Layout há a configuração do layout da impressão, bem como das opções que podem ser apresentadas como código de barras ou Qr Code:
3.13.1 Como pontuar
Acessar Cadastros > Clientes:
Localizar o cliente através das opções disponíveis:
Na aba Fidelidade, clicar em para vincular o Cartão Fidelidade ao cliente:
Isso também poderá ser feito em Cadastros > Tabelas > Vendas > Tipos de Vale > Cadastrar Novo Vale. Além disso, em Opções conforme indicado na imagem, há outras configurações disponíveis como bloquear geração de pontos para este cliente em específico.
A pontuação também poderá ser realizada por Produto. Para isso, acessar Cadastros > Produtos:
Ao identificar o produto desejado, na aba Pontos as devidas configurações poderão ser realizadas:
3.13.1.1 Demonstração no app
Não houve atualização no processo de venda no app. Para pontuar, é importante identificar o cliente:
A pontuação por CPF não exige o número do cartão fidelidade. Esse campo já será preenchido automaticamente uma vez identificado o CPF. A pontuação refletirá os valores definidos nas configurações:
A quantidade de impressões do comprovante também será conforme a configuração realizada:
3.13 Vale-Benefício
É necessário configurar os Motivos de Movimentação:
Cadastrar os motivos Geração Vale Ducha, Baixa Vale Ducha e Despesa Vale Ducha. Na aba Informações, definir qual vale será gerado:
Em Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Vale, na aba Financeiro, definir o valor do vale e vincular os Motivos de Movimentação:
Em Condições há como definir regras para o valor de vendas, bem como para forma de pagamento, produto, grupo de produto e tipo de produto:
Aviso |
---|
Configurações nestas abas podem sobrepor as regras de venda. |
A aba Restrições permite criar regras que restrinjam a pontuação por empresa, cliente, grupo de pessoas ou forma de pagamento:
3.13.1 Demonstração no app
Ao final da venda, a seguinte tela será exibida: