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Para lançar contas a receber de forma manual, clicar no botão Nova.
A tela a seguir será exibida:
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Selecionar o motivo de movimentação desejado, que neste exemplo seria Notas a Prazo, e clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:
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Ao selecionar os títulos desejados na aba A Receber, clicar no botão Baixar.
A tela a seguir será exibida:
Na guia No painel Conta a Receber serão exibidas as contas a receber selecionadas. Esta tela possui o botão:
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- Adicionar: permitirá lançar formas de recebimento;
- Editar: permitirá editar formas de recebimento;
- Excluir: permitirá excluir formas de recebimento.
Para adicionar novas formas uma forma de recebimento, clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida:
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Selecionar a forma de recebimento desejada, dependendo . Dependendo da forma selecionada, a tela será diferente. Ao selecionar a forma Dinheiro, a tela a seguir será exibida:
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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o recebimento.
Após informar as formas de recebimento, clicar no botão Confirmar para realizar a baixa. Âncora
Botão Contas
Também é possível realizar o recebimento por meio do botão Contas no módulo Gerencial, ou por meio do menu Financeiro > Movimentação de Contas. A tela a seguir será exibida:
Na guia Conta a Receber serão exibidas as contas a receber selecionadas.
Esta tela possui o botãoos filtros:
- Visualizar: permitirá visualizar a conta a receber selecionada.
Esta guia possui os campos:
- SubTotal: exibirá o valor subtotal dos títulos;
- Multa: informar o valor de multa em R$ (reais) que será adicionado ao total;
- Taxa (% a.m.): informar a taxa de juros ao mês, em porcentagem, após os títulos vencerem, esta porcentagem será adicionada ao valor total;
- Juros: informar o valor do juros em reais que será adicionado ao total;
- Desconto: informar o valor de desconto em porcentagem ou em reais;
- Compensação: permitirá utilizar a rotina de compensação;
- Total: exibirá o valor total.
A guia Formas de recebimento exibirá as formas de recebimento utilizadas. Esta guia possui os botões:
- Adicionar: permitirá lançar formas de recebimento;
Editar: permitirá editar formas de recebimento;
Excluir: permitirá excluir formas de recebimento.
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- Conta: informar a conta Notas a Prazo ou Faturas a Receber;
- Período: informar o período de emissão dos lançamentos;
- Turno: informar o turno;
- Empresa: informar a empresa;
- Pessoa: informar a pessoa;
- Grupo: informar o grupo de pessoas;
- Documento: informar o número do documento;
- Placa: informar a placa do veículo;
- Lote: informar o número do lote;
- Vencto.: informar a data de vencimento;
- Período baixa: informar o período de baixa;
- Valor: informar o valor do lançamento;
- Obs.: informar a observação;
- Exibir: permitirá habilitar a opção Apenas lançamento pendentes.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar.
Será exibida a seguinte tela:
Para realizar lançamentos ou baixas clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:
Selecionar a forma de recebimento desejada, dependendo da forma selecionada, a tela será diferente. Ao selecionar a forma Dinheiro, a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
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o motivo de movimentação, e clicar no botão Confirmar. Neste exemplo foi utilizado Baixa de Notas Adm.
A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
- Motivo de baixa: preenchido automaticamente conforme o motivo selecionado anteriormente;
- Conta: informar a conta contábil;
- Motivo: informar o motivo de movimentação;
- Pessoa: informar a pessoa;
- Grupo de pessoa: informar o grupo de pessoas;
- Documento: informar o número do documento;
- Número do lote: informar o número do lote;
- Data de lançamento: informar a período de lançamento;
- Vencto até: informar o período de vencimento.
Após preencher os filtros, clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:
No painel Relação dos lançamentos encontrados, selecionar os lançamentos desejados e clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:
Na tela do Assistente selecionar a conta para entrada do valor baixado e preencher os campos:
- Data baixa: informar a data da baixa;
- Vencimento: informar o vencimento;
- Total: exibirá o valor total;
- Observação: informar uma observação;
- Forma baixa: selecionar a forma de baixa.
Após preencher os campos, clicar no botão Concluir. A mensagem a seguir será exibida:
Clicar no botão Sim para confirmar a baixa dos lançamentos selecionados.
O sistema realizará a baixa dos lançamentos, e será possível retornar a tela inicial do assistente ao clicar no botão Início.
4.1.2 Baixa Contas a Receber Âncora receitas receitas
Após utilizar os filtros apresentados no item 4.1, selecionar os títulos desejados na aba A Receber. Em seguida clicar no botão Baixar.
A tela a seguir será exibida:
Na guia Conta a Receber serão exibidas as contas a receber selecionadas. Esta tela possui o botão:
- Visualizar: permitirá visualizar a conta a receber selecionada.
Esta guia possui os campos:
- SubTotal: exibirá o valor subtotal dos títulos;
- Multa: informar o valor de multa em R$ (reais) que será adicionado ao total;
- Taxa (% a.m.): informar a taxa de juros ao mês, em porcentagem, após os títulos vencerem, esta porcentagem será adicionada ao valor total;
- Juros: informar o valor do juros em reais que será adicionado ao total;
- Desconto: informar o valor de desconto em porcentagem ou em reais;
- Compensação: permitirá utilizar a rotina de compensação;
- Total: exibirá o valor total.
A guia Formas de recebimento exibirá as formas de recebimento utilizadas. Esta guia possui os botões:
- Adicionar: permitirá lançar formas de recebimento;
Editar: permitirá editar formas de recebimento;
Excluir: permitirá excluir formas de recebimento.
Para adicionar novas formas de recebimento, clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida:
Selecionar a forma de recebimento desejada, dependendo da forma selecionada, a tela será diferente. Ao selecionar a forma Dinheiro, a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
- Motivo: exibirá a forma de recebimento selecionada;
- Conta: selecionar a conta onde o valor será depositado;
- Data: informar a data do recebimento;
- Valor: informar o valor recebido.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o recebimento.
Caso a forma de recebimento selecionada seja cheque, a tela apresentada sera a seguinte:
Esta tela possui os campos:
- Data movto.: informar a data do lançamento;
- Turno: informar o turno;
- Usuário: exibirá o usuário do caixa;
- Motivo: exibirá o motivo de movimentação selecionado;
- Débito: informar a conta a debitar;
- Crédito: informar a conta a creditar;
- Documento: informar o número do documento;
- Data doc.: informar a data do documento;
- Borderô: informar o número do borderô;
- Lote: informar o número do lote;
- Pessoa: informar a pessoa vinculada ao lançamento;
- Vencimento: informar a data de vencimento;
- Valor: informar o valor do lançamento;
- Observação: informar observações referentes ao lançamento.
Após informar os campos, clicar no botão botão Confirmar para para registrar o recebimento.Após informar as formas de recebimento, clicar no botão Confirmar para realizar a baixa.
4.2 Renegociação de Títulos Âncora renegociação renegociação
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