Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Premissas

As funcionalidades de cadastro de ingredientes estão disponíveis somente para os sites vinculados ao Cadastro Padrão.

3. Funcionalidades

...

3.1 Cadastro de Grupos de Ingredientes


Disponível em: Cadastros > Produtos > Ingredientes > Grupos, possibilita criar agrupamentos para organização de ingredientes incluídos facilitando a composição de ingredientes no cadastro de produtos. Nesse cadastro deve ser preenchido o campo “Descrição” conforme exemplificado na imagem a seguir:

...

Para que o usuário logado no sistema tenha acesso a esse novo cadastro, é necessário que seu perfil de acesso possua permissão para a opção: “Cadastro de grupo de ingredientes”.

...

3.2 Cadastro de Ingredientes


No cadastro de Ingredientes disponível no menu: Cadastros > Produtos > Ingredientes são apresentados os ingredientes cadastrados e opção de inclusão de novos ingredientes. Na inclusão de novos ingredientes devem ser configurados a quantidade do ingrediente por embalagem (conforme indicado no campo “Unidade de medida”) e o custo da embalagem que é o valor (R$) pago na aquisição de uma unidade da embalagem do ingrediente.

...

Na tela de pesquisa do cadastro de ingredientes constam incluídos filtros para buscar os ingredientes cadastrados.

Para que o usuário logado no sistema tenha acesso a esse cadastro, é necessário que seu perfil de acesso possua permissão para a opção: “Cadastro de ingredientes”.

...

3.3 Cadastro de Produtos


No cadastro de Produtos no menu: Cadastros -> Produtos -> Produtos, para os produtos do tipo simples constará disponível o botão Ingredientes ingredientes, conforme exemplificado na imagem a seguir:

...

Se desejar incluir novas composições, basta incluir a nova data de início de vigência e cadastrar a nova composição de ingredientes desejada.

...


3.4 Notas Fiscais emitidas no Seller WEB


Assim como em vendas realizadas pelo PDV, na operação de Notas Fiscais do Seller WEB em Operações > Fiscal > Notas Fiscais foi implementado o controle de movimentação de estoque para produtos associados a ingredientes.

Nas notas fiscais de venda, será verificado se os produtos contidos na nota possuem composição de ingredientes vigente na data de emissão da nota e se algum dos ingredientes da composição possui produto associado. Se forem identificados produtos associados, o sistema realizará a movimentação de estoque (saída) das quantidades vendidas destes produtos.

Nas notas fiscais de compra, será verificado se os produtos indicados na nota estão associados a ingredientes. Caso exista a associação, o sistema irá gerar uma nova configuração de embalagem para o ingrediente (no cadastro de ingredientes e na composição de ingredientes do cadastro do produto), indicando o valor da embalagem e a data de início de vigência da configuração iguais ao valor unitário (aplicado o fator de conversão) e a data de entrada da nota fiscal.

...

Esta consulta está disponível no menu "Consultas > Auditoria > Alteração de Ingredientes" para os usuários do sistema cujo perfil possuir permissão para a consulta desse relatório. 

...


3.6 Consulta Custos de Ingredientes


O relatório “Custos de Ingredientes” e está disponível em "Consultas > Auditoria > Custos de Ingredientes".

O filtro “Agrupar por” apresenta o novo tipo de agrupamento para seleção: Origem. Ao selecionar este filtro, o primeiro nível de agrupamento no resultado da consulta será a origem, e o segundo nível, os produtos com composição de ingredientes classificados em cada origem.

...

Esta consulta está disponível para os usuários do sistema cujo perfil possuir permissão para a consulta desse relatório.

...

3.7 Vendas Realizadas

No relatório Vendas Realizadas disponível em: "Consultas > Vendas > Realizadas", passa a ser apresentado o campo “Custo Ingredientes”, que irá considerar os custos das composições de ingredientes para as vendas realizadas durante o período de vigência das composições. Para os produtos sem composição de custo de ingredientes cadastrada esse campo será apresentado zerado.

Quando o produto tiver composição de ingredientes, o campo “Custo Ingredientes” será utilizado para cálculo da Margem de Contribuição do produto conforme exemplificado na imagem a seguir:

...