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ÍNDICE

Índice


Aplicação


Manual de utilização DO LinxDMSMobileMBB.


O que é?
LinxDMSMobileMBB é uma solução desenvolvida para dispositivos móveis, o que envolve tablets e smartphones.
Esta solução tem como objetivo o aprimoramento e inovação dos processos das concessionárias de veículos. É uma ferramenta robusta e pode ser utilizada pelos clientes da Linx que já possuem os pré-requisitos especificados neste manual.


Pré-Requisitos


Para utilizar o LinxDMSMobileMBB o cliente necessitará, obrigatoriamente:

  • Possuir o sistema DMS ;
  • Possuir uma rede Wi-fi;
  • Possuir um tablet com os pré-requisitos mínimos:
    1. Tamanho mínimo: 10 Polegadas;
    2. Processador Octa Core de 1.6GHz;
    3. 3GB de RAM;
    4. Câmera de 8MP;
    5. Versão do Sistema: Android 7.0+;


Ficha de Atendimento


LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade "Ficha de Atendimento".


Busca de clientes:

Para efetuar a busca de clientes cadastrados, o usuário deve preencher pelo menos um dos campos do filtro:.


  • Nome;
  • CPF/CNPJ;
  • Telefone;


Ao clicar em "Buscar" será apresentado o resultado da pesquisa.

Caso seja um novo cliente, o usuário pode iniciar um novo atendimento através do botão "Novo Atendimento". Ao clicar em algum registro é mostrado o endereço do cliente.

...

LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade "Aprovação de Proposta".



Fluxo da aplicação


Após acessar a funcionalidade o usuário será levado para a tela de "Aprovação de Propostas", onde será exibida a lista de propostas pendentes de aprovação e os dados da proposta selecionada.
Image Added O usuário pode então, aprovar a proposta no botão "Aprovar", rejeitar a proposta no botão "Rejeitar" ou renegociar a proposta no botão "Renegociar". É possível atualizar a lista de propostas carregadas
clicando no ícone de sincronização (Image Removed).



Inspeção do Veículo



LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Inspeção do Veículo.





Fluxo da aplicação - Busca

...

de ordem de serviço:


Para a busca o usuário deve digitar o número da O.S. desejada e clicar na lupa de pesquisa.
Após efetuar a busca, os dados da ordem de serviço serão carregados e o usuário pode acessar as funcionalidades



Formulário de Inspeção

...

:

Após acessar "Inspeção" o usuário será redirecionado para a tela "Formulário de Inspeção", onde serão apresentados os quadros com quatro checklists previamente cadastrados.
Cada checklist tem três opções de marcação:.

"EM ORDEM" (Verde)

"DEFICIENTE" (Amarelo)

"NÃO VERIFICADO" (Vermelho).

Para adicionar evidências aos itens dos checklists, o usuário deve clicar no ícone de da câmera. Clicar em "Salvar Inspeção", para finalizar o preenchimento do checklist e salvar todas as alterações.


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Adicionando evidências:

Após clicar no ícone de câmera o usuário será direcionado para a tela de inclusão de evidências.
Será apresentada a descrição do item no qual está incluindo a imagem . No quadro "Evidências Adicionadas" ficam
as imagens já inseridas.
Para adicionar uma nova foto, o usuário deve clicar no ícone de câmera. Observações podem ser inseridas no campo de "Observação".
Para salvar as alterações, clicar em "Salvar Evidência".


Formulário de Inspeção Final:


Após acessar "Inspeção Final" o usuário será direcionado para a tela "Formulário de Inspeção Final", contendo duas abas:

...

Para adicionar um novo item, clicar em "Adicionar item".
Após o preenchimento dos dados, o usuário deve coletar a assinatura do técnico, a assinatura do inspetor e então clicar em
"Salvar Itens".
Para concluir e gerar o relatório de inspeção, o usuário deve clicar no em "Concluir".


Check-in de Oficina


LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Check-In de Oficina.

Fluxo da aplicação - Definição de dados cliente e veículo:

Aba "Cliente": Nela é possível inserir e alterar os dados do cliente, incluindo os dados do veículo.
Botão "Confirmar": Confirma todos os dados alterados do cliente.
Cabeçalho: No topo se encontram as principais informações do agendamento. Estas informações irão percorrer todos os passos do check-in.
Dados do cliente: É possível atualizar qualquer dado do cliente. Para atualizar o endereço, basta incluir o novo CEP e
tocar no ícone "Lupa". Em caso de agendamento "Passante", é possível buscar o cliente pelo CPF.
Veículo: É possível atualizar as informações do veículo. Em caso de agendamento "Passante", é possível buscar o veículo através da Placa. Através do botão "Trocar Proprietário" é possível trocar o proprietário do veículo. Neste caso, após tocar no botão "Trocar Proprietário", os campos contendo os dados do cliente serão limpos, para a inclusão ou busca de um novo cliente. Através do botão "Adicionar" é possível adicionar um novo veículo para o cliente. Neste caso, após tocar no
botão "Adicionar", os campos contendo os dados do veículo serão limpos para a inclusão do novo veículo. O cliente informa qual a melhor forma de contato.




Para finalizar a alteração ou inclusão de informações, é necessário gravar os dados clicando no botão "confirmar". Para revendas do tipo caminhão, é necessário informar a previsão de entrega do veículo. 

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Registro da quilometragem atual

...

Ao acessar a aba "Checklist", será solicitado a quilometragem atual do veículo.

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Após concluído, será apresentado o checklist.Image Removed


Definição dos itens de checklist:


Ao tocar na aba Checklist é apresentada a tela para o usuário incluir os dados do veículo. Antes de executar o checklist, o usuário deverá informar dados gerais do veículo.

  • Obrigatoriamente, deverá ser informada a Quilometragem Atual do veículo para prosseguir com o checklist.

Após a inclusão da Quilometragem o sistema irá buscar os pacotes do servidor. Para informar o "Nível do Combustível", selecionar conforme a barra de progressão.
No ícone , o usuário poderá armazenar uma ou mais fotos da documentação.
Cada aba se refere a uma categoria de itens previamente cadastrada. Após
marcar algum item como "Reparar" é liberado o campo de "Observações" para que seja informado o problema. Fotos referente ao item podem ser anexadas ao clicar aoclicar no ícone.

Observação: Todos os itens precisam ser marcados!

...



Em seguida basta fotografar o item desejado e tocar em "Salvar".


Evidências:


Ao tocar na aba "Evidências" será apresentada a tela para o usuário incluir onde estão os problemas do veículo. O usuário deve escolher qual o tipo de veículo.

...


O usuário deve clicar no desenho do veículo a posição respectiva do dano observado.
Após finalizar todas as marcações o usuário deve salvar as alterações clicando no botão "Salvar Evidências". Para adicionar fotos aos danos adicionados, o usuário deve clicar no dano marcado. O funcionamento dessa etapa é idêntico a adição de imagens nos itens da aba de "Checklist".




Solicitações:

Ao tocar na aba "Solicitações" é apresentada a tela para o usuário incluir os dados do veículo. O usuário poderá visualizar a lista de solicitações já inseridas no agendamento e tocando no botão "+" é possível adicionar novas solicitações.
O campo "Total" mostra o valor total das solicitações adicionadas.

...

  • Quantidade: Neste local é possível mudar a quantidade referente ao serviço ou peça em que será incluído na solicitação.
    • Observação: Ao incluir um Kit, serviço ou peça, esta quantidade já vem pré-determinada, podendo ser alterada pelo usuário.
  • Ícone dentro do círculo: Este elemento define se a peça considerada é a principal ou alternativa. Se o ícone

estiver "desabilitado" (em cinza), significa que está sendo usada a peça principal. Se o ícone estiver "aceso", significa

...

  • Que a peça principal está em falta, porém o sistema já disponibilizou uma peça alternativa.
    • Observação: A função de substituição automática de peça alternativa só ocorrerá se ocorreráse a peça principal não tiver estoque e se estiver cadastrado sua peça alternativa.
  • ÍconeX: Ao tocar neste ícone o Serviço ou Peça será retirado da solicitação.


Resumo:

Ao tocar na aba "Resumo" serão mostradas todas as evidências registradas durante o processo de check-in.

...

  • Deseja gerar ordem de serviço:
    • Quando selecionada a opção "Sim":Quando selecionada a opção " Única": será gerada uma ordem de serviço do tipo da categoria selecionada.Quando selecionada a opção "Por tipo":  será gerada uma ordem de serviço para cada tipo de serviço existente no check-in. Deve ser selecionada a prioridade do veículo. Disponível somente para revendas do tipo caminhãoO.S. única, com o tipo de serviço definido.
    • Quando selecionada a opção "Não" será gerado apenas o check-in.
  • Como deseja enviar o documento para o cliente? : 
    • Local em que o usuário faz as definições das maneiras de envio ao cliente.
      • Caso ele selecione "Imprimir", o usuário deve selecionar se quer incluir os itens fotos e solicitações.
      • Caso ele selecione "Enviar por E-mail", o usuário deve decidir se o envio será efetuado para o e- mail de cadastro ou para outro(s) endereço(s) de e-mail.
        • Neste último caso, o usuário deve preencher o campo "Outros" com o(s) e-mail(s) adicionais, sempre separando os e-mails por ";" caso seja inserido mais de um. Lembrando que a configuração do e-mail utilizado para o envio deve ser efetuada em seu sistema DMS.


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Para finalizar o envio basta tocar no ícone . Neste momento o sistema fará a gravação final detodos os dados no DMS.
Durante este processo, caso o usuário tenha selecionado a opção
"Imprimir", abrirá uma tela com as opções de impressão. Após este processo o check-in é finalizado.
Observação: Este processo pode levar alguns segundos.

...

O Checklist de saída é disponibilizado no quadro de agendamento após o Check-in ser enviado e importado para o DMS.
No Checkout, os campos das abas: "Solicitações", "Checklist" e "Evidências" ficam bloqueados, sendo disponibilizados apenas para conferência.




Na aba "Resumo", o consultor poderá inserir uma observação e, antes de encerrar o Checkout, deverá coletar as assinaturas do consultor e do cliente.
Para enviar o Checkout, clique no botão "Enviar Checklist".  Preencha
Image Added Preencha o campo "E-mail" com um e-mail válido e clique no botão para enviar (Image Removed).



Visualização de O.S



LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Visualização de O.S.





Fluxo da aplicação Filtro de O.S:


Através da primeira tela da aplicação, o usuário pode realizar o filtro de O.S que deseja visualizar. O filtro poderá
ser realizado através do:

  • Nome;
  • Número da O.S;
  • Placa;
  • Chassi;
  • Status (abertas/encerradas);


Visualização de detalhes da O.S:


Após acessar uma O.S o usuário poderá visualizar os detalhes.



Para as revendas do tipo caminhão, é disponibilizado dois botões de coleta de assinatura da ordem de serviço. A primeira assinatura é referente a entrada do veículo na revenda (a assinatura do check-in é vinculada automaticamente à ordem de serviço ao gerá-la pelo aplicativo) e a segunda é referente a retirada do veículo. Ao coletar a segunda assinatura, é feita a impressão da ordem de serviço.

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Aprovação de Descontos O.S


LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Visualização de O.S.



Aprovação de descontos:


Ao acessar a tela de aprovação de descontos, será apresentado ao usuário a lista de aprovações pendentes e ao lado o conteúdo da aprovação selecionada.
Para calcular a rentabilidade, clicar em "Rentabilidade".
Para visualizar a O. S., clicar em "Visualizar OS".
Para aprovar o desconto, clicar em "Aprovar" e confirmar na caixa de diálogo. Para reprovar o desconto, clicar em "Reprovar" e confirmar na caixa de diálogo. Para atualizar a lista de aprovações, clicar no ícone de sincronização.


Ficha complementar

LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Ficha Complementar.

Tipo da revenda: caminhão.

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Filtro de O.S

Através da primeira tela da aplicação, o usuário pode realizar o filtro de O.S que deseja visualizar. O filtro poderá ser realizado através do:

  • Nome;
  • Número da O.S;
  • Placa;
  • Chassi;
  • Status (abertas/encerradas);

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Visualização e preenchimento da ficha complementar

Após acessar uma O.S o usuário poderá visualizar e preencher a ficha complementar vinculada à ela.

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Tipo de atendimento: informar o tipo de atendimento feito dentre as opções disponíveis;

Defeitos: pode-se adicionar, editar e excluir os defeitos da ficha complementar;

Image RemovedAmpliação de serviço: pode indicar se será feita a ampliação. Marcando a opção "Sim", os campos "Causa" e "Medida corretiva" são habilitados para preenchimento. Marcando a opção "Não", os campos são desabilitados.

Salvar ficha: salva os dados preenchidos na ficha complementar. É possível adicionar a assinatura do técnico responsável e se desejar, imprimir a ficha complementar.

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