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SPED no Postofácil

O Sped SPED é constituído basicamente pela relação do contribuinte (estabelecimento) com o fisco, permitindo que o processo de fiscalização seja mais eficaz e que a autenticidade das informações geradas e entregues sejam garantidas. O Postofácil permite a geração do Sped SPED Fiscal ICMS/IPI e Contribuições PIS/COFINS.

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Dica
titleDica!

Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo SPED no Postofácil (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).



Configurações

É necessário realizar algumas configurações no Postofácil para que os arquivos possam ser gerados.

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Na tela de cadastro de empresa e filiais (acesso através do menu Cadastros  Tabelas Diversas  Empresas e Filiais), as informações da tela principal, da aba Dados Complementares e da aba Dados da Contabilidade, devem ser informadas corretamente:


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Na tela principal, as informações da Identificação da empresa são inseridas no sistema através do certificado de licença de uso do Postofácil, porém, no campo e-mail deve ser informado o e-mail do estabelecimento - é sugerido que seja informado o mesmo e-mail utilizado para o envio de NF-e. Os dados do grupo Contato, devem ser informados pois são indicados nos arquivos SPED.


  • Cadastro do Regime Tributário Contábil da Empresa

O cadastro do Regime Tributário (acesso através do menu Cadastros  Tabelas Diversas  Regime Tributário Contábil da Empresa) deve estar configurado para que o Postofácil fácil fique preparado para gerar os arquivos SPED:



Dica
titleDica!


Os procedimentos para o cadastro do Regime Tributário Contábil da Empresa

pode

podem ser

consultado

verificados através do vídeo Cadastro de Regime Tributário Contábil (clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube)

ou

.

Para mais detalhes, acesse o documento Como realizo o cadastro do regime tributário contábil? (clique aqui para acessar o documento).



  • Plano de contas contábil

O Plano de contas contábil (acesso através do menu Cadastros  Tabelas Diversas  Plano de Contas) é um ponto importante para a geração consistente dos arquivos SPED:



Após realizar o cadastro, é necessário associar as contas contábeis aos produtos níveis 2combustíveis e aos tipos de serviços de acordo com as operações de entrada/saída.


Dica
titleDica!


Os procedimentos para o cadastro do Plano de Contas Contábil

pode

podem ser

consultado

verificados através do vídeo Como cadastro o plano de contas contábil? (clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube)

ou

.

Para mais detalhes, acesse o documento Como cadastro e utilizo o plano de contas contábil? (clique aqui para acessar o documento).



  • Perfil da empresa

No Perfil da empresa (acesso através do menu Opções  Perfil da Empresa), é através da aba SPED, onde são definidas as configurações necessárias para a geração dos arquivos:

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Nessa tela, os parâmetros obrigatórios para a geração dos arquivos são o Perfil do informante e o Código da receita. Para a utilização dos demais parâmetros, consulte sua assessoria cotábilcontábil.




Lançamentos e cadastros que impactam nas informações geradas nos arquivos SPED

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O controle do estoque de produtos e combustíveis, os quais compreendem o registro de inventário de produtos e o registro das medições físicas, é um dos pontos fundamentais para o SPED, assim como o lançamento das notas de entrada , realizadas través do Gerenciamento de Notas de Entrada.

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Considerando que as configurações e os lançamentos sejam efetuados de forma correta, o arquivo poderá ser gerado os arquivos poderão ser gerados mensalmente.


Em caso de dúvidas na geração do arquivo SPED Fiscal e Contribuições, acesse os vídeos: Como gero SPED Contribuições? (clique aqui para visualizar o vídeo em nosso canal no YouTube) e Como gero o arquivo SPED Fiscal? (clique aqui para visualizar o vídeo em nosso canal no YouTube) ou confira através dos .

Para mais detalhes, confira os documentos: Como gero SPED Contribuições PIS/COFINS? (clique aqui para visualizar o documento) e Como gero SPED Fiscal ICMS/IPI? (clique aqui para visualizar o documento).


Após a geração dos arquivos, esses deverão ser validados pelos softwares de validações fornecidos pela SEFAZ:

...

Dica
titleObservação

Em caso de erros na validação, contate o suporte técnico ou envie um e-mail para [email protected] indicando a falha apresentada. O tempo para resposta do e-mail é de até 2 dias úteis.