SPED no Postofácil

O SPED é constituído basicamente pela relação do contribuinte (estabelecimento) com o fisco, permitindo que o processo de fiscalização seja mais eficaz e que a autenticidade das informações geradas e entregues sejam garantidas. O Postofácil permite a geração do SPED Fiscal ICMS/IPI e Contribuições PIS/COFINS.



Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo SPED no Postofácil (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).



Configurações

É necessário realizar algumas configurações no Postofácil para que os arquivos possam ser gerados.


Observação


É necessário que o estabelecimento possua o serviço de SPED contratado.


  • Cadastro de empresa e filiais

Na tela de cadastro de empresa e filiais (acesso através do menu Cadastros  Tabelas Diversas  Empresas e Filiais), as informações da tela principal, da aba Dados Complementares e da aba Dados da Contabilidade, devem ser informadas corretamente:


Na tela principal, as informações da Identificação da empresa são inseridas no sistema através do certificado de licença de uso do Postofácil, porém, no campo e-mail deve ser informado o e-mail do estabelecimento - é sugerido que seja informado o mesmo e-mail utilizado para o envio de NF-e. Os dados do grupo Contato, devem ser informados pois são indicados nos arquivos SPED.


  • Cadastro do Regime Tributário Contábil da Empresa

O cadastro do Regime Tributário (acesso através do menu Cadastros  Tabelas Diversas  Regime Tributário Contábil da Empresa) deve estar configurado para que o Postofácil fique preparado para gerar os arquivos SPED:



Dica!


Os procedimentos para o cadastro do Regime Tributário Contábil da Empresa podem ser verificados através do vídeo Cadastro de Regime Tributário Contábil (clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).

Para mais detalhes, acesse o documento Como realizo o cadastro do regime tributário contábil? (clique aqui para acessar o documento).



  • Plano de contas contábil

O Plano de contas contábil (acesso através do menu Cadastros  Tabelas Diversas  Plano de Contas) é um ponto importante para a geração consistente dos arquivos SPED:



Após realizar o cadastro, é necessário associar as contas contábeis aos produtos níveis 2combustíveis e aos tipos de serviços de acordo com as operações de entrada/saída.


Dica!


Os procedimentos para o cadastro do Plano de Contas Contábil podem ser verificados através do vídeo Como cadastro o plano de contas contábil? (clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).

Para mais detalhes, acesse o documento Como cadastro e utilizo o plano de contas contábil? (clique aqui para acessar o documento).



  • Perfil da empresa

No Perfil da empresa (acesso através do menu Opções  Perfil da Empresa), é através da aba SPED, onde são definidas as configurações necessárias para a geração dos arquivos:



Nessa tela, os parâmetros obrigatórios para a geração dos arquivos são o Perfil do informante e o Código da receita. Para a utilização dos demais parâmetros, consulte sua assessoria contábil.




Lançamentos e cadastros que impactam nas informações geradas nos arquivos SPED


  • Dados cadastrais de clientes

As informações de identificação do cliente são importantes para a geração dos arquivos SPED, pois os cupons e notas que são emitidas, necessitam da integridade dessas informações:




  • Dados cadastrais de fornecedores

Assim como os dados de clientes, as informações de identificação do fornecedor também são importantes, pois os dados das notas de compras estão vinculados com as informações dos fornecedores, que consequentemente implicam nos arquivos SPED:



  • Dados cadastrais de produtos

Os dados dos produtos cadastrados no sistema impactam na consistência das informações geradas nos arquivos SPED. É essencial que o cadastro de produtos esteja devidamente configurado:

 



O controle do estoque de produtos e combustíveis, os quais compreendem o registro de inventário de produtos e o registro das medições físicas, é um dos pontos fundamentais para o SPED, assim como o lançamento das notas de entrada realizadas través do Gerenciamento de Notas de Entrada.


As notas de saídas que envolvem o fechamento de clientes a prazo, as notas avulsas geradas e os lançamentos do fechamento de caixa, também complementam as informações do SPED.


No Postofácil, o relatório Consolidação das Operações PIS/COFINS (acesso através do menu Relatórios  Mapas Fiscais  Consolidação das Operações PIS/COFINS) , permite visualizar as operações de entrada e saída registradas no sistema, contendo as informações tributárias do PIS e COFINS:




Relatório:




Considerando que as configurações e os lançamentos sejam efetuados de forma correta, os arquivos poderão ser gerados mensalmente.


Em caso de dúvidas na geração do arquivo SPED Fiscal e Contribuições, acesse os vídeos: Como gero SPED Contribuições? (clique aqui para visualizar o vídeo em nosso canal no YouTube) e Como gero o arquivo SPED Fiscal? (clique aqui para visualizar o vídeo em nosso canal no YouTube).

Para mais detalhes, confira os documentos: Como gero SPED Contribuições PIS/COFINS? (clique aqui para visualizar o documento) e Como gero SPED Fiscal ICMS/IPI? (clique aqui para visualizar o documento).


Após a geração dos arquivos, esses deverão ser validados pelos softwares de validações fornecidos pela SEFAZ:


Software de validação SPED Contribuições




Software de validação SPED Fiscal



Observação


Em caso de erros na validação, contate o suporte técnico ou envie um e-mail para [email protected] indicando a falha apresentada. O tempo para resposta do e-mail é de até 2 dias úteis.