Linx Mobile > Pesquisa > Pesquisa de Produto > Showrooming
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O que é
loja virtual
Esse fenômeno tem acontecido cada vez mais porque as lojas virtuais muitas vezes oferecem condições e preços mais atrativos do que as lojas físicas, pois lojas virtuais não têm muitos custos de operação como a física, permitindo ao lojista oferecer ações mais atrativas no e-commerce, por exemplo, frete grátis e até mesmo preços menores.
Isso implica diretamente na forma de contato e interação entre os consumidores e a marca, pois além da relação direta entre lojas físicas e e-commerce, os consumidores também mantêm contato por outros meios, como os dispositivos móveis, por exemplo.
(Order Management System), que em tradução livre significa “Sistema de Gestão de Pedidos” e desempenha um papel fundamental para os varejistas como um meio confiável de gerenciar todos os aspectos e assegurar ao processo de pontualidade, eficiência e uma execução sem intercorrências.
O Linx OMS é o gerenciador dos pedidos que serão integrados entre os sistemas: Linx POS, Linx ERP, Microvix, Linx UX, Linx OmniPOS e Linx Mobile. Ele irá gerenciar todos os pedidos e consolidar o estoque disponível de acordo com as reservas ativas, viabilizando a criação dos pedidos nos diversos canais e pontos de venda.
Dica |
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Clique aquipara acessar as documentações relacionadas aos cadastros necessários de OMS. |
Macrofluxo
Gliffy Diagram | ||||
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Como Funciona
Ao efetuar uma pesquisa na grade de produtos, serão exibidos os dados do item pesquisado, como cor, tamanho etc. Na parte inferior da tela, será apresentado o botão Pesquisar Estoque Virtual. Este botão tem por finalidade consultar no estoque da loja se o produto em questão está disponível para Showrooming.
Tipos de Showrooming que podem ser utilizados em uma venda
- Método Pickup in Store (Retirar em loja): o pagamento é realizado no ponto de venda onde foi efetuada a compra e a retirada do produto pode ocorrer em outra loja rede da escolha do cliente.
- Ship from (Método Entrega): o produto será enviado ao endereço desejado. Os métodos de entrega disponíveis são configurados no OMS.
- Ship to (Retirada futura em loja): quando a compra é efetuada na loja, mas o produto não está disponível no estoque e é solicitado de qualquer outra loja da rede. O cliente retira o produto no local onde a compra foi efetuada ou em outra loja da rede, porém aguarda o tempo dessa movimentação do produto realizada entre uma loja e outra.
Dica |
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Todos os métodos estão sujeitos a cobrança de frete e taxa de manuseio. |
Outras nomenclaturas que fazem parte dos tipos de Showrooming
- Entrega futura: quando a compra é efetuada na loja, mas a entrega é realizada posteriormente, tanto na loja, quanto no endereço do cliente via Correios ou via transportadora.
- Pedido hibrido: quando é efetuada uma venda de item físico e item de Showrooming no mesmo pedido, exceto Microvix.
- Preço e-Commerce:é o valor do produto cadastrado no catálogo do e-commerce.
- Preço Loja: é o valor cadastrado no banco de dados da loja. Entretanto, na venda, se o preço do e-Commerce estiver diferente do preço da loja, ao pressionar a opção Pesquisar, será considerado o valor do e-Commerce, já que por prática, consideram-se os valores do e-Commerce mais atualizados.
- Sacola Identificada: é composta por um grupo de entrega (CEP destino) e a cada novo item incluído, essa sacola será associada à ele. Também é possível abrir diversas sacolas em uma venda, exceto Microvix.
Exemplo de uma venda contendo 3 destinos de entrega:
Configuração de Modalidades disponíveis no Showrooming - Linx POS
No Showrooming estão disponíveis as modalidades de entrega Shipto, Pickup e Shipment. Para lojas que desejam ter apenas um ou dois tipos de entrega, é necessário realizar a criação do parâmetro OMS_SHW_MODALIDADES na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP. Caso este parâmetro não seja criado, o Linx Mobile considerará todos os tipos de entrega na aplicação.
Para que o parâmetro funcione corretamente, é necessário indicar os seguintes valores, de acordo com a modalidade de entrega escolhida:
- shipto
- pickup
- shipment
Aviso | ||
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Exemplo 1
Parâmetro | Valores |
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OMS_SHW_MODALIDADES | shipto;pickup; |
Exemplo 2
Parâmetro | Valor |
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OMS_SHW_MODALIDADES | shipment; |
Nota | ||
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Na versão 3.40 do Mobile foi implementado o parâmetro OMS_SHW_VALIDA_EAN, com o objetivo de comparar o EAN cadastrado no OMS com o código de barras do produto na loja (quando habilitado na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP). Caso não tenha EAN no OMS, ou o EAN esteja diferente do código de barras, não será possível incluir o item no pedido do Showrooming. E, para ambientes que utilizam Showrooming, serão bloqueadas os itens das vendas. Para que seja possível realizar a validação do GTIN é necessário que a API ProductCatalog esteja configurada para que retorne a propriedade EAN, para que seja possível realizar a validação do Linx Mobile. |
Configuração de Frete no Showrooming - Linx OmniPOS / Linx POS
Em relação ao critério do prazo do frete, a definição pode ser tratada de duas maneiras: como dias corridos ou então como dias úteis.
A configuração é realizada através do parâmetro OMS_VALIDA_DIAS_SHW.
Nota | ||
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O parâmetro OMS_VALIDA_DIAS_SHW foi implementado na versão 3.60 do Linx Mobile. |
Informações | ||||||||
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Exemplo 1 Parametrização em dias corridos: “Previsão de entrega em 10 dias corridos.“ Exemplo 2 Parametrização em dias úteis: “Previsão de entrega em 10 dias úteis.“ |
Passo a passo para utilização do Showrooming no processo de venda
Dica |
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Considerações para valor = 2 → O parâmetro considera todos os itens no carrinho. Em caso de atendimento misto, os itens de Showrooming e itens de venda serão considerados para o valor mínimo do Frete. O valor do Frete não é considerado para atingir o valor mínimo definido em parâmetro. |
1. Acesse a tela Produtos e bipe ou digite o código de barras da mercadoria ou pesquise os produtos por código, descrição e/ou código de barras.
2. Caso o produto possua estoque >0, a opção Pesquisar Estoque Virtual será habilitada. Se o cliente não tiver sido vinculado anteriormente, será exibido um pop-up, informando que será necessário vincular um cliente para prosseguir.
Nota | ||
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3. Pressione Sim, vincule o cliente e, na sequência, pressione Pesquisar.
4. Pressione a opção Pesquisa Estoque Virtual novamente e será exibida a tela com os endereços disponíveis para entrega.
Nota | ||
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5. Na sequência será exibida a tela Estoque Virtual, onde serão apresentados os dados do produto e o endereço para entrega ou retirada. Nessa tela, caso o produto esteja disponível para entrega no endereço do cliente, serão exibidas as opções de entrega, que podem variar de acordo com o CEP do cliente. Veja um exemplo:
- Entrega Normal - 7 dias
- Entrega Expressa - 3 dias
- Entrega Super Expressa - 2 dias
Selecione o tipo de entrega.
Nota | ||
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Caso não tenha sido exibida opções para entrega na tela Estoque Virtual, pressione a opção Nova Cotação para realizar uma outra cotação do produto. |
6. Depois, pressione em Adicionar ao carrinho para que a mercadoria seja adicionada à tela de pagamento.
Nota | ||
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Caso seja efetuada uma segunda venda do mesmo produto, com as mesmas especificações da venda anterior com showrooming e para o mesmo cliente associado ao carrinho, não será possível selecionar o mesmo endereço já selecionado anteriormente. Sendo assim, será necessário selecionar um novo endereço para entrega ou retirada do produto. |
7. Toque no Carrinho e prossiga com o pagamento do produto.
Observe que será exibido o item showrooming e, ao tocar nesta opção, será exibido o número do pedido e o valor do frete. Observe que na tela de pagamento, em Detalhes do pedido, será discriminado o valor do frete.
Nota | ||
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Ocorre, porém, que os itens do Showrooming não podem ser retirados/excluídos do carrinho. Com esse impeditivo o operador terá que excluir o pedido clicando no ícone e efetuar um novo pedido com os itens corretos.
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Veja a seguir um vídeo-exemplo do processo descrito acima:
Multimedia | ||||||||
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