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Linx Mobile > Pesquisa > Pesquisa de Produto > Showrooming




O que é

loja virtual

Esse fenômeno tem acontecido cada vez mais porque as lojas virtuais muitas vezes oferecem condições e preços mais atrativos do que as lojas físicas, pois lojas virtuais não têm muitos custos de operação como a física, permitindo ao lojista oferecer ações mais atrativas no e-commerce, por exemplo, frete grátis e até mesmo preços menores.

Isso implica diretamente na forma de contato e interação entre os consumidores e a marca, pois além da relação direta entre lojas físicas e e-commerce, os consumidores também mantêm contato por outros meios, como os dispositivos móveis, por exemplo.

(Order Management System), que em tradução livre significa “Sistema de Gestão de Pedidos” e desempenha um papel fundamental para os varejistas como um meio confiável de gerenciar todos os aspectos e assegurar ao processo de pontualidade, eficiência e uma execução sem intercorrências.

O Linx OMS é o gerenciador dos pedidos que serão integrados entre os sistemas: Linx POS, Linx ERP, Microvix, Linx UX, Linx OmniPOS e Linx Mobile. Ele irá gerenciar todos os pedidos e consolidar o estoque disponível de acordo com as reservas ativas, viabilizando a criação dos pedidos nos diversos canais e pontos de venda.

Clique aqui para acessar as documentações relacionadas aos cadastros necessários de OMS.

Macrofluxo

Venda com Showrooming - Linx Mobile

Como Funciona

Ao efetuar uma pesquisa na grade de produtos, serão exibidos os dados do item pesquisado, como cor, tamanho etc. Na parte inferior da tela, será apresentado o botão Pesquisar Estoque Virtual. Este botão tem por finalidade consultar no estoque da loja se o produto em questão está disponível para Showrooming


Tipos de Showrooming que podem ser utilizados em uma venda

  • Método Pickup in Store (Retirar em loja): o pagamento é realizado no ponto de venda onde foi efetuada a compra e a retirada do produto pode ocorrer em outra loja rede da escolha do cliente.
  • Ship from (Método Entrega): o produto será enviado ao endereço desejado. Os métodos de entrega disponíveis são configurados no OMS.
  • Ship to (Retirada futura em loja): quando a compra é efetuada na loja, mas o produto não está disponível no estoque e é solicitado de qualquer outra loja da rede. O cliente retira o produto no local onde a compra foi efetuada ou em outra loja da rede, porém aguarda o tempo dessa movimentação do produto realizada entre uma loja e outra.
Todos os métodos estão sujeitos a cobrança de frete e taxa de manuseio.

Outras nomenclaturas que fazem parte dos tipos de Showrooming

  • Entrega futura: quando a compra é efetuada na loja, mas a entrega é realizada posteriormente, tanto na loja, quanto no endereço do cliente via Correios ou via transportadora.
  • Pedido hibrido: quando é efetuada uma venda de item físico e item de Showrooming no mesmo pedido, exceto Microvix.
  • Preço e-Commerce: é o valor do produto cadastrado no catálogo do e-commerce.
  • Preço Loja: é o valor cadastrado no banco de dados da loja. Entretanto, na venda, se o preço do e-Commerce estiver diferente do preço da loja, ao pressionar a opção Pesquisar, será considerado o valor do e-Commerce, já que por prática, consideram-se os valores do e-Commerce mais atualizados.
  • Sacola Identificada: é composta por um grupo de entrega (CEP destino) e a cada novo item incluído, essa sacola será associada à ele. Também é possível abrir diversas sacolas em uma venda, exceto Microvix.

   Exemplo de uma venda contendo 3 destinos de entrega:

Venda A

Sacola X

(CEP: 11111-111)

Venda A

Sacola Y

(CEP: 22222-222)

Venda A

Sacola W

(CEP: 11111-222)

1 calça1 calça1 sapato
1 camisa1 camisa1 meia
1 meia1 tênis2 tênis

Configuração de Modalidades disponíveis no Showrooming - Linx POS

No Showrooming estão disponíveis as modalidades de entrega Shipto, Pickup e Shipment. Para lojas que desejam ter apenas um ou dois tipos de entrega, é necessário realizar a criação do parâmetro OMS_SHW_MODALIDADES na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP. Caso este parâmetro não seja criado, o Linx Mobile considerará todos os tipos de entrega na aplicação.

Para que o parâmetro funcione corretamente, é necessário indicar os seguintes valores, de acordo com a modalidade de entrega escolhida:

  • shipto
  • pickup
  • shipment

Atenção

  • Para habilitar o shipto é necessário inserir o valor pickup também. Um depende do outro e, portanto, se inserir um e não o outro, o método de entrega não irá funcionar.
  • Os valores devem ser separados por ";" (ponto e vírgula).
  • Certifique-se de que os valores foram inseridos conforme descrito mais acima, pois se for escrito incorretamente o método de entrega também não funcionará.

Exemplo 1

ParâmetroValores
OMS_SHW_MODALIDADESshipto;pickup;


Exemplo 2

ParâmetroValor
OMS_SHW_MODALIDADESshipment;

Nota

Na versão 3.40 do Mobile foi implementado o parâmetro OMS_SHW_VALIDA_EAN, com o objetivo de comparar o EAN cadastrado no OMS com o código de barras do produto na loja (quando habilitado na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP).

Caso não tenha EAN no OMS, ou o EAN esteja diferente do código de barras, não será possível incluir o item no pedido do Showrooming. E, para ambientes que utilizam Showrooming, serão bloqueadas os itens das vendas.

Para que seja possível realizar a validação do GTIN é necessário que a API ProductCatalog esteja configurada para que retorne a propriedade EAN, para que seja possível realizar a validação do Linx Mobile.

Configuração de Frete no Showrooming - Linx OmniPOS / Linx POS

Em relação ao critério do prazo do frete, a definição pode ser tratada de duas maneiras: como dias corridos ou então como dias úteis.

A configuração é realizada através do parâmetro OMS_VALIDA_DIAS_SHW.

Nota

O parâmetro OMS_VALIDA_DIAS_SHW foi implementado na versão 3.60 do Linx Mobile.

PARAMETRIZAÇÃO


PARÂMETRO     VALOR_ATUALDESCRIÇÃO

          OMS_VALIDA_DIAS_SHW          
0

Tratamento em dias corridos.               

1

Tratamento em dias úteis.


Exemplo 1

Parametrização em dias corridos: “Previsão de entrega em 10 dias corridos.“


Exemplo 2

Parametrização em dias úteis: “Previsão de entrega em 10 dias úteis.“

Passo a passo para utilização do Showrooming no processo de venda


  • Para o funcionamento da aplicação, o parâmetro VALIDA_CADASTRO_CLIENTE deve estar com valor = TRUE.
  • A partir da versão Linx Mobile 3.53, o parâmetro OMS_SHW_FRETE_PROMO foi disponibilizado com objetivo de configurar os tipos de promoções para frete em pedidos Showrooming, sem utilização do módulo Promo. 

    OMS_SHW_FRETE_PROMO → Valor padrão = 0 (valor do frete padrão retornado pelo OMS) / Valor = 1 (Frete grátis em todas as vendas) / Valor = 2 (Frete grátis a partir do valor sugerido no parâmetro OMS_SHW_MIN_FRETE_GRATIS). 

Considerações para valor = 2 → O parâmetro considera todos os itens no carrinho. Em caso de atendimento misto, os itens de Showrooming e itens de venda serão considerados para o valor mínimo do Frete. O valor do Frete não é considerado para atingir o valor mínimo definido em parâmetro.


1. Acesse a tela Produtos e bipe ou digite o código de barras da mercadoria ou pesquise os produtos por código, descrição e/ou código de barras.

2. Caso o produto possua estoque >0, a opção Pesquisar Estoque Virtual será habilitada. Se o cliente não tiver sido vinculado anteriormente, será exibido um pop-up, informando que será necessário vincular um cliente para prosseguir.

Nota

  • Validação para o preenchimento dos dados cadastrais, no qual verifica-se o cumprimento dos campos obrigatórios Nome e Sobrenome para efetivação da venda.
    Para os casos de cadastro incompleto, ao Pesquisar Estoque Virtual será exibida a mensagem "Cadastro Incompleto: É necessário que o cliente tenha nome e sobrenome cadastrados" com redirecionamento direto para tela Cadastro de Cliente para preenchimento das informações.
  • Produtos com estoque =0 desabilitam o campo "Pesquisar estoque disponível" impedindo prosseguir com a entrega.

3. Pressione Sim, vincule o cliente e, na sequência, pressione Pesquisar.

4. Pressione a opção Pesquisa Estoque Virtual novamente e será exibida a tela com os endereços disponíveis para entrega.

Nota

  • O Linx Mobile permitirá o cadastro de endereços adicionais, porém apenas um endereço poderá ser selecionado para entrega na finalização do pedido showrooming
  • Observe que nesta tela é exibido o campo Quantidade. Para o Showrooming, não é possível adicionar o mesmo item para o mesmo endereço mais de uma vez pelo método tradicional de uma venda. Para adicionar o mesmo item, toque em para adicionar o mesmo item ao carrinho.

5. Na sequência será exibida a tela Estoque Virtual, onde serão apresentados os dados do produto e o endereço para entrega ou retirada. Nessa tela, caso o produto esteja disponível para entrega no endereço do cliente, serão exibidas as opções de entrega, que podem variar de acordo com o CEP do cliente. Veja um exemplo:


  • Entrega Normal - 7 dias
  • Entrega Expressa - 3 dias
  • Entrega Super Expressa - 2 dias


Selecione o tipo de entrega.

Nota

Caso não tenha sido exibida opções para entrega na tela Estoque Virtual, pressione a opção Nova Cotação para realizar uma outra cotação do produto.




6. Depois, pressione em Adicionar ao carrinho para que a mercadoria seja adicionada à tela de pagamento. 

Nota

Caso seja efetuada uma segunda venda do mesmo produto, com as mesmas especificações da venda anterior com showrooming e para o mesmo cliente associado ao carrinho, não será possível selecionar o mesmo endereço já selecionado anteriormente. Sendo assim, será necessário selecionar um novo endereço para entrega ou retirada do produto.

7. Toque no Carrinho e prossiga com o pagamento do produto.

Observe que será exibido o item showrooming e, ao tocar nesta opção, será exibido o número do pedido e o valor do frete. Observe que na tela de pagamento, em Detalhes do pedido, será discriminado o valor do frete.



Nota

  • Os pagamentos das vendas realizadas serão rateados proporcionalmente entre itens físicos (itens retirados na própria loja) e os itens de showrooming (venda virtual).

Ocorre, porém, que os itens do Showrooming não podem ser retirados/excluídos do carrinho. Com esse impeditivo o operador terá que excluir o pedido clicando no ícone e efetuar um novo pedido com os itens corretos.

  • Para clientes que utilizam a funcionalidade Link de Pagamento, os pedidos de showrooming adicionados ao Carrinho, estarão disponíveis para pagamento com esta funcionalidade.
  • Pedidos com itens de Showrooming não estão elegíveis a utilização do CRM Bônus ou Motor de Promoção.

Veja a seguir um vídeo-exemplo do processo descrito acima:




Veja também o tópico Pedidos - Showrooming.



  • Sem rótulos