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Painel
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titleASSUNTO

Nova funcionalidade do sistema em que será possível realizar um fluxo de requisição e aprovação para serviços de terceiros nas ordens de serviço.



PRODUTO

Linx DMS/BRAVOS

MENU

Incluso no manual

DATA

 

AUTOR

Distribuição Linx DMS
[email protected]

ÁREA

P&D DMS Porto Alegre




Painel
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titleFINALIDADE

Documento para esclarecer a nova funcionalidade do sistema em que será possível realizar um fluxo de requisição e aprovação para serviços de terceiros nas ordens de serviço.



Painel
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titleABRANGÊNCIA

Clientes que desejam utilizar a requisição e aprovação de serviços de terceiros nas suas ordens de serviço.



Painel
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titleAPLICAÇÃO

Funções de usuário importantes para o fluxo:


Parâmetros de Oficina

Para habilitar a utilização da requisição de serviço de terceiros, acesse o

menu (Oficina > Parâmetros > Módulo, aba O.S., aba Serviços Terceiros), e marque a opção: <Utiliza Requisição de Serviço de Terceiros>.





Cadastro de Clientes

No cadastro de clientes (Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes), o novo parâmetro <Fornecedor Serviço Terceiro> deve estar marcado para definir que este cliente é um Fornecedor de Serviço de Terceiros.



Cadastro de Serviço

No cadastro do serviço (Oficina > Cadastros > Serviço),o campo <Serviço Feito Fora>.
2 opções não obrigatórias são habilitadas, <Fornecedor> e <Valor de Custo> do serviço de terceiro.
Quando preenchidas, serão incluídas automaticamente ao incluir uma requisição para este serviço.



Cadastro de Tipos de Transação

No cadastro de Tipos de Transação (Faturamento > Cadastros > Tipos de Transação), o campo <Tipo Serviço Terceiros>, se habilitado, deverá ser marcado com a opção correspondente ao tipo de transação, para que na tela Notas Fiscais de Despesas ao selecionar as requisições aprovadas, apareçam apenas aquelas que correspondem ao Tipo de Serviço Terceiros cadastrado anteriormente.

Este campo <Tipo Serviço Terceiros>, permanecerá inativo exceto quando o campo <Tipo> for "Entrada" e o campo <Utilização> tiver a opção "Despesas" marcada.



Ordem de Serviço

Nas Ordens de Serviço (Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção), ao incluir um serviço, a nova opção na tela de seleção <Listar somente serviço de terceiros> é habilitada para listar somente os serviços que estão com o <Tipo da Requisição> como "Serviço Feito Fora"


Após selecionar o serviço e confirmar sua inclusão, para cada serviço de terceiro selecionado, a tela de requisição será apresentada para preenchimento do cadastro da requisição.
Quando as informações de valor do serviço, custo do serviço e fornecedor forem preenchidas automaticamente a partir do seu cadastro, os campos só ficarão habilitados se o usuário tiver permissão às funções estabelecidas para cada campo.




Após confirmar, a requisição é gravada e o número da requisição é gravado na O.S.




Caso cancele a tela de requisição para algum serviço selecionado, é possível solicitar novamente clicando com o botão direito do mouse em cima do serviço, na opção <Solicitar Requisição de Serviço de Terceiro>





Um correio é enviado ao usuário adicionado como aprovador.




Aprovar / Reprovar / Reabrir uma requisição

Para acessar a tela de Requisição – Serviço de Terceiros, o usuário deve ter permissão de acesso ao menu (Oficina > Ordem de Serviço > Requisição – Serviço de Terceiros) em seu cadastro de usuário.
A tela abaixo é apresentada para buscar as requisições.



usuário só poderá Aprovar/Reprovar uma requisição a qual foi incluído se tiver permissão à função 848 em seu cadastro de usuário.
É possível alterar o valor de venda e custo se tiver permissão à função 866 e alterar o fornecedor, se tiver permissão à 867.




Após Aprovar/Reprovar, um correio é enviado ao usuário solicitante com as informações da situação da requisição.



Quando uma requisição for Reprovada, a requisição é desvinculada do serviço da O.S.



Permitindo também a exclusão ou não do serviço da O.S. Caso não exclua o serviço, o usuário poderá solicitar novamente a requisição com o botão direito do mouse em cima do serviço diretamente na O.S. (Conforme explicado anteriormente)





Para reabrir uma requisição aprovada, o usuário deve ter permissão à função 865 definida no seu cadastro de usuário




A partir de Abril de 2023 a tela Consulta Reposição - Serviço de Terceiros foi alterada para incluir um novo campo <Tipo Serviço Terc.> para exibir o Tipo de Serviço de Terceiros da requisiçãoImage Removed

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Encerramento de O.S.

Uma O.S. só poderá ser encerrada assim que todos seus serviços do tipo <Serviço Feito Fora> tiverem uma requisição Aprovada/Nota Faturada.
A requisição deve ser incluída e aprovada ou o serviço deletado da O.S. para permitir seu encerramento.




Vincular Nota de Despesa a requisições

Ao incluir uma nota de despesa (Faturamento > Notas Fiscais > Notas Fiscais Despesas), se o cliente digitado for um fornecedor de serviço de terceiros (definido no cadastro de clientes), será apresentada a tela para seleção de requisições aprovadas deste fornecedor.



Observar que a partir de Abril de 2023 a tela de Seleção de Requisições Aprovadas Foi alterada para incluir o campo Tipo Serviço Terceiros.
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Em caso que o Cliente selecionado, estiver cadastrado com a opção Fornecedor Serviço Terceiro e a Nota de Despesas for Serviço de Terceiros, o botão à direita do campo O.S. permanecerá desabilitado.

 

Após preencher todas as informações da tela e gravar a nota, as requisições selecionadas tem os dados da nota fiscal de despesa vinculada.


Para desvincular uma nota fiscal de uma requisição, a nota fiscal deve ser excluída no menu (Faturamento > Consultas / Relatórios > Operações Fiscais).



A requisição que estava vinculada volta para a situação Aprovada.


Com a requisição aprovada será possível realizar a emissão de Notas de Remessa de Serviço de Terceiros. O encerramento da O.S. estará bloqueado até que todo processo de Notas de Remessa de Serviço de Terceiros seja finalizado.

O responsável irá acessar o menu: "Faturamento > Cadastros > Tipo de Transação", selecionar um tipo de transação que seja de "Saída", sua utilização seja "Descrição Livre" e marcar o novo parâmetro criado "Notas de Remessa" para identificar que será utilizado na emissão de "NF de Saída da Remessa de Terceiros".

O consultor técnico irá acessar o menu: "Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção" e nas requisições de serviços de terceiros aprovadas, deverá iniciar o processo para a emissão de uma nota fiscal de simples remessa para o serviço em questão.

 

Irá abrir a tela de Nota Fiscal de Descrição Livre com dados previamente preenchido para o usuário concluir a inclusão da nota.

As informações restantes devem ser preenchidas, o número e série da nota serão gerados automaticamente.

A nota deve ser totalizada, informar a condição de pagamento e por fim consolidar para ser enviada ao Frente Caixa, a nota deve ser emitida para prosseguir com o processo.

Após a emissão da nota de saída estará disponível a emissão da nota de entrada.

Para realizar a entrada da nota de serviço é necessário configurar um tipo de transação de "Entrada", subtipo de "Devolução", utilização "Descrição Livre" e estar marcado "Notas de Remessa".

Ao solicitar a NF de Remessa de Entrada o sistema irá perguntar "Emitir (Imprimir) Nota Fiscal?", após selecionar se deseja emitir o sistema irá abrir a tela Nota Fiscal de Descrição Livre, caso tenha escolhido para emitir será gerado um número de nota para ser enviado para o frente caixa e para escolha de não emitir deve ser informado o número da nota e série da nota. O tipo de transação deve ser selecionado e devemos clicar em Importar para que seja realizada a importação da nota de saída. A tela de seleção de nota de saída estará preenchida confirmando a operação.

Ao final desse processo deve ser feito o mesmo procedimento de totalizar, informar condição de pagamento e consolidar a nota. Caso tenha escolhido emitir a nota ainda é necessário emitir no frente caixa.


Aprovar automaticamente as requisições de terceiros

Como alguns clientes possuem uma grande demanda de requisições foi elaborada uma rotina para aprovar automaticamente as requisições dos fornecedores mais utilizados.

Para configurar os fornecedores devemos acessar a tela "Manutenção de Clientes" (menu "Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes"), localizar o fornecedor e editar. Na aba "Complemento" o parâmetro "Fornecedor Serviço Terceiro" deve ser marcado para habilitar o novo parâmetro "Aprova Automático", marcamos o novo parâmetro para realizar a aprovação automática do serviço de terceiro.

Localizamos uma O.S. na tela "Manutenção de Ordem de Serviço" (menu "Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção"), adicionamos um serviço clicando no botão "Peças/Serviços" e seguimos com processo normal de serviços de terceiros, ao finalizar a requisição estará aprovada.


Markup para Serviços de Terceiros

Para ter um controle do valor de venda sobre o custo do serviço foi elaborado um percentual parametrizável permitindo assim definir um valor de lucro.

O parâmetro é configurado na tela "Manutenção de Parâmetros" (menu: "Oficina > Parâmetros > Módulo"), na aba "O.S.", sub-aba "Serviços Terceiros", precisamos marcar o parâmetro "Utiliza Requisição de Serviço de Terceiros", com parâmetro marcado será habilitado o parâmetro "Utiliza Markup Serviços Terceiros" e o campo "Markup Serviços Terceiros", marcando o parâmetro "Utiliza Markup Serviços Terceiros" habilita o campo "Markup Serviços Terceiros" onde pode ser informado o percentual que desejamos adicionar sobre o valor de custo.

Na inclusão do serviço o valor do serviço será calculado e acrescido com o percentual informado.

Existem validações para impedir de informar um valor inferior ao valor com percentual de lucro desejado.

Se alguma das requisições possuir um valor de serviço menor do que o valor com markup será exibida a mensagem e o programa não permitirá o encerramento da O.S. selecionada.


Consistência do valor de NF de Despesa com a Requisição

Para controlar o valor de notas fiscais de despesa que possui requisições de terceiros foi criado um parâmetro.

O parâmetro é configurado na tela "Manutenção de Parâmetros" (menu: "Oficina > Parâmetros > Módulo"), na aba "O.S.", sub-aba "Serviços Terceiros", precisamos marcar o parâmetro "Utiliza Requisição de Serviço de Terceiros", com parâmetro marcado será habilitado o parâmetro "Utiliza Markup Serviços Terceiros", marcando o parâmetro "Utiliza Markup Serviços Terceiros" habilita o parâmetro "Consiste Valor NF de Despesa com a Requisição", marcamos para consistir as notas de despesa.

Ao selecionar um cliente que seja fornecedor de terceiros será habilitado para selecionar as requisições de terceiros disponíveis para esse fornecedor.

A quantidade e valor total do serviço serão preenchidos e ficarão bloqueados para não alterar.



Painel
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titleDÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.