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Através da funcionalidade de Cadastro de Produtos, localizada em Cadastro > Produtos, é possível pesquisar pelos produtos cadastrados, cadastrar novos produtos e efetuar manutenções nos existentes. 

Índice

Índice

Cadastro

Para cadastrar um produto no sistema Image Removed clique em Image Removed e informe o código de barras e a descrição do produto. 

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Figura 01: Informações principais

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titleComo configurar código de barras vinculado?

Após informar o código de barras no cadastro do produto, Image Removed clique em Image Removed que por sua vez abrirá a tela abaixo, para que sejam realizadas configurações adicionais do código de barras, bem como informar código de barras vinculados.

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Figura 02: Código de barras

O código informado na tela principal, será previamente cadastrado, e para informar outros código de barras vinculados preencha as informações de Cód. barras, Caixa Fechada e Enviar PDV.

  • O campo Caixa Fechada, é aplicado SIM, quando o código de barras for com 14 dígitos que é aplicado a caixa fechada, dessa forma conseguimos vincular ao produto os códigos de barras existentes para a caixa do produto e diferenciar o código que será utilizado no registro da entrada compra e na saída venda.

  • O campo Enviar PDV quando aplicado SIM, esse código será enviado para o PDV, permitindo selecionar por este código para efetuar a venda.

  • Quando o campo Enviar NF-e estiver igual a SIM o código de barras será informado no XML da nota, e quando marcado NÃO será informado SEM GTIN.
Aviso

Por padrão todos os produtos serão identificados como SIM, quando o código de barras informado for válido em sua composição (pré-fixo e dígito verificador). 
Se, na emissão da nota ocorrer as rejeições de GTIN deverá acessar o Cadastro de Produto e alterar o código de barras para não enviar, e após isso reprocessar a nota para autorização através da tela de Saídas (Movimentação).

Caso queria excluir um código de barras, posicione o mouse na linha desejada e Image Removed clique em Image Removed.

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titleQual a diferença entre Código de Barras, EAN e GTIN?

O Código de Barras é a representação gráfica, em barras claras e escuras, representando uma sequência de números e /ou letras  utilizadas para identificar um produto.

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O GTIN - Global Trade Item Number, é um identificador que é aplicado aos produtos e controlado pela GS1. Os GTINs, anteriormente chamados de códigos EAN, são atribuídos para qualquer item (produto ou serviço).

E, o EAN - European Article Number (inglês) ou Numeração Europeia de Artigos (português), ou seja,  é o GTIN e também popular conhecido como código de barras.

Classificação

Os campos a seguir são utilizados para melhor classificação do produto, informado se o mesmo é: 

  • Não medicamento: utilizada para produtos comercializados pela farmácia e que não são classificados como medicamentos, como por exemplo: cremes, tinturas e entre outros.
  • Medicamento: utilizada para indicar que o produto é um medicamento, e quando selecionada apresentará os campos para indicação do tipo e classe terapêutica, conforme mencionaremos abaixo. 

Em tipo item, informe se o produto é classificado como: mercadoria para revenda, matéria-prima, embalagem, produto em processo, produto acabado, subproduto, produto intermediário, material de uso e consumo, ativo imobilizado, serviços, outros insumos e outras.

Aviso

Os produtos comercializados pela farmácia devem ser configurados como Mercadoria para Revenda.

Quando selecionado o produto como Medicamento, configure o tipo de medicamento, classe terapêutica, princípio ativo e Registro MS.

Em tipo de medicamento identifique se o item é: Referência, Genérico, Similar ou Outros.

Em classe terapêutica selecione entre as opções:

  • Outras (utilizada quando produto não é controlado pela ANVISA).
  • Antimicrobiano.
  • Sujeito a controle especial.
Informações

As opções Antimicrobiano e Sujeito a Controle especial, habilitam novos campos para configurações necessárias de controle da ANVISA, para mais informações sobre essas parametrizações clique aqui.

As opções do princípio ativos são cadastradas através da funcionalidade Atributos do Produto, localizada no menu Cadastro. 

Os campos referente a unidade, embalagem e quantidade de compra são utilizados nas entradas de mercadorias.

O campo quantidade Compra - pode ser definido quantidade da fração de compra para que o estoque fique correto na entrada.

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Figura 03: Produtos fracionados

E, os campos referente a unidade, embalagem e quantidade de venda são utilizados na dispensação das mercadorias no Farma Cloud PDV.

Informe o fabricante do medicamento, o cadastro do mesmo é realizado em Cadastro > Fabricante

Através do parâmetro Não exigir conferência em pré-venda e venda, é possível definir se o item exigirá ou não conferência, ou seja quando o parâmetro estiver:

  • Marcado deverá permitir inserir o item na fita detalhe via busca pela descrição na Consulta Rápida e na Pesquisa por Produtos.
  • Desmarcado poderá consultar os itens, mas somente poderá incluir na fita detalhe pela digitação ou leitura do código de barras. 

Atributos

Os atributos permitem ao usuário manter o cadastro do produto conforme a organização física da loja, em níveis não hierárquicos, podendo ser classificado por:

  • Linha: utilizado para classificar o produto em um grupo comum, não vinculado a outra linha. Por exemplo: Sabonete, Shampoo, Genérico controle especial, Genérico Antimicrobiano.
  • Categoria: classifica o produto em um grupo comum de tipo de Produto,  e também utilizado para definir margem de lucro desejável de Preço de venda. Por exemplo: Higiene, Genérico.
  • Família: permite classificar o mix de produtos por família. Tem por objetivo atualização de preços de toda família. Por exemplo: Esmalte XYZ Brilho, Fralda Infantil XYZ.
  • Apresentação é o formato da apresentação do Item. Exemplo: 500mg, 200mg.

O cadastro das informações acima é realizado no programa Atributos de Produtos, localizado no menu Cadastros. 

Dica

Para mais informações sobre os atributos, clique aqui.

Preço

É possível visualizar os preços praticados para o produto. Para simular e, ou aplicar um novo preço de venda o usuário conta com recurso Image Removed o qual possibilita visualizar os valores atuais e simular em tela novos valores.

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Figura 04 - Preços

O preço de custo é definido pela Entrada de mercadoria, o qual gera o um rastro e pode ser consultado na ação Image Removed.
O campo Novo Preço de Custo, somente estará disponível para edição se não houver entradas de mercadoria.

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Figura 05 - Preço de venda

Em Simular novo preço de venda informe os valores abaixo e Image Removed clique em Image Removed.

  • Novo preço de custo
  • Novo índice Markup
  • Novo preço de venda
  • Novo valor de lucro
  • Nova % Margem de Lucro
Informações

Quando o produto estiver marcado como PMC controlado, será apresentado o Preço Máximo ao Consumidor no campo PMC.

Após, retornar para tela principal é possível visualizar o histórico de preços de custo ao Image Removed clicar em Image Removed.

Dados tributários do Produto

Para inserir os dados tributários durante o processo de cadastro de um novo produto, o usuário deverá salvar o cadastro, desta forma se a farmácia possuir integração com o Gestor Tributário o sistema fará  a consulta automaticamente, caso contrário ao reabrir o cadastro cadastre os dados fiscais: NCM - Ex, tipo de lista (negativa, positiva ou neutra), CEST, origem do produto. 

Aviso

Para que a consulta automática seja realizada é importante que os dados de endereço do Cadastro de Filial estejam informados corretamente.

Nos campos de ICMS/FCP, selecione a UF da filial, e o CST, conforme a opção selecionada os campos serão habilitados:

  • % ICMS: informe o percentual de ICMS.
  • % FCP: informe o percentual de Fundo de Combate a Pobreza, se houver.
  • % Red. B: nesse campo deve ser informado o percentual da Redução de Base ICMS, habilitado para o CST 20.
  • % ICMS PDV: informar % ICMS que será aplicado na venda do cupom Fiscal, essa informação é utilizada em vendas SAT, pois não não tem campo para Redução, sendo necessário aplicar o % ICMS Final após redução.
  • Benefício:  nesse campo deve ser informado o código do benefício fiscal. 
  • CFOP PDV e CSOS PDV, conforme a opção de CST selecionada esses campos serão preenchidos automaticamente, podendo ser alterados caso necessário. 

Na sequência Image Removed clique em Image Removed para incluir o registro, se necessário editar alguma informação Image Removed clique na linha desejada e os dados serão recarregados nos campos acima. 

Aviso

Em caso de dúvidas sobre as informações fiscais, entre em contato com o Contador da loja.

Informações

Se houver interesse na integração com o Gestor Tributário, entre em contato com a nossa equipe Comercial.

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Quando o produto for classificado como Antimicrobiano ou Sujeito a controle especial, deverão ser cadastradas algumas informações adicionais que serão utilizadas nas movimentações e também nos relatórios que são enviados a ANVISA e VISA.

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Figura 06 - Produtos SNGPC

Informe o código e descrição do DCB, selecionar o tipo de receituário exigido na comercialização do item podendo ser:

  • Receita de controle especial em 2 vias (Branca)
  • Notificação de Receita B (Notificação Azul)
  • Notificação de Receita Especial (Branca)
  • Notificação de Receita A (Notificação Amarela)
  • Receita Antimicrobiano em 2 vias

Em unidade de medida medicamento deve informar qual é a forma da dispensação do produto perante a ANVISA: caixa ou frascos. E informe qual a lista o mesmo pertence. 

O parâmetro Produto inconsistente na ANVISA possibilita a identificação dos produtos que possuem alguma inconsistência, no entanto quando essa configuração estiver marcada o item não será enviado para os relatórios de movimentação do SNGPC e balanços da vigilância sanitária.

Consultando cadastros

Através do campo de pesquisa localizado na tela inicial é possível pesquisar por código interno, código de barras (EAN) ou descrição do produto.

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Figura 07 - Campos de pesquisa

Pela descrição é possível combinar a pesquisa, basta informar as palavras e Image Removed clicar em Image Removed, ou também pesquisar pelos produtos que contenham as palavras informadas marcando o parâmetro Image Removed.

Ao Image Removed clicar em Image Removed habilitará os campos de pesquisa por: linha, categoria, fabricante, princípio ativo, classe terapêutica, listas (SNGPC), unidade de medida (SNGPC) e tipo de receituário (SNGPC).

Manutenção de cadastros

Selecione o produto desejado Image Removed clique em Image Removed, então abrirá o cadastro para que sejam realizados os ajustes necessários. 

Se no cadastro do produto estiver incompleto, ou seja, sem o preenchimento de informações obrigatórias, ao abrir o cadastro o mesmo será identificado conforme a imagem abaixo.

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Figura 08 - Cadastro incompleto

E será apresentada uma mensagem informando quais campos precisam ser verificados.

Aviso

É de suma importância que o cadastro do produto esteja completo para realizar as movimentações de entrada e saída.

Informações

É possível realizar alterações em lote dos produtos cadastrados através da funcionalidade: Alteração em Massa.

Informações adicionais

Na tela de pesquisa por produto após selecionar o item desejado e Image Removed clicar em Image Removed, possibilita acesso rápido a relatórios do produto por filial:

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Figura 07 - Relatórios

  • Extratos: após informar os filtros de filial e data final é direcionado para o relatório Extrato do Produto, localizado no menu Relatórios. 

Na tela de Cadastro de Produto há os atalhos para:

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Acesse os links abaixo para mais informações sobre o Cadastro de Produtos.

Painel
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titleLFC - Cadastro de Produtos

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Configurações

O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade.

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