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Painel
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titleSumário

1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Permissões de Acesso
3.2 CheckExpress
3.3 Rede SIA
3.4 Motivos de Movimentação
3.4.1 Histórico de Cheques
3.5 Limite de Crédito
3.5.1 Controle de Pendências
4 Funcionalidades
4.1 CheckExpress
4.1.1 Consulta CheckExpress - Antiga
4.1.2 Consulta de Cheques
4.1.2.1 Bacen
4.1.2.2 Express
4.1.2.3 Plus
4.1.3 Consultas Realizadas
4.2 Cheque Troco
4.3 Consulta REDE SIA
4.4 Crédito de Clientes
4.5 Estoque
4.6 Histórico de Cheques
4.7 Pessoas
4.8 Posição dos tanques
4.9 Vendas por Cliente
4.10 Relatórios
4.10.1 Consultas Realizadas
4.10.2 Consultas Rede SIA

Índice


Âncora
conceito
conceito
1 Conceito

As rotinas de consultas do Linx Postos AutoSystem® permitem total controle das atividades recorrentes no estabelecimento, como consultas de cheques, créditos de clientes, produtos em estoque, pessoas, tanques de combustível e vendas realizadas. Essas consultas poderão ser acessadas através do módulo Gerencial ou do módulo Caixa, e permitirão aos administradores dos estabelecimentos, controlar e visualizar o histórico de registros.

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Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar informações para registrá-las no sistema.


Para utilizar as rotinas de Consulta Rede SIA será necessário habilitar o módulo no sistema. Para isto, acessar o menu Configurações > Módulos > Consulta de Crédito. A tela a seguir será exibida:

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Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as informações. Por padrão no Linx Postos AutoSystem® habilitar o serviço 414 CCF.


Para utilizar as rotinas de Histórico de Cheques será necessário configurar motivos de movimentação, conforme descritos nos capítulos a seguir.

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Para cadastrar os motivos de movimentação, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Será exibida a tela conforme imagem a seguir: 



Para acessar as rotinas de histórico de cheques será necessário cadastrar motivos de movimentação e definir o tipo de cheque ao qual este motivo será referente. Será necessário cadastrar motivos como Cheque a Vista, Baixa de Cheque a Vista, Cheque Devolvido, Baixa de Cheque Devolvido, entre outros.

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Na aba Informações, será necessário preencher o campo Informações adicionais e selecionar a opção correspondente ao motivo de movimentação selecionado, conforme imagem a seguir: 



Para utilização das rotinas de consulta de créditos dos clientes, será necessário configurar o limite de crédito dos clientes através do menu Cadastros > Clientes > Política Comercial > Contas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

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Ao incluir uma conta à relação, será possível preencher os campos Limite Crédito e Limite pendências o que possibilitará ao sistema restringir os lançamentos do cliente para essa conta de duas formas: caso a mesma possua lançamentos em atraso ou o cliente ultrapassar o valor do limite de créditos.


O sistema possibilitará duas formas de controle de pendências, através da aba Identificação, no cadastro de clientes, ou através do cadastro de Grupos de Crédito. A opção mais simples será através do cadastro de clientes, no menu Cadastros > Clientes > Política Comercial > Crédito

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As rotinas de consultas do Linx Postos AutoSystem® permitem total controle das atividades recorrentes no estabelecimento, como consultas de cheques, créditos de clientes, produtos em estoque, pessoas, tanques de combustível e vendas realizadas. Essas consultas poderão ser acessadas através do módulo Gerencial ou do módulo Caixa, e permitirão aos administradores dos estabelecimentos, controlar e visualizar o histórico de registros.


O Linx Postos AutoSystem® possui integração com o serviço CheckExpress que permitirá a consulta à situação dos cheques dos clientes. Após realizar as configurações necessária, será possível acessar as rotinas através do menu Consultas > Check Express. Nos próximos capítulos serão detalhadas as consultas disponíveis para esta rotina.


Ao selecionar a opção Consulta CheckExpress - Antiga, a tela a seguir será exibida:

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Após preencher os campos, clicar no botão Consultar F5. O sistema realizará a consulta e exibirá a situação do cheque consultado.

Ao selecionar a opção Consulta de Cheques será possível selecionar o tipo de consulta a ser realizada. Será possível selecionar as opções Bacen, Express e Plus. Estas consultas serão descritas nos capítulos a seguir. 

Ao selecionar a opção Bacen, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

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  • Novo permitirá realizar uma nova consulta de clientes;
  • Procurar: permitirá localizar um cliente no sistema;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Ao selecionar a opção Express, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

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Após preencher os campos, clicar no botão Consultar F5 para realizar a consulta de cheques. Será possível verificar se o cliente possui ocorrências registradas ou se nada consta. Será possível também, realizar a consulta de cliente através do botão Consultar cliente F3, conforme descrito no capítulo 4.1.2.1.  

 


Ao selecionar a opção Plus, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

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Esta tela possui os mesmos filtros descritos no capítulo 4.1.2.2.


Ao selecionar a opção Consultas Realizadas será possível visualizar as consultas realizadas no sistema. Será exibida a tela a seguir:

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Após preencher os campos, clicar no botão Consultas F5 para visualizar as consultas realizadas.


A consulta de cheque troco permitirá visualizar a situação atual do cheque troco e a sua impressão. Acessa o menu Consultas > Cheque Troco. A tela a seguir será exibida:

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Para mais informações referentes às rotinas e configurações de cheque troco, acessar o manual Cheques Emitidos.


Para visualizar a Consulta Rede SIA e verificar os títulos não pagos pelos clientes, acessar o menu Consultas > Consulta REDE SIA. A tela a seguir será exibida:

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  • NSU: exibirá o NSU (Número Sequencial Único);
  • CPF/CNPJ: exibirá o CPF ou CNPJ consultado;
  • Nome exibirá o nome :da pessoa consultada.


A consulta de crédito no Linx Postos AutoSystem® foi desenvolvida com o intuito de maximizar o controle de pendência dos clientes, conforme a forma de pagamento. As pendências podem ser controladas de três formas: por data de vencimento, limite de crédito ou número de pendencias, permitindo o controle das três formas configuradas ao mesmo tempo, levando em consideração o controle que primeiro for ultrapassado. 

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A aba Referências exibirá as referências cadastradas no cadastro de clientes, conforme imagem a seguir:


 


A aba Resumo exibirá os créditos configurados e utilizados pelo cliente, separados por forma de pagamento, conforme imagem a seguir:

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Para os clientes que possuírem a forma de pagamento Remessa Entrega Futura, será exibida a aba Entrega Futura.Serão exibidas as regras de preço estabelecidas no cadastro de clientes para as vendas para entrega futura. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



A consulta de estoque permitirá visualizar o estoque de produtos cadastrados no sistema, por depósitos.

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Esta tela possui também a aba Códigos de Barra, que exibirão os códigos cadastrados no sistema através do cadastro de produto. A tela a seguir será exibida:



A rotina de histórico de cheques possibilitará a consulta de cheques movimentados por determinado cliente, no estabelecimento. O sistema apresentará os cheques a vencer, compensados, devolvidos e devolvidos recebidos.

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  • Empresa: exibirá a empresa;
  • Cliente: exibirá o cliente;
  • Banco: exibirá o banco;
  • Agência exibirá o número da agência;:
  • C. Corrente exibirá o número da conta corrente;:
  • CMC7: exibirá os Caracteres Magnéticos Codificados em 7 Barras do cheque;
  • Data: exibirá a data de emissão;
  • Vencimento: exibirá a data de vencimento;
  • Valor: exibirá o valor; 
  • CPF/CNPJ: exibirá o CPF ou CNPJ do cliente. 


A rotina de consulta de pessoas permitirá visualizar o cadastro de clientes, fornecedores e funcionários. 

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Aviso

Os dados não poderão ser alterados através da tela de consulta de pessoa. Somente nos respectivos cadastros.

A rotina de consulta à posição dos tanques é um relatório que exibirá a capacidade e quantidade de todos os tanques em uma determinada data e turno, informados. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

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Nesta tela será possível visualizar as informações de tanques de combustível, sua litragem e porcentagem. Para emitir um relatório, clicar no botão Relatório, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



A consulta de vendas por clientes exibirá uma relação de vendas e produtos de acordo com a pessoa selecionada. 

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Na guia Troco será exibida a forma de troco, utilizada pelo operador de caixa, conforme imagem a seguir:


Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle de consultas. Nos próximos tópicos serão detalhados os relatórios disponíveis para estas rotinas.


O relatório de Consultas Realizadas exibirá as consultas de CheckExpress realizadas no sistema. Para consultar o relatório acessar o menu Consultas > CheckExpress > Relatório de consultas. A tela a seguir será exibida:

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Após selecionar os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem a seguir:


O relatório Consulta Rede SIA permitirá visualizar as consultar de créditos efetuadas na Rede SIA. Para isto, acessar o menu Consultas > Relatórios > Consulta Rede SIA. A tela a seguir será exibida:

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