Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
borderColor#2C004B
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário

Índice

1. Introdução

O BackOffice Empório PRO através das suas funcionalidades realiza o gerenciamento de cadastros de produtos integrado com a retaguarda Empório PRO. Foi realizada a implementação deste projeto para atender as necessidade da Franquia Zé Express padronizar os cadastros de produtos nos ambientes.

...

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Possuir usuário cadastrado no ambiente http://zeexpress.linxemporio.com.br.

3 Funcionalidades

Nesta seção, apresentaremos como cadastrar os produtos, realização de manutenções bem como suas principais funcionalidades.

3.1 Cadastro Padrão - Tipos de Produtos

No BackOffice Empório PRO, o cadastro de novos produtos está disponível no menu: CADASTRO PADRÃO > PRODUTOS,  é necessário após acessar o cadastro, clicar no botão <Novo>, no canto superior direito da tela.

...

Tipo de Produto

Conceito

Exemplos

SIMPLES

Produto unitário e que não possui composição.


Refrigerante, Cervejas, aguas, etc.

 

EMBALAGEM

Agrupamento de PRODUTO SIMPLES. Para formar a composição de uma embalagem é permitido apenas um produto e a sua quantidade.

Exemplo: CERVEJA SKOL 350ML LT COM 18UND

COMBO

Produto que possui composição formada por PRODUTOS SIMPLES, e/ou EMBALAGENS. Não possui limite de produtos.

KIT PEPSI e SUKITA.

3.1.1 Produtos do Tipo Simples

Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:

...

Aviso
Após concluir o cadastro de um produto, não será mais permitido alterar seu tipo e o produto NÃO é disponibilizado para os franqueados, para que isso ocorra é necessário publicá-los! Essa regra é válida para todos os tipos de produtos. Mais adiante nesse guia explicaremos como publicar produtos.

3.2.2 Produtos do Tipo Combo 

Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:

...

Nota
titleImportante

Enquanto o produto não for Publicado, é permitido alterar sua composição. No próximo tópico, veremos como publicar produtos no BackOffice Empório PRO. Antes disso, vamos ver como pesquisar e selecionar produtos já existentes no cadastro.

3.2.3 Produtos do Tipo Embalagem

Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:

...

Nota
titleImportante

Enquanto o produto não for Publicado, é permitido alterar sua composição. No próximo tópico, veremos como publicar produtos no BackOffice Empório PRO. Antes disso, vamos ver como pesquisar e selecionar produtos já existentes no cadastro.

4 Manutenções de Produtos

4.1 Como Pesquisar Produtos

Após acessar o cadastro de produtos, à esquerda da tela é apresentado o Painel de Consulta, na seção Filtros é permitido pesquisar filtrando pelo código do produto ou parte dele; pela descrição ou parte dela; pelo tipo de produto - conforme as opções destacadas na imagem abaixo; também é possível pesquisar os produtos que permitem ao franqueado alterar sua descrição, os produtos que permitem venda; os produtos com situação = cadastrados, os que estão publicados, os que possuem status ativo ou somente os inativos:

...

São apresentados os dados do produto, caso desejar alterar alguma informação, realize as devidas alterações e clique em <Concluir>.

4.2 Como Publicar Produtos

Após cadastrar um novo produto, para que o mesmo seja disponibilizado para os franqueados, é necessário Publicá-lo. Para isso, com o produto selecionado, clique no botão <Publicar>. Será solicitada a confirmação da publicação, para continuar, clique no botão <Publicar>, se desistir da operação, cliquem em <Cancelar>.

...

  • Após publicação pode confirmar na grid de pesquisa na linha do Produto seu <Status> e <Situação>.

4.3 Como Inativar Produtos

Para inativar um produto, após selecioná-lo, clique no botão <Inativar>. Será solicitada a confirmação da operação. Para seguir com a inativação, clique em <Sim>, se desistir da operação, clique em <Não>.

...

Para reativar um produto, basta após pesquisá-lo, clicar no botão <Reativar produto>: 


4.4 Campos para precificação

Ao editar um produto será mostrado o botão <Preços> ao clicar neste botão, abrirá uma nova tela com os campos: Preço mínimo , Preço máximo, Preço sugerido e Preço Zé Lover.

...

Informações
titleIMPORTANTE

Os campos não são de preenchimento obrigatório, mas se o usuário informar valores nos campos devem ser aplicadas regras de validação referente aos valores informados.

  • O Preço mínimo não pode ser maior que o valor do campo preço máximo;
  • O Preço máximo não pode ser menor que o valor do campo preço mínimo;
  • O Preço sugerido não pode ser menor que o preço mínimo ou maior preço máximo, podendo ser igual a um dos preços;
  • O preço promocional(Zé Lover) não pode ser maior ou igual ao preço sugerido;
  • O Preço promocional(Zé Lover) não pode ser maior que o preço mínimo ou maior que o preço máximo;
  • Quando informado valores nos campos devem ser maiores que zero;



5 Funcionalidades do BackOffice Empório PRO

Nesta seção, apresentaremos como acessar o sistema, bem como suas principais funcionalidades.

5.1 Acessos 

O acesso ao BackOffice Empório PRO é feito através do site zeexpress.linxemporio.com.br. É apresentada a tela de login, informe seu usuário (e-mail completo caso não seja @.ambev.com.br), senha e clique no botão <Entrar> conforme exemplificado na imagem a seguir:

...

No canto superior à esquerda é disponibilizado o botão <>que apresenta o menu com todas as opções disponíveis. Clique no menu desejado para que sejam exibidas suas opções e clique na opção desejada para acessá-la. É possível buscar o menu através do campo Filtrar, informando a opção que deseja acessar. Ao realizar filtro o sistema irá indicar o menu de acesso para a opção desejada:

5.2 Esqueci minha senha

Caso o usuário esqueça a senha de acesso do BackOffice Empório a ferramenta disponibiliza a funcionalidade de recuperação de senha. Após informar o usuário de acesso ou e-mail completo basta clicar em <esqueci minha senha>, será exibido alerta indicando envio de e-mail com nova credencial de acesso.

...

Dica

O Fluxo de solicitação de nova senha, mesmo após envio de nova senha ao usuário não inválida a senha do antiga. Nesse caso se o usuário lembrar a senha anterior esta poderá seguir sendo utilizada.

5.3 Padrão das telas

Na lateral esquerda é disponibilizado a guia Painel de Consulta que permite realizar pesquisas através dos filtros básicos e mais utilizados, filtros mais avançados para refinar sua pesquisa e também configurações para definir como será apresentado o resultado da consulta. As opções de pesquisa no Painel de Consulta, são disponibilizadas respectivamente através das guias: FiltrosFiltros Avançados e Configurações conforme exemplificado a seguir:

...