...
Painel | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||
|
1. Introdução
O BackOffice Empório PRO através das suas funcionalidades realiza o gerenciamento de cadastros de produtos integrado com a retaguarda Empório PRO. Foi realizada a implementação deste projeto para atender as necessidade da Franquia Zé Express padronizar os cadastros de produtos nos ambientes.
...
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
Possuir usuário cadastrado no ambiente http://zeexpress.linxemporio.com.br.
3 Funcionalidades
Nesta seção, apresentaremos como cadastrar os produtos, realização de manutenções bem como suas principais funcionalidades.
3.1 Cadastro Padrão - Tipos de Produtos
No BackOffice Empório PRO, o cadastro de novos produtos está disponível no menu: CADASTRO PADRÃO > PRODUTOS, é necessário após acessar o cadastro, clicar no botão <Novo>, no canto superior direito da tela.
...
Tipo de Produto | Conceito | Exemplos |
SIMPLES | Produto unitário e que não possui composição. | Refrigerante, Cervejas, aguas, etc.
|
EMBALAGEM | Agrupamento de PRODUTO SIMPLES. Para formar a composição de uma embalagem é permitido apenas um produto e a sua quantidade. | Exemplo: CERVEJA SKOL 350ML LT COM 18UND |
COMBO | Produto que possui composição formada por PRODUTOS SIMPLES, e/ou EMBALAGENS. Não possui limite de produtos. | KIT PEPSI e SUKITA. |
3.1.1 Produtos do Tipo Simples
Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:
...
Aviso |
---|
Após concluir o cadastro de um produto, não será mais permitido alterar seu tipo e o produto NÃO é disponibilizado para os franqueados, para que isso ocorra é necessário publicá-los! Essa regra é válida para todos os tipos de produtos. Mais adiante nesse guia explicaremos como publicar produtos. |
3.2.2 Produtos do Tipo Combo
Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:
...
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Enquanto o produto não for Publicado, é permitido alterar sua composição. No próximo tópico, veremos como publicar produtos no BackOffice Empório PRO. Antes disso, vamos ver como pesquisar e selecionar produtos já existentes no cadastro. |
3.2.3 Produtos do Tipo Embalagem
Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:
...
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Enquanto o produto não for Publicado, é permitido alterar sua composição. No próximo tópico, veremos como publicar produtos no BackOffice Empório PRO. Antes disso, vamos ver como pesquisar e selecionar produtos já existentes no cadastro. |
4 Manutenções de Produtos
4.1 Como Pesquisar Produtos
Após acessar o cadastro de produtos, à esquerda da tela é apresentado o Painel de Consulta, na seção Filtros é permitido pesquisar filtrando pelo código do produto ou parte dele; pela descrição ou parte dela; pelo tipo de produto - conforme as opções destacadas na imagem abaixo; também é possível pesquisar os produtos que permitem ao franqueado alterar sua descrição, os produtos que permitem venda; os produtos com situação = cadastrados, os que estão publicados, os que possuem status ativo ou somente os inativos:
...
São apresentados os dados do produto, caso desejar alterar alguma informação, realize as devidas alterações e clique em <Concluir>.
4.2 Como Publicar Produtos
Após cadastrar um novo produto, para que o mesmo seja disponibilizado para os franqueados, é necessário Publicá-lo. Para isso, com o produto selecionado, clique no botão <Publicar>. Será solicitada a confirmação da publicação, para continuar, clique no botão <Publicar>, se desistir da operação, cliquem em <Cancelar>.
...
- Após publicação pode confirmar na grid de pesquisa na linha do Produto seu <Status> e <Situação>.
4.3 Como Inativar Produtos
Para inativar um produto, após selecioná-lo, clique no botão <Inativar>. Será solicitada a confirmação da operação. Para seguir com a inativação, clique em <Sim>, se desistir da operação, clique em <Não>.
...
Para reativar um produto, basta após pesquisá-lo, clicar no botão <Reativar produto>:
4.4 Campos para precificação
Ao editar um produto será mostrado o botão <Preços> ao clicar neste botão, abrirá uma nova tela com os campos: Preço mínimo , Preço máximo, Preço sugerido e Preço Zé Lover.
...
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Os campos não são de preenchimento obrigatório, mas se o usuário informar valores nos campos devem ser aplicadas regras de validação referente aos valores informados.
|
5 Funcionalidades do BackOffice Empório PRO
Nesta seção, apresentaremos como acessar o sistema, bem como suas principais funcionalidades.
5.1 Acessos
O acesso ao BackOffice Empório PRO é feito através do site zeexpress.linxemporio.com.br. É apresentada a tela de login, informe seu usuário (e-mail completo caso não seja @.ambev.com.br), senha e clique no botão <Entrar> conforme exemplificado na imagem a seguir:
...
No canto superior à esquerda é disponibilizado o botão < >que apresenta o menu com todas as opções disponíveis. Clique no menu desejado para que sejam exibidas suas opções e clique na opção desejada para acessá-la. É possível buscar o menu através do campo Filtrar, informando a opção que deseja acessar. Ao realizar filtro o sistema irá indicar o menu de acesso para a opção desejada:
5.2 Esqueci minha senha
Caso o usuário esqueça a senha de acesso do BackOffice Empório a ferramenta disponibiliza a funcionalidade de recuperação de senha. Após informar o usuário de acesso ou e-mail completo basta clicar em <esqueci minha senha>, será exibido alerta indicando envio de e-mail com nova credencial de acesso.
...
Dica |
---|
O Fluxo de solicitação de nova senha, mesmo após envio de nova senha ao usuário não inválida a senha do antiga. Nesse caso se o usuário lembrar a senha anterior esta poderá seguir sendo utilizada. |
5.3 Padrão das telas
Na lateral esquerda é disponibilizado a guia Painel de Consulta que permite realizar pesquisas através dos filtros básicos e mais utilizados, filtros mais avançados para refinar sua pesquisa e também configurações para definir como será apresentado o resultado da consulta. As opções de pesquisa no Painel de Consulta, são disponibilizadas respectivamente através das guias: Filtros, Filtros Avançados e Configurações conforme exemplificado a seguir:
...