Sumário

1. Introdução

O BackOffice Empório PRO através das suas funcionalidades realiza o gerenciamento de cadastros de produtos integrado com a retaguarda Empório PRO. Foi realizada a implementação deste projeto para atender as necessidade da Franquia Zé Express padronizar os cadastros de produtos nos ambientes.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Possuir usuário cadastrado no ambiente http://cbe.linxemporio.com.br/.

3 Funcionalidades

Nesta seção, apresentaremos como cadastrar os produtos, realização de manutenções bem como suas principais funcionalidades.

3.1 Cadastro Padrão - Tipos de Produtos

No BackOffice Empório PRO, o cadastro de novos produtos está disponível no menu: CADASTRO PADRÃO > PRODUTOS,  é necessário após acessar o cadastro, clicar no botão <Novo>, no canto superior direito da tela.



Será apresentada a tela Verificação de Código onde serão apresentados o campo Código. Ao lado,<> usado posteriormente para visualizar o barcode. Informe o Código do Produto que deve ser válido e conter 8, 12, 13 ou 14 dígitos.

Após clicar <Validar Código> caso o código informado durante o cadastro já conste na BackOffice Empório Pro será demonstrado uma mensagem de alerta ao usuário: O código já está sendo utilizado. 


Será necessário clicar em <OK> para informar novo código ou posteriormente cancelar a operação de cadastro de novo produto. 

Ao ao clicar <validar código> se informado um código EAN válido será exibida a informação de código verificado com sucesso, sendo necessário clicar em <OK> para prosseguir com o cadastro.



Para inclusão de produtos é necessário definir um tipo de produto dentre as opções:

Tipo de Produto

Conceito

Exemplos

SIMPLES

Produto unitário e que não possui composição.


Refrigerante, Cervejas, aguas, etc.

 

EMBALAGEM

Agrupamento de PRODUTO SIMPLES. Para formar a composição de uma embalagem é permitido apenas um produto e a sua quantidade.

Exemplo: CERVEJA SKOL 350ML LT COM 18UND

COMBO

Produto que possui composição formada por PRODUTOS SIMPLES, e/ou EMBALAGENS. Não possui limite de produtos.

KIT PEPSI e SUKITA.

3.1.1 Produtos do Tipo Simples

Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:


Informe o tipo de produto dentre as opções: conforme a tabela acima item "3.1 Cadastro Padrão - Tipos de Produtos".  Por padrão, o Tipo de produto já é apresentado com a opção Simples selecionada. Será necessário informar a estrutura mercadológica (grupo, subgrupo e artigo), descrição e descrição resumida, unidade de venda e marca.

Durante o cadastro do produto é possível selecionar as marcas de produtos cadastradas ou realizar a inclusão de uma nova marca.



A seleção de estrutura mercadológica durante o cadastro do produto é obrigatória, sendo que o usuário deve selecionar uma das estruturas previamente cadastradas. A estrutura mercadológica definida pela franquia não será exibida para os franqueados na retaguarda.



 Os campos de  Código de Integração, RGB e Utiliza Vasilhame não são campos de preenchimento obrigatório. Após informar todos os campos obrigatórios e os desejados, clique no botão <Concluir>.


A opção Permite alterar descrição quando utilizada, permite aos franqueados alterarem a descrição e descrição resumida do produto em seu cadastro.


Para todos os tipos de produtos , é possível associar uma imagem. Para isso, com o produto selecionado, clique na figura apresentada abaixo do título Imagem, localize o local onde o arquivo com a imagem se encontra, selecione-a e clique no botão <Concluir> para salvar, conforme exemplificado  seguir:



Após preencher os dados básicos basta clicar em <Concluir>.


Após concluir o cadastro de um produto, não será mais permitido alterar seu tipo e o produto NÃO é disponibilizado para os franqueados, para que isso ocorra é necessário publicá-los! Essa regra é válida para todos os tipos de produtos. Mais adiante nesse guia explicaremos como publicar produtos.

3.2.2 Produtos do Tipo Combo 

Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:

Informe o tipo de produto dentre as opções: conforme a tabela acima item "3.1 Cadastro Padrão - Tipos de Produtos".

Caso o novo combo não tenha um EAN valido código 8, é possível gerar um através do botão <Gerar código>.

Por padrão, ao usar o botão gerador de códigoTipo de produto já é apresentado com a opção Combo selecionada sem possibilidade de alteração. Será necessário informar também a estrutura mercadológica (grupo, subgrupo e artigo), descrição e descrição resumida, unidade de venda e marca.  Os campos de  Código de Integração, RGB e Utiliza Vasilhame não são campos de preenchimento obrigatório.


Após informar todos os campos obrigatórios e os desejados, clique no botão <Compor>. Clique em <Adicionar> para selecionar os produtos ao Combo. Não existe limite de produto e de quantidades.

 Clique em <Adicionar> para vincular outros produtos dento do combo.

Após adicionados os itens basta clicar em <Concluir>.

Importante

Enquanto o produto não for Publicado, é permitido alterar sua composição. No próximo tópico, veremos como publicar produtos no BackOffice Empório PRO. Antes disso, vamos ver como pesquisar e selecionar produtos já existentes no cadastro.

3.2.3 Produtos do Tipo Embalagem

Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:

Informe o tipo de produto dentre as opções: conforme a tabela acima item "2.1 Tipos de Produtos".

Por padrão, o Tipo de produto já é apresentado com a opção Simples selecionada, caso desejar cadastrar outro tipo de produto, basta selecionar. Neste caso selecione "Combo"Será necessário informar também a estrutura mercadológica (grupo, subgrupo e artigo), descrição e descrição resumida, unidade de venda e marca.

Após informar todos os campos obrigatórios e os desejados, clique no botão <Compor>.



Após clicar em <Compor> é possível retornar à tela inicial com os dados base do produto, para isso clicar no botão <Etapa Anterior>, e o botão <Concluir> serve para salvar a inclusão ou alterações de um produto ou sua composição e o <Cancelar> é utilizado para desistir da operação


Na tela de composição, ao clicar em <Adicionar> será exibida em Etapa produto as opções para o usuário pesquisar o produto por código ou descrição e informar a quantidade de unitários na embalagem.


A pesquisa por código ou descrição irá exibir os produtos disponíveis conforme o usuário informar dados.

Após selecionar o produto desejado basta informar a quantidade de itens da embalagem e <Salvar> a etapa produto.


O produto tipo 'Embalagem' pode conter somente um produto na sua composição, após adicionado o item basta clicar em <Concluir>.

Importante

Enquanto o produto não for Publicado, é permitido alterar sua composição. No próximo tópico, veremos como publicar produtos no BackOffice Empório PRO. Antes disso, vamos ver como pesquisar e selecionar produtos já existentes no cadastro.

4 Manutenções de Produtos

4.1 Como Pesquisar Produtos

Após acessar o cadastro de produtos, à esquerda da tela é apresentado o Painel de Consulta, na seção Filtros é permitido pesquisar filtrando pelo código do produto ou parte dele; pela descrição ou parte dela; pelo tipo de produto - conforme as opções destacadas na imagem abaixo; também é possível pesquisar os produtos que permitem ao franqueado alterar sua descrição, os produtos que permitem venda; os produtos com situação = cadastrados, os que estão publicados, os que possuem status ativo ou somente os inativos:

Na seção Filtros Avançados é possível filtrar pela marca,  pelos produtos que pertencem a um determinado grupo, subgrupo ou artigo; também é possível filtrar por unidade de venda e pela opção Favorito. Esses filtros são de múltipla seleção, ou seja, é possível pesquisar utilizando mais de uma opção no mesmo filtro:



Ainda na seção Filtros Avançados é possível filtrar um ou múltiplos usuários, utilizando o filtro Usuário, O sistema irá apresentar somente os produtos que possuírem os usuários marcados na seleção. Marque as caixas de seleção dos usuário escolhidos e clique no botão <Aplicar>.



E na seção Configurações temos a opção para definir quantas linhas por página devem ser apresentadas no resultado da pesquisa realizada conforme exemplificado na imagem a seguir, onde foi solicitada a exibição de 10 linhas por página de pesquisa:


Após definir os filtros a serem utilizados, para que a pesquisa seja realizada, clique no botão <Aplicar>. É apresentado o resultado da pesquisa, para visualizar os dados do produto desejado, clique no botão <Editar produto>.



São apresentados os dados do produto, caso desejar alterar alguma informação, realize as devidas alterações e clique em <Concluir>.

4.2 Como Publicar Produtos

Após cadastrar um novo produto, para que o mesmo seja disponibilizado para os franqueados, é necessário Publicá-lo. Para isso, com o produto selecionado, clique no botão <Publicar>. Será solicitada a confirmação da publicação, para continuar, clique no botão <Publicar>, se desistir da operação, cliquem em <Cancelar>.


IMPORTANTE

Após publicar não será mais permitido alterar o código do produto, seu tipo (que já não era permitido alterar após a inclusão) e a composição.

  • Após localizar o Produtos na pesquisa:
  • Selecione o respectivo Produto, neste caso pode ser selecionado mais de um. 
  • Clique no botão <Publicar>
  • Confirme a publicação <Sim> ou <Não>

  • Após publicação pode confirmar na grid de pesquisa na linha do Produto seu <Status> e <Situação>.

4.3 Como Inativar Produtos

Para inativar um produto, após selecioná-lo, clique no botão <Inativar>. Será solicitada a confirmação da operação. Para seguir com a inativação, clique em <Sim>, se desistir da operação, clique em <Não>.


Após confirmar a operação, o produto tem seu status alterado para Inativo. É possível inativar mais de um produto ao mesmo tempo, para isso, após pesquisar os produtos desejados, marque-os, clique no botão <Inativar> e confirme a operação conforme exemplificado a seguir: 



Após inativar um produto no BackOffice Empório PRO, caso o produto exista no cadastro do franqueado, se o seu saldo em estoque for ZERO, o produto terá seu status alterado para Inativo Fora de Operação, o produto deixará de ser produto do Cadastro Padrão e passará a ocupar Posição Livre. Se o produto estiver com saldo em estoque positivo ou negativo, o produto perderá o vínculo com o Cadastro Padrão, já passará a ocupar Posição Livre, terá seu status alterado para Inativo em Operação e após zerar o estoque, automaticamente será alterado para Inativo Fora de Operação

Para reativar um produto, basta após pesquisá-lo, clicar no botão <Reativar produto>: 


4.4 Campos para precificação

Ao editar um produto será mostrado o botão <Preços> ao clicar neste botão, abrirá uma nova tela com os campos: Preço mínimo , Preço máximo, Preço sugerido e Preço Zé Lover.

Estes campos permitem que a Franqueadora possa definir o preço sugerido, preço mínimo, preço máximo e preço promocional. 

Os dados informados no BacKOffice serão sincronizados com todas as retaguardas da franquia que possuam os produtos.



Para continuar o cadastro de preços, deve-se inserir os valores desejados nos campos de preços e clicar no botão <Confirmar>, e logo depois clicar no botão <Concluir>.


IMPORTANTE

Os campos não são de preenchimento obrigatório, mas se o usuário informar valores nos campos devem ser aplicadas regras de validação referente aos valores informados.

  • O Preço mínimo não pode ser maior que o valor do campo preço máximo;
  • O Preço máximo não pode ser menor que o valor do campo preço mínimo;
  • O Preço sugerido não pode ser menor que o preço mínimo ou maior preço máximo, podendo ser igual a um dos preços;
  • O preço promocional(Zé Lover) não pode ser maior ou igual ao preço sugerido;
  • O Preço promocional(Zé Lover) não pode ser maior que o preço mínimo ou maior que o preço máximo;
  • Quando informado valores nos campos devem ser maiores que zero;



5 Funcionalidades do BackOffice Empório PRO

Nesta seção, apresentaremos como acessar o sistema, bem como suas principais funcionalidades.

5.1 Acessos 

O acesso ao BackOffice Empório PRO é feito através do site zeexpress.linxemporio.com.br. É apresentada a tela de login, informe seu usuário (e-mail completo caso não seja @.ambev.com.br), senha e clique no botão <Entrar> conforme exemplificado na imagem a seguir:



Ao entrar no sistema BackOffice Empório PRO, será apresentada a tela inicial, com a mensagem "Bem vindo(a) 'nome do usuário'", acesse o menu para começar!


Acessando o menu Sistema -> Gestão de usuário é apresentado o Painel de Consulta. No canto superior direito é possível cadastrar um novo usuário clicando no botão <Novo>.



Após aberto, será apresentada a tela de Dados do Usuário. Deve ser preenchido o nome do novo usuário e seu e-mail. Também é necessário vincular um perfil de acesso à este novo usuário, para isso, clique no botão <Nenhum Perfil Selecionado>.



Será apresentada a guia Gestão de Perfil. Nela é possível criar um novo perfil clicando em <Novo> ou selecionar um dos perfis já cadastrados marcando a caixa de seleção respectiva. Pode-se ainda filtrar a busca pelo nome de um perfil já cadastrado, preenchendo o campo Filtrar. 
Para editar um dos perfis já cadastrados, marque a caixa de seleção desejada e clique no botão <> (Editar Perfil).


Ao clicar em <Editar perfil> uma nova aba será apresentada. O campo Descrição está preenchido com o atual nome do perfil, e poderá ser alterado. A seguir consta a lista de permissões divididas em grupos e subgrupos, é possível abrir um subgrupo clicando no botão <>. Marque a caixa de seleção dos perfis que deseja associar ao usuário. Para concluir utilize o botão <Salvar>. Ainda é possível <Cancelar>, <Inativar>, <Excluir> o perfil selecionado, clicando no respectivo botão.


Se desejar cadastrar um novo perfil clique em <Novo>, será apresentada a guia Cadastrar Novo. No campo Descrição, preencha com o nome escolhido. No filtro Selecione um perfil como base, escolha um perfil cadastrado e marque as caixas de seleções com as permissões para o novo perfil. Clique em <Concluir> para finalizar ou <Voltar> para abortar o processo.


Na tela Dados de Usuário, clique em <Concluir> para prosseguir ou <Cancelar> para abortar o inclusão de usuário. Uma mensagem de sucesso será apresentada. 


Para consultar os usuários cadastrados, acesse o menu Sistema -> Gestão de Usuário. Na guia Painel de Consulta preencha os filtros desejados como Nome, E-mail Status e clique em <Aplicar>. Para buscar todos os usuários, apenas clique no botão <Aplicar>. Na aba Opções Avançadas é possível definir o número de resultados por páginas.


Caso necessário é possível inativar usuários realizando o procedimento pela detalhes do resultado apresentado ou através das ações do usuário, através da opção <Inativar>

Na tela inicial, é possível localizar o botão no canto superior direito <> onde são disponibilizadas as opções <Meu perfil> ou <Sair> do sistema: 


Ao acessar <Meu Perfil>, serão apresentados os recursos de Informações CadastraisSegurança e Perfis de Acesso

  • Em Informações Cadastrais poderão ser visualizados o nome e e-mail cadastrados.
  • ESegurança o usuário poderá alterar sua senha clicando no botão <Trocar Agora>, para isso preencha os campos solicitados e clique em <Alterar Senha>.
  • Na seção Perfis de Acesso, será informado o nível de acesso do usuário logado.


No canto superior à esquerda é disponibilizado o botão <>que apresenta o menu com todas as opções disponíveis. Clique no menu desejado para que sejam exibidas suas opções e clique na opção desejada para acessá-la. É possível buscar o menu através do campo Filtrar, informando a opção que deseja acessar. Ao realizar filtro o sistema irá indicar o menu de acesso para a opção desejada:

5.2 Esqueci minha senha

Caso o usuário esqueça a senha de acesso do BackOffice Empório a ferramenta disponibiliza a funcionalidade de recuperação de senha. Após informar o usuário de acesso ou e-mail completo basta clicar em <esqueci minha senha>, será exibido alerta indicando envio de e-mail com nova credencial de acesso.



A senha de acesso será temporária, solicitando a mudança de senha do usuário após o primeiro acesso.


O Fluxo de solicitação de nova senha, mesmo após envio de nova senha ao usuário não inválida a senha do antiga. Nesse caso se o usuário lembrar a senha anterior esta poderá seguir sendo utilizada.

5.3 Padrão das telas

Na lateral esquerda é disponibilizado a guia Painel de Consulta que permite realizar pesquisas através dos filtros básicos e mais utilizados, filtros mais avançados para refinar sua pesquisa e também configurações para definir como será apresentado o resultado da consulta. As opções de pesquisa no Painel de Consulta, são disponibilizadas respectivamente através das guias: FiltrosFiltros Avançados e Configurações conforme exemplificado a seguir:



Após definir os filtros a serem utilizados na pesquisa, clique no botão <Aplicar>.

O resultado da pesquisa realizada é apresentado na guia Resultados. Se desejar efetuar novas consultas, mantendo o resultado da última consulta realizada, basta clicar no botão <+> (Adicionar) apresentado ao lado direito da guia Resultados, será apresentada uma nova guia com sua respectiva numeração, defina os filtros desejados para realizar a nova pesquisa e clique no botão <Aplicar>. Podem ser realizadas diversas novas pesquisas, mantendo as anteriores, basta sempre clicar no botão <+> apresentado ao lado da última guia Resultados existente.

No exemplo abaixo, podemos visualizar 1 pesquisa de produtos que no campo Descrição possui a palavra "Skol":



É possível realizar mais de uma pesquisa de produtos no BackOffice simultaneamente. Sendo que será exibido guias Resultados, ao clicar na seta ao lado, serão disponibilizadas as opções: Fechar esta guiaFechar todas guias e Fechar todas guias menos esta. Para visualizar essas opções, é só clicar no título da guia: