Este programa possibilita ao usuário efetuar configurações por filial para as funcionalidades do sistema, o mesmo é separado por guias clique nos links abaixo para mais informações como parametrizar o sistema conforme a sua necessidade.
Acesso rápido
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Parâmetros
No campo filial informe para qual filial deseja fazer as alterações de parâmetros. Em razão da farmácia será preenchido conforme a razão configurada, no programa Cadastro de Filiais em (Parâmetros > Filiais).
Impressoras Paralelas
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Nesta guia o usuário pode informar a configuração dos processos que a realizam a impressão de documentos em sua farmácia. No campo selecione processo de impressão o sistema informa os modelos de impressão de documentos que utiliza para os seguintes processos:
Selecione o tipo de impressora que utilizará para impressões do processo, conforme a opção selecionada no campo anterior o sistema listará as impressoras permitidas.
Em porta de comunicação selecione a porta de comunicação utilizada pela impressora selecionada no campo tipo de impressora, (LPT, COM ou impressão em rede). Esta opção é utilizada para sistemas com Windows 98, no qual é possível selecionar a porta de impressão de notas M1 pelo Linx Softpharma. Para Windows XP não é possível utilizar esta opção para condicionar em qual porta será realizada a impressão, sendo que a impressão será direcionada diretamente para a porta LPT que estiver configurada como padrão do Windows. O campo localização da impressora é utilizado para informar quando a impressora não está fisicamente ligada ao computador, para facilitar a localização da impressora basta clicar no botão disponível canto direito, que o programa realizara a busca de todas as impressoras que estão compartilhadas na rede interna da farmácia. Após localizada basta dar um duplo clique no nome que o campo do endereço será preenchido automaticamente.
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Entradas
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Nesta guia é poderemos realizar a configuração dos parâmetros de entrada de mercadorias no sistema, de acordo com as opções disponíveis na tela que são:
O campo lançar contas a pagar na entrada por transferência manual quando marcado gerará um título a pagar na entrada de mercadorias oriundas de transferências entre filiais. A opção utilizar pré-entrada de mercadorias/check-in de produtos quando marcada define para que os lançamentos e check-in da entrada de mercadorias e produtos seja feito pelos programas Pré-Entrada de mercadorias e Importar e faturar, ambos localizados em Compras, para que sejam conferidas e liberadas para o estoque da farmácia. Existem ainda 3 (três) opções de filtros para estas entradas que são: (todos os produtos, produtos com controle de lote/vencimento e/ou somente itens controlados pelo SNGPC).
Em Pendências pode-se definir quais situações devem ser consideradas pendências ao importar notas de entrada na filial, e se devem bloquear o faturamento da nota até sejam ajustadas pelo usuário através dos menus usar (sim/não) e bloquear faturamento (sim/não), de acordo com as opções, produtos com variação maior que 20%. produtos ativados automaticamente edivergência no check-in de produtos, para esta situação, a filial poderá definir apenas se bloqueará ou não o faturamento da nota, pois esta divergência sempre será considerada uma pendência a ser ajustada. |
Vendas
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GERAL
Receitas
Limite de venda
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Estoque
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Esta guia é utilizada para realizar a configuração do estoque de mercadorias da farmácia, geração de curva ABC, promoções, etc. Controle de estoque negativoEm controle de estoque negativo é possível selecionar em quais grupos serão possíveis realizar vendas de produtos com estoque negativo através do campo aceitar estoque negativo por grupos principais.
Marque o campo pedir senha para estoque negativo para que o sistema libere a venda de produtos com saldo negativo, mediante senha de autorização. Curva ABCNo campo percentual curva ABC informar o percentual de giro de produtos utilizado para o cálculo da curva ABC de produtos, sendo que o sistema já traz como padrão os percentuais de A: 50% B: 30% C: 20%, obrigatoriamente a soma dos percentuais deve fechar em 100%.
Quando marcado o campo zerar automaticamente as promoções vencidas? o sistema vai identificar as promoções vencidas, e zera automaticamente, sem abrir a tela solicitando ao usuário a ação a executar.
Quando marcada a opção no controle de lotes, forçar a dispensa dos itens mais antigos, no momento da venda, o sistema sempre verificará se o lote que está sendo dispensado é o mais antigo daquele produto. Se não for, dá mensagem ao usuário e pede confirmação da venda do lote mais novo. Quando configurado exige pelo menos um código de barras válido pro produto, o sistema aceitará apenas código válidos para o cadastro dos produtos. No campo filial responsável pelo agendamento/execução do processamento automático da Curva ABC deve ser informado a filial que ficará responsável por configurar e executar o processamento automático da Curva ABC. Apenas uma filial pode ser selecionada. No caso de Redes, a filial selecionada é que ficará responsável pelo agendamento da geração da curva ABC para toda Rede. Mensuração de custo sobre perdaNo campo Mensuração de Custo na baixa por Perda deve ser selecionado qual Custo deseja ser feito a realização da baixa por perda CFOP 5927.
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Caixa
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Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos recebimentos, autenticações e outras relacionadas ao caixa da farmácia. A autenticação em caixa é utilizada nas farmácias que desejam fazer autenticação de água, luz e telefone e possuir uma impressora para impressão da autenticação do título. A configuração dos totalizadores (no caso de impressora fiscal) deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (Parâmetros > Configuração ECF), Verificar legislação do PAF-ECF. Deverá informar a posição da matrícula no código de barras das contas de água, luz e telefone para que no ato do recebimento (leitura do código de barras) para que o sistema consiga identificar a matrícula do cliente neste código de barras e possa imprimir um relatório de conferência de todas as contas recebidas no período.
A opção autenticação em contas a receber é utilizadaquando a farmácia utiliza recebimento de títulos ou boleto bancário de outras empresas que não seja de água, luz ou telefone. A configuração do totalizador de recebimento de títulos deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (parâmetros), Verificar legislação do PAF-ECF.
Em controle de sangria do caixa é possível configurar para o sistema exibir uma mensagem informativa quando o caixa atingir um valor "xx". E também realize o bloqueio das operações ate que seja feito a sangria do caixa, para que esta ação ocorra informe um valor "xx" no campo bloquear operações no caixa. No campo vias adicionais Sangria/Suprimento deverá informar o número de vias adicionais que deseja imprimir quando efetuar a Sangria ou Suprimento no caixa, ao informar 0 (zero) imprimirá somente a via padrão do sistema. O menu controle de restrição abertura/fechamento de caixas é composto pelas seguintes opções:
Parâmetros:
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Controle de Filial
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Esta guia é utilizada para realizar o controle da filial, informações referentes à replicação e configuração relacionada à filial depósito.
Para as farmácias que utilizam replicação de dados deve ser informado o endereço eletrônico de acesso ao PHP do servidor principal para fazer os cadastros de produtos, vendedores, clientes, fornecedores e outros processos que utilizam o servidor principal para pegar o sequenciamento. Caso não informado, as filiais não poderão realizar cadastros. |
Cotação
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Esta guia é utilizada para configurar a cotação para as farmácias que utilizam recebimentos em outras moedas, permitindo informar o câmbio do dia para moedas de diferentes nacionalidades. Configurando os valores, o sistema informa ao vendedor os preços dos produtos nas moedas que possuem câmbio definido. Esses valores devem ser atualizados diária e manualmente. |
Transferência
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Esta guia é utilizada para configurar o processo de transferência entre filiais que utilizam o Linx Softpharma.
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Tele Entrega
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Quanto usar módulo controle tele-entregas estiver selecionado está opção torna-se obrigatório o lançamento de entregas para o motoqueiro e baixa das tele-entregas, para que as mesmas movimentem o caixa diário. Caso não utilize o módulo, o caixa será movimentado na venda da mercadoria, independente da baixa da tele entrega. A opção controlar venda T.E. com máquina de cartão GPRS deve ser marcada caso a farmácia trabalhe com máquinas móveis de cartão de crédito e com a maquineta fixa no caixa. Este campo estará habilitado se o campo “usar modulo controle tele-entrega” estiver marcado.
Quando o campo bloquear venda T.E. para cliente Balcão/Especialestiver marcado não será possível vender no modo tele-entrega para os clientes balcão ou cliente especial, apresentando a mensagem informativa de bloqueio, caso queira dar continuidade a essa venda o usuário deverá selecionar um cliente ou cadastrá-lo no sistema. Quando o campo Exigir senha para a troca de condição de pagamento estiver marcado, ao realizar a troca de pagamento na baixa de uma tele-entrega, o sistema irá solicitar a senha do gerente para prosseguir. Quando desmarcado, não haverá solicitação de senha para realizar o processo. Controle de tele entregaNo controle de tele entrega o usuário pode configurar os parâmetros de layout e impressão dos documentos de notas para tele-entrega. O layout de impressão pode ser 40 ou 132 colunas, quando selecionada a opção 132 colunas poderá observar que na tela “Entregue” para informar qual motoqueiro será responsável pela entrega, o campo emitir o endereço de entrega? será apresentado e bloqueado. Quando marcado o campo imprimir endereço em duas vias na pré-venda/orçamento serão impressas duas vezes o endereço de entrega do cliente, uma via é anexo a nota fiscal e outra para controle na farmácia. A opção imprimir comprovante na venda em ECF/Térmica NFC-edeve ser marcada para que a cada venda tele entrega, seja impresso um cupom vinculado no ECF com as informações da tele entrega (cliente, endereço, complemento, próximo a, etc.). Ao marcá-lo ficará habilitado o campo vias para que o usuário informe a quantidade de vias que deseja imprimir em cada venda. Por padrão virá sempre preenchido com a quantidade 01(um). O campo imprimir comprovante de baixa em ECF/Térmica NFC-e permite a configuração se deseja ou não imprimir os comprovantes de baixa de tele entrega na impressora fiscal em relatório gerencial, Lembrando que caso não seja possível imprimir em ECF será impresso em impressora paralela ou vídeo. Controle de expediçãoNo campo controle de expedição o usuário pode configurar de acordo com as opções de layout e impressão a seguir: Em layout de impressão deverá selecione como será o layout de impressão podendo ser 40 colunas, 80 colunas, A4, A6, 80 mm. A opção por 80 mm também apresentará código de barras. E ao selecionar a opção 40 colunas, o campo “Imprimir informações de tele entrega” não será marcado automaticamente. O campo ordenação permite ao usuárioselecionar em que ordem de organização o relatório de expedição será apresentado: (pré-faturamento, alfabética ou agrupado por). Ao marcar a opção imprimir informações de tele-entrega imprimirá as seguintes informações adicionais: cliente, matrícula, vendedor, e também uma sinalização se houver a impressão do relatório. Quando marcado campo imprimir automático ao finalizar pré-vendas imprimirá o controle de expedição automaticamente ao finalizar a pré-venda, o mesmo relatório que é impresso através do atalho "I" no caixa on-line/controle de tele entrega.
Se as tele-entregas são centralizadas, informar em qual filial é para ser efetivada a venda e emitida a nota fiscal. A opção tele entregas centralizada em qual filialsomente fica disponível para farmácias que utilizam replicação de dados entre as filiais. A forma correta de utilizar filial centralizadora para as tele entregas é quando a farmácia utiliza o módulo de tele entregas, pois dessa forma, o estoque, os lançamentos de títulos e de caixa e outros lançamentos são feitos no momento em que é feita a baixa da tele entrega e não no momento da venda. Controle da taxa de tele-entregaPara que o valor da taxa de tele-entrega não seja alterado pelo usuário, deverá marcar o parâmetro bloquear alteração do preço da taxa de tele entrega. Esse bloqueio será válido para pré-vendas, orçamento, cupom fiscal, NF-e e nota manuscrita. Quando a farmácia deseja cobrar taxa de entrega de seus clientes nas vendas tele entregas, deverá cadastrar um produto e informá-lo no campo produto relacionado a taxa de entrega. Dessa forma, em todas as vendas tele entrega será adicionado o produto informado neste campo com seu valor, que será a taxa de entrega cobrada do cliente. Quando liberado o produto 48-NFS-e para o código da farmácia e configurado o uso desta funcionalidade, este campo será renomeado para serviço relacionado à taxa de entrega. Cobrança de tele-entregas Neste campo podemos configurar como será os parâmetros nas cobranças de tele-entrega de acordo com as opções disponíveis (nenhuma, valor único, hora da venda e/ou faixa de valores) para cada uma das opções a tela abrirá configurações secundarias para definir como as tachas serão cobradas. A faixa de valores é utilizada para que a farmácia possa cobrar taxa de tele entrega diferenciada para determinadas faixas de valores de venda. Para utilizar esta funcionalidade, além de configurar as faixas, é preciso ajustar as configurações do Cadastro de Bairros (Cadastros > Bairros).
Na tabela será possível visualizar as faixas já configuradas e seus valores de cobrança, é possível também fazer a remoção das faixas já criadas, porém, somente é permitido remover a última faixa cadastrada. Para alterar os campos das faixas anteriores a última é necessário excluir as últimas até alcançar a desejada. Para editar uma faixa, deve-se dar um duplo clique sobre a que deseja alterar, ou selecioná-la e pressionar “enter“. Regras para o funcionamento desta funcionalidade
Também é possível configurar o valor da taxa de acordo com o horário da venda. Quando selecionada esta opção, deverá ser configurado o período equivalente a uma determinada taxa de entrega. Logo abaixo deste campo, será exibido um menu para que o usuário informe o horário inicial, horário final e a taxa equivalente a este período. Essa funcionalidade é utilizada pelas farmácias que possuem valores diferenciados para horários de rush ou de madrugada.
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SNGPC
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Nesta aba são efetuadas configurações referentes a movimentações e emissões de relatórios de produtos controlados pela ANVISA. Quando exigir conferência de lançamentos estiver marcado, os produtos controlados pelo modulo SNGPC serão gerados como situação “pendente“, para que o farmacêutico faça a conferência e então altere a situação de “pendente“ para “liberado“. A opção permitir cancelamento de notas com produtos controlados/antibióticos poderá ser marcada somente se existir uma data no campo Última Movimentação Enviada p/ o SNGPC, pois a partir desta data que o sistema valida se o cancelamento da nota será possível ou não. Quando essa alteração for permitida, será solicitada a senha do farmacêutico.
Os parâmetros Imprimir adendos no Balanço Completo e de Balanço de Vendas, vêm marcados por padrão, que por sua vez gerarão informações referentes aos medicamentos que foram movimentados e estão marcados como adendo no Cadastro de Produtos (Cadastros > Produtos), no entanto algumas vigilâncias sanitárias locais recomendam a não impressão de produtos adendos nos balanços, caso a sua farmácia não tenha a obrigatoriedade deverá desmarcar estes parâmetros.
Através do menu exibir autorização na venda de produtos o usuário poderá configurar se deseja solicitar a senha do farmacêutico na dispensação de determinados produto, podendo ser: todos, somente controle especial e/ou antimicrobianos. No campo gerenciar balanço completo por poderá ser configurada a forma de gerenciamento dos balanços enviados a ANVISA, podendo ser por: tipo de produto ou lista (classificação), nesta opção a lista de medicamentos será emitida por substância.
No campo última movimentação enviada p/ o SNGPC é informada a data que ocorreu o último envio para o SNGPC, caso seja necessário alterar a mesma erá solicitada a senha/biometria do farmacêutico. E, no campo licença sanitária é a identificação (licença) da farmácia junto a vigilância sanitária. |
Convênios
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Através desta guia é possível efetuar a configuração geral sobre a gestão de convênios. No campo produto para impressão de notas convênios SEM produtos, permite ao usuário, que seja informado um produto para impressão de nota convênio sem produtos. Ao selecionar o produto, seu código de barras será carregado para "Gravar" para finalizar a operação. Não será permitido o cadastro de produtos inativos e nem de serviços (uma mensagem aparecerá para informar o usuário que deve escolher um produto de comercialização caso seja selecionado um serviço). Configure se os títulos do convênio serão baixados em caixa financeiro da(s) filial logada ou das filiais que possuem movimento. Ao marcar a opção nota convênio com produtos, no entantoantes de selecionar umas das opções disponíveis será apesentada uma mensagem para validar com a contabilidade da farmácia se esta opção pode ser utilizada em seu Estado e qual CFOP e Natureza da operação que deve ser utilizada”.
Quando a nota de convênio com produtos estiver configurada, o programa Fechamento de Convênios (Relatórios > Contas a Receber), efetuará as verificações a seguir:
Nesta aba será apresentada uma mensagem em vermelho com o objetivo de instruir o usuário quanto a legislação vigente, referente a geração da nota convênio. |
Metas
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Informe o percentual (%) de variação aceitável para as metas da farmácia, para cada um dos campos deve ser informado um percentual que a loja deseja alcançar durante o período. Os valores informados serão a variável de indicações utilizadas como referência para saber se a farmácia está conseguindo alcançar suas metas ou não. E definir quais os setores estão com índices acima da media e quais estão abaixo. Lembrando que estes valores são calculadas de forma mensal. |