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- O módulo Hub Delivery Linx deve estar habilitado na chave do estabelecimento;
- A versão mínima exigida é a 3.3.1.7 (AutoSystem) ou superior.
a
3 Configurações
3.1 Permissões de Acesso
As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações > procurar por Hub > Integração Hub Delivery Linx, conforme exemplo a seguir:
3.2 Configuração do Atalho no Servidor
Se desejado, é possível executar o serviço no próprio servidor do PDV (e não no Gerenciador conforme consta no item 5) através da configuração de atalho conforme indicado na imagem abaixo:
3.3 Configurar Integração
Para o funcionamento desta integração será necessário realizar algumas configurações:
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Dica | ||
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Uma empresa poderá ter mais de um parceiro cadastrado na etapa a seguir. |
Aviso |
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URL Parceiro, Cliente ID e Cliente Secret deverão ser preenchidos com os dados fornecidos pelo parceiro. |
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- Configuração da Empresa: esta seção permite habilitar a integração com a Hub Delivery à opção demarcada em Relação de Empresas;
- Intervalo entre requisições: permite assinalar o intervalo (medido em segundos) no qual o sistema se comunicará com o parceiro (indicado na imagem como Relação de Parceiros);
- Emissão da Venda: permite que, uma vez alterado o status do pedido de Entrega em Andamento para Finalizado no Caixa, a venda seja emitida. Neste campo também é possível alterar a emissão da venda para Ao Entregar, disponível na lista suspensa. Na opção Questionar por Venda, a cada venda efetuada o sistema exibirá uma mensagem para liberar ou não a emissão;
- Iniciar o serviço automaticamente ao abrir o caixa: nesta opção é possível deixar selecionado, pois sempre que o Caixa for aberto, as atualizações de pedido serão inicializados automaticamente;
- Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar o pedido: uma vez confirmado o pedido no Caixa, caso essa opção estiver assinalada, a impressão da comanda será disponibilizada automaticamente. Feito isso, para o cliente que fez o pedido pelo aplicativo, o mesmo passará a constar como Em produção;
- Imprimir automaticamente o pré-fechamento: esta opção permite a impressão automática do pré-fechamento, demonstrado da seguinte forma:
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- ;
- Destacar taxa de entrega e descontos provenientes do player nas observações do documento fiscal ao invés de exibir em valor outros: nesta opção é possível selecionar quando a taxa de serviço, taxa de entrega e descontos tratam-se do parceiro ou da loja, caso seja um desconto do parceiro, o cupom fiscal será impresso com uma observação.
3.3.1 - Relação de Parceiros
Em Relação de Parceiros não é possível excluir um parceiro, visto que podem haver pedidos vinculados a ele. No entanto, é possível inativá-lo ao clicar no botão .
3.3.2 - Produtos Vinculados
A aba guia Produtos Vinculados diz respeito aos produtos que estão permitidos ou não para venda. Essa sincronização de disponibilidade ocorre a cada 30 minutos.
- Para adicionar um produto, clicar no botão
- Para excluir um produto, clicar no botão
4 Gerenciador
Feitas as configurações, uma vez que houver pedidos o gerenciador passará a constar notificação na aba Serviços e sinalizará com um botão vermelho. Ao clicar no mesmo, será exibida uma mensagem conforme consta abaixo:.
O cadastro dos produtos/ itens é realizado manualmente selecionado a opção é possível realizar uma inclusão individual, inclusão por grupo de produtos e inclusão por regra de preços.
Nesta tela temos as opções:
- Realizar a inclusão de produto/item;
- Realizar a exclusão do produto/item;
- Atualizar a relação de produtos/itens;
- Salvar produto/item cadastrado.
3.3.2.1 - Cadastro de Produtos
Todos os produtos devem estar vinculados entre si, ou seja, o mesmo cadastro que consta no módulo Gerencial do AutoSystem também deve constar no cadastro de produtos da Hubster.
Caso um pedido seja efetuado no player (aplicativo) e o produto escolhido pelo cliente não tenha sido configurado na Hubster, o sistema não receberá este pedido, aparecendo como Rejeitado.
Para visualizar os pedidos rejeitados, acessar a tela principal no módulo Caixa - Gerenciamento de pedidos Hub Delivery Linx e marcar a opção Exibir os pedidos cancelados e finalizados. Com isso, serão demonstrados na tela todos os pedidos que tiveram algum tipo de problema. Caso o pedido esteja inativo ou não tenha a configuração na Hubster, estes serão sinalizados.
Ao assinalar um produto e clicar em Visualizar - F6 será possível identificar demais informações a respeito do mesmo:
Produto sem cadastro:
3.3.3 - Formas de Pagamento
Na guia Formas de Pagamento, é possível incluir outras formas de pagamento como por exemplo Vale Alimentação/ Refeição, selecionando a opção
4 Motivo de Movimentação
Uma vez que as configurações anteriores foram realizadas e a comunicação foi bem sucedida, será criado automaticamente o motivo de movimentação, para que sejam baixadas as vendas com o motivo configurado. É possível acessar os motivos de movimentação através do Gerencial > Motivo de Movimentação, com as informações: É possível solicitar no módulo Gerencial um relatório onde conste todas as vendas através do Hub Delivery Linx. Acessando Gerencial > Financeiro > Relatórios > Vendas > Venda pelo Hub Delivery Linx.
5 Inicialização de Gerenciador
É possível iniciar a integração manualmente do Hub Delivery através do Gerenciador.
Feito isso, a sinalização do ícone passará a ser verde. Clicando novamente, o sistema perguntará se deseja encerrar o serviço.
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Aviso | ||
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O serviço de Integração do Hub Delivery através do gerenciador só será iniciado automaticamente, quando a opção iniciar o serviço automaticamente ao abrir o caixa (conforme configurado no passo 3.2) estiver flegada. |
6 Vendas Delivery no Caixa
Após conclusão das configurações, na tela principal do módulo Caixa irá constar um botão referente ao Hub Delivery:
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Quando há pedidos em aberto, o ícone se apresenta na cor verde, conforme imagem acima. Quando Quando não houver pedidos pendentes, o ícone ficará "vazio", sem corvermelho.
Ao clicar no botão Delivery (ou tecla de atalho Y), será apresentada a tela de Gerenciamento de Pedidos Hub Delivery Linx:
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- Origem: mostra através de qual player (aplicativo) o pedido foi realizado;
- Pedido: mostra o número do pedido gerado;
- Data Entrega: mostra a data escolhida pelo cliente, para a entrega do pedido;
- Cliente: mostra o nome do cliente;
- Status: mostra a situação atual do pedido, podendo ser: Novo, Em Produção, Entrega em Andamento e Concluído;
- Tipo de Pagamento: mostra como será o pagamento, se na Entrega do pedido ou efetuado pelo App;
- Forma de Pagamento: mostra a forma de pagamento, podendo ser no Dinheiro ou Cartão.
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6.1 Status do Pedido
Os pedidos entram automaticamente na tela de Gerenciamento e serão apresentados com o status de Novo.
Aviso | ||
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Os Status status não são atualizados automaticamente. Cada etapa do processo deve ser feito manualmente pelo operador e respeitando a ordem. |
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Aviso | ||
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Quando uma venda é finalizada no sistema, o pedido também será finalizado. |
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6.2 Impressão dos Pedidos
Os pedidos podem ser impressos através do botão Imprimir-F3 onde será aberta uma janela com as opções:
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Aviso | ||
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Caso haja pedidos pendentes do dia anterior ou o caixa seja fechado com pedidos pendentes, estes entrarão somente no próximo caixa. |
5.2.1 Regras de Impressão
Para os casos em que o operador tenha que enviar o pedido à cozinha por exemplo, é preciso criar uma regra de impressão, para que a impressão do comprovante seja emitida no lugar certo. O mesmo vale para quem utiliza terminal de comanda.
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Ao efetuar um cancelamento, o cliente será notificado sobre o ocorrido em seu aplicativo.
6.1 Cancelamento da Venda
Ao tentar cancelar uma venda feita através do Delivery, será apresentada uma mensagem informando que não será possível efetuar o cancelamento da venda. Com isso, o cancelamento pode ser feito no Caixa, menu Venda ou pela opção Cancelar última venda.
7
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Relatório de
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Pedidos
É possível solicitar no módulo Gerencial do AutoSystem também deve constar no cadastro de produtos da Hubster.
Caso um pedido seja efetuado no player (aplicativo) e o produto escolhido pelo cliente não tenha sido configurado na Hubster, o sistema não receberá este pedido, aparecendo como Rejeitado.
Para visualizar os pedidos rejeitados, acessar a tela principal de Gerenciamento de pedidos Hub Delivery Linx e marcar a opção Exibir os pedidos cancelados e finalizados. Com isso, serão demonstrados na tela todos os pedidos que tiveram algum tipo de problema. Caso o pedido esteja inativo ou não tenha a configuração na Hubster, estes serão sinalizados.
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Ao assinalar um produto e clicar em Visualizar - F6 será possível identificar demais informações a respeito do mesmo:
Produto sem cadastro:
8 Relatório de Pedidos
É possível listar em um relatório os pedidos com origem das plataformas que fazem parte desta integração. Para isto, acessar o módulo Gerencial, menu Estoque > Relatórios > Pedidos Delivery:um relatório onde conste todas as vendas através do Hub Delivery Linx. Acessando Gerencial > Financeiro > Relatórios > Vendas > Venda pelo Hub Delivery Linx.
O Filtro do relatório possui as seguintes opções:
- Empresa: permite visualizar a empresa desejada;
- Parceiro: permite visualizar as plataformas com pedidos em aberto;
- Tipo de pagamento: permite selecionar entre Entrega ou Pré-Pago;
- Status pedido: permite selecionar entre Novo, Aprovado, Em Produção, Entrega em Andamento, Finalizado, Integrado, Rejeitado e Cancelado;
- Período: preencher o período desejado.
Após, clicar no botão Visualizar para a demonstração do relatório:
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9 Configuração do atalho no servidor
Se desejado, é possível executar o serviço no próprio servidor do PDV (e não no Gerenciador conforme consta no item 5) através da configuração de atalho conforme indicado na imagem abaixo: