Linx Reshop > Conecta
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O Linx Reshop Conecta é o novo aplicativo do Linx Reshop para apoiar o vendedor no controle de suas vendas, metas e contato com seus clientes.
Por meio do aplicativo, é possível:
- Acompanhamento Visualizar o valor das vendas do vendedor em comparação com as metas cadastradas
- Data atual
- Últimos 7 dias
- Mês atual
- Verificar o valor das vendas acumuladas no mês
- Verificar como está o PA e o ticket médio do vendedor, podendo compará-lo com o valor da redeContato
- Visualizar as metas do dia a dia, assim como o batimento delas
- Entrar em contato com os clientes através de ligação ou via WhatsApp a partir de mensagens pré-parametrizadas
- Consulta de Consultar o cadastro do cliente, suas visualizando seus dados cadastrais, assim como as últimas compras e produtos adquiridos. Criar registro de prospect (potencial cliente) e adição à carteira para posterior contato.
- Incluir ou alterar as informações cadastrais do cliente
- Adicionar observações relevantes ao cadastro do cliente, como por exemplo, inclusão dos produtos que o cliente mais gosta ou procura, período de potencial de compra, entre outros
Nota | ||
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Para utilizar o Linx Reshop Conecta, entre em contato com o seu ECS (Executive Customer Success) para verificar as condições comerciais e solicitar a liberação do produto. Esta funcionalidade está disponível somente para clientes do Linx ERP / Linx POS. |
Configurações
Após a solicitação da liberação do produto para o seu Gerente de Relacionamento, inicie as configurações para a utilização.
No Linx Reshop, acesse o módulo Conecta.
Parâmetros
Nesta tela serão parametrizadas algumas informações para exibição no aplicativo.
Aviso | ||
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É importante que seja realizada a configuração do parâmetro Token de autenticação no APP. Este token será utilizado para que o usuário vendedor seja identificado cadastrado no app como vendedor da marca correspondente. |
Após isso, para cadastrar efetivamente um usuário para acessar o Reshop Conecta, é necessário acessar a plataforma do Linx Reshop, e no menu Conecta → Configurações → Usuários , clicar no botão "Criar Novo usuário" epreencher os campos abaixo:
Uma vez preenchidos e salvos os dados acima, os usuários habilitados, serão disponibilizados na grid abaixo:
Nota | ||
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Não esqueça que para que o usuário possa ter o acesso ao Conecta habilitado deve, obrigatoriamente, estar cadastrado nessa tela. |
Processo de redefinição de senha:
Os vendedores que necessitarem recuperar a senha de acesso, ou que desejam alterá-la por qualquer motivo, devem solicitar a redefinição de senha para um administrador do Reshop. Ou seja, um usuário que tenha acesso à tela acima dentro da plataforma do Reshop (essa tela não fica no aplicativo, mas sim no reshop.linx.com.br).
Ao acessar essa tela, basta que o usuário clique no botão "Redefinir a Senha". Com essa ação, o sistema irá zerar a senha do vendedor, fazendo com que este possa criar uma nova senha.
Para criar a nova senha, basta que o vendedor siga o fluxo de Primeiro Acesso no aplicativo.
Aviso | ||
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Deve-se atentar, ao redefinir a senha de um usuário, tanto no Conecta, quanto no próprio cadastro de usuários do Reshop (Configurações > Usuários), que a nova senha inputada será refletida em ambos os casos: para acesso ao Conecta e para acesso ao Reshop. Ou seja, ao redefinir uma senha no usuário do Reshop, esta será refletida e deve passar a ser usada no Conecta. E ao criar ou redefinir uma senha no Conecta, esta deve ser utilizada para acesso ao Reshop. |
Informações | ||
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Os usuários que possuírem apenas acesso ao Conecta, quando acessarem o Reshop, terão TODOS os menus bloqueados. |
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Caso o vendedor possua um e-mail com o domínio da empresa, é possível indicar que o login seja um e-mail próprio. Caso contrário, será necessário efetuar o cadastro com o e-mail da loja, adicionando ao e-mail o usuário do vendedor.
Exemplo
No exemplo acima, 0001 refere-se ao código do vendedor.
Nota | ||
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Não esqueça que o e-mail cadastrado deve sempre conter o domínio da empresa (@nomedaempresa.com.br). |
Configurações → Período da Meta do Vendedor
Na tela Período da Meta do Vendedor, caso a rede ou a loja utilize um período diferente do mês fechado para apuração de metas, configure o período inicial e final. Este período poderá ser recorrente, ou seja, a apuração poderá ser de um dia X a Y ou mês a mês, para os casos em que o período de apuração seja outro.
Dica | ||
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As metas dos vendedores são cadastradas no módulo Vendedor → Metas → Importação de Metas. |
Aviso | ||
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Este passo só deverá ser realizado caso não seja utilizado o mês fechado (de 01 à 30 ou 31). |
Configurações → Regras do Cliente / Vendedor
Na tela Regras para vincular o cliente ao vendedor, configure a forma com que o sistema fará a associação do cliente com vendedor. Será possível realizar uma análise das compras efetuadas pelo cliente em um determinado período e verificar com qual vendedor o cliente comprou mais vezes ou com qual vendedor o cliente gastou mais.
Configurações → Agenda → Tipo de resposta do cliente
Ao acessar a tela Tipo de resposta do cliente, configure as respostas que o vendedor poderá selecionar após efetuar o contato com o cliente.
Para criar uma resposta, clique em Novo e siga as orientações disponíveis na tela.
Dentre as opções de resposta, é possível definir se um determinado tipo é considerado Sucesso ou não, de acordo com o resultado do atendimento. Caso uma resposta seja selecionada como Insucesso, ou seja, com a flag "Sucesso" desmarcada, o varejista tem a opção de parametrizar que, caso essa resposta seja selecionada pelo vendedor, o contato do consumidor em questão será bloqueado.É possível criar um tipo de resposta que efetua o bloqueio de novas gerações de contato com o consumidor, caso ele peça. Os consumidores bloqueados serão exibidos em Configurações → Cadastros bloqueados.
Configurações → Agenda → Metas para agenda
Ao acessar a tela Metas para agenda, configure a quantidade de clientes que serão gerados diariamente para que o vendedor entre em contato. Além disso, deve ser configurada a quantidade de dias que um cliente já contatado poderá ser gerado para contato do vendedor novamente.
Aviso | ||
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Só é permitido a criação de um cadastro por cargo. Só é permitido a criação de metas para cargos de Gerente e Vendedor. |
Na sequência, inclua as regras para geração da lista de clientes para o contato do vendedor.
É possível configurar metas para Aniversário, Expiração de Pontos e Período de compra. Em todas as regras deve ser configurado qual o percentual de clientes que serão gerados para este motivo e quantos dias esse contato deve se manter na agenda do vendedor, até que ele entre em contato. Após a expiração desse período de dias anteriormente configurados, o contato não será mais exibido na agenda, independentemente de o vendedor ter entrado em contato ou não com o cliente.
Já nas regras de Aniversariante e Expiração, é possível configurar quantos dias faltam para o aniversário e /ou para a expiração de pontos. Configure 0 caso caso deseje que o vendedor entre em contato com o cliente no dia do aniversário ou na data exata da expiração de pontos.
Na regra de Período de sem Compra, configure os dias da última compra e /ou há a quanto tempo o cliente não realiza uma compra.
Dica | ||
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Nota | ||
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Para indicar o cupom do vendedor, é necessário efetuar a importação do código do cupom na tela do vendedor, no módulo Vendedores → Cadastro. |
Os dados para a agenda do vendedor são processados no período da madrugada, gerando dados para que o vendedor possa visualizar no dia seguinte ao acessar o app.
Aviso | ||
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A geração das metas acontece para os vendedores e gerentes. Para isso é necessário que o cargo do vendedor esteja correto no Reshop. Serão considerados como Gerentes, os vendedores que tiverem no cargo a nomenclatura GERENTE e como Vendedor os que estiverem como ASSISTENTE, VENDEDOR ou em branco. Portanto, é importante que seja efetuado as alterações no ERP ajustando o cargo do vendedor e inativando os vendedores que não trabalham mais na loja. |
DASHBOARD
Ao acessar a tela Dashboard, é possível mensurar a efetividade dos contatos que os vendedores estão atuando, assim como a conversão dessas agendas em vendas.
A primeira parte do dashboard apresenta os contatos efetuados, apresentando um resumo por vendedor, tipos de resposta a e contatos. Esses resultados são exibidos de acordo com as datas das agendas configuradas no filtro.
Já a segunda parte, apresenta qual o valor de conversão em vendas através do contato efetuado pelo vendedor.
Ao definir um período de vendas e o campo Dias de Conversão, o sistema irá mostrar o resultado das vendas por vendedor e loja, exibindo o Valor Convertido de cada vendedor, considerando o valor de vendas para os clientes que foram contatados em até o número de dias do filtro Dias de Conversão. Sendo assim, caso o período da venda seja de 10/6 a 12/6 e o dias de conversão 7, o sistema irá considerar como valor convertido do dia 10/6, os contatos efetuados entre 3 a 9/6, no dia 11/6, os contatos efetuados entre 4 a 10/6 e no dia 12/6 os contatos efetuados entre os dias 5 e 11/6. Muitas vezes um contato efetuado por um vendedor, pode ser direcionado para uma venda efetuada em outro canal ou ainda com um outro vendedor.
Cadastro do vendedor no app
Para ter acesso ao aplicativo, siga os passos a seguir:
1. Acesse a loja Play Store e faça busca do aplicativo Linx Reshop Mobile.
2. Baixe o app e aguarde finalizar a instalação.
3. Finalizada a instalação, abra o aplicativo e realize o cadastro no app, pressionando Quero me cadastrar. Em seguida preencha as informações conforme cadastradas na plataforma do Reshop. Feito isso, o sistema o direcionará para a tela de cadastro de senha pessoal.
4. .
Informações | ||
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O Código Empresarial refere-se ao Token de Autenticação cadastrado na tela de parâmetros para identificação do vendedor na marca em questão, conforme citado anteriormente. |
4. Caso não seja o primeiro login, ou seja, trata-se já de um usuário cadastrado, basta clicar no botão Entrar e seguir o processo de login informando CPF, Senha e Código Empresarial.
5. Caso o vendedor esqueça sua senha, ele deve solicitar ao gerente ou diretamente ao responsável pelo cadastro dos usuários para que a sua senha seja redefinida (resetada) no Reshop.
Para isso, o administrador da plataforma, ou usuário com permissão para gestão dos usuários do Conecta, deve acessar novamente o menu Conecta → Configurações → Usuários e clicando no botão Redefinir a Senha , conforme abaixo:
Não tem uma conta? Cadastre-se.
4. Informe o token configurado no Linx Reshop, em Conecta / Parâmetros / Token de Autenticação no app. Mais detalhes, consulto o subtópico Parâmetros, mais acima neste documento.
5. Informe o nome do vendedor, e-mail, CPF, o código do vendedor e selecione a loja do vendedor. É muito importante que o vendedor esteja cadastrado no Linx Reshop, com as informações de CPF, código e loja com os mesmos dados informados nessa tela. Caso os dados informados neste tela estejam diferentes do cadastrado no Linx Reshop, o cadastro não será efetuado.
Aviso | ||
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Caso o vendedor esqueça sua senha e o e-mail não seja válido para recuperação da senha, é possível redefinir a senha do usuário na plataforma, acessando o menu Configurações → Usuários. |
6. Ao acessar o aplicativo, na tela de Início, serão exibidos indicadores relacionados às vendas do vendedor, como Vendas e Metas do dia, Ticket médio, PA, Valor de venda acumulado do mês, % alcance da meta, entre outros. Alguns desses indicadores traçam a relação dos resultados do vendedor com o resultado da rede, oferecendo ao próprio vendedor a possibilidade de medir sua performance em tempo real.
7. Na tela de Contatos é possível efetuar consultar clientes na base, verificar seus respectivos históricos de compras, detalhando os tickets com informações relevantes para auxiliar no argumento de vendas, além de ainda ser possível cadastrar potenciais clientes (Prospects) que foram abordados em algum momento em loja, porém, não efetuaram nenhuma compra por algum motivo. Essa função permite que o vendedor registre o contato desse Prospect para uma posterior comunicação. Ainda para os prospects é possível cadastrar lembretes, com datas pré-definidas e ainda adicionar observações que auxiliem o vendedor no momento do contato.
7. Na tela de Agenda, é possível acessar a lista de clientes agendados, com base nas regras definidas no Reshop (Aniversariante, Período de Compra e Expiração de pontos). É a partir dessa tela que o vendedor pode fazer toda a gestão dos seus contatos e abordá-los por mensagem de Whatsapp ou ligação. Nessa tela, os clientes são filtrados em tabs de navegação que segmentam os clientes agendados pelas regras criadas e ainda o vendedor possui o recurso de poder salvar clientes favoritos e filtrá-los também por meio de tab de navegação.
O vendedor ainda terá o recurso da barra de progresso que visa orientá-lo quanto ao atingimento das metas diárias de agenda.
Os clientes agendados são marcados pelos status de seu atendimento: Novo (atendimento não iniciado), Não Concluído (atendimento iniciado e não concluído) e Concluído (atendimento concluído)
Âncora
Também é possível efetuar a consulta dos clientes, efetuar a atualização cadastral, verificar as últimas compras efetuadas e inserir observações ao cadastro do cliente.
7. Na visualização da agenda do vendedor, é possível efetuar uma ligação, enviar uma mensagem por WhatsApp e efetuar o registro do contato.
Âncora like like
Guia de utilização para compartilhar com vendedores
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