Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleASSUNTO

Implementação do projeto de Integração LinxDMS Propostas com SalesForce Hyundai. 



Produto

Apollo , LinxDMS Web

Data

 



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleFINALIDADE

Integração do Linx DMS com o Salesforce, onde serão transmitidos os dados das propostas de veículos  novos e usados desde a sua abertura até o fechamento com venda, cancelamento ou devolução de veículos.



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleABRANGÊNCIA

Este documento aplica-se a todas as concessionárias da marca Hyundai. 




Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleAPLICAÇÃO

O projeto de Integração Linx DMS Propostas com Sales Force Hyundai trata-se de um novo processo de integração de proposta entre as concessionárias  e a Hyundai. A integração baseia-se em enviar o ciclo da proposta para montadora, todas as etapas da proposta dentro do sistema serão comunicadas e atualizadas, desde sua abertura até o faturamento ou cancelamento.

    •  Considerar Propostas de Veículos (Novos ou Usados) independente da Marca do Veículo;
    •  Inclusão da Proposta de Veículos seja ela com Veículo de Estoque ou Sem Chassi informado;
    •  Quando qualquer dado da Proposta de Veículos for alterado;
    •  Quando a Proposta de Veículos for cancelada;
    •  Quando a Proposta de Veículos for encerrada com o Faturamento da Venda (Neste caso, o envio para a Hyundai deverá ocorrer somente após a validação da nota de venda pelo SEFAZ);
    •  Quando a Nota Fiscal de Venda do Veículo for cancelada;
    •  Quando ocorrer uma Devolução de Veículo (Neste caso, o envio para a Hyundai deverá ocorrer somente após a validação da nota de devolução pelo SEFAZ).
    •  Quando utilizar o envio por Período de Datas, neste caso será enviado a posição atual das Propostas.


Pré-Requisitos
: Ter veículos disponíveis em estoque para realizar Abertura de Proposta de Veículos, Alteração de Propostas de Veículos, Emissão de Nota Fiscal de Veículos, Cancelamento de Nota Fiscal de Veículos e Devolução de Veículos.

Configuração

Necessário o Linx DMS configurado para que a integração ocorra. 
Em caso de dúvidas acesse o Manual de Instalação do Linx DMS em https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=121284817 

Parâmetros do Apollo

Menu Apollo > Veículos > Parâmetros > aba Proposta


Criamos uma aba “Comunicação API” conforme destacado na imagem a seguir: 




Figura 1: Apollo > Veículos > Parâmetros > aba Proposta  

Observação importante em relação do diretorio

Image Removed


Image Added


URL API - Sales Force: URL fornecida pela Hyundai. 

Habilita gravação de log: Se habilitado a gravação do log, será gerado um log para cada atualização da proposta. 

Caminho para gravar o log: Caminho para salvar os logs de transmissão, não informar o nome e extensão do arquivo, apenas o caminho das pastas.
Caso informe o caminho do log, será gerado um arquivo de texto com a descrição da integração e os dados enviados, caso não informe o caminho, será gerado o registro dentro do Consulta Log Web(Informado no final do manual)

Client ID: ID Fornecido pela Hyundai. 
Secret ID: Senha fornecida pela Hyundai. 

Após configurado todo ambiente, os envios serão realizados através da tela de proposta. 
Será transmitido as propostas com status: Aberta, Faturada e Cancelada. 

    • ABERTO: assim que acontecer o registro da proposta de compra do veículo e esse deverá ser enviado duas suas atualizações.
    • FATURADO: após a emissão da nota fiscal de venda do veículo.
    • CANCELADO: quando a proposta de compra do veículo for cancelada, ou a nota de venda da proposta de compra for cancelada, ou acontecer a devolução do veículo a partir do registro de uma nota de devolução, referente a nota de venda da proposta de compra.


IMPORTANTE! 

Para que os envios ocorram sem problemas, alguns campos são obrigatórios e devem ser validados.  

Apollo > Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de clientes

    •  Cliente – Nome.
    •  Cliente – Data de Nascimento ( Pessoa Física) e Data do Registro ( Pessoa Jurídica).
    •  Cliente – Estado civil.
    •  Cliente – Rua.
    •  Cliente – Bairro.
    •  Cliente – Complemento.
    •  Cliente – CEP.
    •  Cliente – UF.
    •  Cliente – País.
    •  Cliente – Telefone.
    •  Cliente – Celular.
    •  Cliente – RG/Insc. Estadual.
    •  Cliente – CPF – CNPJ.
    •  Cliente – E-mail.
    •  Cliente – Gênero.
    •  Cliente – Tipo (física, jurídica).

Apollo > Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro de Vendedores

    •  Vendedor – CPF.
    •  Vendedor – E-mail.
    •  Vendedor – Nome. (Deve conter, nome e sobrenome).

Integrações

Acesse o Menu Apollo > Veículos > Atendimento > Atendimento Veículo 


Figura 2: Apollo > Veículos > Atendimento > Atendimento Veículo 

O processo de comunicação é feito com a montadora em 3 momentos: 

1 – Ao clicar no botão “Gravar Proposta” . 

2 – No botão “Cancelar” . 

3 – Ao clicar no botão “Registra Cancelamento” da aba de venda perdida. 

Ao clicar nos botões será enviado novamente o status atualizado da proposta para a Hyundai. 

Na Aba Dados adicionais, há um campo com o ID da integração, que é o id enviado pela Hyundai no momento da Integração: 



Figura
3: Apollo > Veículos > Atendimento > Atendimento Veículo 

Acesse o Menu Apollo Faturamento > Consultas > Operações Fiscais

Ao realizar o cancelamento da nota, será notificado a montadora. 


Figura 4: Faturamento > Consultas > Operações Fiscais 


Reenvio de Propostas


Para realizar o envio de várias propostas ou somente uma acesse:  Apollo > Veículos > Consultas / Relatórios > Consulta proposta. 


Nesta tela, pode utilizar o filtro de Data, para abranger um período de propostas a integrar, há também, filtros específicos do SalesForce :

Integrados:  Propostas dentro do período de data selecionado, que contem o ID da integração na aba Dados Adicionais, mencionado acima. 
Não integrados: Propostas dentro do período de data selecionado, que não foram enviadas ainda. 
Com erro de integração: Propostas dentro do período de data selecionado, que ocorreram alguma falha na integração, serão apresentadas em vermelho.
Todos:  Propostas dentro do período de data selecionado com todas as situações acima.



 Figura 5: Veículos > Consultas / Relatórios > Consulta proposta.

 


Informar os filtros e clique no botão de Procurar. 

Note que as propostas com erro de integração são apresentadas com a fonte vermelho.

Após a busca, clique no botão integrar propostas, ao clicar na integração, será exibido uma  barra de progresso de integração. 


Figura 6: Veículos > Consultas / Relatórios > Consulta proposta. 

Ao final do processo será exibido a mensagem "Transmissão Finalizada".

Figura 7: Mensagem 


Caso ocorra algum erro será exibido a mensagem "Foram encontrados erros na transmissão".

Figura 8 : Mensagem 

Clicando em sim, abrirá o log gerado. 

No log será apresentado a proposta, a empresa e a revenda que ela pertence e a mensagem retornada do Salesforce da  Hyundai. 

Neste exemplo de log, não possui data de aniversário preenchido no cadastro do cliente, se Pessoa Física.

Caso for Pessoa Jurídica, deverá ser informado no cadastro do cliente o campo Data do Registro.

O erro deverá ser corrigido e através da opção Consulta de Propostas deverá ser Integrado novamente.



Figura 9 : Log


E no programa após ter clicado em sim ou em não para abrir o log, apresentará quantos erros e quantos envios foram realizados: 


Figura 10 : Mensagem 



       Caso seja necessário visualizar os arquivos Json, utilizar a opção Consulta Log Web do LinxDMS.

          Acesse o Menu LinxDMS > Configuração > Consulta > Consulta Log WEB


Informe os filtros e clique em 'Pesquisar".

Processo: Integração Sales Force Hyundai
Operação: Proposta de Veículo


image-2022-11-24-10-02-06-698.pngFigura 11 : Consulta log



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleDÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o SuporteNacional, através do site cliente.linx.com.br.