Versões comparadas

Chave

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  • Documento: código da transação
  • Banco/Operadora: caso o pagamento tenha sido em boleto, cartão ou cheque, qual o banco ou operadora de cartão.
  • Bandeira: bandeira do cartão que realizou o pagamento, caso o pagamento tenha sido em cartão.
  • Nominal: como foi o pagamento, boleto, cartão, cheque, crediário ou dinheiro.
  • Vencimento: data do vencimento de cada parcela.
  • Pagamento: data em foi recebido cada parcela, no caso de pagamento em dinheiro, já fica preenchido o pagamento com a data da compra, pois o valor entra no caixa no mesmo dia.  
  • Total: total recebido em cada uma das formas de pagamento

 

Editar Venda

Além de consultar as informações da venda, é possível editar a venda, caso necessário, clicando em Editar Venda, que fica no canto superior direito da tela ou Alt + E. Esta edição também pode ser realizada pela tela de Vendas Baixadas.

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Na edição da venda é possível alterar o cliente, vendedor, financeiro e marcar o produto para presente para que possa ser impresso a comprovante de troca dos produtos.


Uma situação comum que ocorre no dia a dia de uma loja, são informações registradas incorretamente no lançamento de uma venda. Algumas dessas informações podem ser alteradas apenas editando essa venda. Neste treinamento, você aprenderá a modificar dados de uma venda já registrada no SetaERP sem a necessidade de realizar o seu cancelamento ou estorno.


Não é permitida a edição de todos os dados de uma venda devido a emissão do documento fiscal, porém, as informações que são passíveis de edição, as quais verificaremos a seguir, são as seguintes:

  1. Trocar o cliente da venda;
  2. Trocar o vendedor da venda;
  3. Inserir cliente vinculado na venda;
  4. Marcar o produto como presente em uma venda já realizada;
  5. Alterar o financeiro da venda se for na mesma condição de pagamento.


Para editar uma venda, acesse o Módulo Retaguarda, clique no Menu Vendas e, em seguida, na opção Vendas Baixadas.


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Abrirá a tela Vendas BaixadasLocalize a venda informando uma Data, selecione-a e clique no botão Consultar Venda.


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Com a venda aberta, clique no botão Editar Venda.


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I - Trocar o cliente da venda


Após clicar no botão Editar Venda, abrirá a tela Manutenção das Vendas, informe, no campo Cliente, o nome correto e, em seguida, clique no botão Alterar Venda.


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II - Trocar o vendedor da venda


Após clicar no botão Editar Venda, na tela Manutenção das Vendas, clique no botão Trocar Vendedor.

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Na tela Trocar Vendedor, será possível substituir o vendedor do cabeçalho da venda (vendedor principal) ou substituir o vendedor de cada produto (vendedor do item).


Na categoria Vendedor da Venda, no campo Vendedor Novo, informe o vendedor que deseja inserir. No exemplo abaixo, utilizamos o vendedor 00001015 - MARINA para ser o vendedor principal da venda.


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Em seguida, na categoria Vendedor do Item, colocamos o vendedor 00001917-DIEGO e 00001005-LEZI para serem os vendedores dos itens. 


Ao clicar no botão Trocar Vendedor,
 o sistema irá trocar os vendedores de todos os itens pelo vendedor novo e também o vendedor principal da venda.


Caso queira que todos os itens da venda sejam de apenas um vendedor, na categoria Vendedor do Item, no campo Substituir todos por, informe o vendedor que será utilizado para todos os itens da venda e clique no botão Substituir.


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III - Inserir cliente vinculado na venda


Após clicar no botão Editar Venda, na tela Manutenção das Vendas, clique no botão com símbolo de lupa ao lado do campo Vinculado.

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Será aberta a tela Cadastro de Vinculadas, onde deverá ser localizado o cadastro desejado e, em seguida, basta clicar no botão Exportar.


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O cadastro será carregado na tela Manutenção das Vendas, bastando salvar as alterações clicando no botão Alterar Venda.


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IV - Marcar o produto como presente em uma venda já realizada


Após clicar no botão Editar Venda, na tela Manutenção das Vendas, será possível marcar um produto como presente. Para isso, basta clicar no botão Marcar Presente.

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Será aberta a tela Marcar Produto como Presente, sendo necessário selecionar o(s) produto(s) desejado(s) e clicar no botão OK para confirmar.


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Após isso, abrirá uma tela para impressão do comprovante, imprima caso necessário.

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V - Alterar o financeiro da venda se for na mesma condição de pagamento

                   

Após clicar no botão Editar Venda, na tela Manutenção das Vendas, também é será alterar o financeiro dessa venda quando for para a mesma forma de pagamento.


Por exemplo, não é possível alterar de Cartão para Dinheiro, ou de Dinheiro para Cheque ou de Cartão para Crediário. Mas é possível alterar as informações da forma de pagamento utilizada na venda.


Se foi utilizado cartão, é possível alterar os dados da operadora, parcelas, autorização, entre outras informações.

Se foi utilizado crediário, é possível alterar a quantidade de parcelas.


Se foi utilizado cheque, é possível alterar os dados do cheque.


A única forma de pagamento que não permite alterações, é dinheiro.


Para alterar o financeiro, selecione a forma de pagamento utilizada e clique no botão Alterar Financeiro.

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No exemplo acima, a venda foi realizada no Crediário, então será possível alterar a quantidade de parcelas. 


Após clicar no botão Alterar Financeiro, será aberta a tela Valores, apresentando o valor da venda. Para prosseguir, clique no botão F2-Crediário.

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Na tela seguinte, Complemento, o SetaERP apresentará para quais condições será possível realizar a alteração, conforme cadastros do sistema.

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Ajuste as informações conforme sua necessidade e clique no botão F8-OK para confirmar a alteração..


Quando a venda é feita no cartão:

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Na tela Complemento, será possível ajustar as informações do cartão, conforme campos disponíveis:

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Quando a venda é feita no dinheiro:

Conforme mencionado anteriormente, a única forma de pagamento que não será possível realizar a edição será Dinheiro


Neste caso, o SetaERP informará já na tela principal de Manutenção das Vendas, a forma de pagamento na cor Vermelha, indicando que a forma de pagamento em questão não permite edições, conforme legenda disponível na lateral da tela.

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Importante: em nenhuma forma de pagamento será possível alterar o valor da venda.