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O que é a ferramenta? 

Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar as vendas no SetaERP, além de possibilitar uma consulta detalhada das vendas, esta ferramenta possibilita a edição das vendas.


Dúvidas frequentes (FAQ)

Como editar uma venda pela tela consulta de vendas?

R.: Primeiramente tenha em mãos o código da venda.

Acesse o módulo Retaguarda > Vendas > Consulta de Vendas

Nesta tela temos todos os dados da venda e no botão Editar Venda, ao clicar neste botão vamos para a seguinte tela:

Nesta tela é possível alterar o financeiro, trocar o vendedor e ainda marcar como presente.


Manual de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Funcionalidade da Consulta de Venda

Para consultar as vendas é necessário acessar o SetaERP no Módulo Retaguarda, em seguida Menu Vendas, opção Consulta de Vendas.



Na tela de Consulta de Vendas, é necessário informar o código da venda, este código pode ser buscado em relatórios de vendas ou em vendas baixadas ou vendas pendentes. 


Ao lado do código tem o box (quadradinho) Pesquisar pelo código do pedido, este box está disponível apenas no Seta Gerencial, caso seja Seta Fiscal ele não aparecerá. Ele possibilitará pesquisar pelo código do pedido impresso no Seta Gerencial. Caso esteja desmarcado, a pesquisa poderá ser realizada pelo código da venda. 



Ao marcar o box Visualizar formas de pagamento” além do sistema trazer as informações das formas de pagamentos detalhadas, trará também um resumo das formas de pagamento, como pode ser observado nos dois exemplos abaixo.  



Logo abaixo consta o Status da venda, podendo ser Baixada, que é a venda iniciada e finalizada, que já foi emitido documento fiscal, Cancelada, que por algum motivo teve que ser estornada, seja porque o cliente desistiu da compra ou divergência nas informações lançadas e Pendente, que são aquelas vendas realizadas no terminal pré-venda ou aplicativo e que ainda faltam finalização e emissão fiscal.  


Após o status, constam todas as informações da venda, conforme pode ser observado no exemplo abaixo. 



INFORMAÇÕES GERAIS DA VENDA:

  • Data e hora: como o próprio nome já diz, data e horário em que foi realizada a venda ou troca.
  • Tipo de operação: qual operação foi realizada, podendo ser venda ou troca.
  • Empresa: nome da empresa em que esta operação foi realizada, conforme cadastrado no cadastro de empresa. 
  • Impressão: qual tipo de nota fiscal foi impressa, NFCe, NFe, CFeSAT, etc. 
  • Cliente: código e nome do cliente que realizou a compra.
  • Vinculada: trará código e nome do cliente vinculado no cadastro, caso tenha algum cadastrado no cadastro de cliente, lembre-se o vinculado é utilizado quando uma pessoa autoriza outra a comprar no cadastro dela no crediário.
  • Vendedor: código e nome do vendedor que atendeu o cliente 
  • Autorizador: trará as credenciais de quem autorizou a venda, caso tenha sido necessário autorizador
  • Crediarista: no caso do crediário, trará as credenciais de quem realizou avaliação do crédito.
  • Condições: condição de pagamento que foi utilizada na compra, conforme cadastro de GRUPO DE CONDIÇÕES DE PAGAMENTO para o CAIXA FÁCIL e CONDIÇÕES DE PAGAMENTO para o CAIXA CREDIÁRIO. 
  • Observações: como o próprio nome já diz, caso tenha sido cadastrado alguma observação o sistema trará.
  • Baixa/Lote/Func.: data e horário em que foi realizada a venda ou troca, número do lote do caixa e usuário em que o caixa estava logado no momento da venda. 

 

INFORMAÇÕES DO PRODUTO:

  • Produto: código do produto, lembre-se os dois últimos números do código referem-se ao número do calçado. 
  • Descrição: descrição de cada produto.
  • Cor: cor de cada um dos produtos.
  • Vendedor: código do vendedor de cada um dos produtos, pois é possível ter mais que um vendedor na venda.
  • Quantidade: quantidade de cada produto.
  • Valor unitário: valor unitário de cada produto.
  • Desc/Acr: desconto ou acréscimo dado em cada produto, podendo ser descontos provenientes de promoções cadastradas ou descontos manuais unitários.
  • Valor total: valor total de cada código de produto, considerando quantidade comprada e descontos.

 

VALORES TOTAIS:

  • Subtotal: valor total da compra, considerando real cobrado pelos produtos, ou seja, já considerando os descontos dos produtos.
  • Desconto: diferente do desconto do quadrante acima, que é sobre cada produto, nesta parte são apresentados descontos fornecidos no total da venda, sem informar um produto específico.
  • Acréscimo: dado no total da venda
  • Frete: valor de frete, caso possua e tenha sido informado na venda.
  • Total: valor total da venda
  • Número de itens: número total de itens da venda
  • Valor à vista: valor pago à vista
  • Valor a prazo: valor pago a prazo.

 

INFORMAÇÕES DE PAGAMENTO:

  • Documento: código da transação
  • Banco/Operadora: caso o pagamento tenha sido em boleto, cartão ou cheque, qual o banco ou operadora de cartão.
  • Bandeira: bandeira do cartão que realizou o pagamento, caso o pagamento tenha sido em cartão.
  • Nominal: como foi o pagamento, boleto, cartão, cheque, crediário ou dinheiro.
  • Vencimento: data do vencimento de cada parcela.
  • Pagamento: data em foi recebido cada parcela, no caso de pagamento em dinheiro, já fica preenchido o pagamento com a data da compra, pois o valor entra no caixa no mesmo dia.  
  • Total: total recebido em cada uma das formas de pagamento

 

Editar Venda

Além de consultar as informações da venda, é possível editar a venda, caso necessário, clicando em Editar Venda, que fica no canto superior direito da tela ou Alt + E. Esta edição também pode ser realizada pela tela de Vendas Baixadas.

  

Na edição da venda é possível alterar o cliente, vendedor, financeiro e marcar o produto para presente para que possa ser impresso a comprovante de troca dos produtos.


Uma situação comum que ocorre no dia a dia de uma loja, são informações registradas incorretamente no lançamento de uma venda. Algumas dessas informações podem ser alteradas apenas editando essa venda. Neste treinamento, você aprenderá a modificar dados de uma venda já registrada no SetaERP sem a necessidade de realizar o seu cancelamento ou estorno.


Não é permitida a edição de todos os dados de uma venda devido a emissão do documento fiscal, porém, as informações que são passíveis de edição, as quais verificaremos a seguir, são as seguintes:

  1. Trocar o cliente da venda;
  2. Trocar o vendedor da venda;
  3. Inserir cliente vinculado na venda;
  4. Marcar o produto como presente em uma venda já realizada;
  5. Alterar o financeiro da venda se for na mesma condição de pagamento.


Para editar uma venda, acesse o Módulo Retaguarda, clique no Menu Vendas e, em seguida, na opção Vendas Baixadas.



Abrirá a tela Vendas BaixadasLocalize a venda informando uma Data, selecione-a e clique no botão Consultar Venda.



Com a venda aberta, clique no botão Editar Venda.





I - Trocar o cliente da venda


Após clicar no botão Editar Venda, abrirá a tela Manutenção das Vendas, informe, no campo Cliente, o nome correto e, em seguida, clique no botão Alterar Venda.





II - Trocar o vendedor da venda


Após clicar no botão Editar Venda, na tela Manutenção das Vendas, clique no botão Trocar Vendedor.

Na tela Trocar Vendedor, será possível substituir o vendedor do cabeçalho da venda (vendedor principal) ou substituir o vendedor de cada produto (vendedor do item).


Na categoria Vendedor da Venda, no campo Vendedor Novo, informe o vendedor que deseja inserir. No exemplo abaixo, utilizamos o vendedor 00001015 - MARINA para ser o vendedor principal da venda.



Em seguida, na categoria Vendedor do Item, colocamos o vendedor 00001917-DIEGO e 00001005-LEZI para serem os vendedores dos itens. 


Ao clicar no botão Trocar Vendedor,
 o sistema irá trocar os vendedores de todos os itens pelo vendedor novo e também o vendedor principal da venda.


Caso queira que todos os itens da venda sejam de apenas um vendedor, na categoria Vendedor do Item, no campo Substituir todos por, informe o vendedor que será utilizado para todos os itens da venda e clique no botão Substituir.





III - Inserir cliente vinculado na venda


Após clicar no botão Editar Venda, na tela Manutenção das Vendas, clique no botão com símbolo de lupa ao lado do campo Vinculado.

Será aberta a tela Cadastro de Vinculadas, onde deverá ser localizado o cadastro desejado e, em seguida, basta clicar no botão Exportar.



O cadastro será carregado na tela Manutenção das Vendas, bastando salvar as alterações clicando no botão Alterar Venda.




IV - Marcar o produto como presente em uma venda já realizada


Após clicar no botão Editar Venda, na tela Manutenção das Vendas, será possível marcar um produto como presente. Para isso, basta clicar no botão Marcar Presente.


Será aberta a tela Marcar Produto como Presente, sendo necessário selecionar o(s) produto(s) desejado(s) e clicar no botão OK para confirmar.



Após isso, abrirá uma tela para impressão do comprovante, imprima caso necessário.



V - Alterar o financeiro da venda se for na mesma condição de pagamento

                   

Após clicar no botão Editar Venda, na tela Manutenção das Vendas, também é será alterar o financeiro dessa venda quando for para a mesma forma de pagamento.


Por exemplo, não é possível alterar de Cartão para Dinheiro, ou de Dinheiro para Cheque ou de Cartão para Crediário. Mas é possível alterar as informações da forma de pagamento utilizada na venda.


Se foi utilizado cartão, é possível alterar os dados da operadora, parcelas, autorização, entre outras informações.

Se foi utilizado crediário, é possível alterar a quantidade de parcelas.


Se foi utilizado cheque, é possível alterar os dados do cheque.


A única forma de pagamento que não permite alterações, é dinheiro.


Para alterar o financeiro, selecione a forma de pagamento utilizada e clique no botão Alterar Financeiro.

No exemplo acima, a venda foi realizada no Crediário, então será possível alterar a quantidade de parcelas. 


Após clicar no botão Alterar Financeiro, será aberta a tela Valores, apresentando o valor da venda. Para prosseguir, clique no botão F2-Crediário.

Na tela seguinte, Complemento, o SetaERP apresentará para quais condições será possível realizar a alteração, conforme cadastros do sistema.

Ajuste as informações conforme sua necessidade e clique no botão F8-OK para confirmar a alteração..


Quando a venda é feita no cartão:


Na tela Complemento, será possível ajustar as informações do cartão, conforme campos disponíveis:


Quando a venda é feita no dinheiro:

Conforme mencionado anteriormente, a única forma de pagamento que não será possível realizar a edição será Dinheiro


Neste caso, o SetaERP informará já na tela principal de Manutenção das Vendas, a forma de pagamento na cor Vermelha, indicando que a forma de pagamento em questão não permite edições, conforme legenda disponível na lateral da tela.

 


Importante: em nenhuma forma de pagamento será possível alterar o valor da venda.


  • Sem rótulos