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Dicas e Orientações


O TEF (D-TEF e SITEF) pode ser utilizado para a emissão de Cupom Fiscal, NF-e, NFC-e e NFS-e?


Cupom Fiscal:
Para a utilização do TEF (D-TEF e SITEF) com emissão de cupom fiscal, é necessário ter o FrenteCaixa.exe e o produto TEF (D-TEF ou SITEF). O Frente de Caixa receberá o comando da impressão do cupom, chamará o TEF (D-TEF ou SITEF) diretamente para efetuar o pagamento com o cartão.


NF-e, NFC-e e NFS-e:
Para a utilização do TEF (D-TEF e SITEF) com NF-e, NFC-e e NFS-e, é necessário ter o FrenteCaixa.exe, o LINXDMSTEF e o produto TEF (D-TEF ou SITEF). Ao emitir um dos tipos de notas em questão, o Frente de Caixa chamará LinxDMSTEF e, depois, este chama o TEF, fazendo com que tenha esse "Integrador" durante o processo validação da transação.

É possível emitir Cupom Fiscal, NF-e, NFC-e e NFS-e no mesmo PDV "Ponto de Venda (Frente de Caixa)"?


Não é possível utilizar a emissão de Cupom Fiscal com as demais notas. Para essa funcionalidade, é necessário configurar uma máquina para cada tipo de emissão, pois a emissão de NF-e, NFC-e e NFS-e exige uma impressora NÃO Fiscal e o software LinxDMSTEF.


É possível definir se a nota será emitida antes ou depois da transação com o TEF (D-TEF e SITEF)?


Sim, essa sequência é definida marcando ou não a opção "Emitir a NF-e depois da transação com o TEF" no Menu (15050): Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas, aba "NF-e".



Essa opção interferirá na emissão apenas de NF-e e NFS-e. Com ela desmarcada, o sistema irá primeiro emitir a NF-e/NFS-e e, só depois da nota autorizada, irá solicitar o pagamento através do TEF. Caso marque a opção, o processo inverterá, solicitando que o cliente efetue o pagamento primeiro e, depois, solicitando a autorização da nota.



É possível utilizar mais de um cartão e com bandeiras diferentes com o TEF (D-TEF e SITEF)?


Sim, basta selecionar no atendimento uma condição de pagamento para cada cartão e bandeira desejada. No FrenteCaixa.exe, o sistema chamará o TEF (D-TEF e SITEF) para cada uma das condições selecionadas, fazendo com que o cliente possa utilizar seus cartões conforme solicitado.

Adiantamento com cartão de Crédito/Debito utilizando o TEF(D-TEF e SITEF) é possível?


Esse processo é feito através do FrenteCaixa.exe, no botão "TEF Vinculado Direto (328)", selecionando a opção "Adiantamento".



O sistema solicitará as informações, referentes ao lançamento desse adiantamento, cliente, origem, etc. Ao lançar um adiantamento de cartão através do botão "TEF Vinculado Direto (328)" no FrenteCaixa.exe, obrigatoriamente deve ser informado o "Tipo de Recebimento".
Ex.: Débito, Crédito, Adiantamento, etc.
Essa informação não é criada ou configurada no Apollo.exe, é uma informação da própria impressora Fiscal ou impressora Não Fiscal, sendo necessário criar pelo Bematool (software) da Bematech ou diretamente com o suporte da mesma.
Obs.: Deve ser criada a opção "Débito" ou "Crédito" para que possa aparecer no Apollo todas as outras além destas.



Após preencher todos os campos e clicar no botão "OK", o sistema chamará o TEF (D-TEF e SITEF) para finalizar a transação.


No FrenteCaixa.exe, o que deve ser informado no momento da emissão de notas/cupons com transação com cartão utilizando o TEF (D-TEF e SITEF)?

Ao clicar no botão "Nota Fiscal", "NFC-e" ou "Imprime Cupom Fiscal", abrirá a tela de "Informações do Pagamento", onde deve preencher os campos abaixo:
Banco: Seleção obrigatória. Em cada condição de pagamento, você pode selecionar quais os bancos você deixará disponíveis para a seleção no FrenteCaixa.exe no momento da geração da nota;
Parcelas: Seleção Obrigatória. Você deve selecionar a quantidade de parcelas da transação, independente se o cartão for débito ou crédito. No cadastro da condição de pagamento, você tem a possibilidade de selecionar uma quantidade mínima e máxima de parcelas para cada condição de pagamento;
Número Lote: Seleção Opcional. Geralmente utilizada para controlo interno da loja;


Dúvidas


Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Linx DMS Apollo, ou com o Suporte BRAVOS, de acordo com o seu sistema DMS, através do site help.linx.com.br.