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Passo 01: Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Vendas.
Passo 02: Na tela Relatório das Vendas, Selecione o relatório 03 - Resumo das Vendas por Produto.
Passo 03: O relatório oferece várias opções de filtro para melhor atender sua busca, porém, como aqui estamos falando do histórico de compras de um cliente específico, basta informar o período de vendas, selecionar o cliente e marcar o campo descrição para que no relatório apareça o nome dos itens adquiridos por aquele determinado cliente.
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No relatório, as seguintes informações são apresentadas:
- Descrição: referência do produto e o nome comercial do mesmo;
- Quantidade: quantidade comprada;
- Total Horizontal: valor do produto pago pelo cliente;
- Custo: valor gasto para adquirir o produto vendido;
- Markup: para este cálculo é feito a divisão percentual do preço de venda pelo preço de custo. Exemplo: se um item custa R$ 24,00 e é vendido por R$30,00, entendemos o índice de markup como 25%;
- Total geral vertical: valor total das compras efetuadas pelo cliente, naquele determinado período de venda, que foi informado no filtro.
Para conhecimento
O cálculo do Markup é realizado utilizando a seguinte fórmula:
Produto Exemplo
Preço de venda = 41,90
Preço de custo = 28,00
Markup
(Preço de venda / Custo)
(41,90/28,00) = 1.49
Percentual Markup (%)
(Preço de venda / Custo) * 100 - 100
(1.49) * 100 - 100 = 49,64
Manual de uso da ferramenta
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01 - Resumo das Vendas, 02-Listagem das Vendas, 03-Resumo das Vendas por Produto, 04-Listagem de Produtos em Promoção, 05-Vendas Canceladas, 06-Resumo das Vendas por Condição de Pagamento, 07-Listagem das Vendas Condicionais baixadas, 08-Resumo das Vendas por Forma de Pagamento, 09-Listagem de Vendas por Forma de Pagamento, 10-Vendas Condicionais Pendentes c/Produtos.
01 – Resumo de Vendas
O primeiro relatório 01 – Resumo de Vendas, apresentará os dados de vendas resumidos, de acordo com o filtro desejado(Data da Venda, Tipo da Operação, Tipo de Documento, Empresa, Condições de Pagamento, Cliente, Avalista, Vendedor, origem - loja física ou virtual), com quantidade vendida, valores, custo e markup.
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Logo abaixo tem as colunas, vendedor, quantidade, a vista, a prazo, total, custo, lucro, markup % e o totalizador logo abaixo em todas as colunas.
Conceito sobre o relatório de vendas ele soma as vendas do período e desconto o valor e quantidade dos produtos devolvidos no mesmo período.
Entendendo os campos dos relatórios e como é feito o cálculo:
Vendedor: Mostra os vendedores que fizeram a participação nas vendas no período selecionado
Quantidade: Representa a quantidade de itens que foram vendidos
A Vista e A Prazo: São os valores que foram gravados na venda
Total: É composto pelo valor total da venda somando o valor de (A Vista + A Prazo)
Custo: No momento da venda o sistema olha o custo de aquisição no cadastro de produto e guarda a informação no momento da venda, conforme é mostrado abaixo
Lucro: Para calcular o Lucro o sistema faz o seguinte cálculo : Lucro = (Total – Custo)
%Markup: Para calcular o % Markup o sistema faz o seguinte cálculo: % Markup = (Lucro / Custo)*100
2 – Listagem das Vendas
No segundo “2 – Listagem das Vendas”, serão apresentadas as informações detalhadas das vendas, de acordo com o totalizador escolhido, com código da venda, data, cliente, vendedor, condições de pagamento, valores a vista e/ou a prazo, custo e markup. Há o totalizador do Grupo e totalizador geral nas colunas A Vista, A Prazo, Total, Custo e Markup
Dica |
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Total: O Total é a soma do A vista + A Prazo Custo: No momento da venda ele verifica o cadastro do produto e qual valor está no campo custo de aquisição e grava essa informação para ser resgatado no relatório Markup: se houver frete ele irá somar no custo para calcular o Markup a formula é: Markup=((Total - Custo-(Frete se houver))/Custo)*100 |
O terceiro relatório “3 – Resumo das Vendas por Produto”, assim como o relatório 1 apresentará informações resumida, a primeira coluna é o totalizar escolhido no filtro inicial da tela, seguido da coluna quantidade, total, custo, frete e Markup %, entretanto diferente do relatório 1, possibilitará utilizar os totalizadores do segundo quadrante que referem-se a informações sobre os produtos. No final aparece também o totalizador de registros encontrados.
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Caso o usuário selecione o Grupo de um Departamento e um Subgrupo de outro Departamento, o sistema não irá permitir, pois é necessário manter as seleções dentro do mesmo nível:
- Departamento + Departamento (podem ser selecionados departamentos diferentes)
- Grupo + Grupo (podem ser selecionados grupos de outros departamentos)
- Subgrupo + Subgrupo (podem ser selecionados subgrupos de outros grupos)
- Nunca Departamento + Subgrupo
Por exemplo, no Departamento Sapato, selecionei o Grupo Feminino. Já no Departamento Vestuário Feminino, seleciono apenas o Subgrupo Calça Capri, pertencente ao Grupo Calça. Neste caso, o sistema irá retornar a seguinte mensagem:
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