Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar os Relatórios de Vendas. Estes relatórios auxiliarão a ter um controle sobre o que foi vendido nas empresas da rede e poderão ser associados a outras ferramentas para melhorar a gestão da empresa, como relatório de estoque e compras.

Dúvidas frequentes (FAQ)

Preciso emitir um relatório que exiba os produtos que um determinado cliente da minha loja adquiriu. Como eu faço?

Você aprenderá como emitir este relatório e acompanhar as compras de seus clientes e, com base nisso, elaborar alguma estratégia de marketing, caso necessário.

Para isso, siga os passos abaixo.

Passo 01: Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Vendas.

 Passo 02: Na tela Relatório das Vendas, Selecione o relatório 03 - Resumo das Vendas por Produto.


Passo 03: O relatório oferece várias opções de filtro para melhor atender sua busca, porém, como aqui estamos falando do histórico de compras de um cliente específico, basta informar o período de vendas, selecionar o cliente e marcar o campo descrição para que no relatório apareça o nome dos itens adquiridos por aquele determinado cliente.

Passo 04: Feito isso, você pode Visualizar, Imprimir ou até mesmo gerar o relatório em Excel, basta selecionar a opção desejada à esquerda na tela.

Passo 05: O relatório irá trazer o histórico de compras do cliente conforme imagem demonstrada abaixo, com as devidas informações:

No relatório, as seguintes informações são apresentadas:

  • Descrição: referência do produto e o nome comercial do mesmo;
  • Quantidade: quantidade comprada;
  • Total Horizontal: valor do produto pago pelo cliente;
  • Custo: valor gasto para adquirir o produto vendido;
  • Markup: para este cálculo é feito a divisão percentual do preço de venda pelo preço de custo. Exemplo: se um item custa R$ 24,00 e é vendido por R$30,00, entendemos o índice de markup como 25%;
  • Total geral vertical: valor total das compras efetuadas pelo cliente, naquele determinado período de venda, que foi informado no filtro.


Para conhecimento

O cálculo do Markup é realizado utilizando a seguinte fórmula:


Produto Exemplo
Preço de venda = 41,90
Preço de custo = 28,00

Markup

(Preço de venda / Custo)
(41,90/28,00) = 1.49

Percentual Markup (%)

(Preço de venda / Custo) * 100 - 100
(1.49) * 100 - 100 = 49,64


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para que o usuário tenha acesso aos RELATÓRIOS DE VENDAS é necessário que o grupo em que ele está vinculado esteja com a checkbox relatórios da permissão de acesso para “Vendas” marcada, para realizar esta operação é necessário acessar o módulo para realizar esta operação é necessário acessar o módulo RETAGUARDA do SETA > Menu Configurações > Permissões de Acesso.  

Acessar: Acesso a tela de vendas baixadas.
Modificar: Permite editar dados de uma venda existente, Botão editar venda (vinculado a permissão Consulta detalhada nas vendas)
Relatórios: Acesso a tela de relatórios de vendas.

Funcionalidade

O relatório de vendas pode ser consultado acessando o Módulo Retaguarda do SetaERP, Menu Relatórios, opção Vendas.

Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos. 

Lembrando que os relatórios que iniciam com numeração, ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com letras, ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados mediante orçamento, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa. 

No presente manual serão apresentados os relatórios padrões do SetaERP: 

01 - Resumo das Vendas, 02-Listagem das Vendas, 03-Resumo das Vendas por Produto, 04-Listagem de Produtos em Promoção, 05-Vendas Canceladas, 06-Resumo das Vendas por Condição de Pagamento, 07-Listagem das Vendas Condicionais baixadas, 08-Resumo das Vendas por Forma de Pagamento, 09-Listagem de Vendas por Forma de Pagamento, 10-Vendas Condicionais Pendentes c/Produtos.

01 – Resumo de Vendas

O primeiro relatório 01 – Resumo de Vendas, apresentará os dados de vendas resumidos, de acordo com o filtro desejado(Data da Venda, Tipo da Operação, Tipo de Documento, Empresa, Condições de Pagamento, Cliente, Avalista, Vendedor, origem - loja física ou virtual), com quantidade vendida, valores, custo e markup

Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório. Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar; Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web; Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir; Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em '5-Definir como Favorito'; Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar; Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

No topo do relatório tem o nome da loja, logo abaixo tem a data da venda que foi definido no filtro assim como o tipo da operação. 

Logo abaixo tem as colunas, vendedor, quantidade, a vista, a prazo, total, custo, lucro, markup % e o totalizador logo abaixo em todas as colunas.

Conceito sobre o relatório de vendas ele soma as vendas do período e desconto o valor e quantidade dos produtos devolvidos no mesmo período.

Entendendo os campos dos relatórios e como é feito o cálculo:

Vendedor: Mostra os vendedores que fizeram a participação nas vendas no período selecionado

Quantidade: Representa a quantidade de itens que foram vendidos

A Vista e A Prazo: São os valores que foram gravados na venda  

Total: É composto pelo valor total da venda somando o valor de (A Vista + A Prazo)

Custo: No momento da venda o sistema olha o custo de aquisição no cadastro de produto e guarda a informação no momento da venda, conforme é mostrado abaixo

Lucro: Para calcular o Lucro o sistema faz o seguinte cálculo : Lucro = (Total – Custo)

%Markup: Para calcular o % Markup o sistema faz o seguinte cálculo: % Markup = (Lucro / Custo)*100


2 – Listagem das Vendas

No segundo 2 – Listagem das Vendas”, serão apresentadas as informações detalhadas das vendas, de acordo com o totalizador escolhido, com código da venda, data, cliente, vendedor, condições de pagamento, valores a vista e/ou a prazo, custo e markup.  Há o totalizador do Grupo e totalizador geral nas colunas A Vista, A Prazo, Total, Custo e Markup

Total: O Total é a soma do A vista + A Prazo

Custo: No momento da venda ele verifica o cadastro do produto e qual valor está no campo custo de aquisição e grava essa informação para ser resgatado no relatório

Markup: se houver frete ele irá somar no custo para calcular o Markup a formula é: Markup=((Total - Custo-(Frete se houver))/Custo)*100 

O terceiro relatório “3 – Resumo das Vendas por Produto”, assim como o relatório 1 apresentará informações resumida, a primeira coluna é o totalizar escolhido no filtro inicial da tela, seguido da coluna quantidade, total, custo, frete e Markup %,  entretanto diferente do relatório 1, possibilitará utilizar os totalizadores do segundo quadrante que referem-se a informações sobre os produtos.  No final aparece também o totalizador de registros encontrados.

obs.: Nesse relatório todos os filtros do relatório de vendas são habilitados, exceto o campo Tipo Cobrança.

 

O relatório “4 – Listagem das Vendas de Produtos em Promoção”, apresentará as vendas dos produtos em promoção, totalizadas de acordo com a variável escolhida, com informações sobre o produto, promoção na qual estava inserido, o código do produto da promoção seguindo da numeração, código da venda, data da venda, quantidade, Avista, Aprazo, valores e formas de pagamento.  

 

O quinto relatório “5 – Vendas Canceladas”, como próprio nome já diz, apresenta as vendas canceladas no período pesquisado, com informações da venda, como data, código, Cliente, vendedor, usuário que realizou o cancelamento, tipo de pagamento(Avista e Aprazo), valor total da venda e status.  

O sexto relatório “06 – Resumo das Vendas por Condição de Pagamento”, apresenta as vendas agrupadas de acordo com as condições de pagamentos cadastradas no menu Financeiro, com a data em que foram efetuadas, quantidade, valores a vista e a prazo, total, custo, lucro e markup % e percentual % e por fim o totalizador a partir da coluna quantidade.

 

O sétimo relatório “07 – Listagem das Vendas Condicionais Baixadas” apresenta as condicionais que foram baixadas, independente de terem sido venda ou devolução. Apresenta o código do produto, descrição, vendedor, data em que a condicional foi gerada e data em que foi baixada, quantos itens da condicional, quantos itens vendidos e quantos itens devolvidos e por fim, no final do relatório o total de itens no condicional, vendidos e devolvidos.

O oitavo relatório “08 – Resumo das Vendas por Forma de Pagamento”, apresenta de forma resumida as vendas, agrupando-as pelas formas de pagamentos cadastradas no sistema, que aparecem no passo 4 da venda, sendo: dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, cheque, crediário, vale presente, crédito do cliente, boleto e fidelidade, Depósito, Pix, Carteiras Digitais e Total. No final do relatório tem um totalizador de cada forma de pagamento inclusive do total.

O penúltimo relatório “9 – Listagem das Vendas por Forma de Pagamento”, apresenta as mesmas informações do relatório 8, mas de forma mais detalhada, de acordo com o filtro escolhido. Além dos totalizadores do relatório 8, poderá ser escolhido: tipo de documento, condições de pagamento, cliente avalista e/ou vendedor E também há totalizador do grupo e totalizador geral que fica no final do relatório.

Por fim, o último relatório “10 – Vendas Condicionais Pendentes c/ Produtos” apresenta as condicionais que ainda não foram baixadas, detalhando todos os produtos de cada condicional, constando o código da condicional, data em que foi realizada, cliente, vendedor, código, descrição e valor de cada produto, quantidade total de produtos e valor total da condicional. E no final do relatório tem o total de registros encontrados e o total gerado de itens encontrados assim como o total do valor do condicional.

Os menus laterais:

Do lado esquerdo da tela são apresentadas as opções de visualização dos relatórios, podendo ser: 

1 – VISUALIZAR ou ALT  1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas, caso o relatório possua mais de uma página a seta poderá ser utilizadas para ir para a próxima página, voltar para página anterior, ir para a última página voltar para a primeira e para escolher o número da página que deseja visualizar. Ao lado das setas poderá aumentar ou diminuir o zoom. o relatório poderá ser impresso clicando na impressora que fica na parte superior da tela, e para sair do relatório bastará clicar ESC no teclado ou clicar no ícone de porta que fica ao lado da impressora. 

 

 

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos. 

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.  

Analisando os Totalizadores

As checkboxs do lado esquerdo, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Clicando com o botão esquerdo do mouse na checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva, clicando na lupa para buscar, seta para selecionar ou digitando o filtro desejado nas barras que permitirem esta ação.  

Os totalizadores estão divididos em dois quadrantes, o primeiro com informações sobre a venda, como data da venda, tipo de operação, tipo de documento, empresa, tipo de cobrança, condições de pagamento, cliente, avalista e vendedor utilizado nos 10 relatórios padrões do sistema e o segundo com informações sobre os produtos, como descrição, cor, marca, fornecedor, departamento, grupo, subgrupo, grade, coleção, referência e linha, utilizado apenas nos relatórios 3 e 4.  

- INFORMAÇÕES SOBRE A VENDA 

- Data da venda: agrupará as vendas de acordo com a data em que foram realizadas, podendo ser selecionado a data de início e fim da pesquisa. 

- Tipo de Operação: agrupará as vendas de acordo com o código do tipo de operação, no período pesquisado, lembrando que os tipos de operações ser consultados no módulo RETAGUARDA do SETA > menu Cadastros > Natureza da Operação.  Veja que a VENDA DE MERCADORIA tem o código 01

-No relatório de venda no campo Tipo de operação aparece 01-VENDA DE MERCADORIAS

- Tipo de documento: agrupará as vendas de acordo com o tipo de documento emitido, no período pesquisado, lembrando que pode ser: 1-NFD1, 2-Nota Fiscal Impressa, 3-Cupom fiscal, 4-Guias e Recibos, 5-NFCe e 6-SAT.  

- Empresa: caso possua mais que uma empresa na rede, as vendas serão agrupadas por empresa, se for necessário pesquisar apenas uma empresa ou algumas empresas da rede do lado direito ser buscado com a lupa poderá ser selecionada(s) a(s) empresa(s) desejada(s). 

Clique na Lupa no campo Empresa e será listado todas as empresas cadastradas.

- Tipo de cobrança: agrupará as vendas de acordo com o tipo de cobrança, no período pesquisado, lembrando que pode ser: dinheiro, débito, crédito, cheque, crediário, vale presente, crédito do cliente, boleto e fidelidade. Se for necessário pesquisar apenas um tipo de cobrança, bastará selecioná-lo clicando na setinha do lado direito.  

- Condições de pagamento: agrupará as vendas de acordo com a condição de pagamento, no período pesquisado. Será listado todas as condições de pagamento cadastradas no SetaERP.

- Cliente: agrupará as vendas de acordo com os clientes, no período pesquisado. 

- Avalista: caso possua avalistas nos cadastrados dos clientes agrupará as vendas de acordo com os avalistas, no período pesquisado. 

- Vendedor: agrupará as vendas de acordo com os vendedores, no período pesquisado, como visto em outros manuais, as quantidades e valores que possuem o sinal de menos na frente simbolizam trocas.  

 

- Origem: caso a rede possua e-commerce vinculado ao SETA, será possível escolher se o relatório apresentará as vendas da loja física ou da loja virtual.  

- INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS 

O relatório 3 totalizado por uma das variáveis deste quadrante apresentará a descrição dos produtos, marca, fornecedores, departamento, grupo, subgrupo, grade, coleção, referência ou linha (dependendo do escolhido), quantidade vendida de um, valor total de venda, custo, valor de frete e markup e o relatório 4 além destes dados apresentará informações sobre as promoções.  

- Descrição: agrupará as vendas de acordo com a descrição dos produtos vendidos, no período pesquisado. 

Cor: agrupará as vendas de acordo com a cor dos produtos vendidos, no período pesquisado. 

Marca: agrupará as vendas de acordo com as marcas dos produtos vendidos, no período pesquisado. 

 -  Fornecedor: agrupará as vendas de acordo com os fornecedores dos produtos vendidos, no período pesquisado. 

Classificação:Ao clicar na lupa, ao lado do campo Classificação, será aberta a tela Cadastro de Classificação de Produtos.
 

Observe que nesta tela aparecerão, inicialmente, todos os Departamentos. Após clicar sobre um deles, será desmembrado, exibindo os Grupos que pertencem ao Departamento selecionado.

 Da mesma forma, clicando sobre o Grupo, serão exibidos os Subgrupos pertencentes a ele, conforme observa-se abaixo:


Para enviar essas informações para a tela principal do relatório, basta marcar no box (quadradinho  ) que se encontra em frente ao DepartamentoGrupo ou Subgrupo e, em seguida, clicar no botão F9 - Exportar. Para marcar o box, utilize a barra de espaço em seu teclado.

 Lembrando que, com essa alteração no sistema, será possível selecionar quantos Departamentos, Grupos ou Subgrupos o usuário desejar.

 Caso queira emitir o relatório apenas utilizando o Grupo Bota Salto Alto, clique no box para selecioná-lo e clique no botão F9 – Exportar.

 Feito isso, na tela principal do relatório, o campo Classificação será renomeado para Grupo e apresentará o código selecionado:

 Na mesma linha irá ocorrer ao informar apenas Departamento ou Subgrupo, este campo será renomeado conforme o item selecionado.

 Além disso, é possível selecionar um Grupo de um determinado Departamento e um Grupo de outro Departamento.

 Por exemplo, quero emitir o relatório apenas com o Grupo Premium Grande do Departamento Bolsas e o Grupo Bota Salto Alto do Departamento Calçados Femininos.

 Para isso, basta marcar o box de ambos grupos e clicar no botão F9 – Exportar.


Na tela principal do relatório, o campo Classificação será renomeado para Grupo e apresentará os dois códigos selecionados.

  

Caso o usuário selecione o Grupo de um Departamento e um Subgrupo de outro Departamento, o sistema não irá permitir, pois é necessário manter as seleções dentro do mesmo nível:

  1. Departamento + Departamento (podem ser selecionados departamentos diferentes)
  2. Grupo + Grupo (podem ser selecionados grupos de outros departamentos)
  3. Subgrupo + Subgrupo (podem ser selecionados subgrupos de outros grupos)
  4. Nunca Departamento + Subgrupo

 

Por exemplo, no Departamento Sapato, selecionei o Grupo Feminino. Já no Departamento Vestuário Feminino, seleciono apenas o Subgrupo Calça Capri, pertencente ao Grupo Calça. Neste caso, o sistema irá retornar a seguinte mensagem:

Se a necessidade do usuário for emitir o relatório com todos os Grupos, é necessário clicar na lupa ao lado do campo Classificação e marcar todos os grupos desejados:

 

Grupo: agrupará as vendas de acordo com os grupos dos produtos vendidos, no período pesquisado. 

Subgrupo: agrupará as vendas de acordo com os subgrupos dos produtos vendidos, no período pesquisado. 

Grade: agrupará as vendas de acordo com as grades dos produtos vendidos, no período pesquisado. 

Coleção: agrupará as vendas de acordo com as coleções dos produtos vendidos, no período pesquisado. 

Referência: agrupará as vendas de acordo com as referências dos produtos vendidos, no período pesquisado. 

- Linhas: agrupará as vendas de acordo com as linhas dos produtos vendidos, no período pesquisado. Os produtos que não possuírem linha cadastrado ficarão sem descrição no relatório.