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Âncora
ConfiguracaoReceita
ConfiguracaoReceita
Cadastrar minha
conta Stone ao DDA


O acesso ao DDA pode ser realizado pelo menu:

Financeiro > Débito Direto Autorizado (DDA) e pelo atalho na tela Lançamento de Despesas: Financeiro > Lançamento de Despesas

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Ao acessar a tela o usuário já pode visualizar o novo botão "DDA Stone". Ao clicar sobre o botão o sistema vai apresentar a conta Stone cadastrada no sistema. Caso você não possua nenhuma conta pode acessar o link "cadastro aqui", ele te direcionará para a tela de Conta Bancária / Conta Stone onde você pode cadastrar uma nova conta Stone ou Vincular uma já existente. O passo a passo para realizar esse cadastro você encontraaqui.


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A conta deve possuir o consentimento para vincular ao sistema, caso sua conta não possua realize o consentimento para continuar (aqui você encontra o passo a passo para realizar o consentimento) 

Com a conta Stone já integrada ao sistema com o consentimento o usuário já pode cadastrar sua conta ao DDA. Selecione a conta desejada e clique em "Finalizar cadastro"

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A solicitação será enviada a Stone, aguarde o período de ativação da sua conta.

Importante: Para dias uteis entre as 06:00 e 21:45hrs o seu pedido deve ser liberado em até 20 minutos, caso tenha solicitado fora deste período deve aguardar o próximo dia útil.  


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Após a ativação da conta clique em "Continuar"

Neste momento o sistema já inicia a busca dos boletos no período de um mês

Image ModifiedOBS: A flag não será disponibilizada para a receita "Dinheiro", já que é recebida à vista na loja, sem qualquer intermédio de administradoras de cartões.

OBS(2): A tela de conciliação de cartões, somente servirá para consultar os registros importados na Equals e comparar com o Degust, não influenciará em nada no fluxo financeiro do sistema.

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Realizando a conciliação

Com as receitas configuradas, será possível realizar a conciliação dos cartões. Para acessar a tela de conciliação, devemos acessar o menu (Financeiro > Conciliação de cartões).

Na tela de conciliação será possível "Consultar" os meses conciliados ou criar um "Novo cadastro" de conciliação.

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Ao realizar um novo cadastro, serão exibidas as vendas presentes no Degust e as presentes no conciliador:

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Vendas DEGUST: Traz as vendas contabilizadas no sistema Degust PDV configuradas para conciliação (realizando o filtro pela data caixa das vendas)

Vendas CONCILIADOR: Traz através do conciliador Equals, as vendas contabilizadas nas máquinas de cartão (realizando o filtro pela data de venda)

Detalhamento das colunas - Vendas Degust

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Regras de conciliação

  • Regra para encontrar os registros:
    • O sistema procura os registros que possuam NSU Rede iguais OU Cód. Autorização Iguais
  • A = Conciliado automaticamente:
    • Conciliações onde o sistema encontra um registro igual no Degust e no conciliador, em que a taxa, valor líquido e data também sejam idênticas entre ambos.
  • D = Não conciliado - Divergente:
    • Conciliações onde o sistema encontra um registro igual no Degust e no conciliador, porém em que a taxa, valor líquido ou data sejam diferentes entre ambos.
    • Esses registros precisam ser conciliados manualmente
  • N = Não conciliado - Não encontrado:
    • Todos os registros que o sistema não encontrar um par no conciliador (geralmente são as vendas POS, pois não possuem NSU/Cod. Autorização).
    • Esses registros precisam ser conciliados manualmente

Filtros

Existem alguns filtros que nos auxiliarão na realização das conciliações, como por exemplo os aplicados quando clicamos nos quadros: TOTAL GERAL, CONCILIADOS, NÃO CONCILIADOS.

Total Geral: Atualizará as tabelas com todas as transações, conciliados ou não.

Conciliados: Trará todas as transações conciliadas, manual ou automaticamente.

Não conciliados: Trará todas as conciliações não realizadas, seja por não encontrar uma correspondente ou por ter divergência de taxa.

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Nos quadros são apresentados também os totalizadores de registros, para cada situação, detalhados na imagem abaixo:

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Além dos filtros mostrados acima, teremos disponíveis todos os filtros da grid, podendo realizar uma consulta específica em cada um deles.

Conciliação manual e desconciliação

Quando uma conciliação não for realizada automaticamente (seguindo as regras), teremos que realizar a conciliação manualmente.

Dessa forma, será necessário selecionar no primeiro painel o valor no Degust e no segundo o valor no conciliador, então clicar em "Conciliar registros".

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O registro será alterado para conciliado "M", que significa "conciliado manualmente"

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Para desconciliar qualquer registro, basta apenas clicar em "Desconciliar" na coluna de "Ações" em qualquer um dos painéis.

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Não conciliado por divergência

No caso da transação não conciliada por divergência que é quando a taxa está cadastrada incorretamente, as informações batem com exceção do valor líquido, neste caso é necessário realizar a correção da mesma através do menu (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita), ou também é possível confirmar a conciliação no botão "Confirmar transação", pois muitas vezes a diferença pode ser algum arredondamento da administradora.

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Passo a passo resumido

Neste passo a passo, serão resumidas as informações para quem adquiriu conhecimento básico sobre o conciliador e deseja relembrar apenas o fluxo de configuração / operação de conciliação.

  1. Realizar a configuração das receitas que serão exibidas no conciliador, ativando a flag "Exibir a receita na conciliação de cartões" (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita), lembrando que dinheiro não será exibido.
  2. Configurar a taxa correta, também na configuração de receitas para que a conciliação seja realizada corretamente.
  3. Acessar o conciliador através do menu (Financeiro > Conciliador de cartões).
  4. Conferir as conciliações não realizadas, considerando os seguintes motivos:
  • Vendas realizadas no POS, pois não gera um código de autorização no sistema para comparação.
  • Taxas incorretas, verificar se os dados de NSU e autorização são iguais e existe uma diferença no valor líquido, nesse caso será necessário revisar a taxa da administradora e corrigir no sistema Degust (Configuração de receita).

      5. Concluir as conciliações manualmente após realização da correção de configuração de receita, o sistema não atualizará automaticamente para não afetar outras conciliações já realizadas.

Controle de reembolso de administradora

O outro módulo que será alimentado pela Equals, será o de "Controle de reembolso de administradora". Onde as receitas configuradas para utilizar a integração Equals, serão buscadas e importadas na tela de reembolso.

O primeiro passo para utilizar o reembolso por meio da integração Equals é solicitar que a franqueadora habilite no cadastro de loja a flag para utilização da integração. (Cadastro > Loja > Loja)

Caso a loja seja um varejo, o próprio administrador da loja poderá habilitar no cadastro de loja.

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OBS: Ao habilitar essa configuração, todas as receitas que estiverem configuradas como "Receita de integração Equals" terão seus valores integrados via Equals e não serão mais geradas de acordo com os valores de vendas do Degust.

Com a configuração realizada no cadastro de loja, devemos configurar cada uma das receitas que será integrada com a Equals. (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita)

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Será necessário habilitar a flag "Receita integração Equals" e selecionar os campos: "Rede Equals", "Bandeira Equals" e "Transação Equals".

Esses campos servem para importar a receita de configuração equivalente na Equals.

Integrar vendas Ifood - A integração é diferente, pois geralmente não temos de/para por bandeira do IFood e PDV, os clientes costumam juntar os pagamentos em uma única receita (Ex: IFOOD ONLINE) ou dividida por operação (Ex: Bob's com QUIQ - Ifood Crédito, Ifood Débito, Ifood Pix, etc). Na receita o usuário deve selecionar no campo "Administradora/adquirente"  a opção "294 - Ifood" e o campo" Produto Equals" vai ser apresentado na tela. Selecione os produtos Ifood correspondentes a receita ou "todos" para uma receita única Ifood.

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Para que o Degust realize a busca por meio da integração, devemos:

  • Acessar o "Controle de Reembolso de Administradora
  • Selecionar o "Período" de busca
  • Marcar a flag "Atualizar registros com a Equals".
  • Clicar em consultar

O "Período de" selecionado também altera a forma como é realizada a busca no Equals, sendo:

  1. Depósito = Degust realiza a busca das informações pela data venda do Equals
  2. Previsão ou Efetivação = Degust realiza a busca das informações pela data pagamento do Equals

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Os valores importados por meio da integração, serão os presentes na Equals (taxa, valor liquido, valor bruto).

Será exibida uma coluna na grid, informando se é registro Equals ou não.

Para que o controle seja feito da forma correta, devemos utilizar ou somente pela Equals, ou somente pelo Degust.

Teremos também na Grid, botões complementares para auxiliar no controle, sendo eles:

OBS: Os registros Equals integram valores de ajuste e antecipação

Verificar Receitas Integradas:

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Este botão, exibirá as receitas cadastradas e se estão integradas ou não.

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Essa informação auxiliará na realização da configuração correta, quando não estiver integrada, significa que não foram preenchidas as receitas de acordo com as informações presentes na Equals.

Visualização de calendário:

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Este botão exibirá os totalizadores dos registros:

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No registro diário de cada receita, também será possível visualizar informações como: lote, ajustes e antecipação.

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Image RemovedSe a despesa tiver (código de barras, fornecedor, valor, vencimento) iguais ao boleto, o vinculo será realizado automaticamente.


Status de vínculos disponíveis:

  • Vinculado: Todo boleto que foi conciliado.
    • Os registros vinculados automaticamente apresentam de "baixa", o botão "visualizar" e "desvincular"

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    • Ao vincular manualmente o sistema já apresenta a opção de baixa da despesa, ao optar por ar baixa o sistema já apresenta a tela para realizar a baixa


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    • Após a baixa da despesa só será possível visualizar a despesa (ao visualizar a despesa o usuário só tem disponível o botão "conferido")


  • Encontrado:  Todo boleto com valor, CNPJ (do fornecedor) iguais, com vencimento em um range até 2 dias de diferença, porém sem código de barras.
    • O status permite que o usuário ignore ou visualize a despesa que apresenta informações semelhantes pelo botão visualizar (Image Added) ou pela seta na lateral do registro onde é expandido apresentando a despesa na grid.

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  • Encontrado-Divergente:  Todo boleto com valor, vencimento iguais, porém CNPJ do fornecedor diferente.
    • O status permite as ações de "ignorar" e "buscar".

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    • Ao optar pela busca é aberto a tela "Procurar Despesas" onde o sistema apresenta as despesas lançadas no sistema e o usuário pode optar por selecionar uma das despesa e vincular ou realizar o cadastro de uma nova despesa.


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    • O botão (Image Added) permite que as despesas sejam visualizadas


  • Não encontrado: Todo boleto com as regras diferentes dos demais.
    • Assim como o status "divergente" o usuário pode realizar um novo cadastro ou vincular a uma despesa existente adicionando as informações do boleto a despesa 


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  • Ignorado: Todo boleto que foi encontrado, porém o usuário optou por utilizar a ação "Ignorar".
    • A ação disponível para esta status é o "restaurar"" onde o boleto retorna ao status anterior ao "ignorado"

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Retornos do DDA - Status de "situação" dos boleto:

  • Pago: Boleto já pago
  • Pendente: Boleto ainda esta pendente para conciliação dentro do período de vencimento.
  • Não pagável: O boleto excedeu o tempo de pagamento, não pode ser mais pago.




Dica

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