Para gerar uma Pré-venda acesse o programa através do menu Lançamentos > Faturamento > Pré-vendas.
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Figura 01 - Pré Vendas
Na sequência informe o código de barras do item e a quantidade a ser dispensada. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção Pedir quantidade na venda no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Através do campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item. - Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido o ícone
;
- Ao
clicar sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.
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Figura 02 - Identificando Descontos
O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto. - Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, será apresentado o ícone
, sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item;
- E, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.
Na sequência deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Para fidelização de clientes Linx Conecta, clique em , para maiores informações acesse: Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta.
Dica |
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Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema, logo após carregar em tela as informações do cliente será preenchido automaticamente o convênio a qual pertence. |
Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda. Marque o campo como Tele Entrega quando a pré-venda for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos.
Informações |
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Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "pré-venda" para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2, será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela, ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo, bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial. |
Quando a farmácia utiliza cartão de pré-venda, ou seja, efetua a pré-venda e entrega ao cliente para apresentação no caixa, é solicitado o campo para que seja informado o número do cartão ao finalizar a pré-venda. Para que este campo seja exigido é necessário marcar a opção "Cartão pré-venda", em Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). - Código do Cartão: No uso de cartão de código de barras no pré-venda, o sistema solicita o número do cartão, que pode ser digitado ou leitura óptica.
Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor. Nos campos de totalizadores são apresentados a somatória dos itens da pré-venda - Em Total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos;
- Em Promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção;
- Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto;
- No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:
Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas)para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda;
Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período;
Por Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.
Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.
Observações Gerais- Após o processamento das pré-vendas as mesmas são disponibilizadas no programa Caixa On-line (Lançamentos > Caixa);
Em caso de bloqueio do produto na pré-venda, deverá verificar a configuração no cadastro de clientes ou convênios, favor contatar o administrador para que proceda com a informação ou ajuste a configuração para continuar a venda;
O atalho CTRL + I - Filial Centralizadora Tele-entrega permite selecionar a Filial Centralizadora de Tele-Entrega, porém o mesmo somente estará disponível quando no programa "Parâmetros" na aba Tele Entrega estiver parametrizado "Tele Entrega centralizada em qual Filial?", e no programa "Pré-venda" estiver marcada a opção Tele Entrega.
Aviso |
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Quando a farmácia estiver configurada para trabalhar com "Tele Entregas Centralizadas", na tela de vendas quando o usuário pressionar o atalho "Ctrl+L" será disponibilizado e considerado o estoque da FILIAL CENTRALIZADORA e não da filial logada. |
Quando estiver configurado para "Imprimir automático ao finalizar pré-venda" Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Tele-entrega), imprimirá o controle de expedição ao finalizar a pré-venda. A impressão não ocorrerá quando a trabalhar com Tele Entrega Centralizada e a farmácia não for a centralizadora;
O atalho CTRL + P - Posologia abrirá a tela para informar os dados referente a receita disponibilizada pelo profissional de saúde, como por exemplo: nome do cliente, telefone, posologia, CRM do médico e número da receita da venda. Em caso de medicamentos controlados pela ANVISA/VISA o número da receita é obrigatório e no caso do usuário não informar o número da receita, o sistema numerará automaticamente a receita entendendo que seja uma receita "branca" que necessite dessa numeração. Também será solicitada nessa tela caso a farmácia utilize, se a venda deve ser enviada via arquivo texto para a PrevSaúde, Vida Link ou ambas as empresas. Clique aqui para mais informações sobre posologia;
- Quando a filial for Gerenciada pelo PlugPharma (Parâmetro > Filiais) e na configuração PlugPharma estiver marcado o parâmetro Informar/Enviar receita sem venda vinculada, será apresentado nas telas de venda um novo ícone de atalho para a tela de Prescrição Médica Instituto de Pesquisa / Plugpharma a qual também é acessada pelo atalho CTRL + O;
- Ao inserir informações de receitas e produtos prescritos serão gravados em banco de dados para envio diário ao Plugpharma.
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Figura 03 - Informar/Enviar Receita PlugPharma
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