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Âncora | ||||
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Para funcionamento da rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes, será necessário configurar contas no Plano de Contas do sistema, através do módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Contas.
Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
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Selecionar a conta Passivo > Circulante e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:
No filtro Tipo contábil selecionar a opção Crédito. No filtro Tipo nenhuma opção precisa ser selecionada. Na aba Opções, marcar a opção Aceitar lançamentos, Controlar pendências e Ativar Compensação de adiantamento de clientes/fornecedores para essa conta. Após, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
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A tela a seguir será exibida:
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Conforme imagem a seguir:
Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
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Será necessário criar um motivo de movimentação para incluir o crédito de clientes. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:
- Conta debitar: informar a conta Caixa ADM. Para mais informações a respeito acessar o Manual Caixa Administrativo;
- Contra creditar: informar a conta Adiantamento de Clientes criada no capítulo 3.1;
Conforme imagem a seguir:
Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
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pós realizar o vínculo, clicar no botão Salvar informações.
Âncora | ||||
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No módulo Gerencial acessar o menu Configurações > Parâmetros >
Empresas. A tela a seguir será exibida:
Selecionar a empresa e acessar a aba Configurações, marcar a opção Em contas a receber, localizar créditos e adiantamentos de clientes. Selecionar uma das opções:
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Para realizar o lançamento de créditos para clientes acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Movimentação de contas ou utilizar o botão Contas. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
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A opção Exibir permitirá marcar a opção Apenas lançamentos pendentes.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Clicar no botão Novo para realizar lançamentos de crédito. A tela a seguir será exibida:
Selecionar o motivo de movimentação Credito de Clientes criado no capítulo 3.2.2. A tela a seguir será exibida:
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Esta tela possui os campos:
- Empresa: informar a empresa em que a movimentação foi realizada;
- Data movto: informar a data da movimentação;
- Turno: informar o turno;
- Usuário: exibirá o usuário;
- Motivo: exibirá o motivo de movimentação;
- Débito: exibirá a conta a debitar;
- Crédito: exibirá a conta a creditar;
- Documento: informar o identificador do documento;
- Data doc.: informar a data do documento;
- Lote: informar o lote;
- Pessoa: informar o cliente;
- Vencimento: informar a data de vencimento;
- Valor: informar o valor total;
- Observação: informar observações referentes ao lançamento.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento.
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Para realizar a baixa de contas a receber utilizando a rotina de Contas a Receber, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Contas a Receber. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
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Após informar os filtros e clicar no botão Confirmar, a tela a seguir será exibida:
Na aba A Receber serão exibidos os títulos a receber de acordo com os filtros informados. Selecionar os títulos que serão baixados e clicar no botão Baixar. Se o cliente possuir crédito a mensagem a seguir será exibida:
Clicar no botão OK, a janela Baixa de Conta a Receber será exibida, conforme imagem a seguir:
Clicar no botão no botão ao lado do campo Compensação. A tela a seguir será exibida:
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