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Painel
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titleSumário


Âncora
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1 Conceito

A rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes verificará se o cliente possui crédito com o estabelecimento, ao realizar baixa de contas a receber do mesmo. Caso existir algum crédito, o sistema permitirá realizar um abatimento entre o valor devido e o valor do crédito.

Âncora
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2 Requisitos

Para utilizar a rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes será necessário realizar as configurações no módulo Gerencial.

Âncora
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3 Configurações

As configurações para funcionamento da rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.

Âncora
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3.1 Plano de Contas

Para funcionamento da rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes, será necessário configurar contas no Plano de Contas do sistema, através do módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Contas.
Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

 
Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá incluir contas ao plano de contas;
  • Editar: permitirá editar a conta selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a conta selecionada;
  • Procurar: permitirá procurar por uma conta;  Atualizar: permitirá atualizar o plano de contas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Selecionar a conta Passivo > Circulante e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



No filtro Tipo contábil selecionar a opção Crédito. No filtro Tipo nenhuma opção precisa ser selecionada. Na aba Opções, marcar a opção Aceitar lançamentos, Controlar pendências e Ativar Compensação de adiantamento de clientes/fornecedores para essa conta. Após, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

Âncora
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3.2 Motivos de Movimentação

Para executar a rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo.

A tela a seguir será exibida:

Âncora
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3.2.1 Baixa de Crédito de Clientes

Será necessário criar um motivo de movimentação para realizar a baixo de crédito de clientes. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta Circulante 2.1;
  • Contra creditar: informar a conta Valores a Receber 1.3;
  • Tipo movto: selecionar a opção BAIXA DE PENDÊNCIA;
  • Tipo movto: selecionar a opção Forma Baixa.

Conforme imagem a seguir:


 
Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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3.2.2 Crédito de Clientes

Será necessário criar um motivo de movimentação para incluir o crédito de clientes. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta Caixa ADM. Para mais informações a respeito acessar o Manual Caixa Administrativo;
  • Contra creditar: informar a conta Adiantamento de Clientes criada no capítulo 3.1;

Conforme imagem a seguir:



Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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3.2.3 Chave Motivo de Movimentação

No módulo Gerencial acessar o menu Configurações > Parâmetros > Motivos de movimentação. Selecionar a chave BAIXA_COMPENSAR_CLIENTE e vincular o motivo de movimentação Baixa de Crédito de Clientes criado no capítulo 3.2.1. A

pós realizar o vínculo, clicar no botão Salvar informações. 


Âncora
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3.3 Empresa

No módulo Gerencial acessar o menu Configurações > Parâmetros > Empresas. A tela a seguir será exibida:



Selecionar a empresa e acessar a aba Configurações, marcar a opção Em contas a receber, localizar créditos e adiantamentos de clientes. Selecionar uma das opções:

  • Nessa empresa: apresentará somente os créditos daquela empresa ao realizar os lançamentos;
  • Em todas empresas: apresentará os créditos de todas as empresas ao realizar os lançamentos.

Após selecionar a opção, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
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4 Funcionalidades

A rotina de Compensação de Adiantamento de Clientes permitirá realizar a entrada de crédito para clientes e verificar se o mesmo possui crédito ao realizar baixas de contas a receber, através das rotinas Contas a Receber, Movimentação de Contas e Recebimento pelo módulo Caixa. O sistema permitirá realizar um abatimento entre o valor devido e o valor do crédito.

Âncora
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4.1 Lançamento de Créditos

Para realizar o lançamento de créditos para clientes acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Movimentação de contas ou utilizar o botão Contas. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

  • Conta: informar a conta Adiantamento de Clientes criada no capítulo 3.1;
  • Período: informar o período;
  • Turno: informar o turno;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Grupo: informar o grupo de pessoas;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Placa: informar a placa;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Vencto.: informar o período de vencimento;
  • Período baixa: informar o período da baixa;
  • Valor: informar o valor;
  • Obs.: informar uma observação.

A opção Exibir permitirá marcar a opção Apenas lançamentos pendentes.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Clicar no botão Novo para realizar lançamentos de crédito. A tela a seguir será exibida:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento.

Âncora
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4.2 Baixa Contas a Receber

Para realizar a baixa de contas a receber utilizando a rotina de Contas a Receber, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Contas a Receber. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

  • Cliente: informar o cliente;
  • Conta: informar a conta;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Vencto. entre: informar o período de vencimento;
  • Emissão entre: informar o período de emissão; 
  • Receb. entre: informar o período de recebimento;
  • Placa: informar a placa.

Possui a opção de filtrar por Situação:

  • Recebida: exibirá os registros já recebidos;
  • Em atraso: exibirá os registros atrasados;
  • A vencer: exibirá os registros que não venceram.

Após informar os filtros e clicar no botão Confirmar, a tela a seguir será exibida:



Na aba A Receber serão exibidos os títulos a receber de acordo com os filtros informados. Selecionar os títulos que serão baixados e clicar no botão Baixar



Clicar no botão OK, a janela Baixa de Conta a Receber será exibida, conforme imagem a seguir:


Clicar no botão no botão ao lado do campo Compensação. A tela a seguir será exibida: 


O campo Motivo exibirá o motivo de movimentação Baixa de Crédito de Clientes criado no capítulo 3.2.1.
O quadro Seleção de valores para compensar possui os campo:

  • Data: exibirá a data do crédito;
  • Vencto.: exibirá a data de vencimento do crédito;
  • Documento: exibirá o identificador do documento;  Motivo: exibirá o motivo de movimentação utilizado;
  • Valor: exibirá o valor do crédito.

Selecionar os créditos desejados e clicar no botão Confirmar. O campo Compensação será preenchido com o valor total dos créditos selecionados. No quadro Formas de recebimento será adicionado a baixa de crédito. Conforme imagem a seguir:



Caso desejar será possível adicionar outras formas de recebimento, para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Contas a Receber.
Após informar as formas de recebimento clicar no botão Confirmar para registrar a baixa.

Âncora
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4.3 Baixa Movimentação de Contas

Para realizar a baixa de contas a receber utilizando a rotina de Movimentação de Contas, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Movimentação de contas ou utilizar o botão Contas. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

  • Conta: informar a conta;
  • Período: informar o período;
  • Turno: informar o turno;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Grupo: informar o grupo de pessoas;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Placa: informar a placa;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Vencto.: informar o período de vencimento;
  • Período baixa: informar o período da baixa;
  • Valor: informar o valor;
  • Obs.: informar uma observação.

A opção Exibir permitirá marcar a opção Apenas lançamentos pendentes.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Clicar no botão Novo e selecionar um motivo de baixa, conforme imagem abaixo:



Ao selecionar o motivo de movimentação, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Motivo de baixa: informar o motivo de movimentação da baixa, campo preenchido automaticamente;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação do lançamento;
  • Pessoa: informar o cliente;
  • Grupo de Pessoa: informar o grupo de pessoas;
  • Documento: informar o documento;
  • Número do lote: informar o número do lote;
  • Data lançamento/Emissão entre: informar a data do lançamento;
  • Vencto até/Vencto entre: informar a data do vencimento.

Após informar os filtros, clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:



Selecionar os títulos que desejar baixar e clicar no botão Próximo. Se o cliente possuir crédito a mensagem a seguir será exibida:





Clicar no botão OK, a janela Assistente de Baixa será exibida, conforme imagem a seguir:


Clicar no botão ao lado do campo Compensação. A tela a seguir será exibida: 



Está tela possuirá os mesmos campos conforme capítulo 4.2.
Após selecionar os créditos desejados e clicar no botão Confirmar, o campo Compensação será preenchido com o valor total dos créditos selecionados. Conforme imagem a seguir:


Caso desejar, será possível adicionar valores de multa, juros e descontos, para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Movimentação de Contas.
Após informar os campos, clicar no botão Concluir para registrar a baixa.

Âncora
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4.4 Recebimento no Caixa

Para realizar a baixa de contas a receber utilizando o módulo Caixa, acessar o módulo Caixa > Tecla F10 ou menu Caixa > aba 9 - Recebimentos. A tela a seguir será exibida:


Clicar no botão Novo - F8. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Conta: informar a conta;
  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ;
  • Placa: informar a placa.

Após informar os filtros clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:



Selecionar os títulos que desejar baixar e clicar no botão Baixar títulos selecionados – F5. Se o cliente possuir crédito a mensagem a seguir será exibida:


Clicar no botão OK, a janela Contas a Receber – Baixa de Títulos será exibida, conforme imagem a seguir:


Clicar no botão no botão dentro do campo Total compensação. A tela a seguir será exibida: 



Está tela possuirá os mesmos campos conforme capítulo 4.2.
Após selecionar os créditos desejados e clicar no botão Confirmar, o campo Total compensação será preenchido com o valor total dos créditos selecionados. Conforme imagem a seguir:



Caso desejar será possível adicionar valores de multa, juros, descontos, formas de troco e outras formas de recebimento, para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Abas Menu Caixa.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar recebimento –F5 para registrar a baixa.