Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
|
1 Conceito
O Linx Postos Autoatendimento foi desenvolvido para melhorar a experiência do consumidor da loja, fornecendo uma forma de pagamento padronizada e intuitiva, melhorando dessa forma, a experiência do consumidor durante sua estadia na loja. Além disso, o atendimento é agilizado, diminuindo as filas no caixa.
Para melhorar ainda mais essa experiência, foi realizada a integração da rotina de cardápio no totem de autoatendimento com retaguarda AutoSystem, possibilitando realizar pedidos através do totem. Serão apresentados dois perfis, onde os pedidos podem ser realizados e vinculados a uma comanda ou realizar o pedido e fazer o pagamento deste pedido na sequência.
2 Configuração da Retaguarda
Na retaguarda AutoSystem ou Seller Web serão cadastradas as informações de produto, complementos, categorias e montagem do cardápio. É na retaguarda, também, que serão inseridas as imagens dos produtos e categorias que serão apresentados no cardápio do totem.
Dica |
---|
3 Requisitos
Para o correto funcionamento do autoatendimento é necessário:
- Possuir os módulos de Comanda Eletrônica e Documento Fiscal e TEF Direção liberados na chave do cliente.
- Possuir os módulos de Autoatendimento, Comanda Eletrônica e Documento fiscal liberados na chave para o produto AutoSystem;
- Possuir resolução de tela 768x1360, modo retrato;
- Estar integrado com Fiscal Flow;
- Estar integrado com D-TEF;
- Versão mínima da retaguarda AutoSystem: 3.3.1.99;
- Versão mínima do Totem de Autoatendimento: 1.0.0.21.
Os demais requisitos como hardware e sistema operacional podem ser conferidos clicando aqui.
4 Operações Administrativas
As informações de operações administrativas como, configurações, operações, vendas, sincronias e também mais informações sobre instalação do totem são apresentadas no manual do produto. Clique nos links abaixo para acessar ⇩
5 Utilização do Autoatendimento com Cardápio
Após realizadas as configurações necessárias descritas nos tópicos anteriores, será possível utilizar as funções de autoatendimento com o cardápio cadastrado. Caso o cliente tenha mais de um cardápio cadastrado na retaguarda, será possível fazer a escolha do cardápio que será apresentado.
Abaixo a tela inicial onde é possível visualizar a mensagem no rodapé Toque para iniciar.
Dica |
---|
O banner acima e o banner de topo abaixo são personalizáveis, e as imagens escolhidas devem ser de acordo com as especificações apresentadas no link a seguir: Padrão de Mídias do Totem Integrado ao AutoSystem ou Padrão de Mídias do Totem integrado ao Seller Web. |
Ao pressionar a tela para iniciar, será apresentado o autoatendimento com cardápio. Os elementos que fazem parte da elaboração deste cardápio serão vistos a seguir.
5.1 Seções
As seções serão apresentadas conforme o cadastro realizado na retaguarda, podendo conter itens de um subgrupo de produtos, grupo de produtos ou o produto cadastrado um a um. As imagens apresentadas na seção, também são inseridas no momento do cadastro da seção na retaguarda.
- As Seções ficam localizadas na lateral esquerda da tela e facilitam a navegação através da rolagem pelas categorias de produtos como, chocolates, padaria, sorvetes e quantas mais desejar.
Ao selecionar uma seção, é apresentado os produtos cadastrados em cada uma delas na retaguarda e cada um desses produtos com a sua imagem inserida no momento do cadastro.
- Quando não houver uma imagem inserida no cadastro do produto, o produto será apresentado da seguinte forma, mas sem impedir a operação de venda:
5.1.1 Leitura de produto avulso
No autoatendimento com cardápio, será possível inserir um produto no carrinho que não esteja no cardápio, realizando a leitura do código de barras do mesmo.
A leitura do código poderá ser realizada dentro de qualquer uma das seções de produtos ou através da seção Ler código de barras, localizada no topo das seções:
Dica |
---|
|
5.2 Produtos para Venda
Ao pressionar um produto da tela, será aberto o detalhamento com a opção de escolher a quantidade e adicionar ao carrinho.
A tela de produto apresenta as seguintes informações e botões:
- Voltar: permite retornar para a seção onde estão os demais produtos para escolha;
- Descrição: exibe o nome do produto conforme cadastro na retaguarda;
- Informação: exibe o texto acrescentado na aba Informações do cadastro do produto;
- Preço: exibe o valor do produto conforme cadastro na retaguarda;
- Adicionar ao Carrinho: permite que seja adicionado o produto escolhido ao carrinho
- Imagem: exibe a imagem do produto, quando inserida na aba Imagem do cadastro do produto;
- Quantidade: permite aumentar ou diminuir a quantidade do produto escolhido.
Dica |
---|
Quando o produto possuir complementos, o botão de quantidade não será apresentado na tela, mas será possível alterar a quantidade deste produto quando for inserido no Carrinho/Resumo do Pedido. |
Para inserir um produto no carrinho, basta escolher a quantidade desejada e pressionar Adicionar ao Carrinho. Na sequência será apresentada a mensagem de que o produto foi adicionado ao carrinho, como mostra a segunda imagem.
Produtos com Complemento
Os produtos podem ser cadastrados com a opção de oferecer complementos ao consumidor.
- Para que os complementos de um produto sejam apresentados na tela do totem, deve ser pressionado o botão Adicionar ao Carrinho, conforme destacado na primeira imagem abaixo;
- Na sequência é apresentado na tela as opções de complementos para o pedido, conforme mostra a segunda imagem;
- Não é obrigatório escolher um complemento e o consumidor pode apenas pressionar o botão Não, Obrigado;
- É possível selecionar mais de uma unidade de cada opção de complemento;
- Caso um ou mais complementos sejam selecionados o botão Adicionar ao Carrinho deve ser pressionado novamente.
Produtos com Observação de Preparo
Quando na retaguarda for cadastrada observações de preparo para o produto, também será apresentada as opções em tela para o consumidor.
- Não é obrigatório escolher uma opção de preparo e o consumidor pode apenas pressionar o botão Não, Obrigado;
- Ao escolher mais quantidades de um mesmo item, a observação de preparo adicionada a ele será replicada para a quantidade escolhida;
- Caso uma ou mais opções de preparo sejam selecionadas o botão Concluir Pedido deve ser pressionado;
- Na sequência o produto será adicionado ao carrinho, apresentando a mensagem conforme a segunda imagem.
Kits Variáveis
Será possível também realizar pedidos de combos de produtos cadastrados na retaguarda. No kit variável o pedido é escolhido em etapas na tela do totem.
No exemplo abaixo temos um combo com duas etapas, que recebeu a parametrização na retaguarda para que o consumidor escolha apenas um item por etapa.
- Com essa parametrização, ao tentar inserir mais um item na etapa, será apresentada a mensagem de que a quantidade informada excede a quantidade máxima;
- Após selecionar uma opção pressionar Próxima Etapa para avançar para a etapa 2.
Esta tela apresenta as seguintes informações e botões:
- Voltar: permite retornar para a seção onde estão os demais produtos para escolha;
- Etapas: exibe em qual etapa o consumidor está;
- Descrição: exibe o nome do kit de produto conforme cadastrado na retaguarda;
- Opções: permite selecionar uma ou mais opções de produto em cada etapa. A quantidade de opções em cada etapa é parametrizada na retaguarda;
- Total: exibe o valor total do kit de produtos;
- Próxima etapa: permite avançar para a próxima etapa, quando houver.
Abaixo o processo completo de escolha de produtos de um combo variável.
- Caso deseje trocar de opção dentro de uma etapa onde, é possível escolher apenas uma opção, será necessário desmarcar a quantidade de itens da primeira opção escolhida e só então pressionar o botão de quantidade da nova opção.
5.2 Produtos Adicionados ao Carrinho
No canto inferior esquerdo fica localizado o carrinho onde os itens escolhidos serão inseridos. Quando houver itens, ao pressionar o botão será apresentada uma tela semelhante a exibida abaixo.
Esta tela de resumo de pedido apresenta os campos:
- Quantidade: permite alterar a quantidade do produto escolhido, antes de concluir o pedido;
- Produto: exibe a descrição do produto conforme o cadastro na retaguarda;
- Preço: exibe o preço unitário do produto;
- Total: exibe o total dos itens inseridos ao carrinho.
São apresentados também os seguintes botões:
- Remover: permite através do botão remover o produto do carrinho;
- Cancelar: cancela o pedido em andamento e retorna para a tela inicial do totem;
- Concluir Pedido: finaliza o pedido e envia para preparo.
Quando houver a tentativa de remover do carrinho um produto que contém complementos, será exibida a questão abaixo na tela.
Ao pressionar Sim, o produto selecionado e os complementos vinculados a ele serão removidos do carrinho.
Quando for removido um produto sem complementos, também será questionado se deseja deletar o produto do carrinho, conforme abaixo:
Quando houver kits de produtos no carrinho, o mesmo será apresentado conforme o exemplo abaixo.
- Ao pressionar o botão Informação será apresentada uma tela com os itens escolhidos e vinculados ao kit para conferência.
Ao pressionar o botão Cancelar será cancelado o pedido em andamento e todos os itens serão removidos do carrinho, mas antes será questionado se deseja mesmo sair do cardápio. Ao pressionar Sim, retornará para a tela inicial do totem.
Dica |
---|
O botão Cancelar pode ser utilizado em qualquer momento da seleção de produtos, desde a escolha de produtos entre as seções ou no carrinho, como foi mostrado acima. |
5.3 Finalização do Pedido
Com os itens no carrinho, ao pressionar o botão Concluir Pedido, será questionado se deseja Gravar na comanda ou Pagar agora.
Dica |
---|
As opções de Permite realizar o pagamento de consumos e pedidos e Permite realizar o lançamento de consumo na comanda devem estar marcadas na retaguarda para possibilitar a escolha entre, gravar o consumo na comanda ou realizar o pagamento pelo totem. |
Finalização do Pedido com Pagamento
Quando apenas a opção Permite realizar o pagamento de consumos e pedidos estiver marcada na retaguarda, no totem ao pressionar Concluir Pedido, não será questionado se deseja gravar na comanda ou pagar agora, o totem irá direto para a tela de conferencia de consumo para efetuar o pagamento.
A tela Confira seu consumo possui os seguintes botões e campos:
- Quantidade: exibe a quantidade escolhida de um mesmo produto;
- Descrição: exibe a descrição do pedido conforme configuração na retaguarda;
- Valor: exibe o valor unitário do produto;
- Adicionar Voucher: botão que possibilita adicionar um voucher a venda;
- Valor Total: exibe o valor total dos produtos selecionados;
- Efetuar Pagamento: botão que permite realizar o pagamento do pedido;
- Voltar: botão que permite voltar para a tela de seções do cardápio.
- Após conferir os itens do pedido e adicionado um voucher (caso houver), pressionar o botão Efetuar Pagamento;
- Na sequência será questionado se deseja informar o CPF na nota;
- O próximo passo será escolher uma forma de pagamento e efetuar a transação;
- Ao concluir a transação de pagamento será apresentada as opções em tela para, emissão do comprovante ou realizar o envio do comprovante por e-mail;
- Após finalizado o pedido, será impressa a ordem de produção na cozinha do estabelecimento para iniciar o preparo, conforme a primeira imagem;
- E para o cliente será impressa (caso esteja configurado na retaguarda) a via do cliente com o pedido, incluindo complementos e instrução de preparo, conforme mostra a segunda imagem abaixo.
Informações |
---|
Os layouts mostrados abaixo não são customizáveis. |
Ordem de produção
Conferência de pedido
Abaixo um exemplo de transação com a forma de pagamento cartão:
Informações |
---|
Para saber quais as formas de pagamento o totem de autoatendimento aceita e como realizar as transações, acesse o manual do produto clicando aqui. |
Finalização do Pedido com Gravação em Comanda
Quando apenas a opção Permite realizar o lançamento de consumo na comanda estiver marcada, no totem ao pressionar Concluir Pedido será apresentada a tela para informar a comanda.
- Após a leitura da comanda será apresentada uma mensagem informando que os produtos foram registrados com sucesso na comanda;
- Na sequencia será apresentada a tela de agradecimento e o totem retornará para a tela inicial.
- Após finalizado o pedido, será impressa a ordem de produção na cozinha do estabelecimento para iniciar o preparo, conforme a primeira imagem;
- E para o cliente será impressa (caso esteja configurado) a via do cliente com o pedido, incluindo complementos e instrução de preparo, conforme mostra a segunda imagem abaixo.
Informações |
---|
Os layouts mostrados abaixo não são customizáveis. |
Ordem de produção
Conferência de pedido
Para realizar o pagamento dos pedidos registrados em comandas, o cliente poderá dirigir-se ao caixa ou pagar em outro totem que realize o checkout, caso o estabelecimento possua um. Sendo possível realizar o pagamento via totem com mais de uma comanda na mesma transação.
Dica |
---|
Para conferir a funcionalidade de totem com checkout, clique aqui. |