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Este documento tem por objetivo demostrar quais são as principais configurações necessárias para utilizar o planejamento de compras no EMSys.
Parâmetros do Sistema
Inicialmente é preciso habitar o módulo de compras por alçada em Parâmetros do Sistema, para este processo acesse o menu: Parâmetros do Sistema → Compras
Hierarquia por Alçada
- Habilitar o primeiro parâmetro para utilizar o modulo compras "Utilizar Aprovação de Compras por Hierarquia de Família".
- Para os usuário que precisam controlar a quantidade dos itens, habilitar a opção "Incrementar a qtd. do item até atingir o valor mínimo do fornecedor no planejamento compra".
- Para aprovar os pedidos automaticamente com base na alçada, é necessário habilitar "Aprovar a Negociação de Compra automaticamente com base na Alçada".
- Informar o campo "Dias p/ analise de Qtd. Pendente na Pré Vendas".
Planejamento de compra automático
Quando este parâmetro estiver habilitado, o sistema vai considerar as informações dos itens para gerar este processo do planejamento automaticamente, facilitando para o usuário.
- Habilitar a opção "Executar Planejamento de Compra automático nessa Estação de Trabalho".
- Definir qual será o horário de execução do serviço, no campo Hora.
Tipo de Desconto Cotação
Opção de aplicar descontos na cotação antes de gerar o pedido de compras.
O usuário tem dois tipo de desconto: "real ou porcentagem". Também é possível aplicar o desconto no total do pedido, onde será rateado o valor entre os itens, e aplicar o desconto individual no item.
- Para este desconto ser registrado corretamente, definir o tipo de desconto.
Pedido de Compras
Faça o preenchimento das informações no menu Pedido de compra.
1. Campo disponível para o usuário definir uma mensagem de observação, para o sistema incluir nos pedido de compras.
2. Habilite está opção para definir o preenchimento do campo "Emitente" registro do E-mail que será encaminhado para os fornecedores.
3. Parâmetros que o usuário pode definir duas questões durante o planejamento de compras.
- Primeiro: Definir a validação do valor Mínimo.
- Segundo: Validação da Quantidade Mínima.
4. Para salvar automaticamente os arquivos CSV do pedido de compras:
- Habilitar o parâmetro "Salva CSV no momento que autorizar o Pedido de Compras".
- Selecionar um Template.
- Para salvar os arquivos em Cloud (É uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet.), habilite o parâmetro "Salvar o arquivo em servidor Cloud", depois informar os campos abaixo como: URL, Diretório que salvo e definir como será salvo o arquivo.
5. Parametrização da automação de cancelamento de Pedido de Compras, selecionar a opção "Ativar" e definir a Hora para executar o serviço.
6. A opção que irá determinar o envio de E-mail dos pedidos de compra não Entregue, selecionada o sistema fará o reenvio dos E-mail automaticamente
Compras
Menu principal do planejamento de compras.
Aviso |
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Antes de clicar em Confirmar, faça uma revisão dos parâmetros desta tela.
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Quando finalizar o preenchimento e definir os parâmetros, clique em Confirmar.