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A integração com o POS Connect possui dois fluxos: Listagem de Pedidos (Controle de Entregas) e Pagamento Direto (PDV), porém, nessa versão, está disponível apenas a Listagem de pedidosPedidos.
- Listagem de Pedidos: permite Permite a criação de uma lista de pedidos a serem pagas no POS.
- Pagamento direto de Pedidos: permite Permite a criação de um pedido a ser pago diretamente para um POS integrado. Este fluxo é utilizado na venda direta no PDV, onde POS se comporta como um TEF.
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Para realizar o cadastro da maquineta do POS, será necessário liberar a permissão no cadastro de grupo de usuários. Vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários. na aba Módulos no . No campo de pesquisa digite POS, e serão localizadas as 2 opções que necessitam ser liberadas, conforme a Figura abaixo: Figura 01 - Cadastro Grupo de Usuários Troque o "N" pelo "S" e seta para cima ou para baixo para registrar a alteração. |
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Com a permissão liberada, vá até o menu Configurações > Cadastro de Maquineta (POS). Para incluir um novo POS, basta clicar no botão e insira inserir as informações solicitadas na tela. Figura 02 - Cadastro de Maquineta POS
O botão seleciona uma cor específica para o cadastro, facilitando assim no momento de seleção da maquineta na tela de controle de entregas. O campo "Este POS é capaz de se comunicar com o Validador Fiscal é restrito à lojas localizadas na UF do Ceará (CE), para comunicação com o MF-e. A situação mostra se o cadastro está ativo ou não.
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Após realizar o cadastro das maquinetas, e ter o serviço liberado, basta ir ao menu Configurações > Filiais > Integraçõesna aba POS Connect (Invoice Layer - Stone) para realizar a configuração da integração. Figura 03 - Configuração Filiais - Integração POS Connect Dentro dessa aba foram criados os seguintes campos:
Abaixo dessas configurações, foram incluídas três sub abas subabas chamadas de Terminais POS, Tipos de Pagamento e Bandeiras . Terminais POSEssa aba abriga os POS cadastrados e ativos que podem ser utilizados na integração com o POS Connect. Pode ser localizado através do filtro na grade por descrição e também através do botão , acessando o cadastro de POS (Maquineta). Abaixo do filtro e botão, existe a grade que possui três colunas que são elas:
Será permitido marcar mais de um POS a ser utilizado no Controle de entregas através do botão de atalho Ctrl + F5.
Tipos de PagamentoFigura 04 - Aba Tipos de Pagamento Nessa aba , poderão ser configurados os tipos de pagamentos que serão utilizados pelo sistema quando uma entrega for recebida em um meio/modalidade de pagamento diferente daquela que foi informada no momento em que a entrega foi registrada no sistema.
BandeirasFigura 05 - Aba Bandeiras Essa aba tem a finalidade de permitir que seja feita a associação de bandeiras que o POS Connect aceita com as bandeiras que estão cadastradas no ERP Linx Big Farma, que já virão pré-cadastradas e prontas para uso de acordo com a tabela a seguir:
Na grade será possível adicionar novas bandeiras através do botão e também excluí-las. Não será permitido a inclusão de bandeiras POS com a mesma descrição. Após preencher as informações necessárias e obrigatórias, salve as informações dessa aba para que dê início à integração.
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No controle de entregas foram adicionadas novas opções para o envio e gerenciamento de listas de pedidos ao POS. Figura 06 - Atalhos Controle de Entregas → Enviar para POS (Ctrl + J) : Esta opção somente estará habilitada:
O sistema verifica se:
→ Atualizar situação POS (Ctrl + L) : Nessa opção o sistema verifica:
A situação atualizada será exibida na coluna Situação POS da grade principal do Controle de entregas. Nessa coluna serão apresentados os valores: Pendente, Recebido, Recebido com divergências. E também foi adicionado o filtro de Situação POS no botão . → Gerenciador POS (Ctrl + M) : Esta opção será habilitada apenas:
Ao ser acionada, o Linx Big Farma vai apresentar a tela manutenção Gerenciador POS Connect que também poderá ser acessada através do menu Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone). |
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Marque as entregas com as teclas de seleção padrão do sistema e selecione a opção Enviar para POS (Ctrl + J) (destaque da Figura 06 acima). O sistema filtra somente as entregas que estão associadas a um tipo Tipo de pagamento cartão ou PIX. Se não existir registros que atendam as condições de filtro, o sistema notificará o usuário com a mensagem abaixo, e abortará a operação. Figura 07 - Mensagem POS
O sistema vai solicitar qual o POS que receberá as entregas. Apenas estarão aptos para receber as entregas os POS que estão configurados e ativos na configuração da integração como definido na Figura 03 acima. Figura 08 - Seleção de POS
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No Controle de EntregasAo ser realizado o pagamento através da maquineta POS no cliente, a entrega será identificada como Pago (na maquineta)e na tela do Controle de Entregas a coluna Status POS (destaque na Figura 06 acima) será identificado como Recebido ou Recebido com Divergências. É necessário que a entrega seja finalizada no controle de entregas como já é feita atualmente, ou seja, através da opção Finalizar entrega (F3). Ao finalizar uma entrega, o sistema poderá identificar eventuais diferenças entre os tipos/modalidades/valores de pagamento existentes na entrega , e os tipos/modalidades/valores de recebimento registrados no POS.
A identificação dessas diferenças é essencial, pois ela dará origem a redefinição dos tipos de pagamento da entrega. Exemplo de Divergências no Pagamento e da Redefinição
Figura 09 - Exemplo de Divergências No exemplo da imagem acima, as colunas:
Os Tipos de pagamento que aparecem na coluna Fechamento entrega são aqueles que terão um valor associado na tela de Pagamento da venda que é exibida no momento do fechamento da entrega. Figura 10 - Tipo de Pagamento na Finalização da Entrega Ao clicar no botão , o sistema verifica se o pagamento é igual a soma dos valores recebidos no POS também agrupada por tipo e modalidade de pagamento. Se as somas forem iguais, o sistema grava automaticamente as transações de cartão, independentemente da existência de configurações para que sejam informados tais dados, preenchendo automaticamente dados como NSU, Bandeira, etc. Agora, se as somas forem diferentes, o sistema descarta os dados das transações e, obedecendo as configurações vigentes, exige ou não a entrada manual dessas informações por parte do usuário. Por fim, sempre que uma entrega que está associada a um POS for finalizada, o sistema fechará o pedido referente a ela para que este pedido seja retirado do POS.
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O gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone), foi criado para ser acessado em 2 lugares. Tanto pelo retaguarda através do atalho Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone), quanto pela Tela de vendas no controle de entregas através do atalho Gerenciador POS (Ctrl+M) (Figura 06 acima). Figura 11 - Gerenciador POS Connect Na parte superior dessa tela existem três campos mostrando as informações de:
Opções de PesquisaPor padrão pode ser pesquisado o registro da transação pelo numero da nota. Ao lado da barra de pesquisa também existe o botão que vai permitir fazer a pesquisa por Situação, Terminal POS vinculado, Data de Envio, Cliente e Filial.
O botão é para configurar o período de análise, e virá . Virá como padrão configurado para 7 dias , e tem como funcionalidade minimizar o número de registros em tela. LegendasNesse informativo de legendas aparecem os atalhos para fazer marcações na grade, que são:
Também é exibida a legenda com os ícones da situação, sendo elas:
Grades de VisualizaçãoTransaçãoO gerenciador POS conta com duas grades, a . A primeira grade com o nome de Transação , que possui 16 colunas, que são elas:
DetalhesA segunda grade chamada de detalhes Detalhes é uma grade reativa à informação selecionada na grade de transações, isso é, ao selecionar um registro de transação na primeira grade, a segunda grade exibe os detalhes envolvendo essa transação, tal . Tal grade possui 6 colunas, que são elas:
Abaixo da grade de detalhes, existem os botões:
As informações exibidas nessa tela não são necessariamente uma entrega, e sim são , registros de transações que vem através da API Pagar.me, isto é, vão aparecer registros de transações que passaram pelo POS, quando . Quando esse registro estiver atrelado a uma entrega, essa questão ficará visível para o usuário. Porém, pode acontecer de serem realizadas transações avulsas, isso é, quando aparece um registro na tela de gerenciador Gerenciador que não está atrelado a nenhuma entrega.
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Para realizar a baixa dessa entrega foi incluída a opção Baixar / Cancelar ao Gerenciador POS Connect. Quando acionada, o sistema verifica:
"Marque os registros das transações cujo POS deseja baixar e/ou cancelar". Na sequência, o Linx Big verifica se entre os registros marcados há transações cuja Situação POS esteja definida como Pendente, ou igual a Recebido e e que não estejam vinculadas a à Entregas. Se não houver, o sistema notificará o usuário com a mensagem a seguir e então abortarabortará a operação. "Esta operação apenas pode ser realizada para transações com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a uma Entrega". E, se dentre os registros marcados, houver transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou igual a Recebido e que estejam vinculadas a uma Entrega, o Linx Big vai desmarcar os registros que estão nesta condição e notificar o usuário com esta mensagem: "Foram selecionadas transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou que estão na Situação de Recebido mas estão vinculadas a uma Entrega. Elas não suportam a baixa ou cancelamento e, portanto, serão desmarcadas".
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