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O que é a ferramenta?
No SetaERP o DRE – Demonstrativo do Resultado em Exercício, tem sua estrutura baseado no DRE Gerencial. O DRE é um documento de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa.
O relatório será gerado conforme estrutura de itens do plano de contas configurado no SetaERP. É o resultado dos processos realizados no sistema, como vendas, trocas, compras e financeiro.
Manual de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
Para acessar o relatório DRE, é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso.
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Acessar: Permite gerar o relatório DRE.
Configuração Global - Habilitar o detalhamento de vendas por forma de pagamento
- Acessar o Modulo retaguarda, Menu Relatórios, opção Demonstrativo do resultado(DRE);
- Verificar se a flag "Detalhar nos 3 niveis do plano de contas" esta marcada;
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Feito isso basta clicar em "OK" sair do SetaERP e entrar novamente, o relatório DRE ira demonstrar as receitas de vendas detalhadas por formas de pagamento.
Exemplo:
Relembrando o que é o DRE e como funciona a sua estrutura no Seta
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é uma demonstração financeira que resume a receita, as despesas e o lucro líquido de uma empresa durante um determinado período, geralmente anual. Ele fornece uma visão geral do desempenho financeiro da empresa, mostrando como a receita é gerada e como as despesas são alocadas. O DRE é uma ferramenta fundamental para analisar a saúde financeira de uma empresa, pois permite avaliar sua capacidade de gerar lucro, identificar áreas de despesas excessivas ou ineficiências operacionais, além de ser utilizado por investidores, credores e outras partes interessadas para tomar decisões informadas sobre a empresa.
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- 01-Receitas:As receitas representam as ENTRADAS DE CAPITAL POR MEIO DE VENDAS, seja à vista ou a prazo. Comumente as receitas são separadas entre brutas e líquidas, sendo que as brutas apresentam todas as vendas inclusive as trocas e a líquida deduz as trocas. O Seta detalha todas as entradas e devoluções, e apresenta apenas a receita líquida e o resultado aparece apenas com a nomenclatura Receitas.
- 02-Custos Variáveis: são os custos que variam proporcionalmente a produção, ou seja, seus valores dependem diretamente do volume produzido. Por exemplo, Custo da Mercadoria Vendida – CMV e impostos sobre vendas.
- 03-Margem de Contribuição: contribuição representa o valor que “sobra” da receita para pagar os Custos Fixos, depois do pagamento dos custos variáveis, ou seja, é a diferença entre receitas – custos variáveis.
- 04-Custos Fixos: são os custos necessários para manter a empresa em operação, portanto eles não sofrem alteração de valores independentemente da quantidade produzida, ou seja, se eu atender 10 pessoas em um mês na loja ou 100 os meus custos fixos serão os mesmos, como, por exemplo, água, aluguel, energia elétrica e salários.
- 05-Lucro ou Prejuízo Operacional: representa o lucro ou prejuízo obtido exclusivamente pela operação do negócio, ou seja, receitas operacionais – despesas operacionais, dessa forma, para obtê-lo é necessário deduzir a margem de contrição – custos fixos.
- 06-Receitas não Operacionais: são as receitas obtidas sem ser pela atividade principal ou complementar do negócio, como, por exemplo, rendimentos de aplicações financeiras.
- 07-Despesas não Operacionais: representam as despesas que não estão associadas ao funcionamento da empresa, como, por exemplo, juros e taxas de antecipação de cartões.
- 08-Lucro Líquido: representa o rendimento real da empresa, ou seja, quanto a empresa realmente lucrou ou teve de prejuízo, obtido por meio da diferença entre receita total – custo total, para isso é necessário realizar a seguinte operação: lucro operacional + receitas não operacionais – despesas não operacionais.
- 09-Ponto de equilíbrio: ponto de equilíbrio, também conhecido como break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, representa o quanto a empresa precisa para que o seu resultado seja zero, ou seja, o quanto a empresa precisa vender para que todos os seus custos sejam pagos. ele é o resultado de custos fixos/margem de contribuição * receita.
- 99-Outros Lançamentos: são aquelas entradas ou saídas lançadas no módulo CAIXA, em outros lançamentos.
Gerar o Relatório DRE
Acesse o Retaguarda, menu Relatórios, clique na opção Demonstração do Resultado (DRE)
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No arquivo em Excel tem as colunas código, estrutura, descrição, valor e percentual.
Validações nos Valores do DRE
Validar os valores do DRE com relatórios de Vendas no SetaERP
Vendas a Vista: Se refere as vendas que ao serem finalizadas, foram selecionadas as condições de pagamento referente ao tipo de cobrança A Vista. O valor total apresentado na DRE, pode ser comparado ao relatório de vendas a vista que pode ser visualizado no Módulo Retaguarda, Menu Relatório, Opção Vendas, para filtrar utilize os parâmetros abaixo:
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Controles Adicionais: Existe Pendência
Valor de receitas do DRE é menor que o valor total do relatório resumo de vendas
- Verificar se os filtros realizados para ambos os relatórios são os mesmos(Empresa, período) ;
- Gerar ambos os relatórios na base do cliente e tentar visualizar onde estaria a diferençam tanto no DRE(vendas a vista e vendas a prazo) quanto no resumo de vendas é possível ver essas informações
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Essa consulta pode ser realizada através do Retaguarda→ Financeiro→ Títulos a receber:
Nos títulos a baixar, pesquisando os títulos a baixar e o plano de contas 311 – Pró-labore, e pesquisando com data de Competência e a data, trás os títulos que foram lançados e que estão aparecendo no DRE.
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- Títulos que estão aparecendo na competência, somando o valor de 8928,00 * 9 = 80.352
- Para aparecer correto no pró-labore, tem que alterar o valor de DATA DE COMPETENCIA e salvar.
A formula que o Seta utiliza para calcular a Margem de contribução é a seguinte
Margem de Contribuição = ( 01 Receitas - 02 Custo Variaveis)
A formula que o Seta utiliza para calcular o Lucro Liquido é a seguinte
Lucro Liquido = ( 05 Lucro Operacional + 06 Receitas Não Operacionais - 07 Despesas Não Operacionais )
- A formula que o Seta utiliza para calcular o Lucro Operacional é a seguinte
Lucro Operacional = ( 03 Margem de Contribuição - 04 Custos Fixos )
Cálculo do CMV demonstrado no DRE?
Sem Formato |
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(CMV) = CMV = EI + C - EF |
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Exemplo utilizando uma base de teste :
Ponto de equilíbrio, também conhecido como break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, representa o quanto a empresa precisa para que o seu resultado seja zero, ou seja, o quanto a empresa precisa vender para que todos os seus custos sejam pagos.
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