Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

No SetaERP o DRE – Demonstrativo do Resultado em Exercício, tem sua estrutura baseado no DRE Gerencial. O DRE é um documento de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa. 

O relatório será gerado conforme estrutura de itens do plano de contas configurado no SetaERP. É o resultado dos processos realizados no sistema, como vendas, trocas, compras e financeiro. 


DRE no Seta

  • Estrutura baseada no DRE Gerencial, ou seja, o Seta mostra tanto os títulos financeiros vinculados a uma venda como aqueles criados manualmente no retaguarda ou em outra tela do SetaERP.
  • Apuração é feita a partir da data de competência.
  • O título só não irá aparecer no DRE caso esteja cancelado 


Manual de uso da ferramenta


Como configurar as permissões de acesso


Para acessar o relatório DRE, é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso. 

Selecione o Grupo de Usuários que deseja liberar, e marque as opções necessárias no Módulo Emissão da DRE: 

Acessar: Permite gerar o relatório DRE.

Configuração Global - Habilitar o detalhamento de vendas por forma de pagamento

  1. Acessar o Modulo retaguarda, Menu Relatórios, opção Demonstrativo do resultado(DRE);
  2. Verificar se a flag "Detalhar nos 3 niveis do plano de contas" esta marcada;

3. Caso mesmo marcando a flag não seja apresentado todas as formas de pagamento;

exemplo:

  1. Acesse o modulo Retaguarda, Menu configurações, Opção Parâmetros Globais;
  2. Clique sobre a aba Financeiro e esteja marcando a opção "Visualizar as receitas de vendas no DRE por forma de pagamento";


Feito isso basta clicar em "OK" sair do SetaERP e entrar novamente, o relatório DRE ira demonstrar as receitas de vendas detalhadas por formas de pagamento.

Exemplo:

Relembrando o que é o DRE e como funciona a sua estrutura no Seta


O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é uma demonstração financeira que resume a receita, as despesas e o lucro líquido de uma empresa durante um determinado período, geralmente anual. Ele fornece uma visão geral do desempenho financeiro da empresa, mostrando como a receita é gerada e como as despesas são alocadas. O DRE é uma ferramenta fundamental para analisar a saúde financeira de uma empresa, pois permite avaliar sua capacidade de gerar lucro, identificar áreas de despesas excessivas ou ineficiências operacionais, além de ser utilizado por investidores, credores e outras partes interessadas para tomar decisões informadas sobre a empresa.

NÃO ESQUEÇA!

DRE significa "Demonstração do Resultado do Exercício".
É um relatório Financeiro que nos mostra de forma sintética e estruturada os principais indicadores financeiros da nossa loja.

A DRE serve para que possamos de forma prática e eficiente visualizarmos a saúde financeira da nossa loja.
O Relatório nos mostra as informações estruturadas de acordo com o PLANO DE CONTAS cadastrado em nosso sistema, podendo ter até 3 níveis de hierarquia. 

O principal nível hierárquico é o nível 1, que nos mostra as seguintes informações:

  1. Veja como funciona a estrutura do DRE no seta.
  2. Estrutura da DRE - Regime de Competência
CódigoDescriçãoValor
01Receitas
 100%
01.01Vendas a Vista 

01.02Vendas a Prazo

01.03Devoluções/Trocas (Clientes)

01.04Cheques Devolvidos

02Custos Variáveis

02.03Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)

02.04Devoluções/Trocas Fornecedores

02.05Impostos Federais

03Margem de Contribuição (01-02)  
04Custos Fixos

04.01Telefone

05Lucro Operacional  
06Receitas Não Operacionais

06.01Receitas Financeiras

07Despesas Não Operacionais 

08Lucro Líquido (05+06-07)  
09Ponto de Equilíbrio (04/03*01)

  • 01-Receitas: As receitas representam as ENTRADAS DE CAPITAL POR MEIO DE VENDAS, seja à vista ou a prazo. Comumente as receitas são separadas entre brutas e líquidas, sendo que as brutas apresentam todas as vendas inclusive as trocas e a líquida deduz as trocas. O Seta detalha todas as entradas e devoluções, e apresenta apenas a receita líquida e o resultado aparece apenas com a nomenclatura Receitas.  
  • 02-Custos Variáveis: são os custos que variam proporcionalmente a produção, ou seja, seus valores dependem diretamente do volume produzido. Por exemplo, Custo da Mercadoria Vendida – CMV e impostos sobre vendas. 
  • 03-Margem de Contribuição: contribuição representa o valor que “sobra” da receita para pagar os Custos Fixos, depois do pagamento dos custos variáveis, ou seja, é a diferença entre receitas – custos variáveis.
  • 04-Custos Fixos: são os custos necessários para manter a empresa em operação, portanto eles não sofrem alteração de valores independentemente da quantidade produzida, ou seja, se eu atender 10 pessoas em um mês na loja ou 100 os meus custos fixos serão os mesmos, como, por exemplo, água, aluguel, energia elétrica e salários.
  • 05-Lucro ou Prejuízo Operacional: representa o lucro ou prejuízo obtido exclusivamente pela operação do negócio, ou seja, receitas operacionais – despesas operacionais, dessa forma, para obtê-lo é necessário deduzir a margem de contrição – custos fixos. 
  • 06-Receitas não Operacionais: são as receitas obtidas sem ser pela atividade principal ou complementar do negócio, como, por exemplo, rendimentos de aplicações financeiras.
  • 07-Despesas não Operacionais: representam as despesas que não estão associadas ao funcionamento da empresa, como, por exemplo, juros e taxas de antecipação de cartões. 
  • 08-Lucro Líquido: representa o rendimento real da empresa, ou seja, quanto a empresa realmente lucrou ou teve de prejuízo, obtido por meio da diferença entre receita total – custo total, para isso é necessário realizar a seguinte operação: lucro operacional + receitas não operacionais – despesas não operacionais. 
  • 09-Ponto de equilíbrio: ponto de equilíbrio, também conhecido como break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, representa o quanto a empresa precisa para que o seu resultado seja zero, ou seja, o quanto a empresa precisa vender para que todos os seus custos sejam pagos. ele é o resultado de custos fixos/margem de contribuição * receita. 
  • 99-Outros Lançamentos: são aquelas entradas ou saídas lançadas no módulo CAIXA, em outros lançamentos.

Obs.1: Lembrando que, todos os títulos que usam item do plano de contas ACIMA da estrutura 09 não aparecem no DRE. Por exemplo, os itens marcados no print abaixo não irão aparecer.

Obs.2: Lançamentos realizados diretamente no Caixas e Bancos no Seta também não vão aparecer no DRE, pois não geram títulos a receber ou a pagar. Porém, caso seja realizado algum título pela tela de título a receber e a pagar, irá gerar automaticamente no caixas e bancos e consequentemente irá aparecer no DRE.

Gerar o Relatório DRE 

Acesse o Retaguarda, menu Relatórios, clique na opção Demonstração do Resultado (DRE)

Será exibida a tela de filtros, onde você pode selecionar: 

-Data inicial e Data Final: você pode informar o período que deseja ver as informações. 

- Empresa: pode selecionar uma loja específica para ver apenas os resultados dela. 

- Incluir provisões/depreciações/Etc.: se esse campo estiver marcado, o relatório exibirá também os títulos marcados como provisões. 

- Detalhar nos 3 níveis do plano de contas: se esse campo estiver marcado, o relatório mostrará o relatório nos 3 níveis do plano de contas, se estiver desmarcado, mostrará apenas 2 níveis. 

- Visualizar detalhamento por mês: Se esse campo estiver marcado, e o período selecionado for de mais de um mês, o relatório mostrará uma coluna para cada mês, se estiver marcado somará o valor total de todos os meses selecionados. 

Vamos gerar um relatório conforme os filtros acima. Será exibido o relatório abaixo com os 3 níveis do plano de contas. Vamos analisar como é dividida a estrutura do DRE: 

O primeiro item do relatório (01), se trata das Receitas, elas representam as ENTRADAS DE CAPITAL POR MEIO DE VENDAS, seja à vista ou a prazo. Comumente as receitas são separadas entre brutas e líquidas, sendo que as brutas apresentam todas as vendas inclusive as trocas e a líquida deduz as trocas. O Seta detalha todas as entradas e devoluções, e apresenta apenas a receita líquida e o resultado aparece apenas com a nomenclatura Receitas.  Em Vendas a Vista temos o Dinheiro, Débito, Vale Presente, Crédito Cliente, Pix, Carteiras Digitais, Outras e em Vendas a Prazo temos Cheque, Crédito, Crediário, Boleto, Depósito, Outros.

Logo abaixo das Receitas são detalhadas em 2 níveis todos os valores que geraram o total das Receitas como por exemplo Devoluções/Trocas(Clientes), Cheques Devolvidos, Consertos, Juros sobre vendas a prazo.

A coluna de % vai mostrar o percentual correspondente do item, ao seu item diretamente acima. Como no exemplo abaixo, o item Receitas corresponde a 100%. Esses 100% foram gerados de 57,02% de Vendas A Vista, 82,30% de Vendas A Prazo e -33,15% de Devoluções/Trocas(Clientes):  

O segundo item, são os Custos Variáveis, esses custos são aqueles que VARIAM PROPORCIONALMENTE AO FATURAMENTO, ou seja, seus valores dependem diretamente do volume de vendas. Por exemplo, Custo da Mercadoria Vendida – CMV, impostos sobre vendas(Cofins S/ venda, Icms S/ venda, Pis S/ venda, Simples Nacional, Iss S/ Venda), impostos sobre compras (Crédito Icms S/ Compras, Diferencial de Alíquotas S/ Compras, Icms St - Substituição Tributária), taxas de cartão, Royalties. Por exemplo, se não tiver vendas, você não terá esses custos. 

O terceiro nível é a Margem de Contribuição que representa o valor que “sobra” da receita para pagar os Custos Fixos, depois do pagamento dos custos variáveis, ou seja, é a diferença entre RECEITAS – CUSTOS VARIÁVEIS 

No quarto nível, temos os Custos Fixos, que são os custos necessários para manter a empresa em operação, portanto eles NÃO SOFREM ALTERAÇÃO DE VALORES independentemente da quantidade produzida, ou seja, se eu atender 10 pessoas em um mês na loja ou 100 os meus custos fixos serão os mesmos, como, por exemplo, água, aluguel, energia elétrica e salários: 

No quinto nível, é apresentado o Lucro Operacional, ele representa lucro ou prejuízo obtido exclusivamente pela operação do negócio, ou seja, receitas operacionais – despesas operacionais, dessa forma, para obtê-lo é necessário deduzir a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO – CUSTOS FIXOS 

No item 6 temos as Receitas não Operacionais, como o próprio nome já diz, são as receitas obtidas sem ser pela atividade principal ou complementar do negócio, como, por exemplo, rendimentos de aplicações financeiras como por exemplo, descontos obtidos, rendimento de aplicação, sobre de caixa, outras receitas, taxa bancária recebida.

No item 7, temos as Despesas não Operacionais, que são as DESPESAS QUE NÃO ESTÃO ASSOCIADAS ao funcionamento da empresa, como, por exemplo, juros e multas, despesas financeiras como tarifas bancárias, aluguel de pós cartões, despesas com boletos e taxas de antecipação de cartões.  

Temos no item 8 o Lucro Líquido, que Representa o RENDIMENTO REAL da empresa, ou seja, quanto a empresa realmente lucrou ou teve de prejuízo, obtido por meio da diferença entre receita total – custo total, para isso é necessário realizar a seguinte operação: LUCRO OPERACIONAL + RECEITAS NÃO OPERACIONAIS – DESPESAS NÃO OPERACIONAIS 

E por último temos o Ponto de Equilíbrio, também conhecido como break-even pointponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, representa o quanto a empresa precisa para que o seu resultado seja zero, ou seja, o quanto a empresa precisa vender para que todos os seus custos sejam pagos. Ele é o resultado de CUSTOS FIXOS/MARGEM DE CONTRIBUÇÃO * RECEITA 

Vamos gerar agora um DRE detalhando por mês, é só marcar a opção ‘Visualizar detalhamento por mês’: 

O relatório é gerado com a segmentação dos valores por mês. Ele inclui o código da estrutura do plano de contas, a descrição do plano de contas e as colunas do mês conforme especificado pelo usuário no filtro. Além disso, há uma coluna de porcentagem que representa a proporção em relação ao total. Um ponto importante a destacar é que o filtro foi configurado para incluir detalhes nos três níveis do plano de contas. Portanto, no relatório de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), por exemplo, você encontrará uma desagregação em Receitas, onde haverá subcategorias como Vendas a Vista e Vendas a Prazo, e dentro de Vendas a Prazo, poderá visualizar o item Débito em Conta.: 

Outra forma de gerar o DRE, é sem detalhar nos 3 níveis do plano de contas: 

Assim ele é gerado apenas até o segundo nível, por exemplo, Em receitas, irá filtrar o Vendas a Vista, Vendas a Prazo, Devoluções/Trocas (Clientes), Cheques Devolvidos, Consertos. : 

Você pode clicar em Imprimir para fazer a impressão do DRE em alguma impressora ou em pdf: 

E pode também salvar o arquivo em Excel: 

No arquivo em Excel tem as colunas código, estrutura, descrição, valor e percentual.


Validações nos Valores do DRE


Validar os valores do DRE com relatórios de Vendas no SetaERP

Vendas a Vista: Se refere as vendas que ao serem finalizadas, foram selecionadas as condições de pagamento referente ao tipo de cobrança A Vista. O valor total apresentado na DRE, pode ser comparado ao relatório de vendas a vista que pode ser visualizado no Módulo Retaguarda, Menu Relatório, Opção Vendas, para filtrar utilize os parâmetros abaixo:


Data da Venda:  período que esta analisando a DRE

Modelo de relatório:  1 - Resumo das Vendas

Tipo de cobrança:  1-AVista

Clique em Visualizar, o valor da coluna total será o mesmo apresentado na DRE.


Vendas a Prazo: Se refere as vendas que ao serem finalizadas, foram selecionadas as condições de pagamento referente ao tipo de cobrança A Prazo. O valor total apresentado na DRE, pode ser comparado ao relatório de vendas 


Devoluções/Trocas (Clientes): Se refere as devoluções geradas através da tela de Devoluções de Produtos, o valor total apresentado na DRE, pode ser comparado ao relatório de vendas que pode ser visualizado no Módulo Retaguarda, Menu Relatório, Opção Vendas, para filtrar utilize os parâmetros abaixo:


Data da Venda: período que esta analisando a DRE

Modelo de relatório: 1 - Resumo das Vendas

Condições de Pagamento: Devoluções/Trocas

Clique em Visualizar, o valor da coluna total será o mesmo apresentado na DRE.


Cheques Devolvidos: Se refere aos cheques que foram primeiramente baixados, porém foram marcados como devolvidos através da tela do Módulo Retaguarda, Menu Financeiro, Opção Controle dos Cheques. Para conferência é possível utilizar o relatório de Titulos a Receber, Módulo Retaguarda, Menu Relatório, Opção Títulos a Receber:


Data do lançamento: período que esta analisando a DRE

Modelo de relatório: Listagem ou Resumo de títulos a receber

Cobrança: Cheque Pré

Controles Adicionais: Existe Pendência


Valor de receitas do DRE é menor que o valor total do relatório resumo de vendas

  1. Verificar se os filtros realizados para ambos os relatórios são os mesmos(Empresa, período) ;
  2. Gerar ambos os relatórios na base do cliente e tentar visualizar onde estaria a diferençam tanto no DRE(vendas a vista e vendas a prazo)  quanto no resumo de vendas é possível ver essas informações 

Para poder encontrar a solução é interessante saber qual seria a definição real de cada relatório : 

Resumo de vendas → Mostrar todas as vendas realizadas no caixa no período desejado (Se na tabela estoque estiver como T-True a venda irá aparecer nesse relatório) 

DRE → Demonstra todos os títulos financeiros gerados a partir das vendas do caixa no período financeiro, ou seja, as informações demonstradas só serão visualizadas se o título estiver com status diferente de cancelado(o título tem que estar diferente de C-Cancelado na tabela financeiro_títulos) . O DRE é gerencial e olha para a competência, ou seja, a data de emissão do documento (data da venda e não a data de pagamento da mesma) 

Dessa forma se caso houver alguma diferença entre o valor das vendas(valor maior) que o valor de receitas do DRE é necessário verificar se no período de consulta não existe algum titulo cancelado onde a venda continua com status de baixada. 

Essa consulta pode ser realizada através do Retaguarda→ Financeiro→ Títulos a receber


Valor Divergente no Pró-Labore

  1. Nos títulos a baixar, pesquisando os títulos a baixar e o plano de contas 311 – Pró-labore, e pesquisando com data de Competência e a data, trás os títulos que foram lançados e que estão aparecendo no DRE.

  1. Títulos que estão aparecendo na competência, somando o valor de 8928,00 * 9 = 80.352
  2. Para aparecer correto no pró-labore, tem que alterar o valor de DATA DE COMPETENCIA e salvar.

Cálculos no DRE


Cálculo da Margem de Contribuição

Clientes entram em contato para saber como é calculado a Margem de Contribuição no relatorio de DRE.
Margem de contribuição é o valor que sobra das vendas ao descontar os custos e as despesas variáveis, geralmente usado para pagar custos e despesas fixas do negócio e gerar lucro.

A formula que o Seta utiliza para calcular a Margem de contribução é a seguinte
Margem de Contribuição = ( 01 Receitas - 02 Custo Variaveis)

Cálculo do Lucro Líquido

O lucro líquido é a diferença entre todas as receitas da empresa e todos os gastos envolvidos para que ela funcione. Ou seja, é todo o recurso que sobra depois de deduzidos os custos, despesas e impostos.

A formula que o Seta utiliza para calcular o Lucro Liquido é a seguinte
Lucro Liquido = ( 05 Lucro Operacional + 06 Receitas Não Operacionais - 07 Despesas Não Operacionais )

Cálculo do Lucro Operacional

O lucro operacional é o lucro gerado única e exclusivamente pela operação de negócio, descontando as despesas administrativas, comerciais e operacionais.

  1. A formula que o Seta utiliza para calcular o Lucro Operacional é a seguinte
    Lucro Operacional = ( 03 Margem de Contribuição - 04 Custos Fixos )

Cálculo do CMV demonstrado no DRE?

(CMV) = CMV = EI + C - EF                     

Onde:
Cálculo Custo Médio = (Valor de Estoque Atual x Quantidade em Estoque Atual) + (Valor de Compra x Quantidade de Unidades Compradas) /
(Quantidade em estoque atual + Quantidade de unidades compradas)

Exemplo utilizando uma base de teste :


O que é o ponto de equilíbrio

Ponto de equilíbrio, também conhecido como break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, representa o quanto a empresa precisa para que o seu resultado seja zero, ou seja, o quanto a empresa precisa vender para que todos os seus custos sejam pagos.

Ele é o resultado de CUSTOS FIXOS/MARGEM DE CONTRIBUÇÃO * RECEITA. 


Resumo do Cálculos Gerais no DRE