Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O segundo item, são os Custos Variáveis, esses custos são aqueles que VARIAM PROPORCIONALMENTE AO FATURAMENTO, ou seja, seus valores dependem diretamente do volume de vendas. Por exemplo, Custo da Mercadoria Vendida – CMV, impostos sobre vendas(Cofins S/ venda, Icms S/ venda, Pis S/ venda, Simples Nacional, Iss S/ Venda), impostos sobre compras (Crédito Icms S/ Compras, Diferencial de Alíquotas S/ Compras, Icms St - Substituição Tributária), taxas de cartão, Royalties. Por exemplo, se não tiver vendas, você não terá esses custos. 

O terceiro nível é a MargemdeContribuição que representa o valor que “sobra” da receita para pagar os Custos Fixos, depois do pagamento dos custos variáveis, ou seja, é a diferença entre RECEITAS – CUSTOS VARIÁVEIS 

No quarto nível, temos os Custos Fixos, que são os custos necessários para manter a empresa em operação, portanto eles NÃO SOFREM ALTERAÇÃO DE VALORES independentemente da quantidade produzida, ou seja, se eu atender 10 pessoas em um mês na loja ou 100 os meus custos fixos serão os mesmos, como, por exemplo, água, aluguel, energia elétrica e salários: 

...

No quinto nível, é apresentado o Lucro Operacional, ele representa lucro ou prejuízo obtido exclusivamente pela operação do negócio, ou seja, receitas operacionais – despesas operacionais, dessa forma, para obtê-lo é necessário deduzir a MARGEM DE CONTRIÇÃO CONTRIBUIÇÃO – CUSTOS FIXOS.     

No item 6 temos as Receitas não Operacionais,como o próprio nome já diz, são as receitas obtidas sem ser pela atividade principal ou complementar do negócio, como, por exemplo, rendimentos de aplicações financeiras como por exemplo, descontos obtidos, rendimento de aplicação, sobre de caixa, outras receitas, taxa bancária recebida.

No item 7, temos as Despesas não Operacionais, que são as DESPESAS QUE NÃO ESTÃO ASSOCIADAS ASSOCIADAS ao funcionamento da empresa, como, por exemplo, juros e multas, despesas financeiras como tarifas bancárias, aluguel de pos pós cartões, despesas com boletos e taxas de antecipação de cartões.  

Temos no item 8 o Lucro Líquido, que Representa o RENDIMENTO REAL da empresa, ou seja, quanto a empresa realmente lucrou ou teve de prejuízo, obtido por meio da diferença entre receita total – custo total, para isso é necessário realizar a seguinte operação: LUCRO OPERACIONAL + RECEITAS NÃO OPERACIONAIS – DESPESAS NÃO OPERACIONAIS 

E por último temos o PontodeEquilíbrio, também conhecido como break-even pointponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, representa o quanto a empresa precisa para que o seu resultado seja zero, ou seja, o quanto a empresa precisa vender para que todos os seus custos sejam pagos. Ele é o resultado de CUSTOS FIXOS/MARGEM DE CONTRIBUÇÃO * RECEITA 

Vamos gerar agora um DRE detalhando por mês, é só marcar a opção ‘Visualizar detalhamento por mês’: 

...

Essa consulta pode ser realizada através do Retaguarda→ Financeiro→ Títulos a receber

Image Modified


Valor Divergente no Pró-Labore

...