Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

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-Assim, será aberta a tela de cadastro simplificado novamente. 

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-Para adicionar uma foto do cliente, clique no quadrado branco que fica na parte superior da tela de cadastro. Será possível tirar uma foto do cliente com webcam ou importar da galeria do computador.  

-Se precisar remover a foto depois de adicioná-la, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a foto.

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-Se precisar cadastrar mais de um endereço do cliente, clique na segunda opção do lado esquerdo da tela, "Mais Endereços" ou ALT + M. 

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  • Nome: nome do cliente, este campo já virá preenchido da tela anterior, mas se necessário é possível editar.  
  • Nascimento: data de nascimento do cliente
  • Sexo: F para Feminino e M para Masculino.
  • Nº do Calçado: número de calçado do cliente. É permitido apenas 2 números.
  • CPF: CPF do cliente, já virá preenchido da tela anterior, mas caso seja necessário ou você tenha escolhido clicar F5 para inclusão, sem informar o CPF antes, é possível inserir ou modificar. 
  • RG/IE: RG do cliente ou número de identificação do cliente, de acordo com o documento do seu país, caso seja estrangeiro. 
  • Status: neste campo constarão seis opções:
    • Simplificado: cliente que compra apenas no dinheiro e cartão.
    • Cheque-pré: cliente que compra além de dinheiro e cartão, com cheque pré-datado também
    • Ativo: cliente que compra nas opções anteriores e cheque.
    • Bloqueado: cliente que está com o seu crediário bloqueado, mas caso ele deseje realizar compra em dinheiro ou cartão o sistema liberará. 
    • Especial: cliente que pode ter alguma condição especial, como por exemplo programa fidelidade (nesse caso deve-se configurar pelo retaguarda a condição específica para clientes com esse status).
    • Falecido: cliente falecido.
  • Nº do cartão: caso a loja trabalhe com cartão próprio ou fidelidade, pode informar o número do cartão do cliente neste campo.
  • Pai: nome do pai do cliente.
  • Mãe: nome da mãe do cliente.
  • Naturalidade: informe a cidade/estado de nascimento da cliente.
  • Vendedor: é possível selecionar o vendedor responsável por este cliente. Este campo é indicado para as lojas que trabalham com clientes fixos, ou seja, sempre que o cliente for a loja, será atendido pelo mesmo vendedor gerando uma carteira de clientes para o vendedor.

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-Na aba ENDEREÇO solicitará as seguintes informações:

  • CEP: bastará seguir os mesmos passos descritos no cadastro simplificado. 
    • LEMBRE-SE: o endereço SEMPRE deve estar nesse formato: nome da rua, número.
  • Complemento: Se houver algum complemento do endereço pode adicionar aqui, como bloco X, apartamento Y, etc. 
  • Bairro: Campo já vem preenchido de acordo com o CEP, sendo necessário preencher se for Cep único.
  • Cidade/UF: Cidade e estado do endereço do cliente. É preenchido automaticamente de acordo com o Cep.
  • Proximidade: ponto de referência. Algum local perto da residência.
  • Observações: campo aberto para adicionar alguma observação do cliente.
  • Cidade Origem: Cidade de origem do cliente.
  • Residência: refere-se ao tipo da residência, se é própria (a residência é do próprio cliente), alugada, cedida (é emprestada, alguém cedeu a casa para esse cliente), Financiada (a residência está financiada), Outras (a residência é outra opção diferente das citadas acima).
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  • Tempo residência: informe a data em que o cliente começou a morar na residência em que mora hoje.
  • Telefone: número do telefone fixo do cliente
  • Aluguel: Se o cliente mora em casa alugada, informe aqui o valor que ele paga de aluguel.
  • Possui casa própria: Se o cliente possui casa própria marque essa opção.
  • Celular/Whatsapp: informe o número do celular do cliente.
  • Operadora (abaixo de celular/whatsapp): Informe qual é a operadora do celular informado acima.
  • Celular 2: Adicione outro número de celular para contato com o cliente.
  • Operadora (abaixo de Celular2): Informe qual é a operadora do celular informado acima.
  • E-mail: informe o e-mail do cliente.

-Na aba PROFISSIONAL/PESSOAL, serão solicitadas as seguintes informações:

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  • Trabalho: nome da empresa em que o cliente trabalha. 
  • Atividade: atividade exercida pelo cliente, sua profissão. Clique na lupa para selecionar uma profissão, caso não tenha cadastrado, crie uma nova após clicar na lupa. 
  • Confirmação: nome de quem é possível confirmar as informações. 
  • Endereço: endereço da empresa. 
  • Regime Trab.: será possível selecionar o regime trabalhista (aposentado, autônomo, contrato, concurso, estagiário, pensionista, registrado, sem registro).
  • Telefone: Telefone da empresa onde trabalha.
  • Escolaridade: será possível selecionar a escolaridade do cliente (fundamental incompleto, fundamental, médio incompleto, médio, graduação incompleto, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado).
  • Estado Civil: Selecione o estado civil do cliente (solteiro, casado, viúvo, divorciado, união estável, outros).
  • Time: digite o nome do time que o cliente torce.
  • Obs Serviço: campo aberto para adicionar alguma observação do serviço do cliente
  • Nº Dependentes: Informe o número de dependentes que o cliente tem, ou seja, quantas pessoas dependem da renda dele (filhos, por exemplo).
  • Salário: Informe o salário mensal do cliente.
  • Renda Mensal: Informe aqui a renda mensal do cliente, por exemplo, digamos que o cliente tenha um salário de R$ 1.000, porém ele também tem uma casa alugada, e recebe de aluguel todos os meses mais R$ 1.000, então a Renda Mensal dele é a soma de todos esses valores: R$ 2.000.
  • Tempo Serviço: Informe a data que o cliente começou trabalhar no serviço atual.
  • Renda Comprovada: Se o cliente comprovou a renda dele, marque essa opção.
  • Cônjuge: Se o cliente é casado, você pode selecionar nesse campo o cadastro do cônjuge. Caso o cônjuge não esteja cadastrado, clique na lupa e na opção Novo, e cadastre o cônjuge como cliente.
  • Trabalho Ant.: nome da empresa anterior que o cliente trabalhava.
  • Endereço Ant.: endereço do trabalho anterior do cliente.
  • Tipo de contribuinte: seguir as mesmas regras descritas no cadastro simplificado. 
  • E na lateral direita é possível cadastrar biometria do cliente, assim quando o cliente realizar uma compra no crediário, abrirá uma tela solicitando sua biometria, para validar se é ele mesmo que está comprando.

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  • Conta Corrente Desde: será possível informar a data de abertura da conta corrente do cliente, caso ele possua. 
  • Comerciais/Bancárias: campo aberto para que seja possível adicionar dados de referências comerciais e/ou bancárias.
  • Nome, Telefone, Vínculo: adicionar referência de pessoas para ligar e confirmar as informações. Preencha o nome, telefone e o vínculo dessa pessoa com o cliente e clique em Adicionar. Pode ser adicionar quantas referências considerar necessária.

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-A penúltima aba diz respeito ao SCPC

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  • Data Entrada: caso o cliente tenha sido negativado (algum título foi enviado para protesto e o seu nome foi incluso em algum órgão de bloqueio – Ex: SCPC). Esse campo é preenchido automaticamente quando a equipe responsável da loja envia o título para protesto pelo módulo retaguarda do Seta.
  • Data Saída: será exibida a data em que o cliente teve seu nome retirado do órgão de bloqueio. Essa data também é preenchida automaticamente quando a equipe responsável da loja retira o título do SCPC pelo retaguarda do Seta.
  • Seprocar Após: Campo informativo de uma equipe para outra. Pode-se informar nesse campo, após quantos dias vencidos o título deve ser seprocado (negativado)
  • Status SCPC: status do cliente no SCPC (nada consta, reabilitado, seprocado, inabilitado, serasa, scpc/Serasa). Campo preenchido automaticamente de acordo com a situação do cliente.
  • Cobrança: pessoa ou empresa responsável pela cobrança desse cliente.
  • SCPC On-Line: Serviço de consulta ao SCPC. Ao clicar nessa opção o sistema consulta a situação do cliente e retorna as informações se há alguma pendência ou se nada consta.
  • Resultado da última consulta: Aqui será exibida o resultado da consulta após clicar na opção SCPC On-Line.

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-E a última aba refere-se ao CREDIÁRIO

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  • Avalista: Se pela política da loja, o cliente deve ter um avalista para comprar no crediário, assim como no campo cônjuge da aba Profissional/Pessoal é necessário buscar um cliente cadastrado no Seta para ser o avalista ou caso não tenha cadastro, será necessário criar um cadastro. 
  • Convênio: Se o cliente participa de algum convênio com a loja, selecione nesse campo o convênio.
  • Aviso para Mostrar aos Atendentes: Aqui você pode adicionar algum aviso sobre o cliente para ser exibido ao operador de caixa. Esse aviso será exibido em tela assim que o operador de caixa selecionar o cliente na hora da venda.
  • Status: simplificado, cheque pré, ativo, bloqueado, especial e falecido, deve-se seguir as mesmas regras de status apresentadas no cadastro simplificado. 
  • Complemento: campo aberto para adicionar algum complemento do cliente para o crediário.
  • Crédito rotativo: aqui você deve colocar o valor do crédito (limite) disponível para o cliente comprar no crediário.
  • Bloqueia atraso: valor informado em número de dias. Se o cliente tiver algum título vencido, após esse número de dias ele será bloqueado e não poderá mais fazer vendas no crediário.
  • Avisar no Venc.: Selecione aqui se o cliente quer que seja avisado/cobrado de vencimentos.
  • Dia Vencimento: Melhor dia para o vencimento das parcelas. Quando for efetuada uma venda para esse cliente, as parcelas de crediário ficarão com vencimento para esse dia.

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Conforme mencionado anteriormente, é possível realizar outras ações, além do cadastro, na tela inicial do CADASTRO DE CLIENTES. 

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Clicando em F4-ABRIR, F4 no teclado ou ALT + A, é possível abrir um cadastro para editá-lo.          

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A opção seguinte da tela principal de CADASTROS DE CLIENTES, é Documentos, que pode ser acessado clicando no botão DOCUMENTOS ou ALT + D

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Nesta tela poderão ser inseridos ou excluídos os documentos digitalizados dos clientes, como comprovantes de renda, residência, documentos pessoais e autorizações, como a que pode ser impressa na tela VINCULADAS.   

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Basta clicar em Novo, e abrirá uma tela para a inclusão do novo endereço, será possível colocar uma descrição também, para identificar de quem ou a que se refere este endereço. 

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Na opção OCORRÊNCIAS, será possível visualizar as ocorrências geradas, seja no atendimento ao cliente, análise de crédito ou motor de relacionamento e gerar uma nova ocorrência. 

Na tela de ocorrência, será apresentada a listagem de ocorrências, para visualizá-las detalhadamente bastará clicar uma vez sobre a ocorrência desejada e nelas estarão registrados os comentários colocados, operações realizadas, bem como data e horário em que foram realizadas. 

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A opção seguinte é FINANCEIRO, que pode ser acessado por ALT + F, também. E é a mesma tela que abre no cadastro do cliente quando é clicado em ANALISAR COMPORTAMENTO – FINANCEIRO. 

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Utilizando o botão IMPRIMIR, imprimirá a listagem de títulos e IMPRIMIR SELECIONADO, como o próprio nome já diz, imprimirá a listagem dos títulos que forem selecionados, clicando com o espaço do teclado. 

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Em COMPORTAMENTO, é apresentada a mesma tela de ANALISAR COMPORTAMENTO do cadastro do cliente. Assim, conforme descrito no passo a passo da inserção de um novo cadastro, é possível visualizar um resumo do cliente, quantas compras fez, valor total comprado, valor total devolvido, resumos de crediário, entre outras informações. 

Além disso é possível acessar o financeiro e realizar uma análise de crediário do cliente, gerando uma ocorrência. 

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Em VENDAS, serão listadas todas as compras efetivadas pelo cliente, conforme legenda do canto inferior esquerdo da tela, os diferentes tipos de vendas serão destacados por cor, sendo preto para venda regular, ou seja, aquela venda iniciada e finalizada, podendo o pagamento ter sido efetivado em dinheiro, cartão, cheque ou crediário. 

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Clicando em Imprimir Pedido, será impresso um espelho da venda e consultar pedido, será possível visualizar em tela o espelho da venda, podendo editar a venda, conforme descrito no manual de vendas baixadas. 

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O botão DESATIVAR, desativa o cadastro do cliente selecionado, assim este cadastro não aparecerá mais na listagem de clientes. 

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O botão ETIQUETAS, gera etiquetas de endereço do cliente, para serem impressas posteriormente, acessando RETAGUARDA – RELATÓRIOS – IMPRESSÃO DE ETIQUETAS DE ENDEREÇO. 

Logo em seguida é apresentada a opção IMPRIMIR A FICHA, clicando nesta opção é possível imprimir a ficha do cliente, conforme preenchido em seu cadastro, com uma declaração de que as informações preenchidas são reais e que informará a empresa caso tenha alguma alteração e logo abaixo um espaço para que o cliente possa assinar. 

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A opção FICHA EM BRANCO, trará esta mesma ficha de cadastro, sem nenhuma informação preenchida, para que o caixa ou cliente possa preencher.

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Clicando em F8 - IMPRIMIR ou F8 no teclado será impresso o documento padrão. Clicando no botão IMPRESSORA, será possível selecionar em qual impressora será impresso este documento padrão. 

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E clicando em EDITAR, é possível realizar a edição do documento padrão antes de realizar a impressão, inserindo os dados pessoais do cliente, por exemplo. 

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