Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar e movimentar a ferramenta Caixas e Bancos. Essa ferramenta é uma importante aliada para uma boa gestão financeira nas empresas, pois objetiva auxiliar o usuário na gestão de suas contas bancárias e contas internas cadastradas no sistema SetaERP, assim, todas as movimentações financeiras realizadas no Caixa, como vendas, pagamentos, sangrias, recebimentos, etc ou no módulo Retaguarda na parte financeira, como baixa de títulos a pagar, a receber, baixa de cartões, etc ficam nela registradas automaticamente. Além disso, a ferramenta possibilita a inserção manual de pagamentos, recebimentos, entradas ou saídas.  


Dúvidas frequentes (FAQ)


Expandir

Como incluir um saldo no caixa e bancos para iniciar uma operação?

-Para por saldo inicial nas contas correntes deve ser cadastrado um novo item no plano de contas "Saldo Inicial" e se desejar após pode ate desativar. Acesse o retaguarda > Financeiro > Cadastros e Configurações > Plano de Contas

Image Modified

-Cadastre um Novo Item do plano de contas " Saldo Inicial": *Após cadastrar deve sair e acessar novamente o sistema para atualizar a informação: 

Image Modified

-Acesse o retaguarda > financeiro > cadastros e configurações > Caixa e bancos inclua o saldo inicial clicando no botão Incluir

Image Modified

-Filtrar após e apresentado o saldo inicial 

Image Modified


Ao incluir um lançamento no Caixas e Banco pelo retaguarda você recebe a Mensagem: Verificamos que a operação do item, tem movimento contrário do item cadastro no Plano de contas, o que fazer?

  1. Quando abrimos o Plano de contas em Retaguarda / Financeiro / Plano de Contas e puxamos o item 013 Taxas de Cartão verificamos que o movimento está marcado como saída

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamenteImage Modified

       2. Na operação que eu tentei fazer pelo Retaguarda / Financeiro / Caixas e Bancos está selecionado o Plano de Contas Taxas de Cartão que é uma saída, porém a operação que eu selecionei é uma Operação de Recebimento

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamenteImage Modified

        3. Então o sistema informa que a operação que eu estou tentando fazer o lançamento está inconsistente e me exibe esse alerta na tela.

       4. Validar se o item do plano de contas que você está inserindo no caixas e bancos está de acordo com informado o movimentado configurado ao cadastrar o referido item.

       5. O Motivo dessa validação é para evitar lançamentos inconsistentes em algumas ferramentas do SetaERP como por exemplo no DRE onde nesse caso seria apresentando a informação de Taxas de cartão divergente do que foi realmente lançado no sistema. 


Caso algum usuário tente realizar o lançamento na conta consolidada anterior a data da consolidação, o sistema irá bloquear e exibirá a mensagem que o lançamento deve ter a data superior a data da consolidação, como resolver?

  1. Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Financeiro e clique na opção Caixas e Bancos;
  2. Será aberta a tela Caixas e Bancos, onde deverá clicar no botão F6-Consolidação;
  3. Identifique se não há uma consolidação financeira gravada após a data do lançamento que deseje realizar
  4. Caso algum usuário tente realizar o lançamento na conta consolidada anterior a data da consolidação, o sistema irá bloquear e exibirá a mensagem que o lançamento deve ter a data superior a data da consolidação;
  5. Caso deseje realizar lançamentos financeiro na conta no período consolidado, é necessário excluir a consolidação para só então conseguir realizar o lançamento;
  6. Para excluir a consolidação basta selecionar a mesma e clicar no botão excluir.

OBS: Após consolidada a conta financeiro, fique atento às movimentações de caixa, pois não será possível realizar lançamentos que movimentem essa conta, como por exemplo sangria (caso a sangria entre nessa conta). 


Cliente necessita de permissão para realização a consolidação de contas em caixas e bancos, o que fazer?

  1. Acesse o retaguarda, menu Configurações, opção permissão de acesso;
  2. Selecione o grupo ao qual deseja dar permissão
  3. Encontre a permissão 'Consolidação das Contas';
  4. Para ter acesso a tela de consolidação basta marcar a box 'Acessar';
  5. Para excluir uma consolidação basta marcar a box 'Excluir ';

Vídeos da ferramenta

Conector de Widget
urlhttp://youtube.com/watch?v=oPPGPLGfeh0

...