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titleASSUNTO

Implementação do novo processo de envio dos dados do Autoservice para a Montadora através de uma API.



Produto

Fábrica VW

Menu

FabricaVW > Parâmetros >  Autoservice+

Data

26122023

Área

P&D




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titleFINALIDADE

O projeto consiste na implementação do processo de comunicação do Autoservice através de uma API cuja transmissão será realizada automaticamente.



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titleABRANGÊNCIA

Este programa destina-se a todas as concessionárias das marcas VW.



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titlePRE REQUISITO

É necessário atualizar o LinxDMS Web com a última versão disponível no DVI.


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titleCONFIGURAÇÃO

 1. Fonte Pagadora 

Acesse o Menu FabricaVW > Cadastros > Fonte Pagadora  Autoservice

É necessário revisar os códigos cadastrados e atualiza-los de acordo com a planilha disponibilizada pela Montadora com os novos códigos para uso no API do Autoservice Plus.

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Figura 1: FabricaVW > Cadastros > Fonte Pagadora  Autoservice 


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Figura 1.1 : Fonte Pagadora  Autoservice 



2. Tipos de Serviço

Acesse o Menu Apollo > Oficina > Cadastros > Tipo de Serviço

Criamos um novo campo 'Fonte Pagadora' que deverá ser vinculado ao Tipo de Serviço.

Ao abrir uma Ordem de Serviço será verificado a Fonte Pagadora vinculada ao tipo de serviço, sendo automática a sua seleção.


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                                     Figura 2: Apollo > Oficina > Cadastros > Tipo de Serviço


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                            Figura 3: Apollo > Oficina > Cadastros > Tipo de Serviço > Fonte Pagadora


2.1. De Para das atuais fontes pagadoras disponíveis no LinxDMS para as novas fontes pagadoras criadas para o uso na API do AutoService. (Disponibilizado pela Montadora).


OBS:  Revisar os códigos de fonte pagadora em cada revenda.

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Figura 3.1 : Planilha de Novas Fontes Pagadoras Disponibilizada pela VW ( Versão1.0.0 - Data 01/02/2023)


3. Categoria de Cliente

Acesse Apollo > Faturamento >  Cadastros > Categoria de Cliente 

O campo " Categoria do Cliente no AutoService"  deverá ser informado de acordo com a tabela de fonte pagadora disponibilizada pela VW.

Ao realizar um venda balcão,  verificamos no cadastro do cliente qual a fonte pagadora que deverá ser utilizada.



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Figura 4: Apollo > Faturamento >  Cadastros > Categoria de Cliente no AutoService


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Figura 5: Apollo > Faturamento >  Cadastros > Categoria de Cliente > Fonte Pagadora




4. Seleção de Itens Para Promoção

Acesse Apollo > Peças >  Gerenciamento de Estoque  > Promoção > Seleção de itens para promoção  

Será necessário preencher o campo "Código do Fabricante" com o " Código Promoção VW" disponibilizado pela Montadora a cada nova promoção cadastrada, com o código disponibilizado pela Montadora.

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que for lançada.


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Figura 6: Apollo > Peças >  Gerenciamento de Estoque  > Promoção > Seleção de itens para promoção 



5. Desativação do Autoservice Automático 

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Figura 7:  Fabrica VW > Processos > Rede-Fabrica - Montagem do Arquivo p/Transmissão 


5.1.Autoservice + desativado


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Figura 8:  Desativação Autoservice


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Figura 9:  Montagem arquivo para transmissão como Autoservice Desativado 


5.2. Autoservice + ativado

Image AddedFigura 10:  Ativação Autoservice


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Figura 11:  Montagem arquivo para transmissão como Autoservice Ativado

 


6. Comunicação da API com Montadora


Antes de ativar a comunicação pelo novo sistema Autoservice+ observem as seguintes vpremissas e êpontos de atenção:

  • Quando o novo Autoservice+ for ativado, automaticamente o sistema antigo será desativado. Deste modo os registros não poderão mais ser criados e enviados pelo RVS/SIA.
  • O mês corrente a partir da ativação já será processado com os dados do novo sistema e os indicadores do Portal Autoservice serão atualizados automaticamente a partir desta nova fonte.
  • Para que o movimento completo do mês atual onde a implantação do novo sistema Autoservice+ está sendo feita seja enviado para a VW é necessário definir a data/hora retroativa da carga dos dados para o dia “1” do mês anterior.
    Assim garantimos que o fechamento do mês irá considerar todos os dados do período.
  • A ativação deve ser disparada num horário em que as movimentações do concessionário não estejam sendo feitas (abertura de OS’s, faturamentos, cancelamentos, etc.) como por exemplo após o horário de expediente.
    Isto é recomendado pois haverá a carga histórica dos dados desde o 1º dia do mês e as novas movimentações da base podem causar algum erro.
  • Após a ativação estar completa o concessionário não precisa mais monitorar o indicador “Frequência diária de envio” no Portal Autoservice. As transmissões serão feitas de forma totalmente automática e em janelas regulares a cada 2 horas após a última transmissão.
  • Também não será mais necessário monitorar os erros de envio do Autoservice+ no RVS/SIA pois as devolutivas de erro ocorrem automaticamente no mesmo momento da transmissão e são tratadas em um novo menu exclusivo de monitoramento, explicado mais adiante.
  • As etapas a seguir deverão ser repetidas para cada revenda do seu grupo.


6.1 Acesse FabricaVW > Parâmetros > Autoservice+ 

Para iniciar liberar a comunicação automática da API inicialmente é necessário marcar a opção "Habilita Integração AutoService Autoservice +"por revenda.5.1. .


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Figura 12: FabricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba Integrações

Clique na Aba Integrações.Os campos

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Figura 13: FabricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba Integrações


O campo "Usuário para Notificações" e "Data e Hora do Último Envio"  se repetem se repete para todos os tipos de envio , são especificamente para:

Usuário para notificações :  Determinar

(layouts) e é utilizado para determinar um ou mais usuários do DMS que receberão um correio interno com as notificações de erro referentes

a

aos seus respectivos registros

Data/hora ultimo envio : Exibe

conforme exemplo abaixo.

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Figura 14: Usuário Notificado > Correio Interno


O campo "Data e Hora do Último Envio" se repete para todos os tipos de envio (layouts) e é utilizado para controlar a data/ hora do último envio realizado pela API

e

.

Exclusivamente no momento da implantação este campo será utilizado para definir a partir de qual data/hora serão selecionados os registros para comunicação da carga histórica, podendo ser editada para gerar um envio com data/

hora 

hora retroativa.

Image RemovedFigura 7:  Usuário Notificado > Correio Interno

ATENÇÃO: no layout ck5 existe uma regra diferente para a data, conforme explicado abaixo.


Os demais campos tem as seguintes funções:

  • Envia ck3 - Notas Fiscais de Peças no Balcão :   Ativa o envio do tipo de registro ck3, que contém as Notas Fiscais de vendas de peças no Varejo (Venda Balcão)
  • Envia ck4 - Cancelamento da NF ou OSC OSC : Ativa o envio do tipo de registro ck4, que contém as Notas Fiscais e as Ordens de Serviços já transmitidas e que foram canceladas.
  • Envia ck5 - Estrutura Física do DN : Ativa o envio do tipo de registro ck5, que contém as informações sobre a capacidade instalada, estrutura física e do Pessoal (colaboradores) do concessionário.
    Dia do Mês para Envio:  ATENÇÃO: No layout ck5 não é preciso colocar uma data para carga histórica. Informe a data em que cada concessionário costuma enviar o seu registro ck5 deverá ser enviado para o AutoService, deverá ser transmitido , pois estes dados são transmitidos uma única vez ao mês. Esta data é definida pelo DN conforme sua conveniência em relação às movimentações de pessoal no time da Oficina.
  • Envia ck6 - Ordens de Serviços de Peças e Serviços na Oficina : Ativa o envio do tipo de registro ck6, que contém as Ordens de Serviço ou Orçamentos gerados na Oficina a pedido do Cliente.
  • Envia ck7 - Notas Fiscais de Peças e Serviços na Oficina : Ativa o envio do tipo de registro ck7, que contém as Notas Fiscais geradas através das Ordens de Serviço aprovadas pelo cliente no Registro ck7.
  • Envia NFe - Espelhos das Notas Fiscais : Ativa o envio do tipo de registro NFe, que permite enviar o cancelamento de uma peça específica de uma Nota Fiscal ou Ordem de Serviço já transmitidas.


É mandatório ativar todos os layouts e preencher todos os campos "Data e Hora do Último Envio" para que as cargas históricas sejam feitas igualmente em todos os layouts, mas ainda NÃO CLIQUE em “Aplicar” ou “OK” pois existem mais parâmetros para configurar na outra aba deste menu.


6.2. Aba Parâmetros:

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Figura

8

15: FabricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba

Integrações   5.2 . Aba Parâmetros:

Parâmetros

 

URL API : URL que será usada para envio das informações

: http://hml-eapi-samip-autoservice.us-e2

.

cloudhub.io/v1/

URL

Token 

Token : URL que será usada obter o token

: https://idp-qa.vw.com.br/realms/kums-mfa/protocol/openid-connect/token

de conexão.

Estes dois campos não são editáveis pelo usuário.


Intervalo de Integração : Determina o intervalo de tempo em

minutos em que será ativado o envio automático. (mínimo de 2 e máximo de 120 minutos)
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Figura 9: FabricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba Paramêtros 
5.3 Envio

que serão feitos os envios dos dados que tiveram alguma modificação desde a última transmissão.

No momento da implantação pode ser deixado entre 2 e 5 minutos. Após a carga histórica deve ser configurado para 120 minutos (2 horas) de forma que os envios não consumam desnecessariamente os recursos de comunicação.


 

6.3. Fluxos dos envio das informações.

A API será ativada automaticamente conforme o tempo determinado em FabricaVW > Parametros aba Autoservice+, campo Intervalo de integração:

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Figura 10: FabricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba Paramêtros > Intervalo de Integração

a cada 2 horas conforme foi determinado no parâmetro “Intervalo de Integração” fazendo a leitura da base de dados e transmitindo todas as informações que tiveram alguma alteração em relação à última transmissão efetuada.

Os registros que tiverem algum tipo de erro não são enviados e vão automaticamente para o Log de monitoramento de erros e geram o aviso para o responsável no correio interno.

A cada novo ciclo de transmissão os erros que tiverem sido corrigidos serão automaticamente transmitidos, pois estarão gravados na base de dados com uma data/hora diferente da original.

 

Os layouts transmitidos obedecem aos mesmos padrões do sistema antigo e portanto não exigem nenhuma alteração no fluxo dos processos de oficina e venda de peças balcão:

  • ck3 - Notas Fiscais de Peças no Balcão
    Sempre que uma nota fiscal for emitida para um departamento cuja identificação seja igual a balcão será enviada para API o registro ck3 - Notas Fiscais de Peças no Balcão.
    A fonte pagadora será preenchida automaticamente conforme a categoria do cliente.
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Figura

11

16: FabricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba

Paramêtros

Parâmetros > Identificação


  • ck4 - Cancelamento da NF ou OS
    As informações de notas canceladas serão enviadas sempre que uma nota for cancelada através do menu => Apollo > Faturamento > Consultas > Operações Fiscais.
  • ck5 - Estrutura Física do DN
Os dados para envio devem ser registrados manualmente através do
  • São enviados mensalmente os dados que estão registrados manualmente no menu FabricaVW > Cadastros > Manutenção Estrutura DN Autoservice (CK5)
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Figura 12: FabricaVW > Cadastros > Manutenção Estrutura DN Autoservice (CK5)
  • .
    As informações serão enviadas no dia informado nos parâmetros da API no menu : FabricaVW >
Parametros
  • Parâmetros aba Autoservice+ .
  • Caso este parâmetro esteja igual a zero, será enviado no
ultimo
  • último dia de cada mês.
 

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Figura 17: FabricaVW > Cadastros > Manutenção Estrutura DN Autoservice (CK5)


  • ck6 - Ordens de Serviços de Peças e Serviços na Oficina
    Toda vez que uma ordem de serviço for gerada a fonte pagadora será preenchida automaticamente conforme a categoria de cliente e tipo de serviço informado.
    As informações referente as
O.S.
  • OS’s serão enviadas para API, sempre que houver alguma alteração no seu conteúdo, desde a sua emissão até o encerramento.
  • ck7 - Notas Fiscais de Peças e Serviços na Oficina
    As notas serão enviadas após sua emissão no frente de caixa.
  • NFe - Espelhos das Notas Fiscais
    O XML será enviado após sua emissão no frente de caixa.
    Todas as transmissões serão registadas em um log e será enviado um correio interno para o usuário determinado nos parâmetros.
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7. Cadastro de Clientes - Autorização de contato e pesquisa

.Sempre

Em função das exigências da LGPD, sempre que for aberto um atendimento (balcão ou oficina) será necessário atualizar os dados de autorização de contato e pesquisa do cliente.

Estes dados do DMS agora são transmitidos para a Volkswagen e serão consumidos pelas áreas e atividades que envolvam contato com os clientes, incluindo-se as pesquisas de satisfação.


Acessar o Cadastro do cliente > Alteração através da opção "Cadastro do Cliente".Image Removed

Image AddedFigura

13

18: Atendimento Balcão de Peças


Na Manutenção dos Clientes , acesse a Aba Autoservice VW e  informar e informe as preferencias preferências de contato do cliente.

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Image AddedFigura 1419: Manutenção de Clientes > Comunicação AutoServce VW

7


8. Retransmitir as Informações para a API.

Através do  do menu FabricaVW > Consulta Log Transmissão AutoService, é possível Autoservice os usuários das áreas de negócios poderão acompanhar todas as transmissões realizadas e seus status.

Em caso de erro no envio , é possível marcar o identificar o registro que precisa ser corrigido, fazer a correção e depois marcar este registro para retransmissão através da Opção " Retransmitir". Após selecionar o registro clique em "Salvar".

O Registro ficará registro ficará com o Status de "Envio Pendente" e será transmitido no automaticamente na próxima comunicação conforme tempo parametrizado nas configurações do Autoservicejanela de comunicação.

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Figura

15

20: FabricaVW > Montadora > Consulta Log Transmissão Autoservice

7.1


9. Consulta Log Integração.

Através do  do menu LinxDMS Web > Configurações > Consulta > Consulta Log Web é possível os usuário de TI do concessionário podem acompanhar todas as transmissões realizadas e seus status em relação às questões de comunicação e funcionalidade do sistema.

Preencha o Selecione no campo 'Processos" com a opção "Integração Autoservice VW" , pode ser informado e, se desejado, defina os demais filtros e clique em  em "Pesquisar".

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Figura

16:

21 LinxDMS Web > Configurações > Consulta > Consulta Log Web

7.2. Reenvio de nota fiscal.

Através do  menu Bravos > Faturamento > Nota Fiscal > Reemissão de Notas Fiscais  ao reemitir a nota fiscal será apresentada a pergunta se deseja retransmitir ao autoservice +

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Figura 17: Tela com a pergunta para retransmitir 
Observação : a pergunta será apresentada apenas para usuários que estejam na relação de usuários para notificações de cada CK e se a nota não estiver gravada no log detalhado


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.



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