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1. Conceito
A Conciliação de cartões permite a integração entre a Retaguarda e o Equals Lite (Não é o Raio-x), que permite realizar a conciliação dos recebimentos das vendas de cartão de crédito e débito e outras formas realizadas no PDV pelas maquinas de cartões (POS e TEF), possibilitando ao usuário uma visualização completa dos valores transacionados pelas adquirentes, bem como taxas praticadas e datas de recebimento.
1.1 Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
Para utilizar esta funcionalidade na retaguarda é necessário ativar um parâmetro.
Dica |
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É necessário ativar o menu via parâmetro. Caso tenha dúvidas entre em contato com o suporte. |
Aviso |
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Para utilizar o recurso de conciliação de cartões o cliente deve estar com o seu estabelecimento ativo e configurado no portal EQUALS e realizadas a configurações de módulos, usuários e senha no sistema (ação realizada pelo time de implantação) o usuário deve possuir o perfil de acesso configurado para tal funcionalidade. |
3. Funcionalidades
Acessar o menu em Financeiro > Conciliação > Cartões.
Após acessar o menu serão apresentados os filtros para pesquisa. Para verificar as movimentações disponíveis para conciliação selecionar no campo Tipo de Data:
- Data de Venda para consultar as transações pela data de sua emissão;
- Data de pagamento para consultar as transações com a data de sua aprovação pela rede autorizadora.
Informar o período de pesquisa através dos campos Data Inicial e Data Final clicando no botão <>.
O período informado não poderá ultrapassar 31 dias.
No filtro Empresa, deve-se selecionar a empresa que se deseja fazer a verificação. Pode-se filtrar buscando pelo nome da empresa ou selecionando a botão <Marcar todos>. O botão <Desmarcar todos>, remove a empresa selecionada. Em <Limpar Pesquisa>, remove o que foi preenchido na caixa de texto.
Em Rede, são exibidas as redes disponíveis para consulta. Pode-se filtrar buscando pelo nome da rede ou selecionando a botão <Marcar todos>. O botão <Desmarcar todos>, remove a rede selecionada. Em <Limpar Pesquisa>, remove o que foi preenchido na caixa de texto. Também é possível fazer uma seleção manual, clicando nas redes às quais deseja incluir na pesquisa, conforme imagem a seguir.
Dica |
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Caso não seja preenchido o campo Rede, automaticamente serão selecionadas todas as Redes disponíveis. |
Em Bandeira, são exibidas as bandeiras disponíveis para consulta. Pode-se filtrar buscando pelo nome da bandeira ou selecionando a botão <Marcar todos>. O botão <Desmarcar todos>, remove a bandeira selecionada. Em <Limpar Pesquisa>, remove o que foi preenchido na caixa de texto. Também é possível fazer uma seleção manual, clicando nas bandeiras às quais deseja incluir na pesquisa, conforme imagem a seguir.
Dica |
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Caso não seja preenchido o campo Bandeira, automaticamente serão selecionadas todas as Bandeiras disponíveis. |
Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão <Aplicar> para prosseguir com a pesquisa. Em caso de desistência da pesquisa, o botão <Limpar>, removerá todas os filtros aplicados.
Na aba Resultado, serão apresentadas as seções: Dados da Conciliação, Transações a serem realizadas e Transações Realizadas.
Na seção Dados da Conciliação serão apresentadas as informações: Legenda, Pesquisa e Filtros.
Em Legenda serão exibidas as classificações dos Status de Conciliação;
Em Pesquisa serão apresentadas as opções selecionadas nos campos Tipos de Data, Data Inicial e Data Final;
Em Filtros serão informados os filtros aplicados nos campos de Empresa, Rede e Bandeira.
Informações |
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CA = Conciliados Automaticamente: Títulos de transações que foram encontradas com os mesmos dados no TEF e no Sistema. |
Aviso |
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A conciliação funciona apenas para as formas de pagamento transacionadas pelas maquinas de cartões POS e TEF, por exemplo: Cartões Crédito e Débito, Voucher e outros. PIX ou QRLinx são formas de pagamento que não são conciliados. |
Na seção Transações a serem realizadas, serão apresentadas as transações que estão aprovadas pela rede autorizadora e aguardando a efetivação.
As transações podem ser filtradas por Itens por página, Status Conciliação, Rede e Bandeira, clicando em <>, conforme imagem a seguir.
Também é possível utilizar o filtro Marcar/Desmarcar para marcar ou desmarcar todas as transações.
Para realizar a conciliação das transações marcadas, clicar no botão <Efetivar selecionados>, o sistema informará o número total de transações que estão sendo efetivadas. Clicar em <Sim> para efetivar ou <Não> para voltar a tela anterior.
Caso tenha sido realizada a confirmação da operação, será exibida uma mensagem de sucesso.
Uma mensagem de confirmação irá aparecer no canto inferior direito da tela.
Na coluna Ação, em Transações a serem realizadas, é possível realizar a conciliação manual de um título quando a NSU não é encontrada no Seller WEB.
Ao clicar no ícone de conciliação manual , abrirá a tela Conciliação Manual. Comparar os dados do título em destaque com a lista em Títulos Encontrados. Selecionar o título correto marcando a caixa na coluna Selecionar e clique em <OK>. Uma mensagem de confirmação irá aparecer, para confirmar clicar em <Sim>, ou clique <Não> para abortar a operação.
Na seção Transações Realizadas serão exibidas todas transações que foram conciliadas no momento.
Dica |
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Para verificar outras efetivações, selecionar novamente os filtros referente ao período necessário e clicar em <Aplicar>. |
Na coluna Observação, em Transações realizadas, pode-se verificar o status do título.