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Acessar o diretório "C:\Windows\SysWOW64\inetsrv" e criar o arquivo "apollo.ini".
Este arquivo precisar estar apontando para o local da configuração do seu LinxDMS, a pasta ConfiguracoesLinxDMS que possui na sua instalação do LinxDMS.
Configuração de Permissão de usuário :
Para alterar a permissão do usuário, ir no Linx DMS menu Configuração > Cadastros > Menus/Usuários > Usuários e Permissões
Selecionar o usuário e ir na aba Funções. Marcar/desmarcar a permissão.
Utilização
Depois que a aplicação e o serviço foram devidamente instalados e configurados, é possível utilizar o sistema.
Login
A primeira tela da aplicação contém os campos denominados Login e Senha, conforme ilustrado a seguir. Nesses campos, o usuário deve preencher o nome de seu usuário e sua senha, respectivamente. Logo abaixo desses campos, há um parâmetro denominado <Login Automático>. Se o usuário deixar esta caixa marcada antes de realizar o login, a próxima vez que ele acessar a aplicação, ela realizará o login com o último nome de usuário e senha que foram inseridos.
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Para clientes DMS, basta buscar através do número do "Contato", no menu "Apollo Linx DMS > CRM Plus > Agenda do Vendedor", conforme tela a seguir.
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Caso o usuário tenha permissão para acessar a funcionalidade de <Consulta de Estoque>, ela aparecerá no dashboard. Para acessá-la, basta pressionar sobre o ícone dela.
Através da mobilidade que o tablet proporciona, é possível ter disponível de forma agilizada, o catálogo dos veículos novos e seminovos de todas as empresas e filiais que o usuário tem acesso. Sendo possível efetuar diversos filtros através dos campos <Bandeira>, <Família>, <Modelo>, <Preço>, <Quilometragem> e <Final de Placa> no caso de veículos seminovos, <Combustível>, <Ano Modelo>, <Empresa / Filial>, <Disponibilidade>, <Situação>, <Veículo> e <Ordenação>.
Os dados que serão exibidos no tablet serão os mesmos disponíveis no DMS, menu <Apollo <Linx DMS > Veículos > Consultas / Relatórios > Consulta Estoque Intermediário>, para o DMS a consulta de estoque do tablet segue a linha da <VEIC3000>.
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O consultor efetua um agendamento de "check-in" no Linx DMS Apollo, através do menu <Apollo <Linx DMS > Oficina > Agendamento de Oficina>:
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- - Indica que o checkin está agendado, aguardando a confirmação do cliente.
- - Indica que o checkin já foi confirmado pelo cliente (normalmente por contato telefônico), aguardando o comparecimento do cliente.
- - Indica que o cliente chegou na concessionária para o atendimento e foi recebido pelo consultor. Após o checkin ser importado, o checkout ficará disponível para ser realizado.
- - Indica que o cliente já foi atendido pelo consultor e, consequentemente, a O.S. do atendimento já foi aberta.
- - Indica que o Checkout (Checklist de saída) foi feito.
- - Indica que o cliente não compareceu na concessionária para o atendimento previamente agendado.
- - Indica que o horário apontado está bloqueado para receber agendamento por algum motivo específico, como por exemplo a folga do mecânico.
- - Indica que o horário não contém nenhum agendamento, portanto está livre para marcações, se o horário permitir.
- - Indica que o checkin preenchido e salvo pelo tablet já foi devidamente importado no DMS. Processo que antecede a abertura da O.S.
Realizar Recall
Atenção: Não é possível alterar um checkin depois que já foi importado. A seleção do mesmo ficará bloqueada.
- O consultor faz a manutenção das solicitações do "check-in" na aba de "Solicitações", ou seja, confirma com o cliente as solicitações referentes àquele atendimento, criando, removendo ou alterando uma ou mais solicitações, gerenciando as peças e serviços necessários.
Para editar uma solicitação, basta pressionar o ícone de edição , localizado ao lado do valor da solicitação.
Para excluir uma solicitação, basta pressionar o ícone de exclusão , localizado ao lado do ícone de edição.
Para criar uma nova, pressiona-se o símbolo de adição "+", localizado à esquerda do botão de <Enviar>, na barra superior da tela:
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- Ao clicar em "adicionar" uma nova solicitação, abrirá uma nova tela, contendo o nome e o tipo da <Solicitação>, <Modelo> do veículo, busca de <Peças>, de <Serviços> e de <Kits>. O nome da solicitação é obrigatório;
- Ao iniciar o preenchimento da <Solicitação>, será apresentado um combolist para auto completar as revisões.
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Menu: HPE Mobile > Check-in de Oficina > Recall
O consultor é responsável por realizar um check-in. Após o agendamento pelo consultor, automaticamente, ele será direcionado para a aba "Recall". As demais abas do Check-In serão desabilitadas até que a tela de Recall seja executada com sucesso. Nesta tela, estarão disponíveis as informações do Check-In, juntamente com os Recalls Pendentes.
Na seção de "Ação", é possível selecionar a ação desejada para os recalls, podendo ser: "R" para realizar, "N" para não realizar e "A" para agendar o recall para uma ação futura.
Além disso, a tela exibirá o Histórico de Recall. Ao clicar nos três pontos de informação, será apresentado todo o histórico dos recalls.
Após escolher a ação desejada, basta enviar o Recall e prosseguir com o fluxo normal do Check-In.
Atenção: Não é possível alterar um checkin depois que já foi importado. A seleção do mesmo ficará bloqueada.
- O consultor faz a manutenção das solicitações do "check-in" na aba de "Solicitações", ou seja, confirma com o cliente as solicitações referentes àquele atendimento, criando, removendo ou alterando uma ou mais solicitações, gerenciando as peças e serviços necessários.
Para editar uma solicitação, basta pressionar o ícone de edição , localizado ao lado do valor da solicitação.
Para excluir uma solicitação, basta pressionar o ícone de exclusão , localizado ao lado do ícone de edição.
Para criar uma nova, pressiona-se o símbolo de adição "+", localizado à esquerda do botão de <Enviar>, na barra superior da tela:
- Ao clicar em "adicionar" uma nova solicitação, abrirá uma nova tela, contendo o nome e o tipo da <Solicitação>, <Modelo> do veículo, busca de <Peças>, de <Serviços> e de <Kits>. O nome da solicitação é obrigatório;
- Ao iniciar o preenchimento da <Solicitação>, será apresentado um combolist para auto completar as revisões.
- Antes de informar o Serviço, na busca, selecione um <Modelo>, pois os kits e serviços são filtrados pelo modelo. Na maioria dos casos, o modelo já virá preenchido e o usuário não precisará se preocupar.
- Para adicionar kits, serviços e/ou peças, após a busca, pressione o símbolo de adição correspondente. Feito isso, o item adicionado aparecerá em "Itens Escolhidos", localizado na parte inferior da tela.
- Pode-se também selecionar a quantidade desejada de unidades do item escolhido. Para isso, basta pressionar o botão de quantidade do item. Abrirá uma popup na tela solicitando que o usuário informe a quantidade desejada. É permitido colocar um número decimal, já que quantidade pode indicar outras unidades, como tempo.
- Ao excluir um item que seja proveniente de um pacote, o usuário será perguntado se deseja remover apenas aquele item ou todos os itens do pacote.
O valor total do item aparecerá na coluna "Total Item". O cálculo é feito imediatamente após selecionar uma quantidade. Pressione <Salvar> e pronto, retornará a tela de solicitações com a nova solicitação adicionada.
Aba "Checklist"
Manipulação de Kits Durante o Check-in:
O consultor passa para a aba de "Checklist" do veículo. Nessa tela, pode-se informar: o <Nível de Combustível>, uma <Observação>, a <Quilometragem>, o <Número do Prisma> e a <Cor do Prisma> onde o veículo está sendo verificado e os itens de checklist. É possível também, através da aba de checklist, capturar imagens ou vídeos referentes à documentação do veículo. Para isso:
- O consultor pressiona o ícone , localizado à direita do campo <Cor do Prisma>. Abrirá uma popup na tela, contendo as opções <Adicionar Imagem> e <Adicionar Vídeo>.
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- Ao pressionar o botão <Adicionar Imagem> ou <Adicionar Vídeo>, abrirá uma nova tela para a captura da foto ou vídeo desejado. O consultor deverá pressionar o quadrado para ativar a câmera do dispositivo e capturar a imagem ou vídeo do documento. Ao lado, há um campo de observação. Caso nenhuma observação seja inserida, ao salvar, o sistema colocará o texto "Ok" por padrão. Após o preenchimento das informações desejadas, basta pressionar o botão <Salvar>.
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- Após salvar a documentação, o usuário será direcionado novamente à tela de Checklist. O ícone da câmera passará a ser vermelha, indicando a existência de mídias. É possível editar qualquer imagem adicionada, selecionando-a e alterando-a da maneira que desejar, bem como excluí-la. É permitido adicionar quantas imagens ou vídeos forem necessários.
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- Para capturar uma imagem, pressione a opção <Adicionar Imagem>;
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deve realizar um check-in. Após o check-in, ele deverá acessar a aba 'Solicitações'. Na tela, encontrará um botão de adição (+) no centro, através do qual poderá inserir as informações da solicitação: tipo de solicitação, modelo e KIT. Após inserir o KIT, o consultor deve selecionar o item correspondente na seção de 'descrição', clicando novamente no botão de adição (+) para escolher todo o conjunto encontrado.
Em seguida, ele precisará selecionar o produto a ser substituído, clicando nas setas na coluna 'P.Preço Peça'. Após concluir a seleção do produto para substituição, o consultor deverá clicar no pop-up da 'Lista do Programa Preço de Peça' para proceder com a substituição da peça.
Uma vez realizada a substituição da peça com sucesso, o valor do preço cadastrado no sistema LinxDMSHPE será exibido. O consultor pode então clicar em 'SALVAR' e continuar com o fluxo do agendamento.
Aba "Checklist":
O consultor passa para a aba de "Checklist" do veículo. Nessa tela, pode-se informar: o <Nível de Combustível>, uma <Observação>, a <Quilometragem>, o <Número do Prisma> e a <Cor do Prisma> onde o veículo está sendo verificado e os itens de checklist.
É possível também, através da aba de checklist, capturar imagens ou vídeos referentes à documentação do veículo. Para isso:
- O consultor pressiona o ícone , localizado à direita do campo <Cor do Prisma>. Abrirá uma popup na tela, contendo as opções <Adicionar Imagem> e <Adicionar Vídeo>.
- Ao pressionar o botão <Adicionar Imagem> ou <Adicionar Vídeo>, abrirá uma nova tela para a captura da foto ou vídeo desejado. O consultor deverá pressionar o quadrado para ativar a câmera do dispositivo e capturar a imagem ou vídeo do documento. Ao lado, há um campo de observação. Caso nenhuma observação seja inserida, ao salvar, o sistema colocará o texto "Ok" por padrão. Após o preenchimento das informações desejadas, basta pressionar o botão <Salvar>.
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- Para capturar um vídeo, pressione a opção <Adicionar Vídeo>;
- Pressione no quadrado em branco para poder gravar o vídeo da parte desejada. Pressione o botão <Salvar>;
- Para alterar o vídeo salvo e gravar um novo, pressione o botão <Alterar>;
- Para ver o vídeo gravado, clique no preview do vídeo. Para sair, pressione a tecla <Voltar> do Android.
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- A parte do veículo que possui ao menos uma evidência ficará marcada em vermelho;
- Nesta aba, pode ser realizada também a edição de uma evidência (remoção e inserção de fotos, bem como da observação). Basta pressionar a evidência desejada e realizar as devidas alterações;
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- Antes de enviar o Check-in, é preciso coletar a assinatura do cliente. Para assina, clique no botão <Assinatura do Cliente> . Depois assine e clique no botão <Gravar Assinatura>.
- Após verificar que está tudo correto, clique no botão <Enviar> para enviar o "Check-in".
- Após salvar a documentação, o usuário será direcionado novamente à tela de Checklist. O ícone da câmera passará a ser vermelha, indicando a existência de mídias. É possível editar qualquer imagem adicionada, selecionando-a e alterando-a da maneira que desejar, bem como excluí-la. É permitido adicionar quantas imagens ou vídeos forem necessários.
Aba "Evidências":
O consultor passa para a aba de "Evidências" e captura o estado real do veículo, itens em bom estado e avarias:
Para capturar uma imagem ou vídeo de uma evidência, pressione a parte do veículo desejada. Por exemplo: Na tela a seguir será selecionado o pneu dianteiro:
- Para capturar uma imagem, pressione a opção <Adicionar Imagem>;
- Pressione no quadrado em branco para poder tirar foto da parte desejada. Cada evidência pode ser acompanhada de uma observação. Caso nenhuma observação seja informada, será gravada com o valor padrão "Ok". Após o preenchimento das informações desejadas, basta pressionar o botão <Salvar>.
- Para capturar um vídeo, pressione a opção <Adicionar Vídeo>;
- Pressione no quadrado em branco para poder gravar o vídeo da parte desejada. Pressione o botão <Salvar>;
- Para alterar o vídeo salvo e gravar um novo, pressione o botão <Alterar>;
- Para ver o vídeo gravado, clique no preview do vídeo. Para sair, pressione a tecla <Voltar> do Android.
- A parte do veículo que possui ao menos uma evidência ficará marcada em vermelho;
- Nesta aba, pode ser realizada também a edição de uma evidência (remoção e inserção de fotos, bem como da observação). Basta pressionar a evidência desejada e realizar as devidas alterações;
Aba "Resumo":
Caso queira, o consultor pode acessar a aba "Resumo" averiguando tudo que foi capturado na aba de Evidências:
- Antes de enviar o Check-in, é preciso coletar a assinatura do cliente. Para assina, clique no botão <Assinatura do Cliente> . Depois assine e clique no botão <Gravar Assinatura>.
- Após verificar que está tudo correto, clique no botão <Enviar> para enviar o "Check-in".
Abertura de Ordem de Serviço:
Única:
A abertura de O.S. Única, irá gerar apenas uma O.S. com todas as solicitações inseridas no check-in mesmo com tipos de serviços diferentes.
- Caso o usuário opte por imprimir as peças e serviços autorizados, estes serão apresentados no corpo do relatório em um quadro específico na impressão da O.S.;
- Caso existam peças e serviços que não foram autorizados, estes também aparecerão em um quadro separado na impressão da O.S.
Por Tipo:
A abertura de O.S. por tipo é realizada de acordo com a categoria "Externa", "Interna", "Garantia" e "Revisão" do tipo de serviço selecionado na abertura da solicitação. A categoria do tipo de serviço, pode ser identificada pelo sistema no menu "Oficina > Cadastros > Tipo de Serviço".
Após definir os serviços que serão incluídos na solicitação , é necessário gerar uma Ordem de Serviço (O.S) específica para cada tipo.Em seguida, proceda à abertura das O.S e, posteriormente, envie o pedido de impressão.
Os números de todas as O.S geradas serão exibidos em um popup para referência e registro.
Em seguida, proceda à abertura das O.S e, posteriormente, envie o pedido de impressão.
Os números de todas as O.S geradas serão exibidos em um popup para referência e registro.
Após assinar, o check-in estará pronto para ser enviado.
Clicando no botão "Enviar" os "Parâmetros de Envio" serão apresentados.
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- "Imprimir" - O usuário deve selecionar se quer incluir os itens "Fotos" e "Solicitações".
- "Enviar por E-mail" - O usuário deve decidir se o envio será feito para o e-mail de cadastro ou para outro(s) endereço(s) de e-mail. Neste último caso, o usuário deve preencher o campo "Outros" com o(s) e-mail(s) adicionais, sempre separando os e-mails por ";" caso seja inserido mais de um.
- Lembrando que o e-mail remetente deve estar configurado em seu sistema DMS para o envio.
- Para finalizar o envio basta tocar no ícone
Observação: Este processo pode levar alguns segundos. . Neste momento o sistema fará a gravação final de todos os dados no DMS. Durante este processo, caso o usuário tenha selecionado a opção "Imprimir", abrirá uma tela com as opções de impressão.
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Para importar as informações inseridas através do Mobile:
O consultor importa o "check-in" enviado no DMS, através do menu <Apollo <Linx DMS > Oficina > Agendamento de Oficina >:
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O cliente chega na concessionária sem prévio agendamento. O consultor recebe o cliente portando um "tablet", com o Linx DMS Mobile e verifica se possui disponibilidade na oficina para atendê-lo.
Caso não exista disponibilidade na oficina no momento, o cliente é encaminhado para o agendamento no Linx DMS Apollo.
Caso exista, poderá ser criado um "check-in" para este cliente, através da aba "Passantes", com os seguintes passos:
Seleciona um consultor;
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- A inserção das propostas é feita exclusivamente pelo Linx DMS Apollo, no menu <Apollo <Linx DMS > Veículo > Atendimento > Atendimento Veículos>;
- Com as propostas incluídas, o usuário responsável pelas tomadas de decisões da concessionária, acessa a funcionalidade de "Aprovação de Propostas" do Linx DMS Mobile em seu "tablet";
- Será carrega uma única tela, apresentando uma lista à esquerda contendo todas as propostas em aberto, com um resumo das informações mais importantes para a tomada de decisão, como: <Data e Hora> da proposta, <Valor de Venda>, <Veículo> e <Filial>;
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