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Índice


1 Linx Conta Digital Integrada

A Linx Conta Digital Integrada é a iniciativa que permite o compartilhamento de informações e serviços dentro do sistema financeiro nacional. Esse compartilhamento é feito de forma padronizada, para a garantia de segurança e a efetividade da troca de dados.

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A Linx Conta Digital Integrada permite realizar algumas operações bancárias no próprio AutoSystem3, como visualizar extrato e saldo, efetuar transferências bancárias, efetuar pagamentos e gerar boletos de cobrança, utilizando toda a segurança e praticidade.
Com a integração entre os dois sistemas, essas rotinas são automatizadas e as informações são atualizadas periodicamente.

2 Configuração Serviço Integração 

Para que o sistema possa realizar a integração, será essencial que o serviço esteja instalado e ativo, este será responsável por todas as integrações com a conta digital, na consulta, na atualização dos status de pagamento, nos status das contas que possuem consentimento e no DDA.

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Em seguida, o sistema exibirá a tela com os módulos, serviços e utilitários para a integração. Neste caso, selecionar a opção da guia Serviços - Conta Digital Integrada Stone,neste será possível parar, atualizar, desinstalar, iniciar, instalar ou reiniciar o serviço.



3 Consentimento da Conta 

3.1 Conceito

Para usar as funcionalidades da Linx Conta Digital Integrada, as contas devem ser consentidas através do app Stone, autorizando que a API tenha acesso aos dados e possa realizar as demais funções descritas neste manual.

3.2 Configurações

 Acessando a rotina Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Linx Conta Digital Integrada serão exibidas as contas cadastradas.

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Deve ser consentido o acesso da API à conta desejada:


3.3 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações, e podem ser encontradas pelo tópico “Linx Conta Digital Integrada”:


4 Emissão de Boletos

4.1 Conceito   

Facilita o processo de emissão de boletos e proporciona a integração para que o cliente realize tudo no mesmo lugar, garantindo a consistência das informações.

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Nota
titleNota

A Linx Conta Digital Integrada possui um limite mínimo de 20 reais para a geração de um boleto, caso o valor seja menor, o boleto não será emitido e será apresentado uma mensagem de alerta.


4.2 Requisitos

  • Versão do AutoSystem 3.3.1.81 ou superior.
  • Possuir uma conta STONE, configurada e consentida.
  • Possuir o APP Stone instalado (disponível na App Store e Google Play).

4.3 Configurações

Para utilizar as rotinas de emissão de boletos será necessário realizar algumas configurações que serão descritas a seguir.

4.3.1 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações:




4.3.2 Cadastro de Portador

Assim como para gerar boletos de outras instituições bancárias, precisamos configurar o portador na rotina Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Portadores. Ao clicar em Novo, será exibida a tela a seguir para cadastrarmos o novo Portador Linx Conta Digital Integrada. Detalhe para a flag destacadas na tela, que só será possível selecioná-la se a Conta corrente informada for Linx Conta Digital Integrada.




4.4 Funcionalidades

As rotinas de geração de boletos, agora integradas com a Linx Conta Digital Integrada, possuem algumas particularidades que vamos detalhar abaixo. O principal benefício é a simplicidade, sem precisar efetuar trocas de arquivos para registro de boletos/ baixas de retorno. Tudo sendo sincronizado de forma transparente para o usuário.

4.4.1 Geração de Boleto Manual

Na rotina Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Gerenciamento de Boletos, temos a opção de criar um boleto avulso. A primeira tela apresentada é a de filtro, e caso o portador informado seja Linx Conta Digital Integrada, é obrigatório informar um período de emissão dos mesmos.

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Informações

A emissão durante a rotina de faturamento também é possível.

O processo ocorre como é hoje, apenas emitindo um boleto via Linx Conta Digital Integrada.


5 Transferência Bancária

5.1 Conceito

Permite que o usuário realize transferência bancária entre contas Stone (transferência interna) ou para uma conta de outra instituição (transferência externa). A transação é agendada e somente é confirmada após aprovação no APP Stone.

Foi implementada também a possibilidade de efetuar uma transferência para contas de terceiros (sem vínculos com a matriz ou filiais).

5.2 Requisitos

  • Versão do AutoSystem  3.3.1.79 ou superior.
  • Possuir uma conta STONE, configurada e consentida.
  • Possuir o APP Stone instalado (disponível na App Store e Google Play).

5.3 Configurações

Para utilizar as rotinas de transferência de contas será necessário realizar algumas configurações que serão descritas a seguir.

5.3.1 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

Movimentação de Contas: Permite o acesso à rotina de consulta das transferências entre contas.


5.3.2 Motivos de Movimentação

Para utilizar as rotinas de transferência entre contas será necessário criar um motivo de movimentação de transferência. Caso ainda não exista o motivo configurado, deve-se acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação e a tela a seguir será exibida:

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Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

5.3.3 Planos de Contas

Caso não esteja configurada, será necessário criar uma conta transitória no plano de contas para armazenar as transferências. Para isso, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Conta. Será exibida a tela a seguir:

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Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

5.3.4 Parâmetros

Após criar a conta transitória conforme descrito no capítulo 5.3.3 , será necessário vincular a chave do sistema com a conta criada, para isto, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Contas. A tela a seguir será exibida:

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Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar informações para registrar as alterações.


5.4 Funcionalidades 

A rotina de Transferência entre Contas permitirá a realização de transferências financeiras entre contas, respeitando os motivos de movimentação previamente definidos. A transferência poderá ser realizada entre empresas, portanto será possível realizar transferências entre matrizes, filiais ou entre matrizes e filiais. Adicionalmente, quando a conta origem for Linx Conta Digital Integrada , poderemos efetuar a transferência para contas de terceiros, conforme descrito no item 5.4.2 a seguir.

A rotina de Transferências entre Contas, localiza-se no módulo Gerencial > Financeiro > Transferência entre contas.

5.4.1 Realizar Transferências entre Contas Cadastradas

Para realizar a transferência via Linx Conta Digital Integrada , a conta Origem deve ser obrigatoriamente uma conta Linx Conta Digital Integrada .

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As transferências criadas ficam pendentes de aprovação no App Stone. Apresentamos mais detalhes da aprovação no App Stone no capítulo 5.4.3.

5.4.2 Realizar Transferências Conta Destino de Terceiros

Temos também a possibilidade de informar uma conta destino sem que esteja vinculada á uma matriz ou filial.

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Ao Confirmar, voltamos para a tela anterior, e após conferir todos os dados podemos Confirmar para criar a transferência. As transferências como citadas anteriormente ficam pendentes, precisando aprová-las no App Stone.


5.4.3 Aprovar/Cancelar Transações Pendentes App Stone

Ao acessar o App Stone, recebemos uma notificação informando que temos transações pendentes para aprovação. Clicando na opção ver, será apresentada a lista de transações que podemos Aprovar ou Reprovar.

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  • Criada: Transferência foi criada com sucesso, mas ainda não foi aprovada no App Stone.
  • Aprovada: Transferência foi aprovada no App Stone.
  • Cancelada/Rejeitada: Transferência foi Rejeitada no App Stone ou Cancelada pelo AutoSystem.
  • Agendada: Transferência foi aprovada no App Stone, está agendada para uma data futura.
  • Finalizada: Transferência concluída com sucesso.
  • Cancelar: É efetuado o cancelamento da transferência, somente possível para transferências com status Agendada
  • Rastrear: É apresentado detalhes da movimentação, incluindo dados do status, conforme imagem abaixo:


5.5 Restrições

  • Dependência de conexão à Internet para comunicação com a API Linx Conta Digital Integrada.
  • Necessário sempre aprovar/rejeitar as transferências no App Stone.
  • Cancelamento de transferências apenas quando o status for Agendada.

6 Agendamento de Pagamentos

6.1 Conceito

Permite que o usuário realize o agendamento de contas a pagar ao informar uma conta Stone.

6.2 Requisitos

  • Versão do AutoSystem  3.3.1.79 ou superior.
  • Possuir uma conta STONE, configurada e consentida.
  • Possuir o APP Stone instalado (disponível na App Store e Google Play).

6.3 Configurações

Para utilizar as rotinas de agendamento de pagamentos será necessário realizar algumas configurações que serão descritas a seguir.

6.3.1 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações:


6.3.2 Motivos de Movimentação

Para utilizar o agendamento de contas a pagar, será necessário criar um motivo de movimentação de Baixa para conta STONE. Caso ainda não exista o motivo configurado, deve-se acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação e a tela a seguir será exibida:

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Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

6.3.3 Planos de Contas

Caso não esteja configurada será necessário criar uma conta bancária no plano de contas para armazenar as contas a pagar. Para isso, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Conta. Será exibida a tela a seguir:

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Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

6.4 Funcionalidades

A rotina de Agendamento de Contas a Pagar permitirá a realização de agendamentos com contas Stone, respeitando os motivos de movimentação previamente definidos.

A rotina de Contas a Pagar, localiza-se no módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Pagar > Contas a Pagar.

6.4.1 Realizar o Agendamento de Contas a Pagar

Para realizar o agendamento, é necessário acessar a rotina como informado anteriormente, e realizar os filtros para listagem das contas a pagar disponíveis.

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Ao finalizar o agendamento, será apresentado a seguinte mensagem em tela:

6.4.2 Verificando Status do Pagamento

Foi criada uma nova guia, Pagamentos Agendados, a qual, ao acessar, será possível ter a lista de todos os agendamentos realizados para o filtro informado como na seção 6.4.1.

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Informações
Ao entrar na tela de transferências o sistema automaticamente atualiza o status das transações com base no filtro, porém o botão Atualizar também realiza a atualização conforme a necessidade do operador.

6.5 Restrições

  • Dependência de Internet para comunicação com a API Linx Conta Digital Integrada;
  • Necessário sempre aprovar/rejeitar os pagamentos no App Stone;
  • Baixa de títulos agendados só será realizada caso tenha boleto e código de barras vinculados;
  • Baixa de títulos agendados só será do tipo baixa individual;
  • Alguns navegadores podem conter restrições de acessos.

7 Consulta de saldo e extrato 

7.1 Conceito 

Criada tela de saldo e extrato referente à Linx Conta Digital Integrada, para que seja possível a consulta e visualização de movimentações financeiras.

7.2 Requisitos  

  • Possuir uma conta STONE configurada e consentida. 
  • Possuir o APP Stone instalado disponível na App Store e Google Play. 

7.3 Configurações  

7.3.1 Permissões de Usuários

 As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acesse o menu Configurações > Usuários >Grupos de Usuários> guia Configurações. 

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  • Relatório de extrato bancário: Permite visualizar o extrato online.
  • Relatório de extrato bancário: Permite visualizar o saldo da conta.
  • Relatório de extrato bancário: Permite visualizar lançamentos futuros.  

7.4 Funcionalidades

7.4.1 Acessando a Rotina para Consulta 

Ao acessar a rotina: Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controle Bancário > Extrato Bancário, marcar o campo “Consultar o extrato online (Conta Stone)”, para poder visualizar as movimentações financeiras referente a conta Stone configurada.  

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A tela de extrato bancário, irá apresentar as movimentações financeiras conforme os dados do aplicativo Stone. 


7.4.2 Visualizando os Extratos

Na tela do Extrato Bancário, é possível visualizar o Extrato e os Lançamentos Futuros agendados, sendo disponibilizada a forma de visualização em tela, ou podendo ser impresso ou ainda exportado para planilhas.




8 Integração DDA - Débito Direto Autorizado

8.1 Conceito

Trata-se de uma implementação, onde possibilita a conciliação de pagamentos de boletos do Open Banking Stone através de webservice, sendo possível efetuar a conciliação dos pagamento eletrônicos de boletos e vinculá-los a baixas via código de barras.

Aviso
titleAviso

Para que a Integração DDA ocorra de modo correto, será necessário que o Gerenciador com a Linx Conta Digital Integrada esteja ativa, conforme citado no tópico 2

8.2 Ativação do DDA

Através do módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Linx Conta Digital Integrada , será possível realizar a ativação do DDA.

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  • Aprovação DDA: Aprovação do cadastro é realizado durante os dias úteis da semana, de
    segunda a sexta-feira, das 06:00 às 21:45 horas. Se a solicitação for realizada fora do
    horário de cobertura ou aos finais de semana, a aprovação será realizada no próximo dia
    útil;
  • Consulta Situação: O sistema consulta automaticamente a cada 15 minutos a situação
    do DDA e atualiza na tela.

8.3 Permissões de Acessos 

As permissões de acessos para que possam ser controladas as tarefas relacionadas ao DDA deverão ser configuradas através do módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários - Guia Configurações.

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  • Permitir processar arquivo DDA do banco;
  • Permitir processar DDA Linx Conta Digital Integrada;
  • Permitir lançamento Financeiro durante a importação do DDA Linx Conta Digital Integrada;

Image Modified

8.4 Consulta e Vínculo de Títulos

Com o DDA ativado em conta, no módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Pagar > Integração DDA, o sistema permitirá que seja possível realizar as consultas e vínculos com os títulos a pagar.

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  • Encontrados, prontos para pagamento;
  • Títulos não identificados;
  • Encontrados parcialmente;
  • Títulos com status divergente entre DDA e sistema;
  • Títulos agendados, mas em aberto na conta.

9 Vídeo Explicativo

Confira abaixo um vídeo explicativo com as informações descritas acima:

Conector de Widget
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=hxSewPLnTqA


10 Emissão de Informe de Rendimentos

Como parte do processo, todos os anos possuímos um período de entrega de Imposto de Renda, sendo assim, os cliente que possuem Linx Conta Digital Integrada, deverão emitir o Informe de Rendimentos da sua conta. 

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Informações
titleInformações

É importante destacar que o cliente poderá realizar o download do arquivo através do App ou site da Stone. 

10.1 Emissão da Declaração via App

A emissão de declaração via App deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acessar a tela de início do aplicativo;
  2. Clicar no ícone do perfil, localizado no canto superior direito da tela;
  3. Selecionar a opção Informe de Rendimento.

10.2 Emissão de Declaração via Web (Site)

A emissão de declaração via Web deverá seguir os seguintes passos:

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