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titleVendas: Como configurar vendas?

GERAL

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titleConfigurações gerais

Para Cliente balcão o código de cliente informado neste campo será considerado o cliente padrão para as vendas à vista realizadas para clientes não cadastrados na farmácia. A utilização deste cliente gera agilidade à farmácia nesta modalidade de venda, visto que o sistema já traz este cliente informado automaticamente na tela de vendas ao abri-la.

No Salto final o usuário pode configurar o salto final da impressora, ou seja, quantas linhas após impresso o controle deve saltar para fazer o picote do papel.

Em Sistema de fidelidade o usuário poderá informar o valor e a quantidade de pontos o cliente receberá no sistema de fidelidade em suas compras.

No campo para cálculo do limite de crédito utilizar o usuário selecionará a fonte que deseja para calcular o limite de crédito dos clientes. A opção de contas a Receber? permanece sempre marcada não podendo ser alterada. O usuário tem a opção de controlar, além do contas a receber, os cheques pré-datados de seus clientes. O cartão de crédito não está sendo considerado pois neste caso a operadora é a responsável pelo pagamento dos títulos à farmácia, não havendo inadimplência.

O campo limite mês p/ cobertura de ofertas: deverá informar o valor total, ou seja, do limite estipulado para cobrir as ofertas.

Para as farmácias que trabalham com a autorização senha/biometria do cliente e que desejar que os clientes e dependentes também autorizem suas compras nesse campo deverá configurar se a autorização será (somente na finalização da venda ou somente na pré-venda/orçamento).

  • Pré-venda/orçamento: essa condição virá marcada por padrão, quando selecionada a autorização do Cliente/Depende será solicitada na pré-venda ou no orçamento, quando a mesma tiver a forma de pagamento a prazo ou cheque.

  • Finalização da venda: quando selecionada essa opção a autorização do cliente/dependente somente será solicitada na finalização da venda, ou seja, na baixa da pré-venda/orçamento no programa Caixa On-line (Lançamentos > Caixa).

Aviso

Mesmo com a configuração marcada "somente pré vendas" poderão ocorrer situações onde será necessário o cliente/dependente autorizar novamente na finalização da venda, tais como: venda direta (sem orçamento ou pré-venda); e alteração da condição de pagamento no "caixa on-line".

Na opção informar lote na pré-venda o usuário poderá configurar informações para a opção na pré venda quando ao lote/vencimento dos produtos selecionando uma das opções abaixo:

  • Em sim sempre será solicitado o lote/vencimento dos produtos ao realizar a pré-venda.

  • Para não nunca será solicitado lote/vencimento na pré-venda, independente se for ou não tele-entrega.

  • A opção  não, se tele-entrega quando selecionada não será solicitado lote/vencimento, desde que a venda seja do tipo tele-entrega checkbox de tele-entrega marcado na hora de informar o item. Assim como na opção "Não", esta opção irá validar se a loja trabalha com conferência de itens guia Caixa > menu Conferir Itens na Pré-Venda. Porém, além da opção "Sempre", também será aceito a opção "Somente Tele-Entregas".

Aviso

Para selecionar este parâmetro a opção "conferir itens na pré-venda" da aba "caixa" deverá estar como "Sempre". Já que se não informar na pré-venda deverá ser informado na conferência do caixa online.

  • Caso não estiver configurado, ao tentar gravar, será abortado o processo e a seguinte mensagem será exibida: "Somente será possível deixar de informar o lote/vencimento na pré-venda se a mesma tiver conferência, revise a configuração da aba vendas > caixa.

  • Caso estiver configurado para não solicitar lote/vencimento na pré-venda e alterado a configuração de conferência para uma não permitida, também será abortado o processo e exibido a mesma mensagem citada anteriormente.

  • Caso a opção selecionada seja "Sim", não será validado a conferência de itens na pré-venda, pois a conferência é um processo a parte e não depende da solicitação de código de barras.

  • Pedir quantidade na venda: marcar este campo caso a farmácia desejar que na venda de cada item o sistema solicite ao vendedor a quantidade do produto vendida. Caso desmarcado, adicionará o item na fita detalhe sempre com quantidade igual a 1 (um).

  • Repetir itens ao processar venda: quando marcada está opção, o sistema lançará um produto por linha independente da quantidade, se desmarcada ele somara os produtos e adicionara a quantidade a mesma linha do cupom fiscal.

Aviso

Quando a farmácia for versão PAF o sistema sempre considerará essa opção como marcada independente de como está parametrizado no programa.


Informações

Caso a opção aceitar múltiplos vendedores estiver marcada o sistema lançará um produto por linha, desconsiderando a parametrização realizada pelo usuário, isso ocorre devido ao cálculo das comissões.

  • Ao deixar o parâmetro sair descrição do produto na venda marcado exibirá informações a descrição detalhada do produto na venda.
  • Para informar o desconto item a idem durante a venda, marque a opção pedir desconto por item.

  • Através do parâmetro permitir redução descontos promoção /tabloide o usuário poderá fornecer descontos maiores que o informado nos tabloides e promoções.

  • Ao configurar para iniciar pelo desconto mínimo promoção/tabloide, quando lançado o produto na venda inicia pelo preço mínimo que está na promoção/tabloide.

  • Quando o parâmetro pedir confirme impressão na venda, estiver marcado o sistema solicitará se o usuário deseja emitir sua vida de cupom fiscal no final de cada venda.

  • Para as farmácias que utilizam cartões de pré-vendas, marque a opção Cartão Pré-venda, este cartão é entregue aos clientes da farmácia e deverá ser apresentado a cada compra no caixa.

  • Se a farmácia desejar emitir um controle na pré-venda, marque este campo e este controle será impresso na impressora configurada para o controle interno.

  • Marque o campo verificar títulos em atraso na venda: caso desejar que o sistema avise o colaborador quando o cliente e/ou convênio possui títulos em atraso.

  • Marque o campo nova venda sem verificação da anteriorcaso desejar fechar um venda já iniciada sem que o sistema solicite confirmação ao usuário. É recomendável deixar este campo desmarcado, pois o usuário pode clicar sem querer e perder todos os dados digitados.

  • Ao marcar bloquear venda de produtos com lote vencido não será possível vender produtos com lote vencidos, caso o usuário tente inserir o produto na fita detalhe apresentará uma mensagem informativa apresentando o número do lote.

  • Caso desejar que os descontos de tributação sejam informados no final do cupom fiscal, marque a opção imprimir o desconto no final do Cupom.

  • Mostrar mensagem de produtos: Informe este campo para que quando o produto possui mensagem cadastrada, esta seja exibida no ato da venda do item.

    • Quando a filial for gerenciada pelo PlugPharma, essa opção permanecerá desabilitada e já marcada por padrão, para que sempre que existirem produtos na venda que possuírem vínculos com PBM's, as mensagens sejam apresentadas aos usuários.

  • Ao marcar o campo #CEST#NCM#NOME do produto no ECF, para produtos com tributação dos tipos: (substituído, tributado, isento, não tributado ou outros), no cupom fiscal, no nome do produto, sairá também as informações CEST e NCM, seguindo o formato: #CEST#NCM#NOME DO PRODUTO. Quando a tributação for do tipo “Serviço ISS”, será informado apenas o nome do produto.

    • O CEST será carregado de acordo com as configurações tributárias, os 00 (zeros) à esquerda serão considerados e gerados. O NCM será carregado no cadastro do produto, a exceção do NCM não será considerada.

  • Através do campo mostrar consulta rápida dos produtos na venda o sistema habilita uma consulta rápida dos produtos na tela de venda. Nesta tela de consulta rápida são exibidas apenas as informações essenciais ao vendedor na venda. Por este motivo foram retiradas todas as abas de consulta de produtos, exceto a consulta por código de barras. Nesta tela somente são exibidas as informações referentes ao produto selecionado na tela de vendas, não sendo permitida a consulta de outros produtos. Todas as configurações de controle de acesso são mantidas, ou seja, são as mesmas configuradas para o programa de Consulta de Produtos.

  • Ao marcar a opção aceitar arredondamento na venda é permitido ao usuário realizar o arredondamento do valor final da nota fiscal.Atenção!Esse arredondamento será possível dentro do percentual que estiver configurado na condição de pagamento em que está sendo realizada a venda, ou seja, se a venda estiver sendo feita "à vista" e o máximo permitido for 5%, o arredondamento aceitará este mesmo percentual de desconto.

    • Aceitar arredondamento somente dos centavos: quando marcada esta opção, o sistema permite arredondar o valor final da venda apenas na casa dos centavos. Ainda assim, permite somente caso os centavos arredondados não ultrapassarem o percentual máximo da condição de pagamento.

  • Quando a farmácia controla a comissão dos vendedores pelo recebimento (vendas pagas) e ainda deseja emitir o relatório destas comissões por tipo de produto deverá marcar o parâmetro controlar comissão de vendas pagas por tipo de produto, caso contrário, deixe este campo em “branco”.

  • selecionando o campo deduzir estoque de produtos em pré-vendas todas as vezes que forem efetuadas consultas de produtos na venda, o sistema pegará o estoque real e deduzirá a quantidade deste item que está em pré-venda para serem finalizadas. Com isso o vendedor ou televendas terá sempre o estoque disponível para ser vendido de determinado item. Ex.: item com 10un no estoque e com pré-venda de 3un, no momento em que outro vendedor ou televendas consultar esse item, aparecerá estoque com 7un, mesmo que a pré-venda ainda não tenha sido finalizada. Se a pré-venda for “cancelada” essa reserva de mercadoria também é cancelada, retornando ao estoque.

  • Para as farmácias que trabalham com pós vendas, e não deseja gerar índice das vendas a vista, deverá desmarcar o campo gravar estatística de compra para vendas à vista.

  • Marque a opção pedir senha do vendedor ao iniciar venda se desejar que, sempre que uma venda for iniciada, seja solicitado o código e a senha do vendedor que está fazendo o lançamento. Para editar uma pré-venda/orçamento, é necessário informar o vendedor da pré-venda/orçamento original e sua senha. Dessa forma, garante-se que um vendedor não edite uma pré-venda feita por outro.

  • Quando a farmácia trabalhar com múltiplos vendedores durante uma venda deverá marcar o parâmetro aceitar múltiplos vendedores na venda, desta forma será permitidoefetuar vendas com mais de um vendedor na mesma nota fiscal. Assim é possível efetuar vendas de perfumarias e medicamentos, por exemplo, na mesma nota e calcular as comissões da perfumista e do balconista corretamente, sem a necessidade de lançar notas fiscais separadas. Para isso, é necessário executar um processo manualmente, por isso deve-se entrar em contato com a Linx Softpharma agendando um horário.

  • Ao opção imprimir o contrato de autorização de débito na ECF/NFC-e o sistema imprimirá anexo ao comprovante de vendas (cupom fiscal, NFC-e), o texto do pertinente ao Contrato de autorização de débitos, informado no Cadastro de Convênios.

    • Caso não esteja parametrizado o sistema utilizará as configurações aplicadas no campo selecione processo de impressão na aba Impressora Paralela, quando estiver selecionado como Impressão de DAV/Pré vendas.

  • Marque a opção comissão diferenciada para promoção/tabloide quando desejar efetuar o pagamento de comissão diferenciada para produtos que estão em promoção/tabloide, tem por objetivo aumentar as vendas quando inserir produtos em tabloides/promoções e pagar uma comissão maior para os vendedores que atraírem mais clientes, incentivando mais vendas. E diminuir perdas ao reduzir a comissão de produto que entram em Promoção/Tabloide com a finalidade de atrair o cliente para a loja, não deixando lucro.

  • Marcar o campo exigir senha em Retorno Cliente/Cancelamento Vendas quando desejar a liberação dos retornos de clientes/cancelamento vendas através de senha/biometria do colaborador, este campo somente estará habilitado quando no campo controle de liberações (Parâmetros > Parâmetros <Aba Controle Filial>) estiver marcada uma das opções "senha do colaborador" ou "biometria do colaborador". 

  • Quando o parâmetro exigir autorização do gerente para liberar ECF estiver configurado, e houver um cupom truncado na Impressora Fiscal, ao efetuar o próximo cupom o sistema solicitará autorização do gerente através de código e senha do colaborador.

  • Solicitar dos do consumidor na venda, configure os campos abaixo conforme a necessidade/exigências da farmácia.

    • Solicitar CPF/CNPJ do consumidor na venda cupom fiscal, lembrando que quando exigido pelo Estado este campo será configurado automaticamente e desabilitado em atendimento ao Ato Cotepe - PAF - ECF.

    • Solicitar endereço do consumidor na venda.

    • Solicitar dados do consumidor em pré-venda e orçamento.

  • Nota com GTIN e Descrição do Dono Da Marca
    • Versão de Liberação 212.200.
    • O ENCAT disponibilizou a Nota Técnica 2022.001 que apresenta ao Contribuinte a possibilidade de realizar consulta ao CCG (cadastro centralizado de GTIN), a fim de realizar a validação dos Códigos GTIN existentes em sua base de dados e/ou Cadastro de Produtos e Serviços. No retorno apresentado pelo ENCAT além da indicação que o GTIN consultado é valido ou não, ou seja, precisa que o retorno apresente o código 9490.
    • Substituirá as informações do Cód.Barra e Descrição/Apresentação do cliente: Quando o check-box Venda com descrição do Dono Marca estiver marcado, na hora da emissão do documento olhar para a tabela estcad_gtin e levar as informações da coluna cad_gtin (Código de barra) e cad_descricao_marca (Descrição Dono da Marca) para o documento fiscal. EXEMPLO: O produto está descrito pelo cliente como HAVAIANA MASC MARINHO e no campo Dono Marca SANDALIAS HAVAIANAS TOP FC MARINHO 39 40. Quando estiver adicionando o produto na fita detalhe da venda continuará apresentando HAVAIANA MASC MARINHO contudo só será apresentando as informações Dono Marca SANDALIAS HAVAIANAS TOP FC MARINHO 39 40 no XML e na DANFE. Esta opção vale para NF-e/NFC-e/SAT/MFE-e ficando de fora ECF.
    • A ativação exigirá senha supervisor/gerente: Quando o cliente marca tanto uma quanto a outra opção, apresentar a tela de solicitar senha de colaborador. Validar em Cadastro > Colaborador aba CADASTRO (CAR118) se o colaborador está setado a função: Supervisor ou Gerente. Caso o colaborador digitado não tenha sua função como gerente ou supervisor, será apresentando mensagem de divergência de colaborador.

      Informações

      A partir da versão 218.000 está disponível a opção de "Exibir link de venda".


  • Exibir link de venda quando marcado irá apresentar na Pré-venda, NFC-e, S@T e MF-e o campo de "Clientes também compram", onde irá apresenta apresentar itens mais vendidos em conjunto, por padrão está configurado 6 Meses, podendo alterar para 1 mês, 3 meses ou 1 ano.

Receitas

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titleConfigurações de receitas

Nesta aba, o usuário definirá quais imagens e como as mesmas serão coletadas para enviá-las ao Silo digital. Observamos que, esta é uma funcionalidade do produto Silo; logo, o mesmo deve estar liberado para que a farmácia usufrua desta funcionalidade. Também é possível realizar a configuração para impressão das informações preenchidas na tela posologia na venda.

Scanner Receita:

No campo coletar imagens de receitas de medicamentos quando?: será definido o momento em que a imagem será coletada, através das opções:

  • Silo Digital: selecionando esta opção as imagens serão coletadas e confirmadas apenas no silo digital. Tanto na pré-venda como na venda, não solicitará anexo.

  • Pré-venda: nesta opção, as imagens serão coletadas na pré-venda. Apenas imagens de documentos como o cupom fiscal do Farmácia Popular (que é emitido na venda) será solicitado após a finalização da mesma.

  • Venda: nesta opção, as imagens serão coletadas na finalização da venda, sendo chamado pela própria tela de venda.

Na opção anexar imagens em será definido quais itens deverão ter suas imagens coletadas para o controle no silo digital. Desta forma, será solicitado anexo somente na venda selecionada aqui.

  • Vendas de psicotrópicos

  • Vendas de antibióticos

  • Vendas em Farmácia Popular: as imagens serão solicitadas apenas para itens do programa Farmácia Popular. Nesta opção, será solicitado a receita e os documentos necessários na pré-venda e na finalização da venda será solicitado o cupom fiscal.

Em solicitar confirmação da imagem do farmacêutico: definiremos se a necessidade da confirmação do farmacêutico para a replicação da imagem ao silo, quando o usuário logado não for farmacêutico.

  • Quando a opção "sim" estiver selecionada, ao coletar a imagem, o sistema solicitará a confirmação do farmacêutico. Se confirmado, a imagem ficará com o status "Aprovada" e será enviada ao silo. Caso a senha não seja informada, a venda será finalizada e a imagem deverá ser aprovada posteriormente no silo digital. Quando o colaborador estiver configurado como farmacêutico, não será solicitado esta confirmação.

  • Quando a opção "não" estiver selecionada, será solicitado apenas se a imagem está ou não legível.

Os campos abaixo servem para controlar o plug-in do Scanner, definindo a forma que a imagem será visualizada e escaneada, no momento de coletar as imagens.

Na lista de dispositivos serão listados os dispositivos/Scanner configurados no terminal ou na rede. Ao selecionar um, o mesmo ficará registado, para que o mesmo seja enviado para o plug-in posteriormente. Sua marcação não será obrigatória, pois se não for informado aqui, será possível selecioná-lo manualmente no momento da venda.

Ao marcar o campo pré-visualizar imagem scanner, será aberta a tela de visualização do Scanner antes de escanear. Quando o campo estiver desmarcado, irá direto para o escaneamento, e quando este parâmetro estiver desmarcado habilitará os campos escala de cor e resolução. Através o campo escala de cor o usuário terá as opções de cor da digitalização: preto e branco, cinza ou colorido. Quando o campo "Pré-visualizar Imagem Scanner" estiver desmarcado, o usuário poderá selecionar qualquer uma das opções. Caso esteja marcado, o campo permanecerá bloqueado, pois a visualização e seleção será realizada na hora de escanear. Em resolução serão disponibilizadas as opções: 75, 100, 200 e 300.

O botão Testar Dispositivo (ALT+T) servirá para que o visualizar as configurações realizadas ficaram adequadas para o escaneamento. Ao pressioná-lo, é aberto uma tela para que seja selecionado o dispositivo.


Imprimir Posologia:

É possível configurar a impressão de posologia separadamente para medicamentos controlados (SNGPC) e os demais medicamentos.

  • Para ambos os tipos de medicamentos é possível selecionar uma das opções Não imprimirPerguntar antes de imprimir e Sempre imprimir.
  • O campo Impressora não é obrigatório ser preenchido, permite escolher a impressora em que os dados serão impressos. Caso não esteja preenchido ou a impressora configurada não esteja habilitada no momento, o sistema irá solicitar que seja selecionada uma impressora no momento da impressão.
  • Quando selecionada a opção Perguntar antes de imprimir, o sistema irá permitir escolher no preenchimento da posologia se deseja imprimir os dados.
  • A impressão será realizada em estrutura padrão fixa, 40 colunas, para que seja possível utilizar também em impressoras térmicas.

  • O sistema irá imprimir apenas os campos preenchidos na tela.


Limite de venda

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titleLimite de venda e suas configurações.

Nesta aba a farmácia pode estabelecer um limite para cada uma das opções de vendas disponíveis que são:

  • Nota fiscal eletrônica - NF-e,

  • Nota fiscal ao consumidor eletrônica - NFC-e sem CPF/CNPJ, NFC-e com CPF/CNPJ,

  • S@T,

  • Nota fiscal de serviços eletrônica NFS-e,

  • Cupom fiscal - ECF e

  • Nota manuscrita série D - D1 ).

Ex: o usuário configura a NF-e com um limite de R$: 10.000,00 esta quantia não pode ser ultrapassada naquela venda independente de quantas NF-e sejam emitidas.


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titleCaixa: Como configurar?

Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos recebimentos, autenticações e outras relacionadas ao caixa da farmácia.

A autenticação em caixa é utilizada nas farmácias que desejam fazer autenticação de água, luz e telefone e possuir uma impressora para impressão da autenticação do título. A configuração dos totalizadores (no caso de impressora fiscal) deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (Parâmetros > Configuração ECF), Verificar legislação do PAF-ECF. Deverá informar a posição da matrícula no código de barras das contas de água, luz e telefone para que no ato do recebimento (leitura do código de barras) para que o sistema consiga identificar a matrícula do cliente neste código de barras e possa imprimir um relatório de conferência de todas as contas recebidas no período.

  • Para informar onde se encontra a matrícula seguir essas instruções: O sistema está solicitando 3 campos, exemplo: 30:10:09 onde temos no 1º campo(30) a posição inicial do código de barras onde começa a matrícula, o 2º campo(10) é quantos dígitos a matrícula possui e o 3º campo(09) é o digito verificador da matrícula que se não informado, o sistema “não” lerá este campo, e se informado o sistema lerá junto a matrícula. Para não ler o 3º campo basta informar 00.

A opção autenticação em contas a receber é utilizadaquando a farmácia utiliza recebimento de títulos ou boleto bancário de outras empresas que não seja de água, luz ou telefone. A configuração do totalizador de recebimento de títulos deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (parâmetros), Verificar legislação do PAF-ECF.

Informações

Indiferente se o cliente pertencer ao PAF-ECF ou não, se estiver devidamente configurado par impressão "fiscal" imprimirá o registro de suprimento.

Em controle de sangria do caixa é possível configurar para o sistema exibir uma mensagem informativa quando o caixa atingir um valor "xx". E também realize o bloqueio das operações ate que seja feito a sangria do caixa, para que esta ação ocorra informe um valor "xx" no campo bloquear operações no caixa.

No campo vias adicionais Sangria/Suprimento deverá informar o número de vias adicionais que deseja imprimir quando efetuar a Sangria ou Suprimento no caixa, ao informar 0 (zero) imprimirá somente a via padrão do sistema.

O menu controle de restrição abertura/fechamento de caixas é composto pelas seguintes opções: 

  • Todos: Quando marcado selecionará todas as opções do menu e realizará a verificação tanto na abertura do caixa quanto no fechamento do mesmo.

  • Na Abertura do 1º. caixa verificar caixas abertos no dia anterior: quando marcado este campo, realizará a verificação se existem outros caixas diários abertos (para todos os usuários, terminais ou caixa geral).

  • No fechamento, verificar pendências de NFC-e do próprio Caixa: quando marcado este campo, o sistema verificará se há NFC-e com status de Timeout ou rejeitada vinculada ao caixa diário.

Parâmetros:

  • No campo conferir itens na pré-venda Configure em que situações deve ser feita a conferência dos produtos na pré-venda através das opções (nunca, sempre conferir, somente vendas tele entregas ou somente vendas que não são tele entregas).
    • Para vendas originadas por E-commerce sempre será realizada a conferencia de itens, independentemente da configuração do parâmetro.
  • Marque o campo abrir gaveta de dinheiro caso a farmácia tenha impressora fiscal e gaveta automática de dinheiro, e no final da venda o sistema irá abri-la.

  • Marque o campo pedidos on-line simular venda completa caso a farmácia desejar que o caixa finalize a venda sem que haja necessidade de confirmar os dados lançados pelo vendedor, somente com a confirmação do pagamento do cliente.

  • A opção permitir recebimento com TEF somente controle é marcada por padrão a fim de que o usuário também possa efetuar baixas de títulos através do TEF Controle, caso o usuário não desejar mais receber em “TEF somente controle” deverá desmarcar essa opção. O novo campo estará habilitado somente quando o produto TEF estiver liberado e houver TEF configurado no sistema.

  • O parâmetro realizar recarga de celular manual no caixa deve ser marcado para controlar os valores recebidos nas vendas de recargas efetuadas manualmente.

  • Ao marcar o campo ao realizar recebimento de água/luz exigir código de barra válido: o sistema verificará se o código de barras informado condiz a fatura emitida pelas empresas Copel/Sanepar. Se sim, realizará a validação do código para que o lançamento seja permitido.

  • O campo exigir autorização na retirada de valores do Caixa Diário por padrão vem desmarcado e somente poderá ser ativado quando trabalhado no sistema com “senha/biometria por colaborador”, e não, por “senha de liberação”, configurado na aba Controle de Filial no campo “controle de liberação”. Este campo deve ser marcado para atender as ações de Abertura e Fechamento de Caixa no qual diz respeito a retirada de valores do caixa diário.

  • O campo ao fechar caixa diário, exigir retirada de todos os cheques do caixa diário quando marcado, o usuário deve certificar-se que durante o fechamento de caixa não haja cheques no caixa diário.

  • O valor configurado em valor padrão de abertura do caixa será utilizado para todos os caixas da farmácia. Na abertura desses caixas, não será permitido que o usuário altere esse valor. O valor informado para a abertura de caixa não é gravado enquanto não houver o plano de contas  configurado corretamente.

    • Quando a farmácia trabalha com valor fixo de abertura do caixa diário, já é feito o lançamento de saída automaticamente do respectivo valor do caixa financeiro, melhorando o processo de trabalho.

  • Em controlar de Caixa diário deverá selecionar a forma que deseja controlar a abertura e fechamento dos caixas diários de sua farmácia:

    • Geral (somente 1 caixa): utilizado quando a farmácia possui apenas um terminal de caixa e não precisa manter mais de um aberto ao mesmo tempo;

    • Por terminal (mais de um caixa): Deve ser utilizada quando a farmácia controla os caixas por terminal e precisa manter mais de um caixa aberto ao mesmo tempo, pois possui mais de um terminal de caixa na farmácia;

    • Por usuário do sistema: Permite que a farmácia faça o controle dos caixas diários da farmácia por usuário do sistema e não por terminal. Para selecionar ou modificar a forma de trabalho, não deve existir nenhum caixa aberto na farmácia. Caso houver algum, o sistema mostra uma mensagem e abre um arquivo informando os caixas que estão abertos e devem ser fechados para ativar o processo.

  • Através do campo modelo de fechamento de caixa poderá selecionar se o fechamento de caixa poderá ser controlado por mapa de caixa, confirmação de posse ou confirmação de posse por usuário. Quando a farmácia trabalhar por confirmação de posse e com valor fixo de abertura, será contemplada a transferência de valores de forma a não prejudicar o processo de trabalho com caixa por confirmação de posse. Na abertura do caixa diário é realizada a entrada de dinheiro no caixa diário e saída do caixa financeiro, e no fechamento do caixa não é feita a saída automática de valores do caixa diário e entrada no financeiro.

  • Marcando a opção solicitar senha ao reabrir o caixa diário, na reabertura de caixa é solicitada a senha do usuário que realizou o fechamento do mesmo. Esta opção é usada para que somente o usuário que fechou o caixa tenha acesso a reabri-lo e somente fica habilitada quando utilizado controle de caixa por terminal.

Informações

Caso o sistema esteja configurado para utilizar senhas de liberação, ao marcar o campo exigir autorização na retirada de valores do caixa diário, será exibida a seguinte mensagem: "Para usar a configuração 'Exigir autorização na retirada de valores do caixa diário' marcada é preciso trabalhar com 'controle de liberação' diferente de 'utilizar controle de liberação'".

  • Com a opção mover resultado (DINHEIRO) da auditoria para o próximo caixa marcada, ao abrir um novo caixa para o usuário/terminal, o sistema traz automaticamente o valor final em dinheiro da auditoria de caixa como valor de abertura para o novo caixa.
  • O parâmetro utilizar auditoria de caixa por Consolidação Diária/Rede estará disponível quando a loja possuir o produto 105-Auditoria de Caixa Financeiro e trabalhar com controle de confirmação de posse. Esta configuração será por filial e deverá ser "marcado" quando a loja desejar gerenciar de uma forma mais consolidada o processo de auditoria de caixa. Ao marcá-lo, o programa Auditoria de Caixa, apresentará opções, informações e funcionalidades mais abrangentes.

  • No processo de fechamento de caixa diário é possível realizar a troca de modalidade de pagamento (dinheiro por cheque, dinheiro por cartão). Ao selecionar o parâmetro exigir que usuário supervisor/gerente autorize a troca de modalidade de pagamento: , esta troca somente poderá ocorrer mediante autorização (senha/biometria) do gerente ou supervisor. Caso esse parâmetro não seja selecionado, o usuário do caixa poderá realizar esta troca de modalidade sem a necessidade de autorização do gerente/supervisor.

  • Quando o campo no fechamento de caixa exigir devolução de valor de abertura de caixa estiver configurado ao realizar o fechamento de caixa será exibida uma mensagem informando o valor para que seja feita a devolução.

  • Exigir confirmação de posse somente de cartão somente controle: quando marcado o sistema irá gerar confirmação de posse apenas nas vendas POS (somente controle) Para que o sistema gere confirmação de posse também para as vendas TEF e QRLinx é necessário utilizar esse parâmetro desmarcado. Esse parâmetro também influencia quando utilizado integração POS Connect (Fluxo Pagamento Direto e Fluxo de Tele-Entregas), pois as vendas são tratadas como um TEF devido o sistema receber as informações automaticamente.

  • Marque o campo exigir confirmação de posse para venda convênios para que o o sistema exija a confirmação de posse para e venda que o cliente possuir convenio.

  • Informe um valor máximo aceitável de diferença no caixa.

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