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A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração nãocumulativo não cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.
Para mais informações acessar o site da receita através do link:
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Será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro da empresa. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas. A tela a seguir será exibida:
Para mais informações referentes a aba Fiscal acessar o Manual Cadastro Geral.
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Será necessário informar unidades de medidas para os produtos, o Linx Postos AutoSystem® possui algumas unidades de medidas já configuradas, caso seja necessário o cadastro de mais unidades, acessar o menu Cadastros > Tabelas > Geral> Unidades de Medida. A tela a seguir será exibida:
Para mais informações referentes ao cadastro de unidades de medida acessar o Manual Cadastro de Tabelas.
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Será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro do produto. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Produtos. A tela a seguir será exibida:
Para mais informações referentes a aba Fiscal acessar o Manual Cadastros Gerais.
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Para emitir o SPED Contribuições acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD Contribuições > Exportar Arquivo. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
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- Arquivo retificador: permitirá gerar o arquivo retificador;
- Exportar notas sem direito a crédito: permitirá exportar as notas fiscais sem direito a crédito;
- Notas de entrada: permitirá exportar as notas de entrada;
- Considerar despesas acessórias: permitirá exportar as despesas acessórias.
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Esta tela possui os botões:
- Exportar: permitirá gerar o arquivo;
- Incluir registros: permitirá incluir outros registros ao arquivo;
- Fechar: permitirá fechar a tela;
Ao clicar no botão Incluir registros a tela a seguir será exibida:
As abas desta tela possuem os botões:
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Na aba F100 informar os demais documentos e operações geradoras de contribuição e crédito. Para isso clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
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- Indicador oper.: selecionar o indicador da operação;
- Participante: informar o participante da operação;
- Conta: informar a conta;
- Conta analítica: informar a conta analítica;
- Produto: informar o produto;
- CST Pis: informar o CST Pis;
- CST Cofins: informar o CST Cofins;
- Base crédito: informar a base de crédito;
- Valor oper.: informar o valor da operação;
- Data da operação: informar a data da operação;
- Alíquota PIS: informar o valor da alíquota PIS;
- Alíquota Cofins: informar o valor da alíquota Cofins.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Na aba M205/M605 serão informados os PIS/PASEP e COFINS a recolher. Conforme imagem a seguir:
Para adicionar informações aos campos, clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Esta tela será a mesma para os dois registros. Possui os campos:
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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Na aba 1100/1500 será possível adicionar informações referentes ao controle de créditos fiscais PIS/COFINS. Conforme imagem a seguir:
Para inserir informações, clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
A guia Parâmetros possui os campos:
- CNPJ Cedente: informar o CNPJ cedente;
- Período Apuração: informar o período de apuração;
- Origem Crédito: selecionar a origem do crédito;
- Código Crédito: informar o código do crédito.
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Para realizar a unificação de dois EFD PIS Cofins será necessário acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD
Contribuições – > Unificação. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
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Clicar no botão de adição, e na tela seguinte adicionar a(s) empresa(s) desejada(s).
Na guia - Plano de Contas, clicar novamente no botão de adição.
Informar a conta utilizada para o SPED e , a conta utilizada para o RFB e o nível que as contas pertencem.
No tipo da conta, selecionar Sintética quando as contas informadas se tratarem de um grupo de contas, ou Analítica quando for a própria conta.
Por último informar o nível que as contas pertencem selecionar a natureza da conta utilizada para o SPED e Confirmar.
Para exportar a conta para os registros M400 e M800, marcar o campo disponível na coluna M400/M800.
Aviso | ||
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Vale lembrar que essas informações devem ser repassadas pelo contador responsável pelo estabelecimento. |
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Clicar no botão de adição e selecionar o CFOP desejado.
Na guia plano de contas, tomamos como exemplo conta de Vendas. Neste caso, deve ser feita a seleção de CFOP de vendas utilizado pelo estabelecimento.
Clicar no CFOP selecionado, até que fique destacado em azul e pressionar o botão direito sobre a descrição. Será apresentada uma lista das contas configuradas, na guia Plano de Contas, para que seja selecionada a conta correspondente.
Em seguida clicar em Confirmar.
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O procedimento é o mesmo, porém neste caso deve ser identificado se a conta inserida será considerada na operação de Entrada da mercadoria, informando E, ou Saída da mercadoria, informando S.
Em seguida clicar em Confirmar.
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