Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Operações Liberadas Para o Colaborador

...

      Abaixo apresentamos quais funcionalidades são solicitadas senhas de liberação conforme configurações de senhas na aba "Liberações".

Liberação Geral - Várias Operações

      Solicitará senha de liberação nos programas abaixo quando:

Movimento Contas a Receber "CAR120"

      Ao gravar e/ou efetuar o reparcelamento abaixo do valor mínimo estipulado.

Alteração Especial "EST120"

      Efetuar alteração em lote com através das opções:

  • 3-Comissão Padrão
  • 4-Comissão Nível 2
  • 5-Comissão Nível 3
  • 16-Transfere Movimento de Plano de contas
  • 17-Transfere Movimento do Tipo de Produtos
  • 20-Mover preço
  • 22-Cria lote padrão nos produtos, utilizando a opção Carga inicial dos lotes
  • 23-Comissão Nível 4

Vendas NF-e/M1 "FAT104"

      Solicita senha de liberação ao selecionar um cliente cuja situação cadastral está como bloqueada, e quando a venda for proveniente de uma pré-venda, ao deletar um item da fita detalhe (quando a guia 1 estiver desmarcada).

Cupom Fiscal "FAT105"

      Solicita senha de liberação ao selecionar um cliente cuja situação cadastral está como bloqueada, e quando a venda for proveniente de uma pré-venda, ao deletar um item da fita detalhe (quando a guia 1 estiver desmarcada).

Nota Manuscrita Série D "FAT106"

      Solicita senha de liberação ao selecionar um cliente cuja situação cadastral está como bloqueada, e quando a venda for proveniente de uma pré-venda, ao deletar um item da fita detalhe (quando a guia 1 estiver desmarcada).

Pré-vendas "FAT108"

      Solicita senha de liberação ao selecionar um cliente cuja situação cadastral está como bloqueada.

Orçamento "FAT109"

      Solicita senha de liberação ao selecionar um cliente cuja situação cadastral está como bloqueada.

Cancelamentos "FAT120"

      Ao efetuar um cancelamento definitivo (exclusão).

Manutenção de Filial "PAR105"

      Ao alterar o Estado (UF) de uma filial já cadastrada.

Configuração de Integração "PAR114"

      Ao selecionar o parâmetro "Em ambiente de homologação".

Exporta/Importa Estruturas "PAR355"

      Solicita senha de autorização para permitir excluir uma estrutura (F9 - excluir);

Abertura e Fechamento de Caixa "SCC120"

      Verifica se o terminal "Geralxxxx" não está sendo utilizado na hora de realizar um fechamento, caso esteja, é solicitada senha de liberação para continuar.

Liberação Para Clientes

      Solicitará senha de liberação nos programas abaixo quando:

Cadastro de Clientes "CAR110"

      Ao alterar a situação de um cliente que esteja bloqueado, suspenso ou inativo para normal.

Vendas NF-e/M1 "FAT104"

  • Ao lançar um cheque cuja a data informada, ultrapasse os dias estipulados para a modalidade;
  • Se o cliente estiver bloqueado e não for uma venda "A vista" e o cliente selecionado for diferente de balcão;
  • Se não for uma venda PBM e a forma de pagamento seja diferente de à vista,  e o limite de crédito do cliente ultrapassar o valor da venda.

Cupom Fiscal "FAT105"

  • Ao lançar um cheque cuja a data informada, ultrapasse os dias estipulados para a modalidade;
  • Se o cliente estiver bloqueado e não for uma venda "A vista" e o cliente selecionado for diferente de balcão;
  • Se não for uma venda PBM e a forma de pagamento seja diferente de à vista,  e o limite de crédito do cliente ultrapassar o valor da venda.

Nota Manuscrita Série "FAT106"

  • Ao lançar um cheque cuja a data informada, ultrapasse os dias estipulados para a modalidade;
  • Se o cliente estiver bloqueado e não for uma venda "A vista" e o cliente selecionado for diferente de balcão;
  • Se não for uma venda PBM e a forma de pagamento seja diferente de à vista,  e o limite de crédito do cliente ultrapassar o valor da venda.

Pré-venda "FAT108"

  • Ao lançar um cheque cuja a data informada, ultrapasse os dias estipulados para a modalidade;
  • Se o cliente estiver bloqueado e não for uma venda "A vista" e o cliente selecionado for diferente de balcão;
  • Se não for uma venda PBM e a forma de pagamento seja diferente de à vista,  e o limite de crédito do cliente ultrapassar o valor da venda.

Orçamento "FAT109"

  • Ao lançar um cheque cuja a data informada, ultrapasse os dias estipulados para a modalidade;
  • Se o cliente estiver bloqueado e não for uma venda "A vista" e o cliente selecionado for diferente de balcão;
  • Se não for uma venda PBM e a forma de pagamento seja diferente de à vista,  e o limite de crédito do cliente ultrapassar o valor da venda.

Transferência de Mercadorias "FAT115"

      Nas operações abaixo ao inserir a matrícula do cliente, solicitará a senha de liberação caso a nota não seja por emissão de retorno de cliente via FAT120 ou o convênio apresenta dias bloquear e cliente bloqueado:

  • Transferência de  Mercadorias;
  • Saídas não especificadas;
  • Saída (sistema fidelidade);
  • Transferência de imobilizado;
  • Retorno de Cliente.

Processamento de Cheques "CAR115"

     Solicita senha quando os dias do cheque pré-datado for maior que a data atual do servidor, essa validação é realizada através do botão "Substituir".

Movimento Contas a Receber "CAR120"

  • No botão "Pagamento", quando a baixa do título for em "Caixa Diário" se a guia 04 estiver marcada e a nova data informada para o cheque pré-datado for maior que a data atual do servidor, ou se o valor do cheque for maior que zero e a data informada para o cheque pré-datado for maior que a data atual do servidor será solicitada senha de liberação do cliente.
  • Ao clicar no botão "Pagamento" e o título estiver em aberto será aberta a tela de desdobramento, se o valor do cheque for maior que zero e a data informada para o cheque pré-datado for maior que a data atual do servidor será solicitada senha de liberação do cliente.

Pagamento Convênio "CAR125"

  • Se o valor do cheque for maior que zero e a data informada para o cheque pré-datado for maior que a data atual do servidor será solicitada senha de liberação do cliente.
  • Se o limite máximo de cheques for atingido e a data informada para o cheque pré-datado for maior que a data atual do servidor será solicitada senha de liberação do cliente.

Caixa Diário "SCC121"

      Ao realizar uma recarga de celular e a data informada para o cheque pré-datado for maior que a data atual do servidor será solicitada senha de liberação do cliente.

Controle de Tele Entrega "SCC125"

      Ao clicar no botão tele-entrega se existe algum cheque a lançar e a data informada ultrapasse os dias estipulados para a modalidade será solicitada a senha de liberação de cliente.

Liberações Para Pré-Venda

      Solicitará senha de liberação nos programas abaixo quando:

Venda NF-e/Nota Fiscal M1 "FAT104"

  • Quando a guia 04 estiver desmarcada:
    • Solicita senha para deletar um item da fita detalhe;
    • Quando o usuário clicar enter no campo código de barras e seja uma venda diferente de PBM, como não pode repetir itens no pedido, solicitará senha caso o produto já tenha sido incluído na fita detalhe.
  • Clicar F8 para alterar informações como: cliente, modalidade de pagamento, etc., solicitará senha para edição da Venda;

Cupom Fiscal "FAT105"

  • Quando a guia 04 estiver desmarcada:
    • Solicita senha para deletar um item da fita detalhe;
    • Quando o usuário clicar enter no campo código de barras e seja uma venda diferente de PBM, como não pode repetir itens no pedido, solicitará senha caso o produto já tenha sido incluído na fita detalhe.
  • Clicar F8 para alterar informações como: cliente, modalidade de pagamento, etc., solicitará senha para edição da Venda;

Nota Manuscrita Série D "FAT106"

  • Quando a guia 04 estiver desmarcada:
    • Solicita senha para deletar um item da fita detalhe;
    • Quando o usuário clicar enter no campo código de barras e seja uma venda diferente de PBM, como não pode repetir itens no pedido, solicitará senha caso o produto já tenha sido incluído na fita detalhe.
  • Clicar F8 para alterar informações como: cliente, modalidade de pagamento, etc., solicitará senha para edição da Venda;

Devolução à Vista "FAT107"

  • Quando a guia 04 estiver desmarcada:
    • Solicita senha para deletar um item da fita detalhe;
    • Quando o usuário clicar enter no campo código de barras e seja uma venda diferente de PBM, como não pode repetir itens no pedido, solicitará senha caso o produto já tenha sido incluído na fita detalhe.

Pré-venda "FAT108"

  • Quando a guia 04 estiver desmarcada:
    • solicita senha para deletar um item da fita detalhe;
    • quando o usuário clicar enter no campo código de barras e seja uma venda diferente de PBM, como não pode repetir itens no pedido, solicitará senha caso o produto já tenha sido incluído na fita detalhe.
  • Clicar F8 para alterar informações como: cliente, modalidade de pagamento, etc., solicitará senha para edição da Venda;

Orçamento "FAT109"

  • Quando a guia 04 estiver desmarcada:
    • solicita senha para deletar um item da fita detalhe;
    • quando o usuário clicar enter no campo código de barras e seja uma venda diferente de PBM, como não pode repetir itens no pedido, solicitará senha caso o produto já tenha sido incluído na fita detalhe.
  • Clicar F8 para alterar informações como: cliente, modalidade de pagamento, etc., solicitará senha para edição da Venda;

Caixa On-line "SCC127"

...

Nesta tabulação o sistema permite o cadastro de senhas e liberar/retirar permissões por colaborador:

Quando a farmácia trabalha com autorização por Senha e/ou Biometria do Colaborador o campo autorizar por, permitirá escolher se a autorização será por:

  • Senha do Colaborador: quando selecionar essa opção as senhas antes cadastradas no programa "Senhas de Liberação" perderão a funcionalidade, e nos programas que antes era solicitada essa a senha será solicitada a "Senha do Colaborador".

  • Biometria do Colaborador: nessa opção as senhas antes cadastradas no programa "Senhas de Liberação" também perderão a funcionalidade, e nos programas que antes era solicitada a senha de liberação agora será solicitada a "Biometria do Colaborador".

  • Senha/Biometria do Colaborador: com essa opção selecionada o sistema permitirá tanto a autorização por senha ou por biometria.

Informe a senha que será usada em alguns programas do sistema, como pro exemplo: Relatórios de comissão e programa de troca de gerente da loja. Para verificar como trocar sua senha acesse o programa Administrador de Senhas (Parâmetros > Configurações). No campo expirar em permite selecionar o período que a senha  deverá ser trocada. Para que esta nunca expire, basta selecionar a opção 'Nunca'.

Aviso
titleImportante


Quando a filial for de São Paulo/SP, o Linx Softpharma fará algumas validações para fins de atender a legislação da COVISA (Coordenação Vigilância Sanitária), onde se for o primeiro acesso do usuário automaticamente acessará o programa "Administrador de Senhas" para que seja efetuada a troca de senhas, a opção nunca do campo expirar em ficará desabilitada.

Quando conectado o leitor biométrico homologado no Linx Softpharma o botão Biometria ficará disponível para fins de cadastro da biometria do colaborador. 

Aviso
titleImportante


Para o cadastro de mais de uma biometria para um mesmo colaborador o SoftPharma questionará no ato do cadastro "Deseja apagar as biometrias já cadastradas?". Se SIM as biometrias anteriores serão substituídas pelas novas. Se a opção escolhida for NÃO o cadastro continuará normalmente. A cada biometria cadastrada o sistema perguntará se deseja cadastrar outra biometria.

Quando o colaborador foi autorizado a efetuar vendas PBM - Farmácia Popular deverá marcar o parâmetro Autorizado a vender Farmácia Popular e inserir o usuário e senha fornecidos pelo PBM.

Quando o colaborador for responsável por liberar alçadas, deverá marcar o referido parâmetro e inserir o valor máximo que o colaborador poderá autorizar.

No quadro Operações Liberadas para o Colaborador mostrará as operações existentes de liberações e/ou autorizações às quais poderão ser selecionadas conforme a necessidade de cada colaborador. Estas opções atualmente são validadas no programa "Senha de Liberação" (Parâmetros > Senhas de Liberação).

  • Liberação Geral – Várias Operações: esse campo substitui a "Senha de Liberação", que é a senha padrão (default) do sistema na instalação é 1234, se o cliente já mudou esta senha e não lembra mais qual é, o mesmo pode acessar o sistema com um usuário Supervisor, e a senha no login na entrada do sistema, pode ser digitada aqui também, Essa senha é utilizada para liberar vários procedimentos no sistema que estão fora do configurado, abaixo tem outras senhas específicas para cada situação.

  • Liberação para Clientes: senha será solicitada no momento da venda quando ocorrer do vendedor tentar fazer uma venda para cliente que está "bloqueado".

  • Liberações para Pré-Venda: essa senha utiliza-se somente no programa de pré-vendas para liberar uma pré-venda que porventura possa estar bloqueada pelo sistema ou para excluir uma pré-venda.

  • Alterar Juros no Recebimento

...

  • via Movimento Contas a Receber

...

      Solicitará senha de liberação nos programas abaixo quando:

Movimento Contas a Receber "CAR120"

      Ao baixar um pagamento em caixa diário solicita senha para alteração do juro/multas.

Amortização De Descontos Via Movimento Contas a Receber

      Solicitará senha de liberação nos programas abaixo quando:

Movimento Contas a Receber "CAR120"

      Ao baixar um pagamento solicita senha para liberação/amortização de desconto.

Liberações Para Estoque

      Solicitará senha de liberação nos programas abaixo quando:

Venda NF-e/Nota Fiscal M1 "FAT104"

  • Se existir algum produto com lote, e esteja configurado para dispensar lotes antigos e no estoque conter quantidade menor que a indicada no pedido/compra;
  • Ao tentar inserir um item com estoque negativo na fita detalhe, e o sistema estiver parametrizado para solicitar senha para essa funcionalidade.

Cupom Fiscal "FAT105"

  • Se existir algum produto com lote, e esteja configurado para dispensar lotes antigos e no estoque conter quantidade menor que a indicada no pedido/compra;
  • Ao tentar inserir um item com estoque negativo na fita detalhe, e o sistema estiver parametrizado para solicitar senha para essa funcionalidade.

Nota Manuscrita Série D "FAT106"

  • Se existir algum produto com lote, e esteja configurado para dispensar lotes antigos e no estoque conter quantidade menor que a indicada no pedido/compra;
  • Ao tentar inserir um item com estoque negativo na fita detalhe, e o sistema estiver parametrizado para solicitar senha para essa funcionalidade.

Devolução à Vista "FAT107"

      Ao tentar inserir um item com estoque negativo na fita detalhe, e o sistema estiver parametrizado para solicitar senha para essa funcionalidade.

Pré-venda "FAT108"

  • Se existir algum produto com lote, e esteja configurado para dispensar lotes antigos e no estoque conter quantidade menor que a indicada no pedido/compra;
  • Ao tentar inserir um item com estoque negativo na fita detalhe, e o sistema estiver parametrizado para solicitar senha para essa funcionalidade.
  • Pelo menos algum produto na pré-venda não conter estoque suficiente na filial.

Orçamento "FAT109"

      Ao tentar inserir um item com estoque negativo na fita detalhe, e o sistema estiver parametrizado para solicitar senha para essa funcionalidade.

Transferência de Mercadoria "FAT115"

      Se não for reemissão via FAT145, e a quantidade na venda somando a quantidade ser somada for maior que a quantidade em estoque, para as notas emitidas nas operações abaixo:

  • Transferência,
  • Transferência imobilizado,
  • Saídas não especificada,
  • Saída (sistema fidelidade),
  • Saídas (perdas/vencimento).

 

Liberações Para Pré-Compra

      Solicitará senha de liberação nos programas abaixo quando:

Conferência de notas "IMP131"

      Após pressionar ENTER ou duplo clique sobre uma nota não conferida, na tela de conferência de notas, pressionar enter sobre algum produto será solicitada senha para liberação de pré-compra.

Pedido de Compra "IMP150"

  • Na guia Romaneio:
    • Ao pressionar ENTER na view caso indicar uma quantidade menor que a quantidade já informada.
    • Excluir um item selecionado.

 

Liberações De Desconto na Venda

      Solicitará senha de liberação nos programas abaixo quando:

Venda NF-e/Nota Fiscal M1 "FAT104"

  • Ao validar informação de desconto por item, caso o % de desconto informado seja maior que os valores informados no cadastro deste produto.
  • Ao finalizar uma operação de venda, caso desconto seja maior que o máximo permitido na modalidade.

Cupom Fiscal "FAT105"

  • Ao validar informação de desconto por item, caso o % de desconto informado seja maior que os valores informados no cadastro deste produto.
  • Ao finalizar uma operação de venda, caso desconto seja maior que o máximo permitido na modalidade.

Nota Manuscrita Série D "FAT106"

  • Ao validar informação de desconto por item, caso o % de desconto informado seja maior que os valores informados no cadastro deste produto.
  • Ao finalizar uma operação de venda, caso desconto seja maior que o máximo permitido na modalidade.

Pré-venda "FAT108"

  • Ao validar informação de desconto por item, caso o % de desconto informado seja maior que os valores informados no cadastro deste produto.
  • Ao finalizar uma operação de venda, caso desconto seja maior que o máximo permitido na modalidade.

Orçamento "FAT109"

  • Ao validar informação de desconto por item, caso o % de desconto informado seja maior que os valores informados no cadastro deste produto.
  • Ao finalizar uma operação de venda, caso desconto seja maior que o máximo permitido na modalidade.

Liberar Cobertura De Ofertas

      Solicitará senha de liberação no ato da venda quando houver coberturas de ofertas.

 Liberar Retorno De Clientes

      Ao iniciar o processo de retorno de cliente, solicitará o número e a senha do colaborador, e validará se ele tem ou não acesso a realizar retorno de clientes.

Liberar Transferências 

      Ao iniciar o processo de transferência, solicitará o número e a senha do colaborador, e validará se ele tem ou não acesso a realizar transferências.

Liberação para remover Pendência de Transação de Venda 

      Quando a venda for bloqueada por motivo de transação pendente, será apresentado uma mensagem com informações referentes ao procedimento, se pressionado em "Sim", solicitará o número e a senha do colaborador.

Reiniciar Check-in de Produtos 

      Permitirá que o colaborador que possua essa opção marcada reinicie o processo de Entrada de Produtos no Sistema.

Autorizar Retirada de Valores de Caixa Diário 

      Esta opção é utilizada para identificar qual foi o colaborador que realizou a movimentação de valores do Caixa Diário e encaminhado esses valores para banco, cofre, empresa de valores, etc.

Abrir/Fechar Caixa Diário com Restrições 

      Se marcado essa opção dará autorização para que esse colaborador possa realizar a conferência de caixas diários o sistema Softpharma independente do cadastro de sua função no sistema. 

...

  • : solicitada quando o caixa ou o usuário que faz recebimento de notas particulares ou convênios e que está cobrando um juro menor ao informado pelo sistema (de acordo com configuração).

  • Amortização de Descontos via Movimento Contas a Receber: solicitada sempre que o usuário fizer um recebimento de títulos de clientes, informando um desconto para o cliente.

  • Liberações para Estoque: solicitada quando for movimentada a quantidade em estoque que não seja por meios tradicionais como vendas, compras, transferências e entre outras. Exemplo: Essa senha será solicitada no "Balanço com Confronto" para atualizar estoque.

  • Liberações para Pré-compra: é utilizada no programa de "Pré-Entrada de mercadorias" (Compras > Pré-entrada de Mercadorias), onde as compras digitadas são lançadas na pré-compra e depois de conferida são efetivadas em estoque.

  • Liberações de Desconto na Venda: Senha de Liberação de desconto: solicitada especificamente para a liberação de descontos na venda.

  • Liberar Cobertura de Oferta: solicitada especificamente para a liberação de cobertura de ofertas na venda. Observamos que a partir do release 150.0 a cobertura de ofertas não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal.

  • Liberar Retorno Clientes/Cancelamento de Vendas: Somente será habilitado quando "Solicitar Senha do colaborador no Retorno de Cliente" (Parâmetros > Parâmetros) estiver selecionado.

  • Liberar Transferências: Somente será habilitado quando "Solicitar Senha do colaborador na Transferência" (Parâmetros > Parâmetros) estiver selecionado.

  • Liberação para Remover Pendência de Transação de Venda: Deverá estar marcado para que o colaborador tenha liberação para liberar vendas que estiverem bloqueadas no caixa por transação pendente.

  • Reiniciar Check-in de Produtos: Quando marcado o colaborador poderá refazer a conferência de um check-in já encerrado.

  • Autorizar Retirada de Valores de Caixa Diário: Marcar essa opção para autorizar o colaborador a efetuar a retirada de valores do caixa diário.

  • Abrir/Fechar Caixa Diário com Restrições: Identifica que esse colaborador terá autorização para conferência de Caixas no sistema.

  • Autorizar em lote: ao clicar nesse botão acessará o programa "Autorizar em Lote" onde permitirá liberar a "Operações Liberadas para o Colaborador" para um intervalo de colaboradores, utilizado quando possuem vários colaboradores com as mesmas liberações, não sendo necessário entrar em cada cadastro para autorizar.