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Informações |
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Nota |
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A partir da versão 3.27.0.0 foram realizadas alterações nos modos de comunicação nas Configurações E-Pharma. |
Aviso |
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Antes de efetuar as configurações entre em contato com a e-Pharma pelo telefone (11) 4689-8686 para solicitar o(s) número(s) do(s) terminal(is) que utilizarão o programa. |
Existem 2 formas de utilização do PBM e-Pharma, sendo elas no modo Desktop, com o executável instalado na máquina ou através do modo WEB, feito diretamente pela página de internet.
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Instalação E-Pharma no Linx Big Farma
POS .Exe
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Nota |
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Essa opção será descontinuada. |
Arquivos para Instalação
Baixe o arquivo anexo em uma pasta de fácil acesso e descompacte o mesmo.
Coloque o executável Epharma.exe em C:\e-Pharma.
Caso não exista esta pasta, crie a mesma.
Apenas o exe deve estar nesta pasta.
Instalação do E-Pharma
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Execute o arquivo Epharma.exe e será aberto o programa da e-Pharma.
Figura 13 - Programa E-Pharma
Quando o programa é executado pela primeira vez, não há nenhuma informação configurada, portanto, será solicitada uma senha para que este processo seja efetuado.
Digite a senha de configuração e clique no botão , então será direcionado para tela de configurações.
Figura 14 - Configurações Terminal E-Pharma
Defina o número do terminal que deve ser informado pela própria e-Pharma.
Este número poderá ser utilizado apenas por UMA máquina, se tentar utilizar em mais de uma, o terminal será bloqueado automaticamente pela e-Pharma.
Informe o CNPJ da loja e clique no botão para configurar o servidor e-Pharma.
Figura 15 - Parâmetros de Comunicação
Na seção Tipo de Conexão defina o campo Tipo como Internet Direta e no campo Endereço TCP informe o número e a porta pos.epharma.com.br:5000 .
Clique no botão para que esta tela seja fechada e volte para a tela de configurações ilustrada na Figura 02.
Então clique no botão para efetuar as configuração de pastas.
Na seção Modo de Operação defina como PDV.
Figura 16 - Modos de Operação
Nota |
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Crie os diretórios destacados na figura acima na seção Diretórios de Comando. |
Aviso |
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Para obrigatoriedade da captação da receita do medicamento para o convênio Petrobrás é necessário estar na versão 5 do e-Pharma ou superior, somente para lojas que precisam enviar essas informações. |
As outras configurações poderão ser mantidas.
Em seguida clique no botão para que esta tela seja fechada e retorne à anterior.
Nesta tela pressione a tecla F5 ou clique no botão .
Desta forma o programa e-Pharma estará configurado e iniciado.
Coloque o executável na inicialização do Windows para que seja aberto automaticamente assim que este for iniciado.
Configurações no Linx Big
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Expandir |
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Vá até o Projeto Xavier |
Descrição
Como configurar o E-Pharma pelo WebService, no módulo Retaguarda?
Solução
Para configurar o E-Pharma pelo WebService, execute os passos a seguir:
Atenção: a configuração do WebService no sistema é realizada após o usuário ter contratado o PBM.
1. No Retaguarda, acesse o menu Configurações > Filiais > PBM > E-Pharma
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Por padrão o PBM virá desabilitado.
Figura 17 - Configurações Filiais Aba PBM - Modo de Comunicação
Habilite o PBM no checkbox.
A partir da versão 3.27.0.0, o campo Modo de comunicação do E-Pharma a ser utilizado deverá ser selecionado conforme as regras a seguir:
Comunicação Via Web Service
Caso a loja (farmácia) já possua uma configuração de comunicação "via webservice", a partir da versão 3.27.0.0, não será permitida a troca de comunicação "via autorizador instalado no terminal".
Caso seja realizado um novo cadastro de loja (farmácia) sem nenhum dos tipos configurado, será disponibilizado somente o modo de comunicação "via webservice", exibindo uma mensagem explicativa ao usuário que o modo via autorizador não está mais permitido.
Figura 18 - Comunicação via Webservice
Comunicação Via Autorizador Instalado no Terminal
Caso a loja (farmácia) já possua uma configuração de comunicação "via autorizador instalado no terminal", a partir da versão 3.27.0.0, será possível editar os campos e realizar a troca do modo de comunicação.
Para realizar edições, é necessário possuir a Permissão Supervisor habilitada. Para habilitar basta seguir no menu Cadastros > Usuários > Usuários > Permissões Supervisor > PERMITIR ALTERAR MODO DE INTEGRAÇÃO E-PHARMA"
Figura 19 - Comunicação Via Autorizador Instalado no Terminal
Aviso |
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A partir da versão 3.27.0.0 não serão permitidos novos cadastros de loja (farmácia) com modo de comunicação "via autorizador instalado no terminal". |
Instalação E-Pharma no Linx Big Farma
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Acesse o menu Configurações > Configurações PBMs, cartões e convênios > E-Pharma, na seção E-Pharma informe o diretório de envio e de resposta nos respectivos campos.
O campo Tempo (seg.) virá como padrão 15s, mas pode ser editado conforme necessidade.
Figura 20 - Configurações PBM, Cartões e Convênios
Após a configuração clique no botão .
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Observações importantes:
O terminal e-Pharma é intransferível. Todo terminal é agregado a um CNPJ, não pode ser cadastrado em mais de uma máquina e a máquina não pode ter mais de 13 caracteres no nome;
A mensagem de aplicativo desatualizado pode ser apresentada quando o terminal estiver duplicado.
Se o terminal for cadastrado na loja errada gerará reposição para o local errado, causando assim prejuízo à loja.
Se for instalado em mais de uma máquina, apresentará o alerta de Terminal Duplicado, conforme Figura 15 abaixo, em que "(00.000.000/0000-00)" representa o CNPJ do cliente.
Se a máquina tiver mais de 13 caracteres no nome, apresentará em todas as inicializações o alerta de Terminal Duplicado.
O alerta de Terminal Duplicado impossibilita a loja de realizar vendas, gerando assim transtornos para a mesma e para o cliente.
Em caso de Terminal Duplicado deve ser informado sempre o CNPJ e o número do terminal ao atendente do e-Pharma para a liberação. O contato para liberação deve ser feito pelo número (11) 4002- 1600 custo de uma ligação local.
Figura 19 - Erro: Terminal Duplicado
Instalação E-Pharma no Linx Big Farma
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Na tela de Vendas defina o Usuário, Empresa 0 e Cliente 0 (a vista) e inclua os produtos.
Figura 20 - Tela de Vendas - E-Pharma
Finalize a venda pressionando a tecla Esc, selecione a opção e em seguida a opção .
Figura 21 - Digitação de Dados E-Pharma
Convênio: Defina o convênio que o cliente faz parte;
Data da receita: Informe a data da receita que o cliente está efetuando a compra;
Tipo de prescritor: Defina qual tipo de médico CRM, CRMV ou CRO;
CRM: Defina o CRM do médico;
UF do Profissional: Defina o UF do médico;
Cartão e-Pharma: Informe número do cartão do cliente.
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Figura 22 - Captura de Receita
Após selecionar a receita clique no botão e será exibida a tela com os descontos autorizados para o produto.
Figura 23 - Descontos E-Pharma
Verifique o campo Total a Vista, esse valor é composto pelo Total Líquido - (menos) o Subsídio.
Ao clicar no botão será retornado para a tela de vendas para encerrar a venda, com a marcação do produto como PBM: e-Pharma.
Figura 24 - Tela de Vendas - PBM E-Pharma
A partir dessa etapa, o fechamento da venda permanece como de costume.
Instalação E-Pharma no Linx Big Farma
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Ao acessar o menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ou pelo botão na barra de menu rápido.
Deve-se informar uma operação, no campo "Selecionar a Operação", pois a partir de agora, as consultas serão separadas por operação e de acordo com a que for escolhida as colunas da grade superior serão modificadas para trazer somente as informações necessárias e correspondentes ao registro.
Informe o período de consulta (se for por data/hora), caso contrário, informe o COO/Num.Lanc. e clique no botão ou pela tecla de atalho F3.
A operação de cancelamento permanecerá da mesma maneira, tanto para cancelamento total como parcial.
A opção é outra novidade que possibilitará o cancelamento de vendas PBM que não foram concluídas por algum motivo.
Ao acessar essa opção serão exibidas mais três opções:
CANCELAR NA ADMINISTRADORA (CTRL + A):
Esta opção possibilitará que a venda seja cancelada diretamente na operadora correspondente ao PBM.
Se ao tentar efetuar o cancelamento da venda na operadora, não for possível obter retorno da mesma será exibida uma mensagem ao usuário informando que a venda poderá ser cancelada no PBM posteriormente.
Figura 25 - Cancelamento na Administradora sem Sucesso
Se clicar em , a venda será marcada como cancelada apenas no sistema, ficando pendente para cancelamento na operadora em outro momento.
Desta maneira o registro será exibido da seguinte forma.
Figura 26 - Cancelamento de PBM Pendente
Quando desejar cancelar novamente o registro na administradora, utilize a opção correspondente.
CANCELAR MANUALMENTE (CTRL + M):
A opção Cancelar Manualmente (Ctrl + M) poderá ser utilizada quando por algum motivo o usuário cancelar a venda na própria administradora (site do PBM) e então, apenas quiser marcar no sistema a venda correspondente como Cancelada, não sendo necessário utilizar a opção de cancelamento na administradora, pois, lá consta que a venda já foi cancelada.
FILTRAR PENDENTES (CTRL + P):
Caso queira filtrar apenas os registros pendentes para cancelamento de todos os PBM's, utilize a opção Filtrar Pendentes (Ctrl + P) e serão listados apenas os registros nessa condição.
Instalação E-Pharma no Linx Big Farma
Instalação E-Pharma no Linx Big Farma
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title | Anexos |
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2. Marque o checkbox 'Habilitar', que por padrão vem desabilitado, e no campo 'Modo de Comunicação', selecione a opção 'Comunicação via webservice';
3. Preencha os campos 'Endereço WebService', 'Usuário', 'Senha' e 'Código Cliente', que são disponibilizados por e-mail pela E-Pharma após solicitação da loja;
4. Clique no botão do disquete azul, no menu superior à direita da tela para salvar;
5. No caso do primeiro acesso da loja, realize as três vendas testes solicitadas para que o time de implantação da E-Pharma possa validar o funcionamento correto do PBM. Para maiores esclarecimentos, veja o artigo: Como realizar as três vendas pelo E-Pharma webservice;
6. Se a loja já utiliza o E-Pharma no modo 'Comunicação via autorizador instalado no terminal' e deseja apenas alterar o modo de integração para o WebService, a integração será liberada normalmente e os dados serão preenchidos automaticamente após a alteração. Se tiver dúvidas, veja o artigo: Como permitir alterar o modo de comunicação do E-Pharma para maiores esclarecimentos;
7. Após validação pela equipe de implantação e cancelamento das vendas testes, a loja poderá utilizar a integração normalmente.