Antes de efetuar as configurações entre em contato com a e-Pharma pelo telefone (11) 4689-8686 para solicitar o(s) número(s) do(s) terminal(is) que utilizarão o programa.

Assista o DicaLinx de como Efetuar a Instalação e Utilização do E-Pharma


Instalador de PBM´s - ePharma

Para maiores informações acesse o link abaixo:


Isso sim é facilidade !!!

Sabia que dá pra fazer a instalação do seu PBM de forma rápida e fácil, sem aquela "famosa" fila de atendimentos?

Pois é, aqui você vai encontrar uma forma fácil e simplificada de realizar todos os processos para instalação de forma automática os seus PBM's.

Aproveite essa incrível facilidade

.

PBMClique no link abaixo e você vai ver como é fácil!

CFF - Notícia


Instalador de PBM´s – Farmácia Popular - Automático

Não foi possível renderizar excerpt. Já incluída a página #DicaLinx Big - Instalador de PBM´s - ePharma.


Instalador de PBM´s - TRNCentre


Instalador de PBM´s - VidaLink


Instalação do PBM PharmaSystem

Nota

Se por algum motivo não consiga realizar de forma automática as instalações, por favor entre em contato com o suporte para verificação.


Existem 2 formas de utilização do PBM e-Pharma, sendo elas  no modo Desktop, com o executável instalado na máquina ou através do modo WEB, feito diretamente pela pagina de internet.

POS Web


Essa melhoria está disponível a partir da versão 2.6.9.2.


Para realizar a instalação do E-Pharma é necessário acessar o link http://autorizador.epharma.com.br e baixar o Plugin.


Figura 01 - Baixar Plugin


Assim que  clicar na opção "Clique aqui para baixar Plugin" será necessário escolher a pasta que deseja salvar o executável.

Após isso, localize e execute o mesmo  clicando 2x sobre ele. 


Figura 02 - Deseja Instalar o Aplicativo


 clique em  e será realizada a instalação.


Figura 03 - Instalando ePharma


Após realizar a instalação aparecerá um ícone na barra de acesso do Windows.


Figura 04 - ePharma


Ao pressionar o ícone seguirá para a próxima tela.

Após realizar as alterações desejadas em cada aba, será necessário salvar os processos através do botão .


Figura 05 - Autenticação ePharma


Onde será necessário realizar a autenticação do Plugin inserindo o CNPJ da loja e o Número da licença, que é o número do terminal sem o último dígito.

Por Exemplo:

Número do terminal = 491055 (o último digito deve ser desconsiderado).

Número da licença = 49105.

Os números de terminal e licença são fictícios.

Para os usuários do POS Exe que migrarem para a versão POS Web essas informações serão preenchidas automaticamente.


Em seguida  clique no botão e deverá apresentar o início da tela a mensagem de autenticado constando o CNPJ e o Número da Licença.

Seguindo os botões laterais, algumas opções serão disponibilizadas e necessitarão de configuração.

Scanner

Nesse botão existe a possibilidade de configurar o Scanner da loja, e também definir o local (diretório) onde serão salvas as imagens scaneadas.


Figura 06 - Scanner ePharma

Modo de Operação

Defina os diretórios para envio e recebimento das informações, obrigatoriamente deverão constar no campo Comando Para o Sistema ePharma o diretório C:\e-PharmaPlugin\ENV\ e no campo Resposta do Sistema ePharma o diretório C:\e-PharmaPlugin\REC\.

Esses diretórios também devem estar configurados no Linx Big (Figura 10 abaixo).


Figura 07 - Modo de Operação

Consulta Preço

A opção dessa tela sempre será "Sem Tabela".


Figura 08 - Configuração do Sistema

Sistema

Com essa tela poderá obter todas as  informações do sistema de "Hardware" e "Software".


Figura 09 - Informação do Sistema

Configurações no Linx Big

No Linx Big é necessário realizar a configuração do ePharma para efetuar as vendas de acordo com esse PBM, de acordo com a Figura 07 acima.

Para isso vá até o menu Configurações > Filiais > PBM > E-Pharma e selecione os diretórios necessários que foram previamente criados dentro da pasta "e-PharmaPlugin" como pasta "ENV" e pasta "REC".

Essas pastas configuradas devem estar compartilhada com as demais máquinas da loja.


Figura 10 - Configurações ePharma

A partir desse momento poderá executar as vendas normalmente, como exemplificado no artigo Instalação E-Pharma, no tópico Procedimentos na Tela de Vendas, bem como o processo de cancelamento permanece o mesmo.

Para usuários do modo POS Exe, que efetuarem a troca para o modo POS Web, basta apenas efetuar as configurações constantes nesse artigo, não sendo necessário efetuar nenhuma venda teste.

Para usuários que não utilizavam E-Pharma anteriormente e iniciarem com o POS Web será necessário efetuar as vendas teste para homologação do PBM, de acordo com orientação da própria E-Pharma.


Figura 11 - Autorizador ePharma


Após se cadastrar no "Autorizador ePharma" será direcionado para a seguinte tela, onde poderá efetuar cadastros, consultas, cancelamentos e visualizar relatórios.


Figura 12 - ePharma

Esse procedimento só será realizado na máquina onde está instalado o Plugin.

Anexo

Para mais informações acesse o manual.


POS Exe

Essa opção será descontinuada.

Arquivos para Instalação

Baixe o arquivo anexo em uma pasta de fácil acesso e descompacte o mesmo.

Coloque o executável Epharma.exe em C:\e-Pharma.

Caso não exista esta pasta, crie a mesma.

Apenas o exe deve estar nesta pasta.

Instalação do E-Pharma

Execute o arquivo Epharma.exe e será aberto o programa da e-Pharma.


Figura 13 - Programa E-Pharma


Quando o programa é executado pela primeira vez, não há nenhuma informação configurada, portanto, será solicitada uma senha para que este processo seja efetuado.

Digite a senha de configuração e  clique no botão , então será direcionado para tela de configurações.


Figura 14 - Configurações Terminal E-Pharma


Defina o número do terminal  que deve ser informado pela própria e-Pharma.

Este número poderá ser utilizado apenas por UMA máquina, se tentar utilizar em mais de uma, o terminal será bloqueado automaticamente pela e-Pharma.

Informe o CNPJ da loja  e  clique no botão  para configurar o servidor e-Pharma.


Figura 15 - Parâmetros de Comunicação


Na seção Tipo de Conexão defina o campo Tipo como Internet Direta  e no campo Endereço TCP informe o número e a porta pos.epharma.com.br:5000 .

 Clique no botão  para que esta tela seja fechada e volte para a tela de configurações ilustrada na Figura 02.

Então  clique no botão  para efetuar as configuração de pastas.

Na seção Modo de Operação defina como PDV.


Figura 16 - Modos de Operação

Crie os diretórios destacados na figura acima na seção Diretórios de Comando.

Para obrigatoriedade da captação da receita do medicamento para o convênio Petrobrás é necessário estar na versão 5 do e-Pharma ou superior, somente para lojas que precisam enviar essas informações.

As outras configurações poderão ser mantidas.

Em seguida  clique no botão  para que esta tela seja fechada e retorne à anterior.
Nesta tela pressione a tecla F5 ou  clique no botão .

Desta forma o programa e-Pharma estará configurado e iniciado.

Coloque o executável na inicialização do Windows para que seja aberto automaticamente assim que este for iniciado.


Configurações no Linx Big

Vá té o menu Configurações > Filiais > PBM > E-Pharma e selecione qual a versão do E-Pharma será utilizado.


Figura 17 - Configurações Filiais aba PBM


Acesse o menu Configurações > Configurações PBM, cartões e convênios > E-Pharma, na seção E-Pharma informe o diretório de envio e de resposta nos respectivos campos, no campo Tempo (seg.) informe 20.


Figura 18 - Configurações PBM, Cartões e Convênios


Após a configuração  clique no botão .


Observações importantes:

  • O terminal e-Pharma é intransferível. Todo terminal é agregado a um CNPJ, não pode ser cadastrado em mais de uma máquina e a máquina não pode ter mais de 13 caracteres no nome;

  • A mensagem de aplicativo desatualizado pode ser apresentada quando o terminal estiver duplicado.

  • Se o terminal for cadastrado na loja errada gerará reposição para o local errado, causando assim prejuízo à loja.

  • Se for instalado em mais de uma máquina, apresentará o alerta de Terminal Duplicado, conforme Figura 15 abaixo, em que "(00.000.000/0000-00)"  representa o CNPJ do cliente.

  • Se a máquina tiver mais de 13 caracteres no nome, apresentará em todas as inicializações o alerta de Terminal Duplicado.

  • O alerta de Terminal Duplicado impossibilita a loja de realizar vendas, gerando assim transtornos para a mesma e para o cliente.

  • Em caso de Terminal Duplicado deve ser informado sempre o CNPJ e o número do terminal ao atendente do e-Pharma para a liberação. O contato para liberação deve ser feito pelo número (11) 4002- 1600 custo de uma ligação local.


Figura 19 - Erro: Terminal Duplicado

Procedimentos na Tela de Vendas

Na tela de Vendas defina o Usuário, Empresa 0 e Cliente 0 (a vista) e inclua os produtos.


Figura 20 - Tela de Vendas - E-Pharma


Finalize a venda pressionando a tecla Esc, selecione a opção  e em seguida a opção .


Figura 21 - Digitação de Dados E-Pharma


  • Convênio: Defina o convênio que o cliente faz parte;

  • Data da receita: Informe a data da receita que o cliente está efetuando a compra;

  • Tipo de prescritor: Defina qual tipo de médico CRM, CRMV ou CRO;

  • CRM: Defina o CRM do médico;

  • UF do Profissional: Defina o UF do médico;

  • Cartão e-Pharma: Informe número do cartão do cliente.


Em seguida, depois de ter informado os dados e  clicado no botão  será exibida a tela de captura de receita.


Figura 22 - Captura de Receita


Após selecionar a receita  clique no botão  e será exibida a tela com os descontos autorizados para o produto.


Figura 23 - Descontos E-Pharma


Verifique o campo Total a Vista, esse valor é composto pelo Total Líquido - (menos) o Subsídio.

Ao  clicar no botão  será retornado para a tela de vendas para encerrar a venda, com a marcação do produto como PBM: e-Pharma.


Figura 24 - Tela de Vendas - PBM E-Pharma


A partir dessa etapa, o fechamento da venda permanece como de costume.


Cancelamento

Ao acessar o menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ou pelo botão  na barra de menu rápido.

Deve-se informar uma operação, no campo "Selecionar a Operação", pois a partir de agora, as consultas serão separadas por operação e de acordo com a que for escolhida as colunas da grade superior serão modificadas para trazer somente as informações necessárias e correspondentes ao registro.

Informe o período de consulta (se for por data/hora), caso contrário, informe o COO/Num.Lanc. e  clique no botão  ou pela tecla de atalho F3.

A operação de cancelamento permanecerá da mesma maneira, tanto para cancelamento total como parcial.

A opção  é outra novidade que possibilitará o cancelamento de vendas PBM que não foram concluídas por algum motivo.

Ao acessar essa opção serão exibidas mais três opções:

CANCELAR NA ADMINISTRADORA (CTRL + A):

Esta opção possibilitará que a venda seja cancelada diretamente na operadora correspondente ao PBM.

Se ao tentar efetuar o cancelamento da venda na operadora, não for possível obter retorno da mesma será exibida uma mensagem ao usuário informando que a venda poderá ser cancelada no PBM posteriormente.


Figura 25 - Cancelamento na Administradora sem Sucesso


Se  clicar em , a venda será marcada como cancelada apenas no sistema, ficando pendente para cancelamento na operadora em outro momento.

Desta maneira o registro será exibido da seguinte forma.


Figura 26 - Cancelamento de PBM Pendente


Quando desejar cancelar novamente o registro na administradora, utilize a opção correspondente.

CANCELAR MANUALMENTE (CTRL + M):

A opção Cancelar Manualmente (Ctrl + M) poderá ser utilizada quando por algum motivo o usuário cancelar a venda na própria administradora (site do PBM) e então, apenas quiser marcar no sistema a venda correspondente como Cancelada, não sendo necessário utilizar a opção de cancelamento na administradora, pois, lá consta que a venda já foi cancelada.

FILTRAR PENDENTES (CTRL + P):

Caso queira filtrar apenas os registros pendentes para cancelamento de todos os PBM's, utilize a opção Filtrar Pendentes (Ctrl + P) e serão listados apenas os registros nessa condição.

Anexos