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Bem-vindo ao Troco Pay! O Troco Pay é uma solução inovadora que permite a gestão do troco digital, integrado com a API Rodobank. Por meio deste sistema, o estabelecimento pode transferir automaticamente o valor do troco para uma conta específica, de onde a API realizará a transferência bancária diretamente para o motorista ou contratado. O sistema foi implementado para tratar as vendas realizadas com o Troco Pay no PDV, automatizando todo o processo. Ao registrar uma venda com troco digital, as informações necessárias são automaticamente salvas nas novas colunas do banco de dados, e a despesa é gerada no momento da confirmação do caixa, garantindo agilidade e precisão na contabilização. |
Assista o vídeo e confira:
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Pré-Requisitos1. Solicitar os dados de integração à Rodobank/Troco Pay:
2. Verificar no portal da Rodobank/Troco Pay e com o cliente:
Observação: A configuração detalhada dos operadores no TAC será abordada na seção a seguir. 3. Versões recomendadas:
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Configurações no EMSysParâmetros EmpresaAcesse EMSys3 → Sistema → Parâmetros Empresa → Troco Pay.
Cadastro Forma de PagamentoAcesse o cadastro de Forma de Pagamento: EMSys3 → Gerencial → PDV → Forma de Pagamento → Cadastro Forma de Pagamento. Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay, e marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo: Cadastro de PessoasÉ possível configurar o cliente para receber somente um tipo de troco e, se for um contratado, também para agendar o pagamento. Embora essa configuração não seja obrigatória, ao finalizar a venda no PDV, as opções de troco e pagamento agendado serão exibidas automaticamente na tela de finalização da venda. Caso a opção de troco tenha sido configurada no cadastro de pessoa no EMSys para um motorista ou contratado, somente essa opção ficará disponível para finalizar a venda no PDV TAC. O operador não poderá alterar para uma opção diferente da registrada no cadastro do EMSys. Essa funcionalidade é especialmente útil para grandes empresas e transportadoras, que possuem um cadastro de "Contratado" que inclui múltiplos motoristas por exemplo. No cadastro de Pessoas (Cliente), será necessário informar, a opção de troco no momento da venda, o código do contratado, e a quantidade de dias de depósito. Acesse: Gerencial → Pessoa → Pessoas → Outros → Troco Pay. 1. Selecione uma das opções de troco para garantir o correto processamento da baixa no momento da venda no PDV:
2. Se a opção desejada for Troco para o Contratado, é necessário selecionar o cadastro de pessoa do contratado utilizando a opção correspondente. 3. Caso informe a Quantidade de Dias de Depósito, a transferência bancária será realizada pela Troco Pay para a conta destino, contando a partir dadata da venda, em dias corridos, conforme o período informado. Exemplo: Se a venda foi realizada em e a quantidade de dias de depósito informada for 3, a transferência será feita em . Exportação de Dados TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros serão enviados automaticamente para o TAC via Web Service. TAC Off-line: Para realizar a exportação de dados, acesse Gerencial → PDV → Exportação de Dados.
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Configurações no TACControle de Acesso OperadorPor padrão, todos os operadores cadastrados no TAC têm permissão para finalizar vendas com Troco Pay. No entanto, é necessário habilitar o(s) usuário(s) que terão permissão para cancelar uma venda com transação Troco Pay. É possível habilitar todos os operadores ou restringir a permissão apenas aosupervisor. Caso seja habilitado apenas o supervisor, para cancelar a venda, será necessário informar os dados de acesso do supervisor e prosseguir com a liberação. Acesse: TG3Config > Selecionar o Operador > Configurar Operador.
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Funcionalidades no TACConsulta Cadastro Troco PayNo TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:
Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar: Jornada de Venda com Troco PayAo realizar uma venda com troco, será exibida uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay para o repasse do troco, conforme mostrado abaixo. 1. Se o usuário clicar em Não, o sistema continuará com o processo de venda normal, e o operador deverá efetuar o troco em dinheiro. 2. Se o usuário clicar em Sim, o sistema avançará para uma nova tela onde será possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay, caso deseje dividir o valor do troco entre essas duas opções. 3. No campo Espécie, informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay, deixe este campo com valor zerado. 4. No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado ao Troco Pay. Após isso, clique em OK. 5. A tela de Forma de Pagamento será exibida. Nesse momento, deve ser inserido no campo de identificação deve ser inserido o CPF ou CNPJ de quem irá receber oTroco Pay, clique na lupa para pesquisar. 6. Durante a pesquisa, se o motorista ou contratado for encontrado, o sistema exibirá a tela abaixo com os dados completos do motorista/contratado.
7. Após preencher as informações e prosseguir com a venda, o Troco Pay será processado e a venda será finalizada. 8. Será emitido o comprovante do troco enviado ao Troco Pay. Consulta transações
Cancelamento Troco PayO cancelamento do Troco Pay não pode ser feito de forma independente, pois está vinculado à venda. Para cancelar o Troco Pay, é necessário cancelar toda a venda, não sendo possível cancelar apenas o valor do troco. O processo de cancelamento do troco exige que a nota fiscal associada seja cancelada primeiro. Após o cancelamento da nota, o sistema realizará automaticamente o cancelamento do Troco Pay. Para realizar essa ação, é necessário que o operador tenha um usuário Troco Pay com a permissão adequada para cancelamento. Usuários sem essa permissão não poderão realizar o cancelamento do Troco Pay. O administrador tem a possibilidade de remover ou alterar permissões de usuários, restringindo ou concedendo acesso para cancelar transações (conforme descrito nas orientações do item 2.1). 1. Para realizar o cancelamento, acesse o Gerenciado de Documentos Fiscais, clique no botãoCancelar, em seguida insira a Justificativa do Cancelamento, clique em OK para confirmar. 2. Caso o cancelamento seja efetuado, será exibida a mensagem "Troco Pay Cancelado com Sucesso", esta transação será refletida no Portal do Rodobank, confirmando o cancelamento da operação. |
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Informações TécnicasExportação de Parâmetros
Exportação de Forma de PagamentoAo realizar a exportação da Forma de Pagamento para o PDV TAC, o indicativo de que a forma de pagamento está habilitada para Troco Pay é armazenado na coluna ind_trocopay da tabela tab_forma_pagto. O valor será:
Exportação de Cliente para o PDV TAC:Ao realizar a exportação de Cliente para o PDV TAC, o indicativo das opções de troco informadas no EMSys é gravado na coluna ind_destino_trocopay da tabela tab_cliente, conforme a opção selecionada:
Além disso, a Quantidade de Dias para Depósito será gravada na coluna dta_pagto_trocopay da tabela tab_cliente. |