Bem-vindo ao Troco Pay!
O Troco Pay é uma solução inovadora que permite a gestão do troco digital, integrado com a API Rodobank. Por meio deste sistema, o estabelecimento pode transferir automaticamente o valor do troco para uma conta específica, de onde a API realizará a transferência bancária diretamente para o motorista ou contratado.
O sistema foi implementado para tratar as vendas realizadas com o Troco Pay no PDV, automatizando todo o processo. Ao registrar uma venda com troco digital, as informações necessárias são automaticamente salvas nas novas colunas do banco de dados, e a despesa é gerada no momento da confirmação do caixa, garantindo agilidade e precisão na contabilização.
Assista o vídeo e confira:
Pré-Requisitos
1. Solicitar os dados de integração à Rodobank/Troco Pay:
- ID do Cliente
- Token para a integração
2. Verificar no portal da Rodobank/Troco Pay e com o cliente:
- Quais usuários e senhas de operadores têm acesso ao portal.
- Esta informação é essencial para definir quais operadores terão permissão para cancelar vendas vinculadas ao Troco Pay.
Observação: A configuração detalhada dos operadores no TAC será abordada na seção a seguir.
3. Versões recomendadas:
- TAC: Versão 3.1.0.420 ou superior
- EMSys: Versão 3.5.22.25 ou superior
Configurações no EMSys
Parâmetros Empresa
Acesse EMSys3 → Sistema → Parâmetros Empresa → Troco Pay.
- Clique na opção Troco Pay no menu esquerdo da tela.
- Marque a opção Ativar a Integração com Troco Pay.
- Informe o código ID Cliente Integração repassado pela Rodobank.
- Informe o Token de Integração repassado pela Rodobank
- Informe o Favorecido.
- Inclua o tipo de despesa.
- Informe o tipo de Mnemônico.
- Clique no botão Confirmar para salvar as configurações.
Cadastro Forma de Pagamento
Acesse o cadastro de Forma de Pagamento: EMSys3 → Gerencial → PDV → Forma de Pagamento → Cadastro Forma de Pagamento.
Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay, e marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo:
Cadastro de Pessoas
É possível configurar o cliente para receber somente um tipo de troco e, se for um contratado, também para agendar o pagamento.
Embora essa configuração não seja obrigatória, ao finalizar a venda no PDV, as opções de troco e pagamento agendado serão exibidas automaticamente na tela de finalização da venda.
Caso a opção de troco tenha sido configurada no cadastro de pessoa no EMSys para um motorista ou contratado, somente essa opção ficará disponível para finalizar a venda no PDV TAC. O operador não poderá alterar para uma opção diferente da registrada no cadastro do EMSys.
Essa funcionalidade é especialmente útil para grandes empresas e transportadoras, que possuem um cadastro de "Contratado" que inclui múltiplos motoristas por exemplo.
No cadastro de Pessoas (Cliente), será necessário informar, a opção de troco no momento da venda, o código do contratado, e a quantidade de dias de depósito.
Acesse: Gerencial → Pessoa → Pessoas → Outros → Troco Pay.
1. Selecione uma das opções de troco para garantir o correto processamento da baixa no momento da venda no PDV:
- Troco para o Contratado.
- Troco para o Contratado com repasse ao Motorista.
- Troco para o Motorista.
- Definido no momento da venda.
2. Se a opção desejada for Troco para o Contratado, é necessário selecionar o cadastro de pessoa do contratado utilizando a opção correspondente.
3. Caso informe a Quantidade de Dias de Depósito, a transferência bancária será realizada pela Troco Pay para a conta destino, contando a partir da data da venda, em dias corridos, conforme o período informado.
Exemplo: Se a venda foi realizada em e a quantidade de dias de depósito informada for 3, a transferência será feita em .
Exportação de Dados
TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros serão enviados automaticamente para o TAC via Web Service.
TAC Off-line: Para realizar a exportação de dados, acesse Gerencial → PDV → Exportação de Dados.
- Selecione o PDV que irá receber os dados.
- Marque a opção Cliente.
- Marque a opção Forma de Pagamento.
- Marque a opção Parâmetros.
- Clique no botão Exportar Dados e aguarde a conclusão do processo.
Configurações no TAC
Controle de Acesso Operador
Por padrão, todos os operadores cadastrados no TAC têm permissão para finalizar vendas com Troco Pay.
No entanto, é necessário habilitar o(s) usuário(s) que terão permissão para cancelar uma venda com transação Troco Pay.
É possível habilitar todos os operadores ou restringir a permissão apenas ao supervisor. Caso seja habilitado apenas o supervisor, para cancelar a venda, será necessário informar os dados de acesso do supervisor e prosseguir com a liberação.
Acesse: TG3Config > Selecionar o Operador > Configurar Operador.
- Na tela demonstrada abaixo, o botão Troco Pay aparecerá na parte superior. Clique nesse botão e forneça o usuário e a senha do operador cadastrado no portal Troco Pay (veja os Pré-Requisitos para mais detalhes).
- Clique em OK para finalizar a configuração.
Observação
O usuário e senha solicitados nesta tela devem ser os mesmos fornecidos pelo Troco Pay. Caso sejam informados de forma incorreta, o cancelamento da venda será impedido.
Funcionalidades no TAC
Consulta Cadastro Troco Pay
No TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:
- TAC → Administração → Troco Pay → Consultar Motorista.
- TAC → Administração → Troco Pay → Consultar Contratado.
Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar:
Jornada de Venda com Troco Pay
Ao realizar uma venda com troco, será exibida uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay para o repasse do troco, conforme mostrado abaixo.
1. Se o usuário clicar em Não, o sistema continuará com o processo de venda normal, e o operador deverá efetuar o troco em dinheiro.
2. Se o usuário clicar em Sim, o sistema avançará para uma nova tela onde será possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay, caso deseje dividir o valor do troco entre essas duas opções.
3. No campo Espécie, informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay, deixe este campo com valor zerado.
4. No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado ao Troco Pay. Após isso, clique em OK.
5. A tela de Forma de Pagamento será exibida. Nesse momento, deve ser inserido no campo de identificação deve ser inserido o CPF ou CNPJ de quem irá receber o Troco Pay, clique na lupa para pesquisar.
6. Durante a pesquisa, se o motorista ou contratado for encontrado, o sistema exibirá a tela abaixo com os dados completos do motorista/contratado.
Observação
Se o CPF ou CNPJ do motorista ou contratado não for encontrado na pesquisa, será exibida a mensagem: "Nenhum Registro Encontrado" ao clicar OK, o sistema novamente exibirá uma mensagem "Realize um novo cadastro para o motorista e para o contatado".
O operador deverá preencher todos os dados solicitados e clicar em OK para prosseguir, os dados do novo cadastro serão enviados para o Troco Pay.
7. Após preencher as informações e prosseguir com a venda, o Troco Pay será processado e a venda será finalizada.
8. Será emitido o comprovante do troco enviado ao Troco Pay.
Consulta transações
- No Menu Administração → Troco Pay → Transações, é possível realizar pesquisas detalhadas por período, status e turno das transações, facilitando a verificação e a conciliação de eventuais inconsistências no processo.
- Caso haja algum erro no status da transação, há uma opção de Conciliar Pendências para garantir que o sistema atualize corretamente o status de cada operação.
Cancelamento Troco Pay
O cancelamento do Troco Pay não pode ser feito de forma independente, pois está vinculado à venda. Para cancelar o Troco Pay, é necessário cancelar toda a venda, não sendo possível cancelar apenas o valor do troco.
O processo de cancelamento do troco exige que a nota fiscal associada seja cancelada primeiro. Após o cancelamento da nota, o sistema realizará automaticamente o cancelamento do Troco Pay. Para realizar essa ação, é necessário que o operador tenha um usuário Troco Pay com a permissão adequada para cancelamento. Usuários sem essa permissão não poderão realizar o cancelamento do Troco Pay. O administrador tem a possibilidade de remover ou alterar permissões de usuários, restringindo ou concedendo acesso para cancelar transações (conforme descrito nas orientações do item 2.1).
1. Para realizar o cancelamento, acesse o Gerenciado de Documentos Fiscais, clique no botão Cancelar, em seguida insira a Justificativa do Cancelamento, clique em OK para confirmar.
2. Caso o cancelamento seja efetuado, será exibida a mensagem "Troco Pay Cancelado com Sucesso", esta transação será refletida no Portal do Rodobank, confirmando o cancelamento da operação.
Informações Técnicas
Exportação de Parâmetros
- Ao realizar a Exportação de Parâmetros para o PDV TAC, o indicativo de que a empresa está habilitada para realizar troco com Troco Pay é armazenado na tabela tab_parametro_sistema, conforme ilustrado na imagem abaixo. Os seguintes códigos de parâmetros são utilizados:
Exportação de Forma de Pagamento
Ao realizar a exportação da Forma de Pagamento para o PDV TAC, o indicativo de que a forma de pagamento está habilitada para Troco Pay é armazenado na coluna ind_trocopay da tabela tab_forma_pagto. O valor será:
- 'S' para Sim (habilitado)
- 'N' para Não (não habilitado)
Exportação de Cliente para o PDV TAC:
Ao realizar a exportação de Cliente para o PDV TAC, o indicativo das opções de troco informadas no EMSys é gravado na coluna ind_destino_trocopay da tabela tab_cliente, conforme a opção selecionada:
- Troco para o Contratado = TC
- Troco para o Contratado com Repasse ao Motorista = CM
- Troco para o Motorista = TM
- Definido no momento da venda = DV
Além disso, a Quantidade de Dias para Depósito será gravada na coluna dta_pagto_trocopay da tabela tab_cliente.