Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Integração com o sistema Renault Opt In/Out (LGPD) e DMSDI |
Produto | Linx DMS |
---|---|
Menu | Fabrica |
Data | |
Autor | P&D |
Área | Automotivo |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Promover a integração com o sistema Opt In Out (LGPD) e DMSDI da montadora. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca RENAULT que devem efetuar a integração com o sistema Opt In Out (LGPD) e DMSDI da montadora. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Tem por objetivo detalhar como configurar o processo de comunicação dos dados entre o Linx DMS e os sistemas internos da Renault. O processo inclui o envio de dados cadastrais de clientes, Notas fiscais, Ordem de Serviços e Notas Canceladas, garantindo que as informações sejam transmitidas em tempo real. Indice:
Opt In/Out (LGPD) e DMSDIAcesso: Menu → Fábrica → Renault → Parâmetros → Aba "Atualização Cadastral Opt IN/OUT e DMSDI"
Dica: os dados são fornecidos pela Montadora.
Tela Tela de configuração da integração Opt IN/OUT aba "Comunicação GCP" Configuração
Habilitar Autenticação Renault (OKTA)Acesso: Menu → Fábrica → Renault → Parâmetros → Aba "RDCS / Renew" Autenticação Renault (OKTA) é um provedor de autenticação da Renault que é necessários para diferentes aplicações disponibilizadas pela Renault.
Tela de configuração de autenticação com OKTA Opt In/Out (LGPD)O
Tela de configuração de autenticação com OKTA Opt In/Out (LGPD)- Atualização CadastralO processo de atualização cadastral é realizado através do integrador LDIRenIntegradorOPTIn_Out, ele é responsável por realizar o envio das alterações dos cadastros de clientes e receber as atualizações dos dados. As alterações que são feitas no cadastro do cliente são enviadas para o servidor da Renault onde lá são manipuladas e distribuída para as outras concessionárias do mesmo grupo. Configuração do LinxDMS IntegradorIntegração Renault Opt In/Out (LGPD)
Campos:
Tela de configuração da integração Opt IN/OUT, acesso ao banco de dados Após a apresentação da mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso”, clique em Next. Caso seja informado erro ao tentar conectar com o banco de dados, verifique os dados informados e teste novamente.
Tela de configuração da integração Opt IN/OUT, nome descrição Após realizar a configuração, o serviço do Linx DMS Integrador pode ser reiniciado. Reinicie o serviço do integrador
Gerenciador de Serviços do Windows Gerenciador de Serviços do Windows Cadastro de Cliente (Opções de comunicação) Acesso: Menu → Linx DMS → Faturamento → Manutenção de Clientes → Cadastro de Clientes → Aba "Manutenção" → Sub Aba "Comunicação" Deve ser informado no cadastro dos clientes as informações de como este cliente deseja ser contatado, deverão ser marcadas as opções.
Tela de comunicação do cadastro de cliente Após as configurações forem realizadas, o sistema realizará automaticamente a integração com o Opt IN/Out. Acompanhamento status do processo de integração OPT IN/OUT.Abra o programa LDIConfig.exe que fica em "C:\LinxDMSIntegrador"; Tela do Monitor Log de Execução Aceite dos dados para contato Acesso: Menu → Fábrica → Renault → Processos → Aceite de Dados de Clientes (Opt In/Out) Quando o parâmetro "Aceita dados automaticamente da montadora" estiver marcado, o sistema ira aceitar automaticamente os dados de alteração de cadastro referente a contatos. Caso o parâmetro não esteja marcado, os dados de contatos (e-mail, telefone e celular) devem ser aprovados manualmente noTela do Monitor Log de Execução Aceite dos dados para contato Acesso: Menu → Fábrica → Renault → Processos → Aceite de Dados de Clientes (Opt In/Out) para que possam ser inseridos no sistema.Aba Aceite de Dados Quando o parâmetro "Aceita dados automaticamente da montadora" estiver marcado, o sistema ira aceitar automaticamente os dados de alteração de cadastro referente a contatos. Caso o parâmetro não esteja marcado, os dados de contatos (e-mail, telefone e celular) devem ser aprovados manualmente no Menu → Fábrica → Renault → Processos → Aceite de Dados de Clientes (Opt In/Out) para que possam ser inseridos no sistema. Aba Aceite de Dados: Apresenta os registros pendentes de aprovação. Opção Atualizar Dados: Atualiza as informações apresentadas do grid. Opção Aprovar Dados Selecionados: Aprova os registros pendentes de aceite.
Tela de aprovação (aceite) dos dados para contato do cliente Aba Listagem de Aprovação: O resultado são os registros aprovados de acordo com o período informado.
Tela da Tela da Listagem de Aprovações. DMSDI- Dados de Nota Fiscal e Dados de OS.O processo DMSDI é realizado através do integrador eLDIRenault, ele é responsável por realizar o envio das notas fiscais, notas fiscais canceladas e ordens de serviço para a Renault. Configuração do LinxDMS IntegradorIntegração Renault DMSDI
Campos:
Tela de configuração da integração DMSDI, acesso ao banco de dadosdados Após a apresentação da mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso”, clique em Next. Caso seja informado erro ao tentar conectar com o banco de dados, verifique os dados informados e teste novamente. Integração de Notas Fiscais - NFE
Tela de configuração da integração de Notas Fiscais - NFE Integração de Ordem de Serviço
Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço- Carga inicial Após realizar a configuração, o serviço do Linx DMS Integrador pode ser reiniciado. Reinicie o serviço do integrador
Gerenciador Gerenciador de Serviços do Windows Acompanhamento status do processo de integração DMSDI.Abra o programa LDIConfig.exe que fica em "C:\LinxDMSIntegrador";
No Tela Monitor Log de Execução
Consulta Tela Monitor Log de Execução Tela Monitor Log de Execução Consulta Log WEBAcesso: LinxDMS Principal → Configuração → Consulta Log Web
Tela de consulta de log WEB |
Envio da Carga Histórica
Para realizar o envio da Carga histórica de dados de OS, a solicitação inicial da Montadora é que seja enviado os dados de 2023 e 2024 , para isso é necessário acessar o menu do DMSDI no Integrador . Ai executar a rotina, serão enviados os dados completos de OS até a data em que se encerra o envio da carga.
Dica: a indicação desta data foi solicitada pela Montadora para a implantação das melhorias do projeto liberadas em Maio/2025, após esse período de implantação, a carga pode ser utilizada sempre que necessário e a data inicial pode variar de acordo com a necessidade da montadora.
Integração Renault DMSDI
Acessar o diretório onde foi instalado o Linx DMS Integrador.
Executar o programa LDIConfig.exe.
Ir no menu "Configuração > Renault DMSDI
Integração de Ordem de Serviço
Clicar na opção Solicitar Carga Inicial
Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço
Ao clicar, será solicitado o período, sendo que por default já vem a opção de 01/01/2023 .
Importante: com a liberação da melhoria no processo de envio dos dados de Ordem de serviço realizado em Maio/2025, a montadora solicita o envio da carga inicial dos anos de 2023/2024, portanto basta confirmar a no OK para seguir com o envio.
Esse processo deve ser executado em todas as configurações, ou seja, para todas as lojas.
Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço-Carga Inicial
Após a confirmação, será exibido a quantidade de registros encontrados para o envio da Carga.
Com o integrador em execução, será iniciado o envio da Carga de dados para a montadora.
Importante: Tirar um print dessa tela para envio á Montadora como evidência da quantidade de registros gerado por loja. Enviar a informação para os e-mails que constam no comunicado e informa qual o número do DN.
O acompanhamento ao envio da carga deve ser feito utilizando o Monitor Log d Execução
Observar que no início do envio da carga, por loja, será apresentado a quantidade de registros que estão sendo processados, que deve ser o mesmo apresentado na tela da solicitação da carga.
Tela Monitor Log de Execução
Os envios são realizados pelo Linx Dms Web, pode ser acompanhado também a evolução do envio da carga e caso seja necessário filtrar o envio de alguma OS em específico, usando os filtros que tela oferece.
Acesso: LinxDMS Principal → Configuração → Consulta Log Web
- Processo: Integração Renault LGPD e DMSDI
- Empresa e Revenda: Pode ser usado o filtro por loja para facilitar o acompanhamento
- Operação: Selecionar a operação 3 - Ordem de Serviço
- Para consultar os logs de comunicação com a Renault, selecione o registro no grid (Resultado) superior e, no grid inferior (Detalhes JSON), irá visualizar os detalhes da integração.
Tela do Monitoramento Web
Serão apresentados em tela os registros , um a um das OS's que estão sendo enviadas, os registros com Sucesso e os registros com Erro.
Tela do Monitoramento Web
Esse "ERRO" que ocorre é devido ao alto volume de dados que está sendo processado e o serviço da Renault pode ter um gargalo no processamento. Pode ser observado que a mensagem de retorno será Too Many Requests. Isso indica que aquele registro não foi processado. Mas não é necessário realizar nenhuma ação, o sistema armazena esse registro e o reenvia novamente ao final do processamento, portanto, todos os registros da carga serão enviados.
Tela do detalhamento do log
Caso seja necessário localizar algum registro de OS específico, pode ser utilizado o filtro "Descrição" e informar o número da OS que deseja avaliar.
A título de informação: O campo Detalhe na tela do Resultado , quando tem um "J" indica que apresenta o Json dos dados enviados á Montadora, isso será usado somente se necessário para avaliar alguma informação.
Tela do detalhamento do log- busca de dados
No campo do Detalhamento do json, o campo RequestBody apresenta os dados enviados, caso seja necessário copiar esses dados, basta clicar 3X em cima do campo que será selecionado o texto completo.
Tela do detalhamento do log- detalhes Json
Após o envio da carga, os envios diários retornam ao normal.
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br. |