Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Aqui você vai encontrar:

Índice
styledisc

Image Removed O que é a ferramenta? 

  • Tela do Termo de Responsabilidade e Uso: Será exibido para usuários que possui privilégios de permissão até que seja concordado

  • Regras de segurança para senhas:

    • Pelo menos 1 letra maiúscula.

    • Pelo menos 1 letra minúscula.

    • Pelo menos 1 número.

    • Pelo menos 1 caractere especial.

    • Comprimento mínimo de 8 caracteres.

  • Limitação de tentativas de login: máximo de 5 tentativas, depois será bloqueado.

  • Validade das senhas: 90 dias, salvo se um período diferente for configurado nas permissões de acesso.

  • Autenticação em Dois Fatores (2FA):

    • Notificação aos administradores sobre a disponibilidade do 2FA via e-mail.

    • Opção para ativar imediatamente, recusar ou postergar a decisão.

    • Possibilidade de ativação posterior na "Central de Liberação de Usuários Bloqueados".

Image Removed Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > Central de Usuários Bloqueados

Image Removed

Acessar: Permite acessar a tela de Central de Liberação de Usuários. 
Modificar: Permite Autorizar usuários bloqueados.
Outros: Desativar Duplo Fator de Segurança (2FA)

Também tem que ter acesso a tela de Permissões de acesso

Image Removed

Acessar: Acesso a tela de permissões de acesso somente a usuários SETA ou do grupo de Administradores.

Primeiro Acesso após atualização

Após a atualizar o sistema quando algum usuário entrar no Seta pela primeiro vez, o sistema irá iniciar a contagem do prazo de expiração de senha. A contagem padrão é de 90 dias.

Será colocado datas distintas para evitar que no mesmo dia todos fique sem acesso.

Aviso

Esse prazo pode ser sobreposto a senha que foi informada nas permissões de acesso

Foi adicionado um recurso que mostra a mensagem quando o Caps Lock é ativo na tela de login (Caixa fácil e Caixa Crediário)

Image Removed

Criação ou Alteração de Senha do usuário no Retaguarda

Na tela de cadastro de funcionários temos uma nova tela de Criação/ Atualização de Senha.

Alterar uma senha:

Acesse o retaguarda, cadastros, funcionários, Cadastrar Senha

Image Removed

Dica

Você não precisará colocar a sua senha atual. Apenas coloque a nova senha.

Dica

É importante lembrar que você pode usar sua senha normal sem complexidade de senha após atualizar o sistema com os critérios de segurança, por exemplo a senha 123.

Quando essa senhas simples 123 expirar ou você for bloqueado por tentativa de login que deverá ter apenas senha com complexidade de senha.

REGRA PARA CRIAÇÃO DE SENHA

...

Regra de criação de senha

  • A senha não poderá mais ser cadastrada manualmente por terceiros no cadastro de funcionários.
  • Ao acessar seu próprio cadastro, o usuário irá poder visualizar o botão 'Cadastrar Senha' 

Image Removed

Quando o usuário for administrador para as issue de segurança ele poderá:

  • Gerar senha provisória para qualquer funcionário

Image Removed

  • Se o usuário adm escolher um funcionário e clicar em 'Gerar senha provisória' ele poderá copiar essa senha e enviar o usuário

Image Removed

  • Também será possível acessar o retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados e validar a senha provisória que foi gerada pelo sistema

Image Removed

  • Essa senha é de uso único, que será forçadamente trocada no primeiro login.

O usuário que foi gerado a senha provisória deve acessar o seta com o seu login 

Image Removed

Inserir a senha provisória informada pelo administrador

Image Removed

Agora insira a senha provisória no campo Senha Atual e a Nova senha desde que cumpra os requisitos de segurança, veja um exemplo abaixo

Image Removed

Clique em Ok

Image Removed

Caso o usuário que teve sua senha provisória gerada não faça esse processo de redefinição não irá conseguir acessar o sistema

Os usuários que não são administradores não poderá gerar senha provisória, portanto ao acessar o sistema e tentar gerar alguma senha para um usuário, não será possível.

Image Removed

Os usuários que não são administradores caso queiram copiar a senha de algum usuário que já foi gerado senha provisória por algum usuário administrador também não será possível

Image Removed

COMPLEXIDADE DE SENHA:

As novas senhas terão que obedecer a novas regras:

  • Regras de segurança para senhas:

    • Pelo menos 1 letra maiúscula.

    • Pelo menos 1 letra minúscula.

    • Pelo menos 1 número.

    • Pelo menos 1 caractere especial.

    • Comprimento mínimo de 8 caracteres.

1) Retaguarda, cadastro, funcionários, botão Cadastrar Senha

Image Removed

Obs.: Campo Senha atual fica desabilitado.

No campo Nova Senha e Valida Senha deve ser informado uma senha que preencha os critérios de segurança.

Obs.: É possível também visualizar a senha informada clicando sobre o ícone indicado

Image Removed

Caso queira ocultar, basta clicar novamente

Image Removed

2) Na tela inicial do Linx
Expandir
Dica
titleGuia Rapido: Troque sua senha de forma simples e rápida


Expandir
titleSaiba como clicando aqui...
  • Como redefinir a sua senha?
    1. Ao abrir o SetaERP clique no ícone para redefinir a senha

Image Added

                  2. Insira a senha atual e uma nova senha com contém todos os requisitos de segurança

Image Added

  • Outra forma de Redefinir a sua senha?
    1. Acesso o retaguarda, menu cadastros, cadastro de funcionários e clique em 'Cadastrar Senha'
    2. Insira uma nova senha

Image Added

Nota

Obs.: Lembrando que a atualização da senha pelo cadastro de funcionário pode ser feita antes do bloqueio do usuario por expiração de senha.

Caso o usuário que não é o administrador e seja bloqueado, não será mais possível atualizar a senha do usuário pelo cadastro de funcionário até ele realizar o desbloqueio pelo retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados.

Segue o link: Como realizar o desbloqueio por expiração de senha com usuário que não é administrador?




Aqui você vai encontrar:

Índice
styledisc

Image Added O que é a ferramenta? 

  • Tela do Termo de Responsabilidade e Uso: Será exibido para usuários que possui privilégios de permissão até que seja concordado

  • Regras de segurança para senhas:

    • Pelo menos 1 letra maiúscula.

    • Pelo menos 1 letra minúscula.

    • Pelo menos 1 número.

    • Pelo menos 1 caractere especial.

    • Comprimento mínimo de 8 caracteres.

  • Limitação de tentativas de login: máximo de 5 tentativas, depois será bloqueado.

  • Validade das senhas: 90 dias, salvo se um período diferente for configurado nas permissões de acesso.

  • Autenticação em Dois Fatores (2FA):

    • Notificação aos administradores sobre a disponibilidade do 2FA via e-mail.

    • Opção para ativar imediatamente, recusar ou postergar a decisão.

    • Possibilidade de ativação posterior na "Central de Liberação de Usuários Bloqueados".


Image Added Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > Central de Usuários Bloqueados

Image Added

Acessar: Permite acessar a tela de Central de Liberação de Usuários. 
Modificar: Permite Autorizar usuários bloqueados.
Outros: Desativar Duplo Fator de Segurança (2FA)

Também tem que ter acesso a tela de Permissões de acesso

Image Added

Acessar: Acesso a tela de permissões de acesso somente a usuários SETA ou do grupo de Administradores.

Primeiro Acesso após atualização

Após a atualizar o sistema quando algum usuário entrar no Seta pela primeiro vez, o sistema irá iniciar a contagem do prazo de expiração de senha. A contagem padrão é de 90 dias.

Será colocado datas distintas para evitar que no mesmo dia todos fique sem acesso.

Aviso

Esse prazo pode ser sobreposto a senha que foi informada nas permissões de acesso

Foi adicionado um recurso que mostra a mensagem quando o Caps Lock é ativo na tela de login (Caixa fácil e Caixa Crediário)

Image Added

Criação ou Alteração de Senha do usuário no Retaguarda

Na tela de cadastro de funcionários temos uma nova tela de Criação/ Atualização de Senha.

Alterar uma senha:

Acesse o retaguarda, cadastros, funcionários, Cadastrar Senha

Image Added

Dica

Você não precisará colocar a sua senha atual. Apenas coloque a nova senha.


Dica

É importante lembrar que você pode usar sua senha normal sem complexidade de senha após atualizar o sistema com os critérios de segurança, por exemplo a senha 123.

Quando essa senhas simples 123 expirar ou você for bloqueado por tentativa de login que deverá ter apenas senha com complexidade de senha.

REGRA PARA CRIAÇÃO DE SENHA

Expandir

Regra de criação de senha

  • A senha não poderá mais ser cadastrada manualmente por terceiros no cadastro de funcionários.
  • Ao acessar seu próprio cadastro, o usuário irá poder visualizar o botão 'Cadastrar Senha' 

Image Added

Quando o usuário for administrador para as issue de segurança ele poderá:

  • Gerar senha provisória para qualquer funcionário

Image Added

  • Se o usuário adm escolher um funcionário e clicar em 'Gerar senha provisória' ele poderá copiar essa senha e enviar o usuário

Image Added

  • Também será possível acessar o retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados e validar a senha provisória que foi gerada pelo sistema

Image Added

  • Essa senha é de uso único, que será forçadamente trocada no primeiro login.


O usuário que foi gerado a senha provisória deve acessar o seta com o seu login 

Image Added

Inserir a senha provisória informada pelo administrador

Image Added

Agora insira a senha provisória no campo Senha Atual e a Nova senha desde que cumpra os requisitos de segurança, veja um exemplo abaixo

Image Added

Clique em Ok

Image Added

Caso o usuário que teve sua senha provisória gerada não faça esse processo de redefinição não irá conseguir acessar o sistema

Os usuários que não são administradores não poderá gerar senha provisória, portanto ao acessar o sistema e tentar gerar alguma senha para um usuário, não será possível.

Image Added

Os usuários que não são administradores caso queiram copiar a senha de algum usuário que já foi gerado senha provisória por algum usuário administrador também não será possível

Image Added

COMPLEXIDADE DE SENHA:

Expandir

As novas senhas terão que obedecer a novas regras:

  • Regras de segurança para senhas:

    • Pelo menos 1 letra maiúscula.

    • Pelo menos 1 letra minúscula.

    • Pelo menos 1 número.

    • Pelo menos 1 caractere especial.

    • Comprimento mínimo de 8 caracteres.

1) Retaguarda, cadastro, funcionários, botão Cadastrar Senha

Image Added

Obs.: Campo Senha atual fica desabilitado.

No campo Nova Senha e Valida Senha deve ser informado uma senha que preencha os critérios de segurança.

Obs.: É possível também visualizar a senha informada clicando sobre o ícone indicado

Image Added

Caso queira ocultar, basta clicar novamente

Image Added

2) Na tela inicial do Linx Seta Digital, a tela de 'Redefinir Senha' aparecerá para usuários bloqueados por tentativas de login ou senha expirada. Esta tela será exibida para usuários que possuem autorização com uma senha provisória ou para administradores, e aparecerá após o login


...

Expandir
  • As senhas dos usuários devem expirar automaticamente após 90 dias
Dica

Lembre-se: se um prazo inferior a 90 dias for definido para um grupo de usuários na tela de permissão de acesso, todos os usuários vinculados a esse grupo seguirão esses prazos.

Acesse o retaguarda, configurações, permissões de acesso, escolha um grupo de usuário

Caso queira colocar um valor maior de 90 dias, por exemplo, 120 dias, há uma validação que não permite essa inclusão.

Por favor, não insira valor negativo nesse campo.

Aviso sobre Expiração de Senha

  • Faltando 10 dias para expirar a senha conforme a regra utilizada pela empresa, o sistema irá exibir um aviso ao usuário sempre que ele tentar realizar login:

Obs.: O prazo de expiração de senha só vai aparecer depois que ele colocar a senha

  • Lembrando que nesse período antes da expiração da senha, é possível ainda realizar a troca da senha no botão 'Redefinir Senha' ( só possível se o usuário for administrador ),

  • Caso seja um usuário que não tenha permissões, deve ser realizar a alteração em retaguarda, cadastros, funcionários, campo 'Cadastrar Senha'

  • Lembrando que no dia que a senha expirar, o usuário que não é administrador ainda não será bloqueado e receberá mais um alerta para atualizar a sua senha

Bloqueio por Expiração de Senha

  • A regra é que usuários que possui privilégios de administrador não sejam bloqueados após a senha ter expirado;
  • Apenas os usuários que não são administradores serão bloqueados ao logar no SetaERP ou qualquer aplicativo ou plataforma WEB.

Senha Expirada para usuários Administrador

Quando realizar o login no sistema, irá aparecer a mensagem abaixo:


Dica

Apenas usuários administradores(precisa ter acesso a permissões e central de liberação de usuários bloqueados) podem redefinir a senha na hora do login

Após informar a senha atual, defina uma senha com base nos critérios de segurança.

A partir dessa nova senha o sistema irá contar o prazo de 90 dias por padrão ou com base no tempo que foi definido em permissão de acesso, grupo de usuários.

Nota

Caso você acesse qualquer aplicativo Linx Seta Digital ou o SetaWEB, Portal Fornecedor e a senha já está expirada, o sistema não irá bloquear o usuário que é administrador na hora do login, será informado que deve ser direcionado ao SetaERP para redefinir a senha. 

Não esqueça que o SetaERP é o único local onde é realizado a gestão das senhas. Nenhum aplicativo ou plataforma web do seta permite realizar redefinição de senhas.

Senha Expirada para usuários que não é Administrador

Na hora de realizar o login com usuário e senha irá aparecer a mensagem abaixo e os usuários que podem realizar a liberação

Nota

Caso você acesse qualquer aplicativo Linx Seta Digital ou o SetaWEB, Portal Fornecedor e a senha já está expirada, o sistema irá bloquear o usuário na hora do login e não será possível logar em nenhuma plataforma, pois está bloqueado por expiração.

Usuário Bloqueado por expiração de senha não pode realizar Liberações

É importante ressaltar que, se o usuário estiver bloqueado, o SETAERP irá bloquear liberações por usuários com senha expirada ou bloqueados por tentativas de login. A liberação só será permitida após o reset da senha. A validação será aplicada a todas as telas que exigem autorização administrativa. Com a implementação dessa regra garantiremos que apenas usuários devidamente autenticados possam realizar liberações e desbloqueios no sistema, evitando acessos indevidos e fraudes.

  1. Com a implantação dos critérios de segurança, usuários bloqueados por tentativas de login ou expiração de senha não poderão mais realizar liberações até que redefinam sua senha.

  2. A senha deverá seguir critérios de complexidade e comprimento mínimo.

  3. O sistema deverá bloquear automaticamente tentativas de liberação por usuários que não redefiniram a senha.

  4. O desbloqueio deverá ser realizado por um administrador através da tela Retaguarda -> Manutenção -> Central de liberação de usuários bloqueados, gerando uma senha provisória.

  5. A senha provisória não poderá ser usada para liberações; apenas a senha permanente.

Principais Telas Impactadas

  • Liberação de venda com estoque negativo

  • Liberação de vendas no crediário para cliente com limite ultrapassado

  • Autorização de vendas na central de liberação remota

  • Autorização de descontos em baixas do crediário

  • E qualquer outra tela que exija a liberação de um usuário administrador que esteja bloqueado por critérios de segurança(É necessário mapear todas as telas do sistema onde solicita a liberação).

O exemplo de validação caso o usuário esteja bloqueado

Como realizar o desbloqueio com usuário que não é administrador?

  1. Entre com login e senha com um dos usuários administrador, acesse o retaguarda, manutenção, Central de Liberação de Usuários Bloqueados

       2. Selecione o usuário e clique em 'F4- Autorizar' e use as credenciais de permissão

       3. Irá aparecer a mensagem abaixo:

       4. Selecione o usuário e clique em 'Copiar Senha' 

       5. Peça ao usuário entrar com usuário e a senha provisória.

Nota

Obs.: A senha provisória só será usada para gerar a nova senha, jamais será usada para logar no sistema.

Obs.: A senha provisória também não poderá ser usada para outro usuário bloqueado. A redefinição de senha para usuário bloqueado por expiração de senha terá uma senha provisória para seu usuário. Quando for usada, perderá seu uso e não será mais usada novamente caso o mesmo usuário tenha seu usuário bloqueado novamente. Terá que gerar uma nova senha provisória.

Obs.: A senha provisória também não poderá ser usada para outro usuário bloqueado. A redefinição de senha para usuário bloqueado por expiração de senha terá uma senha provisória para seu usuário. Quando for usada, perderá seu uso e não será mais usada novamente caso o mesmo usuário tenha sua usuário bloqueado novamente. Terá que gerar uma nova senha provisória.

Obs.: A senha provisória não tem prazo de validade, mas será usada apenas uma vez e para o usuário desbloqueado.

Image Removed

       6. No campo 'Senha Atual', insira a senha provisória. Nos campos 'Nova Senha' e 'Valida Senha', insira a nova senha que será utilizada, desde que atenda aos critérios estabelecidos.

       7. É possível visualizar a sua senha clicando no botão indicado abaixo

Image Removed

Regra por Tentativa de Login

...

  • Há um número máximo de 5 tentativas de login por usuário garantindo segurança adicional contra tentativas de acesso não autorizadas;
  • Usuário administrador (possui acesso a permissões e central de liberação de usuários bloqueados) que for bloqueado por tentativa de login ao acessar qualquer app, plataforma web ou setaerp deve ser desbloqueado por um outro administrador;
  • Se houver apenas um único administrador na loja (possui acesso a permissões e central de liberação de usuários bloqueados) e for acessar o SetaERP, ele será informado que é o único administrador e pode redefinir sua senha por meio do Duplo Fator (Usuário administrador ao acessar o SetaERP e errar todas as tentativas de login nunca será bloqueado ao acessar o SetaERP).
  • Caso usuário seja o único administrador e erre todas as tentativas e acesse qualquer app, plataforma web, este será bloqueado mas deve se direcionar ao SetaERP para redefinição. Ao logar no ERP, o sistema irá enviar um PIN ao e-mail do usuário administrador, este insere o PIN na tela de login do ERP e redefine a sua senha. Mas não esqueça, esse cenário só irá acontecer se existir apenas um único administrador naquela loja
  • Usuário que não é administrador (não possui acesso a permissões e central de liberação de usuários bloqueados) e que for bloqueado por tentativa de login ao acessar qualquer app, plataforma web ou SetaERP deve ser desbloqueado por um outro administrador no SetaERP;

Aviso por Tentativa de Login

  • Caso o usuário informe uma senha incorreta, o sistema irá exibir a mensagem personalizada com o número de tentativas restantes, conforme abaixo:

Image Removed

  • Caso não consiga realizar o login nas tentativas restantes será bloqueado 
Nota

🔐 Importante sobre tentativas de login

Cada erro de senha, seja em qualquer aplicativo, plataforma web ou no SetaERP, conta como uma tentativa de login. Essas tentativas são compartilhadas entre todos os sistemas. Veja como funciona:

📌 Exemplo:

  1. Você acessa o Aplicativo Inventário+ e erra a senha → restam 4 tentativas.
  2. Depois, acessa o Aplicativo Analytics e erra novamente → restam 3 tentativas.
  3. Em seguida, entra no SetaERP e erra mais uma vez → restam 2 tentativas.

Ou seja, as tentativas são somadas entre os sistemas. Não importa onde o erro acontece, ele será contabilizado.

⚠️ Atenção:

  • Cada erro de senha conta como uma tentativa.
  • Se você sair e tentar novamente com a senha errada, será mais uma tentativa.
  • Se você acertar a senha antes de ser bloqueado, a contagem de tentativas é zerada.

Bloqueio por Tentativa de Login

Bloqueio por Tentativa de Login - usuário que não é administrador

Image Removed

Obs.: Usuário que é administrador e for bloqueado por tentativa de Login, não poderá redefinir sua senha na tela de login como funciona o bloqueio por expiração de senha. Por exemplo, se o usuário Gerente I que é administrador for bloqueado por tentativa de login, não irá aparecer o nome dele entre os usuário que tem permissão, pois ele já tem permissão. Portanto, será necessário solicitar que outro usuário administrador entre com o login e faça a liberação da senha provisória na central de liberação de usuários bloqueados para redefinição de senha

Image Removed

Nota

Após o bloqueio por tentativa de login, mesmo que você lembre sua senha, não será possível realizar o login no sistema

Nota

Mesmo que você altere a sua senha em retaguarda, cadastros, funcionários, botão 'Cadastrar senha' e tente entrar no sistema não será possível.

Usuário que é o único administrador da loja e foi bloqueado por tentativa de login ao logar no SetaERP

Se existir apenas o único adm da loja, foi realizado um tratamento para ele conseguir realizar o desbloqueio por meio do 2FA.

Obs.: Caso o único administrador erre todas as tentativas de login ao logar no SetaERP, o PIN será enviado ao e-mail informado no cadastro de funcionários a fim de realizar a redefinição de senha

Caso o usuário errar todas as tentativas de login ao logar no SetaERP e for o único administrador, irá aparecer a mensagem abaixo:

Image Removed

Depois será aberto a tela do 2FA

Image Removed

E por fim, ele vai poder redefinir a sua senha

Image Removed

Obs.: Essa observação é muito importante, porque se o usuário for o único adm e logar no seta, irá aparecer um aviso, mas não irá bloquear o usuário.

Se o usuário é único adm da loja e se bloquear por tentativa de login ao acessar qualquer app ou setaweb irá aparecer que o usuário está bloqueado, então ele deve ir para Seta realizar o desbloqueio.

Usuário é bloqueado por tentativa de login ao acessar qualquer app ou plataforma web e é o único adm

Image Removed

Quando acessar o seta aparece a mensagem abaixo

Image Removed

Após clicar em 'ok', é aberto a tela do 2FA e é necessário informar o PIN válido 

Image Removed

Após a confirmação do PIN, prosseguir para a tela de redefinição de senha

Image Removed

Obs.: Se o único ADM clicar no botão 'Cancelar' e tentar logar novamente irá enviar um novo PIN para o e-mail. Ele só terá seu usuário desbloqueado quando colocar o PIN válido e redefinir sua senha.

Desbloqueio por Tentativa de Login - usuário não é administrador ou é um usuário administrador mas há mais de um adm na loja

  • Acesso o sistema com usuário que tem permissão para realizar o desbloqueio (retaguarda, configurações, permissões de acesso, central de liberação de usuários bloqueados)
  • Acesse o retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados
  • Selecione o usuário para o desbloqueio, clique em 'F4-Autorizar'

Image Removed

  • Irá aparecer a mensagem abaixo

Image Removed

  • Clique em 'Copiar Senha' no menu lateral e peça ao usuário desbloqueado para logar no sistema e informar a senha provisória para redefinir a mesma
  • Após o desbloqueio pelo administrador, o sistema irá obrigar o usuário a criar uma nova senha que atenda aos requisitos de segurança antes de permitir o login novamente.

Image Removed

Configuração global que garante autonomia para o usuário se desbloquear

Expandir

Bloqueio por tentativa de login dentro do SetaERP

Pré-condição

  • Configuração ativa

Image Removed

.

Image Added

       6. No campo 'Senha Atual', insira a senha provisória. Nos campos 'Nova Senha' e 'Valida Senha', insira a nova senha que será utilizada, desde que atenda aos critérios estabelecidos.

       7. É possível visualizar a sua senha clicando no botão indicado abaixo

Image Added


Regra por Tentativa de Login


Expandir
  • Há um número máximo de 5 tentativas de login por usuário garantindo segurança adicional contra tentativas de acesso não autorizadas;
  • Usuário administrador (possui acesso a permissões e central de liberação de usuários bloqueados) que for bloqueado por tentativa de login ao acessar qualquer app, plataforma web ou setaerp deve ser desbloqueado por um outro administrador;
  • Se houver apenas um único administrador na loja (possui acesso a permissões e central de liberação de usuários bloqueados) e for acessar o SetaERP, ele será informado que é o único administrador e pode redefinir sua senha por meio do Duplo Fator (Usuário administrador ao acessar o SetaERP e errar todas as tentativas de login nunca será bloqueado ao acessar o SetaERP).
  • Caso usuário seja o único administrador e erre todas as tentativas e acesse qualquer app, plataforma web, este será bloqueado mas deve se direcionar ao SetaERP para redefinição. Ao logar no ERP, o sistema irá enviar um PIN ao e-mail do usuário administrador, este insere o PIN na tela de login do ERP e redefine a sua senha. Mas não esqueça, esse cenário só irá acontecer se existir apenas um único administrador naquela loja
  • Usuário que não é administrador (não possui acesso a permissões e central de liberação de usuários bloqueados) e que for bloqueado por tentativa de login ao acessar qualquer app, plataforma web ou SetaERP deve ser desbloqueado por um outro administrador no SetaERP;

Aviso por Tentativa de Login

  • Caso o usuário informe uma senha incorreta, o sistema irá exibir a mensagem personalizada com o número de tentativas restantes, conforme abaixo:

Image Added

  • Caso não consiga realizar o login nas tentativas restantes será bloqueado 


Nota

🔐 Importante sobre tentativas de login

Cada erro de senha, seja em qualquer aplicativo, plataforma web ou no SetaERP, conta como uma tentativa de login. Essas tentativas são compartilhadas entre todos os sistemas. Veja como funciona:

📌 Exemplo:

  1. Você acessa o Aplicativo Inventário+ e erra a senha → restam 4 tentativas.
  2. Depois, acessa o Aplicativo Analytics e erra novamente → restam 3 tentativas.
  3. Em seguida, entra no SetaERP e erra mais uma vez → restam 2 tentativas.

Ou seja, as tentativas são somadas entre os sistemas. Não importa onde o erro acontece, ele será contabilizado.

⚠️ Atenção:

  • Cada erro de senha conta como uma tentativa.
  • Se você sair e tentar novamente com a senha errada, será mais uma tentativa.
  • Se você acertar a senha antes de ser bloqueado, a contagem de tentativas é zerada.

Bloqueio por Tentativa de Login

Bloqueio por Tentativa de Login - usuário que não é administrador

Image Added

Obs.: Usuário que é administrador e for bloqueado por tentativa de Login, não poderá redefinir sua senha na tela de login como funciona o bloqueio por expiração de senha. Por exemplo, se o usuário Gerente I que é administrador for bloqueado por tentativa de login, não irá aparecer o nome dele entre os usuário que tem permissão, pois ele já tem permissão. Portanto, será necessário solicitar que outro usuário administrador entre com o login e faça a liberação da senha provisória na central de liberação de usuários bloqueados para redefinição de senha

Image Added

Nota

Após o bloqueio por tentativa de login, mesmo que você lembre sua senha, não será possível realizar o login no sistema


Nota

Mesmo que você altere a sua senha em retaguarda, cadastros, funcionários, botão 'Cadastrar senha' e tente entrar no sistema não será possível.

Usuário que é o único administrador da loja e foi bloqueado por tentativa de login ao logar no SetaERP

Se existir apenas o único adm da loja, foi realizado um tratamento para ele conseguir realizar o desbloqueio por meio do 2FA.

Obs.: Caso o único administrador erre todas as tentativas de login ao logar no SetaERP, o PIN será enviado ao e-mail informado no cadastro de funcionários a fim de realizar a redefinição de senha

Caso o usuário errar todas as tentativas de login ao logar no SetaERP e for o único administrador, irá aparecer a mensagem abaixo:

Image Added

Depois será aberto a tela do 2FA

Image Added

E por fim, ele vai poder redefinir a sua senha

Image Added

Obs.: Essa observação é muito importante, porque se o usuário for o único adm e logar no seta, irá aparecer um aviso, mas não irá bloquear o usuário.

Se o usuário é único adm da loja e se bloquear por tentativa de login ao acessar qualquer app ou setaweb irá aparecer que o usuário está bloqueado, então ele deve ir para Seta realizar o desbloqueio.

Usuário é bloqueado por tentativa de login ao acessar qualquer app ou plataforma web e é o único adm

Image Added

Quando acessar o seta aparece a mensagem abaixo

Image Added

Após clicar em 'ok', é aberto a tela do 2FA e é necessário informar o PIN válido 

Image Added

Após a confirmação do PIN, prosseguir para a tela de redefinição de senha

Image Added

Obs.: Se o único ADM clicar no botão 'Cancelar' e tentar logar novamente irá enviar um novo PIN para o e-mail. Ele só terá seu usuário desbloqueado quando colocar o PIN válido e redefinir sua senha.


Desbloqueio por Tentativa de Login - usuário não é administrador ou é um usuário administrador mas há mais de um adm na loja

  • Acesso o sistema com usuário que tem permissão para realizar o desbloqueio (retaguarda, configurações, permissões de acesso, central de liberação de usuários bloqueados)
  • Acesse o retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados
  • Selecione o usuário para o desbloqueio, clique em 'F4-Autorizar'

Image Added

  • Irá aparecer a mensagem abaixo

Image Added

  • Clique em 'Copiar Senha' no menu lateral e peça ao usuário desbloqueado para logar no sistema e informar a senha provisória para redefinir a mesma
  • Após o desbloqueio pelo administrador, o sistema irá obrigar o usuário a criar uma nova senha que atenda aos requisitos de segurança antes de permitir o login novamente.

Image Added



Configuração global que garante autonomia para o usuário se desbloquear

Obs.: Caso você seja bloqueado por tentativa de login no PDV MOBILE, INVENTÁRIO + ou Portal fornecedor ou SetaWEB irá também aparecer a mensagem acima mas irá alterar a origem do bloqueio, ou seja, onde você foi bloqueado.
  • Tem e-mail válido no cadastro de funcionário

1) Funcionário é adm

Se o usuário se bloquear por tentativa de login dentro do SetaERP irá aparecer  a tela abaixo

Image Added

Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

Image RemovedImage Added

Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

Image Removed

Bloqueio por tentativa de login em algum aplicativo mobile do seta ou setaweb

Pré-condição

  • Configuração ativa
  • Tem

    e

    -mail válido no cadastro de funcionário

    1) Funcionário que é adm

    Expandir

    Bloqueio por tentativa de login dentro do SetaERP

    Pré-condição

    • Configuração ativa

    Image Added

    • Tem e-mail válido no cadastro de funcionário

    1) Funcionário que não é adm
    Se o usuário se bloquear por tentativa de login dentro do SetaERP irá aparecer  a tela abaixo

    Image Added

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Image Added

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image Added

    2) Funcionário que é adm

    Se o usuário se bloquear por tentativa de login dentro do SetaERP irá aparecer  a tela abaixo

    Image Added

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Image Added

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image Added

    Bloqueio por tentativa de login em algum aplicativo mobile do seta ou setaweb

    Pré-condição

    • Configuração ativa
    • Tem e-mail válido no cadastro de funcionário

    1) Funcionário que não é adm

    Dica

    Lembre-se que toda redefinição da senha após o bloqueio é sempre no SetaERP, então quando o usuário tentar logar o sistema no computador, irá aparecer a mensagem abaixo:

    Image Added

    Aviso

    Obs.: Caso você seja bloqueado por tentativa de login no PDV MOBILE, INVENTÁRIO + ou Portal fornecedor ou SetaWEB irá também aparecer a mensagem acima mas irá alterar a origem do bloqueio, ou seja, onde você foi bloqueado.

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Image Added

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image Added

    Bloqueio por tentativa de login em algum aplicativo mobile do seta ou setaweb

    Pré-condição

    • Configuração ativa
    • Tem e-mail válido no cadastro de funcionário

    1) Funcionário que não é adm
    Se o usuário se bloquear por tentativa de login dentro do SetaERP irá aparecer  a tela abaixo

    Image Removed

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Image Removed

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image Removed

    2) Funcionário que é adm

    Se o usuário se bloquear por tentativa de login dentro do SetaERP irá aparecer  a tela abaixo

    Image Removed

    Dica

    Lembre-se que toda redefinição da senha após o bloqueio é sempre no SetaERP, então quando o usuário tentar logar o sistema no computador, irá aparecer a mensagem abaixo:

    Image Added

    Aviso

    Obs.: Caso você seja bloqueado por tentativa de login no PDV MOBILE, INVENTÁRIO + ou Portal fornecedor ou SetaWEB irá também aparecer a mensagem acima mas irá alterar a origem do bloqueio, ou seja, onde você foi bloqueado.

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Image RemovedImage Added

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image RemovedImage Added

    Bloqueio por tentativa de login em algum aplicativo mobile do seta ou setawebexpiração de senha dentro do SetaERP

    Pré-condição

    • Configuração ativa
    • Tem e-mail válido no cadastro de funcionário

    1) Funcionário que não é adm

    Dica

    Lembre-se que toda redefinição da senha após o bloqueio é sempre no SetaERP, então quando o usuário tentar logar o sistema no computador, irá aparecer a mensagem abaixo:

    Image Removed

    Aviso
    Dica

    Lembre-se que toda redefinição da senha após o bloqueio é sempre no SetaERP, então quando o usuário tentar logar o sistema no computador, irá aparecer a mensagem abaixo:

    Image Removed

    AvisoObs.: Caso você seja bloqueado por tentativa de login no PDV MOBILE, INVENTÁRIO + ou Portal fornecedor ou SetaWEB irá também aparecer a mensagem acima mas irá alterar a origem do bloqueio, ou seja, onde você foi bloqueado.

    o usuário será desbloqueado

    Image Added

    2) Funcionário não é adm

    Se o usuário se bloquear por tentativa de login dentro do SetaERP irá aparecer  a tela abaixo

    Image Added

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Image RemovedImage Added

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image RemovedImage Added


    Bloqueio por expiração de senha dentro do SetaERPsenha em algum dos app mobile ou web

    Pré-condição

    • Configuração ativa
    • Tem e-mail válido no cadastro de funcionário

    1) Funcionário é adm

    Se o usuário se bloquear por tentativa de login dentro do SetaERP irá aparecer  a tela abaixo

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado


    2) Funcionário não é adm

    Se o usuário se bloquear por tentativa de login dentro do SetaERP irá aparecer  a tela abaixo

    Image Removed
    Dica

    Lembre-se que toda redefinição da senha após o bloqueio é sempre no SetaERP, então quando o usuário tentar logar o sistema no computador, irá aparecer a mensagem abaixo:

    Image Added

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Image RemovedImage Added

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image Removed

    Bloqueio por expiração de senha em algum dos app mobile ou web

    Pré-condição

    • Configuração ativa
    • Tem e-mail válido no cadastro de funcionário

    1) Funcionário é adm

    Se o usuário se bloquear por tentativa de login dentro do SetaERP irá aparecer  a tela abaixo

    Image Removed

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Image Removed

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image Removed

    2) Funcionário não é adm

    Dica

    Lembre-se que toda redefinição da senha após o bloqueio é sempre no SetaERP, então quando o usuário tentar logar o sistema no computador, irá aparecer a mensagem abaixo:

    Image Removed

    Após clicar em 'OK', irá aparecer a tela do PIN, insira o código que recebeu no e-mail

    Image Removed

    Após informar o PIN válido, irá aparecer a tela de redefinição de senha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image Removedsenha, insira a nova senha e o usuário será desbloqueado

    Image Added


    Aqui, você encontrará um resumo direto das principais alterações, facilitando o entendimento e garantindo que você esteja sempre bem informado sobre os pontos mais importantes. Essa mudança reflete nosso compromisso em oferecer uma comunicação mais simples e acessível para você.


    Dica
    titleMaterial de apoio Linx Seta Digital PDV MOBILE

    Acesse o material completo de utilização para o Linx PDV Mobile Clicando aqui


    Dica
    titleMaterial de apoio Linx Seta Digital Analytics

    Acesse o material completo de utilização para o Linx Seta Digital Analytics Clicando aqui 


    Dica
    titleMaterial de apoio Linx Seta Digital Inventário +

    Acesse o material completo de utilização para o Linx Seta Digital Inventário + Clicando aqui 


    Dica
    titleMaterial de apoio Seta Web

    Acesse o material completo de utilização para o Seta Web Clicando aqui