Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Serão aplicadas novas regras de segurança tanto no ERP quanto nos aplicativos:

  • Regras de Complexidade de Senha
    • Mínimo de 8 caracteres.
    • Pelo menos 1 letra maiúscula (A-Z).
    • Pelo menos 1 letra minúscula (a-z).
    • Pelo menos 1 número (0-9).
    • Pelo menos 1 caractere especial (~!@#$%^&*+-/.,{};:?<>'_").

  • Bloqueio de Usuário por Tentativas Malsucedidas

    • Após 5 tentativas erradas de login, o usuário será bloqueado.

    • O desbloqueio deverá ser feito por um administrador no ERP, na tela Retaguarda -> Manutenção -> Central de Liberação de Usuários Bloqueados.

    • Após o desbloqueio, o administrador deverá gerar uma senha temporária para o usuário, que precisará redefini-la no ERP. Somente após essa redefinição, o usuário poderá acessar o aplicativo.

  • Expiração de Senha

    • A senha expirará a cada 90 dias, salvo se houver configuração de prazo diferente nas permissões de acesso 
    • Nos aplicativos, um aviso será exibido nos últimos 10 dias antes da expiração.
    • Se a senha expirar, o usuário será bloqueado. O desbloqueio deverá ser feito por um administrador no ERP, na tela Retaguarda -> Manutenção -> Central de Liberação de Usuários Bloqueados.
    • Após o desbloqueio, o administrador deverá gerar uma senha temporária para o usuário, que precisará redefini-la no ERP. Somente após essa redefinição, o usuário poderá acessar o aplicativo.

      Aplicativo
    • Exibirão mensagens de aviso sobre bloqueios e expiração de senha.
    • Não permitirão redefinição de senha diretamente.
    • O desbloqueio e a redefinição continuarão sendo realizados exclusivamente pelo ERP.


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > Central de Usuários Bloqueados

Acessar: Permite acessar a tela de Central de Liberação de Usuários. 
Modificar: Permite Autorizar usuários bloqueados.
Outros: Desativar Duplo Fator de Segurança (2FA)

Também tem que ter acesso a tela de Permissões de acesso

Acessar: Acesso a tela de permissões de acesso somente a usuários SETA ou do grupo de Administradores.

Acessar: Acessar: Permite acesso ao aplicativo Seta Coletor.


Complexidade de Senha

  1. O usuário que tem uma senha sem a complexidade de senha, por exemplo 123,  poderá acessar normalmente no Seta até a senha expirar ou se for bloqueado excesso de tentativa.
  2. Lembrando que a redefinição de senha sempre ocorrerá no ERP por um usuário administrador.


Regra para Tentativa de Login

    • O número máximo de tentativas de login será limitado a 5 tentativas.

    • Se restarem 4 tentativas de login no aplicativo e o usuário tentar acessar o Linx Seta ERP (desktop) e errar a senha, o número de tentativas será reduzido para 3. Caso o usuário retorne ao aplicativo e erre novamente o login, restarão 2 tentativas. Portanto, o número de tentativas é sincronizado entre o ERP e o aplicativo
    • Se você acertar a senha antes do bloqueio por tentativa de login, o app permitirá você logar e caso erre no próximo login você terá novamente 5 tentativas.

Aviso para Tentativa de Login

  • Mensagem de aviso quando houver tentativas de login de forma incorreta,  a mensagem deve ser apresentada em todos os aplicativos até que a senha seja redefinida através do SETA ERP. 
  • Cada tentativa errada, o app irá mostrar ao usuário até o bloqueio

Bloqueio por Tentativa de Login

  • Caso o usuário ultrapasse o limite de 5 tentativas, seu login será bloqueado automaticamente, mesmo que seja usuário administrador;

  • Mensagem de aviso quando houver o bloqueio por ultrapassar o numero de tentativas de login (5 tentativas), a mensagem deve ser apresentada em todos os aplicativos até que a senha seja redefinida através do SETA ERP.

  • Caso queira tentar novamente, mesmo colocando uma senha inválida irá aparecer essa mensagem:

Caso queira entrar novamente com a senha, mas lembrou dela, ou senha, colocar a senha correta para logar no sistema,  você não poderá acessar, pois está bloqueado por tentativa de login. 

Caso queira acessar o Linx Seta ERP (Caixa Fácil ou Caixa Crediário) não irá conseguir acessar, irá aparecer e mensagem abaixo:

OBS.: Caso o usuário for o único administrador da loja e quando acessar o SETAERP, irá aparecer a mensagem abaixo:

Será enviado um PIN para o e-mail que está no cadastro do funcionário. Insira o PIN recebido

E-mail recebido pelo usuário

Após informar o PIN será aberto a tela de redefinição de senha

  • Os aplicativos apenas exibirão mensagens informativas, sem opção de redefinição de senha.

  • O ERP continuará sendo o único meio de redefinição de senha.

  • O desbloqueio do usuário deve ser realizado pelo administrador no ERP

Desbloqueio por Tentativa de Login

  • O desbloqueio deverá ser feito por um administrador no ERP, na tela Retaguarda -> Manutenção -> Central de Liberação de Usuários Bloqueados.

  • Encontre o usuário bloqueado, selecione a caixa de seleção na coluna 'Autorizar' e clique no botão no menu lateral 'F4-Autorizar'. Ira as credenciais de quem possui permissão

Irá aparecer uma mensagem sobre Usuários Desbloqueados, Clique em ok

Agora será gerado a senha provisória (Lembrando que a senha provisória não poderá ser usada para o login do Linx Setadigital Inventário +). 

Você pode clicar no botão 'Copiar Senha' e esta ficará na área de transferência

Acesse o ERP, insira o usuário que foi desbloqueado, insira a senha provisória e faça a redefinição da senha

  • Após o desbloqueio, o administrador deverá gerar uma senha temporária para o usuário, que precisará redefini-la no ERP. Somente após essa redefinição, o usuário poderá acessar o aplicativo.
  • (Lembrando que a senha provisória não poderá ser usada para o login do Linx Seta Digital Inventário +)

Regra por Senha Expirada

  • As senhas dos usuários devem expirar automaticamente após 90 dias
  • Lembre-se: se um prazo inferior a 90 dias for definido para um grupo de usuários na tela de permissão de acesso, todos os usuários vinculados a esse grupo seguirão esses prazos.

    Acesse o retaguarda, configurações, permissões de acesso, escolha um grupo de usuário

    Caso queira colocar um valor maior de 90 dias, por exemplo, 120 dias, há uma validação que não permite essa inclusão.

    Por favor, não insira valor negativo nesse campo.

Aviso sobre Expiração de Senha

  • O aplicativo notificará diariamente a partir do 10º dia antes da expiração da senha, para evitar que o usuário seja bloqueado no dia em que a senha expirar.

Obs.: O usuário receberá o aviso logo após que inserir o Usuário.

  • Lembrando novamente que o tempo de expiração tem 2 regras, você pode decidir qual delas irá valer para a lojas. A Expiração automática das senhas em 90 dias ou conforme a parametrização definida no ERP em permissão de acesso em grupo de usuário.

Bloqueio sobre Expiração de Senha

  • Se a senha do usuário expirar e ele for administrador, ele não será bloqueado ao acessar o aplicativo, irá aparecer uma mensagem conforme o print abaixo. Então você administrador, deve ir ao SetaERP e redefinir sua senha.

  • Se a senha do usuário expirar e ele não for administrador, ele será bloqueado e receberá uma mensagem de aviso. Esta mensagem será exibida em todos os aplicativos até que a senha seja redefinida através do SETA ERP.

Caso tente entrar novamente com usuário e senha válido, o app irá avisar 

Caso tente entrar no Linx Seta ERP (Caixa fácil ou Crediário) o usuário não irá conseguir logar

  • Caso haja uma parametrização específica para um grupo de usuários, esta será aplicada sobre a regra padrão. Portanto, se a o padrão para expiração de senha for 90 dias, mas no grupo de usuário tiver 10 dias, a expiração de senha fica padrão para 10 dias.

Desbloqueio por Senha Expirada

  • Se a senha expirar, o usuário será bloqueado. O desbloqueio deverá ser feito por um administrador no ERP, na tela Retaguarda -> Manutenção -> Central de Liberação de Usuários Bloqueados.

  • Selecione o usuário que deseja desbloquear, clique em Autorizar, irá aparecer as credenciais 

  • O desbloqueio e redefinição de senha devem continuar sendo realizados exclusivamente pelo ERP com usuário que possui privilégios de permissão. 

Irá aparecer uma mensagem de aviso, clique em 'ok'


Clique em Copiar Senha e faça a redefinição de senha pelo próprio Seta


Após o desbloqueio, o administrador deverá gerar uma senha provisória para o usuário, que precisará redefini-la no ERP. Somente após essa redefinição, o usuário poderá acessar o aplicativo.

Caso queira usar a senha provisória antes de redefinir a senha no Linx Seta ERP no app, há uma validação que não permitirá usar o login no app Inventário +

Volte a tela de login do Linx Seta ERP e acesse o login do usuário desbloqueado com a senha provisória

Acessar o sistema com 2FA ativo

  • Implementamos a tela abaixo, que será exibida após o login no SetaERP para usuários que possuem privilégios de administrador no SETA.  Caso deseje mais informações, basta clicar no botão 'Saiba mais'. Após clicar em 'Entendido', não será exibido novamente.

Obs.: Só será possível ativar o Duplo Fator pela tela do retaguarda, manutenção, central de liberação de usuário bloqueados, Ativ./Desativar 2FA 

Fluxo para o login com Duplo Fator - 2FA no Linx Setadigital Inventário +

1) Insira o usuário e senha

2) Irá abrir a tela de Autenticação Duplo Fator

3) Clique no campo 'Código PIN' e insira o PIN que chegou no seu e-mail.  O código será enviado ao e-mail cadastrado do usuário.

  • Caso clique em 'Cancelar' e voltar a logar novamente, será válido o último PIN que foi enviado ao seu e-mail, no caso, o PIN enviado quando a última tela do Autenticação Duplo Fator foi aberta
  • A verificação do código ocorrerá apenas uma vez por dia no primeiro login.

  • O código gerado será único e terá validade de 10 minutos.

  • O login só será permitido após a inserção correta do código enviado.

4) Existirá uma opção para reenviar o código caso ele expire ou não seja recebido. Ao clicar em 'Reenviar Código'. Será válido o novo PIN que será enviado a você

Lembre-se que não será possível Reenviar várias vezes um novo código, há um limite de Reenvio e foi realizado essa tratativa

Observações importantes

  • Caso o administrador da loja decida desativar o 2FA, não será preciso todos os dias seguir o fluxo explicado acima. A autenticação de dois fatores serão desabilitada no fluxo do login.

Para desativar o 2FA, acesse com usuário que tenha acesso a tela de central de liberação. Acesse o retaguarda, manutenção, central de liberação de usuários bloqueados

Clique no botão Ativ./Desat.2FA, irá abrir a tela de autorização. O usuário que será informado deverá ter permissão para desativar 2FA e poderá ativar ou desativar as lojas que ele tem que acesso.

Selecione a empresa que deseja desativar, desmarque a flag e clique em Salvar


  • No Linx Setadigital Inventário + conecta por empresa. Logo, se houver um funcionário que esteja vinculado a uma loja que foi habilitada o duplo fator, ao acessar o Linx Setadigital Inventário + ele deverá logar por meio da Autenticação de dois fatores. No entanto, se ele estiver vinculado a loja que não tem o duplo fator ativo, também não seguirá o fluxo acima.

Solução de Problemas 2FA ativo

  • Não recebi o e-mail: Verifique se o e-mail cadastrado está correto e se sua caixa de entrada/não lida/spam tem a mensagem. Se o problema persistir, entre em contato com o administrador.

  • Código expirado: Solicite um novo código clicando na opção "Reenviar Código".

  • Erro ao validar o código: Verifique se digitou corretamente. Tente novamente ou solicite um novo código.

  • Caso o usuário entre no ERP e a empresa aderiu a autenticação de 2 fatores, precisará informar o código no primeiro acesso e caso entre no aplicativo será necessário também informática o código PIN.
  • Não foi realizado a contratação do e-mail: Caso não tenha sido realizada a contratação ou configuração incorreta do serviço de e-mail (Twillo) realizamos uma mensagem: "E-mail não enviado. Os dados de conexão da Twillio não foram entrados na tabela 'Conexões' do banco de dados da loja. Por favor, entre em contato com o suporte para verificar". Nesse cenário procure o time de suporte para verificar o porquê não foi realizado a configuração correta para o envio automático.
  • Instabilidade do serviço do e-mail: Colocamos uma mensagem para indicar que o serviço de e-mail está com instabilidade. Nesse cenário aguarde até ele retornar. "Ocorreu algum problema ao enviar o e-mail. Entre em contato com o suporte!" E não deve permitir o login até que o problema seja resolvido


  • Sem rótulos