Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Este programa é utilizado para realizar o cadastro das filiais que utilizam o Linx Softpharma. O cadastro de uma nova filial da farmácia deve ser feito por um técnico autorizado da Linx Softpharma.


Acesso Rápido

Expandir
titleAtalhos de acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Filiais

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F3 ou ALT + N:Nova filial
F4 ou ALT + G:Gravar a filial que setá sendo cadastrada
F7:Acesso ao programa Configurações NF-e
F8:Grupo de filiais
F9 ou ALT + E:Excluir filial
F10:Acesso ao programa Configurações NFS-e
ALT + F:Fechar cadastro de filiais
ALT + P:Acesso ao programa Cadastro de Parâmetros
CTRL + A:Avança tabulação

F8 - Grupo de Filiais: é possível realizar a manutenção do grupo de filiais, lembramos que não será possível retirar a(s) filial(is) do grupo quando a mesma está configurada para atualizar preços na filial logada e no grupo, a mesma validação ocorrerá se o usuário excluir um grupo de filiais.

Cadastro de Filiais

Deverá ser informado o código da filial no sistema. Utilize o campo identificação para inserir um nome sucinto e de fácil entendimento/ visualização para a filial.

Dados

Expandir
titleMaiores informações sobre os dados cadastrais

Nesta aba, são informados os dados cadastrais, como: CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal. 

Aviso
titleImportante


É obrigatório o preenchimento do campo Inscrição Municipal, para que a farmácia possa emitir itens com ISS em NF-e ou NFC-e. Caso não informe o sistema apresentará a mensagem: "Por favor informe a Inscrição Municipal". Verifique com seu Contador qual Inscrição Municipal deverá ser utilizada e informada no campo.

É informado a data atual do servidor do sistema, razão social da farmácia, nome fantasiadados cadastrais como: Cidade, UF, CEP, Bairro, Complemento, Endereço, Número, E-mail, Fax, Telefone. Percentual de juro mensal, percentual de multa atrasotamanho da loja em metros quadrados e quantidade de colaborares, a forma de preenchimento desta informação é pré-definida pela Rede Associativa, ou seja, as farmácias que pertencem a uma Associação deverá verificar com seus gestores, por exemplo, algumas Associações utilizam total de colaboradores e outras apenas a equipe de vendas.

Informações
titleObservação


Quando os campos "cidade" e "CNPJ" forem alterados no momento da atualização destes dados, será solicitado que seja informada a senha Linx Softpharma para dar sequência ao processo. Além disso, será gerado log da alteração, sendo gravada qual foi a alteração, o CNPJ atual e o novo, e o enquadramento tributário atual e o novo.

Os campos "Tamanho de Loja" e "Quantidade de Colaboradores" são utilizados pelo produto "54 - Integração Plugpharma", e auxilia os gestores na geração de indicadores.


Últimos Cadastros

Expandir
titleMaiores informações sobre os últimos cadastros.

Selecione o sequenciamento referente ao módulo: 

Faturamento

Na opção faturamento, são informados:

  • Notas ECF: número da última nota fiscal impressa pelo Emissor de Cupom Fiscal, lançada no faturamento.
  • Nota Manual - D1: número da última nota fiscal lançada manualmente no faturamento.
  • Nota Modelo Único - M1: último número de nota fiscal formulário contínuo modelo único-M1.
  • Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica: é o número da última NFC-e emitida.
  • Transferência - CI: número da última nota fiscal de transferência emitida pelo sistema.
  • Requisição - CI: número da última requisição lançada no sistema SoftPharma.
  • Devoluções de mercadorias - CI: última nota de devolução de mercadoria para fornecedor emitida no SoftPharma.
  • Doc. Auxiliar de Vendas - DAV: número do último documento auxiliar de vendas emitido pelo SoftPharma.
  • NSU (Saídas ECF e M1): número do último NSU emitido pelo SoftPharma. Esse número é acrescido em 1 a cada nota fiscal ECF ou M1 lançada.

Serviços

A opção serviços, é utilizada para configuração e visualização dos sequenciamentos de nota fiscal de serviços. Para isso, deve-se selecionar o sequenciamento referente ao módulo "Serviços", que somente é exibido a partir da contratação do produto NFS-e junto à Linx Softpharma. Quando o sistema é configurado para utilização de NFS-e em ambiente de homologação, automaticamente é adicionado um sequenciamento para estas notas, que não pode ser excluído e nem adicionado novo sequenciamento.

Indica a série das notas que serão utilizadas para emissão das notas fiscais. Esta é a única informação que pode ser alterada no sequenciamento de notas em homologação. A série é fornecida pela prefeitura no momento da liberação do sequenciamento. Quando configurado em ambiente de Produção não é permitido editar nenhuma informação do sequenciamento.

  • Dt Liberação: é utilizada apenas a título de informação, pois é a data em que a prefeitura municipal liberou a utilização do sequenciamento das notas fiscais para a emissão de NFS-e.
  • Nº inicial e Nº final: indicam a sequência inicial e final das notas fiscais de serviços para esta série. Não é permitido cadastrar um novo sequenciamento com faixas de numeração que compreendam a um intervalo já existente.
  • Qtde. restante: mostra quantas notas ainda podem ser lançadas para este sequenciamento, sendo que notas canceladas são reintegradas ao sequenciamento para reutilização dos números. Ao zerar as notas restantes do sequenciamento o mesmo é exibido na cor cinza. Quando configurado em ambiente de homologação, esta palavra é exibida na coluna.
  • A última coluna sem nome exibe um ** (asterisco)* quando um sequenciamento foi adicionado ou editado e ainda não foi salvo. Ao gravar as informações, o asterisco é apagado. Caso não seja efetuado o comando Gravar, as faixas que possuem * terão suas alterações perdidas.
  • Quando em ambiente de homologação, o sequenciamento de notas aceita edição apenas para informar uma série para o mesmo e somente quando em ambiente de homologação. Ao alterar a configuração do ambiente de homologação para produção, este sequenciamento é inativado e é liberada a adição de novos sequenciamentos, que o usuário deve cadastrar conforme repassado pela prefeitura municipal de seu município.
  • Novos sequenciamentos, quando em ambiente de produção, podem ser excluídos do sistema, uma vez que nenhuma nota fiscal tenha sido lançada para o mesmo. O sequenciamento referente ao ambiente de homologação não pode ser deletado do sistema, visto que é o único que pode ser utilizado para o lançamento das notas fiscais de teste.

Estoque

Na opção estoque, são informados os códigos dos próximos: Produto, Fornecedor, Convênio, Substância, Farmacológico, Terapêutico, Laboratório a serem cadastrados no sistema da Linx Softpharma.

Gerais

Na opção gerais, é informado:

  • Bonificação: número da última nota de bonificação emitida pelo sistema.
  • Receita: último número de receita (número sequencial) lançado no sistema para medicamentos que não tem receita numerada (receita branca).
  • Ajuste de entrada: ultimo lançamento de ajuste de entradas de mercadorias no estoque por erros de contagem ou acerto de estoque.
  • Cartão 1 e 2: esse é um sequenciamento feito pela Linx Softpharma para calcular o número do cartão do cliente da farmácia. Sendo que o cartão 1 é um campo fixo (1000) e o cartão 2 é uma sequência do número de cartão impresso na farmácia.
  • Pré-Compra: número da última nota (interno) de controle de pré-compra ou pedido de compras.
  • Romaneio: número do último romaneio de compras emitido.
  • Percas Vcto: último lançamento de percas feito pela farmácia.
  • Vendedor: último código de vendedor/gerente cadastrado na farmácia.
  • Motoqueiro: último código de motoqueiro cadastrado na farmácia.

Caso a farmácia possua mais de uma impressora de notas modelo único, é possível controlar por séries diferentes, assim como é solicitado pela contabilidade. Para cadastrar novas séries, é preciso acessar o cadastro de filiais, guia últimos Cadastros e cadastrar uma nova série de nota M1, informando a sequência em que esta deve iniciar a impressão.

Adicionar sequenciamento

Expandir
titleMaiores informações sobre adição de sequenciamento.

Os sequenciamentos das notas fiscais do tipo NF-e são exibidos nesta tela com a descrição "Nota Fiscal Eletrônica" e são adicionados normalmente pelo botão "Adicionar sequenciamento", semelhante ao que acontece com as notas fiscais M1. Para habilitar o processo de sequenciamento de notas para sua farmácia, é necessário entrar em contato com a Linx Softpharma e agendar um horário para execução, uma vez que esta ativação deve ser feita em período noturno, e para as redes de farmácias, executar em todas as lojas simultaneamente.

Se o produto "42-Nota Fiscal Eletrônica" estiver habilitado para a farmácia e a NF-e já estiver configurada no ambiente de "Produção" é exibido um novo item "Nota Fiscal Eletrônica" abaixo do item "Nota Fiscal M1". Neste caso não é permitido reativar séries do tipo "Nota Fiscal M1". Ao tentar reativar é exibida a seguinte mensagem: "Seu sistema está parametrizado para trabalhar com a emissão de Nota Fiscal Eletrônica em modo Produção. Neste caso, não é possível continuar utilizando sequenciamento para notas Modelo Único".

Ao selecionar "Nota Fiscal Eletrônica" no campo "Tipo de nota" o usuário deve informar a série da mesma. O campo "Modelo NF" é preenchido automaticamente com "55-Nota Fiscal Eletrônica", visto que não existe outro modelo previsto para este tipo de nota. Além disso, o usuário deve informar o número da próxima nota e o campo "Utilizar esta série para notas fiscais manuscritas" fica desabilitado.

Se (somente se) a NF-e estiver configurada no ambiente de "Homologação" é habilitada uma nova opção para o tipo de nota M1 "Utilizar esta série para homologação da NF-e". Isso se deve ao fato de que, mesmo no ambiente de homologação o cliente deve utilizar suas próprias notas fiscais para validar o ambiente NF-e. Neste caso, porém, não é possível utilizar séries de notas fiscais manuscritas.

Acessando o sistema de uma loja de São Paulo, ao selecionar a filial para cadastrar sequenciamento de notas fiscais, é exibido um tipo de nota "Perdas/Vencimento RICMS-SP". Este tipo de nota somente permite o modelo de nota "0-Lcto Perdas/Vencimento RICMS-SP".

Produtos e processos utilizados

Expandir
titleMaiores informações sobre produtos e processos utilizados.

Nesta guia estão listados os produtos que a farmácia têm liberado para utilização, código da filial física no banco de dados e código da farmácia na Linx Softpharma. Para o uso de novos produtos deve-se entrar em contato com a Linx Softpharma (Departamento comercial) e solicitar o uso, em seguida, atualizar o sistema para que esse produto seja liberado para uso da farmácia. Caso a farmácia não possua comunicação via Internet, deverá ser informada a senha para liberação do sistema que já inclui a liberação dos produtos que estão liberados em seu cadastro na Linx Softpharma. 

O campo "filial gerenciado pelo Plugpharma"  identifica que essa filial é a que realiza a importação dos dados. Ou seja, em uma associação é possível que dentre seus associados esteja uma rede, e ao marcar essa opção a Loja X da Rede XYZ é responsável por transmitir e recepcionar os arquivos trocados com o Plugpharma.

Proprietário

Expandir
titleCadastro de informações dos proprietários da farmácia
Nesta guia estão as informações cadastrais do proprietário da farmácia (nome, data de nascimento e e-mail). A cada determinado período de tempo é solicitado confirmação destas informações ao acessar o sistema na farmácia. Esses dados são enviados ao servidor da Linx Softpharma para atualização dos dados cadastrais.

Informações fiscais

Expandir
titleConfigurações referente as informações fiscais

Esta guia permite configurar as informações referente Enquadramento Tributário, Arquivo Sintegra e Inscrição Estadual.

Enquadramento Tributário

Nessa aba permite configurar:

  • Enquadramento Tributário: selecione em qual enquadramento tributário a sua empresa está: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real Trimestral, Lucro Real Estimativa Mensal e Simples Nacional - Excesso sublimite de receita bruta.
    • Quando selecionado "Simples nacional" habilitará o campo "% ICMS", onde o usuário deve informar a alíquota em porcentagem de ICMS que a empresa paga no Simples Nacional, essa informação gera créditos ao comprador quando o cliente decidir usar o crédito de ICMS disponibilizado pelo Simples.
  • Faixa de faturamento 12 meses: neste menu, deve selecionar a opção conforme a faixa de faturamento. Cada opção será composta pelo ano, faixa inicial e final. Lembrando que o cadastro das faixas de faturamento está presente no programa "Configurações Tributária". De acordo com a opção selecionada, ao lado do campo serão apresentadas as alíquotas para mercadoria (Anexo I) e serviços (Anexo IV), conforme a faixa de faturamento selecionada. No programa "Configurações Tributária" também é possível visualizar as informações presentes em ambos anexos.
    • Caso a UF tenha sublimite de receita, carregará somente as faixas de faturamento que estejam até o limite de receita. Se conter tabela de alíquota de ICMS reduzida, selecionará o ICMS do Estado desta tabela e não da tabela nacional.
  • Informar ICMS na venda ECF/NFC-e/SAT: este parâmetro deve ser utilizado apenas por lojas com enquadramento Simples Nacional. Deverá ser marcado, quando desejar que nestas vendas seja informado o ICMS. Atualmente, as lojas utilizam a tributação alternativa e agora, poderão, a partir deste parâmetro, informar diretamente no cadastro de produto o item como tributado no ICMS, que o sistema tratará nas telas de faturamento. Recomendamos marcá-lo, quando desejar que a tributação informada para o produto seja mantida. Quando desmarcado o sistema fará a conversão da tributação; no caso de produtos TRIBUTADOS, será convertido para NÃO TRIBUTADO. Defina este parâmetro mediante as considerações de seu Estado. Lojas do Simples Nacional que queiram destacar o ICMS na nota/cupom fiscal, deve marcar este parâmetro.
  • CSOSN NFC-e/SAT: Neste menu terá as opções mencionadas abaixo. Defina esta opção mediante as considerações de seu Estado.
    • 102-Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito;
    • 103-Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta;
    • 900-Outros – O CSOSN é o único código que permite que seja informado BC (base de cálculo) ICMS e ICMS na NFC-e. Como a utilização deste CSOSN na NFC-e é opcional por Estado, caso o Estado não aceite o CSOSN 900 a NFC-e será rejeitada. Quando isso acontecer, deverá ser utilizado o CSOSN 102 ou 103
Informações
titleObservação


Quando o parâmetro "Informar ICMS na venda ECF/NFC-e/SAT" estiver marcado, selecionará automaticamente o CSOSN 900 e não poderá escolher outra opção. Caso esteja desmarcado, e o ICMS pela faixa de faturamento for igual a 0%, selecionará automaticamente o CSOSN 103. Já, se estiver desmarcado e o ICMS pela faixa de faturamento for diferente de 0%, utilizará o CSOSN 102.

  • CSOSN Venda NF-e para Não Contribuintes – Neste menu terá as opções:
    • 102-Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito;
    • 103-Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta.
Informações
titleObservação


Caso ICMS pela faixa de faturamento for igual a 0%, selecionará automaticamente o CSOSN 103 e se for diferente de 0% utilizará o CSOSN 102.

  • CSOSN Venda NF-e para Contribuintes do ICMS – Neste menu terá as opções:
    • 101-Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito;
      • Quando informado o CSOSN 101 para vendas a outros contribuintes, poderá ser informado o ICMS conforme a faixa de faturamento, para que o outro contribuinte possa creditar o ICMS. O ICMS a ser creditado pela outra empresa, também será o ICMS conforme a faixa de faturamento. Outra informação importante é que o ICMS pelo faturamento, será informado apenas na obervação da nota. A configuração da mensagem a ser impressa deve ser realizada no programa "Configuração Tributária".
      • Ressaltamos que, para que esta parametrização funcione corretamente, é necessário estar com a opção correta no tipo de contribuinte.
    • 102-Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito;
    • 103-Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta.
Informações
titleObservação


Caso ICMS pela faixa de faturamento for igual a 0%, selecionará automaticamente o CSOSN 103 e se for diferente de 0% utilizará CSOSN 101 ou 102.

  • CSOSN Venda produto Isento ICMS - Não contribuite – Neste menu terá as opções:
    • 102-Tributa pelo Simples Nacional sem permissão de crédito;
    • 103 - Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta;
    • 400 - Não tributada pelo Simples Nacional.
    • Regras: Quando "ICMS Simples", definido para a faixa de faturamento selecionada for igual a "0%", então:
      • Caso "Sim", possibilitar seleção 103 ou 400;
      • Caso "Não", possibilitar seleção 102 ou 400.
  • CSOSN Venda produto Isento ICMS - Contribuite ICMS - Neste menu terá as opções:
    • 101 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito;
    • 102 - Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito;
    • 103 - Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta;
    • 400 - Não tributada pelo Simples Nacional.
    • Regras: Quando "ICMS Simples" definido para a faixa de faturamento selecionada for igual a "0%", então:
      • Caso "Sim", possibilitar seleção 103 ou 400;
      • Caso "Não", possibilitar seleção 101, 102 ou 400.

Observações Gerais

  • Faixa de Faturamento
    • A faixa de faturamento serve para identificar em qual posição de faturamento a loja está, e, nos Estados em que há sublimite de receita Estadual, definir qual opção será utilizada no enquadramento. Também é utilizada para identificar qual CSOSN será utilizado, conforme a faixa de receita. A exemplo no Estado Paraná, se o faturamento anual for abaixo de 360 mil no ano, deverá ser utilizado o CSOSN 103 para vendas de itens que o ICMS é tributado de forma normal
  • CSOSN
    • O número do CSOSN será utilizado na emissão de vendas em que a tributação do item (considerando a tributação alternativa), resulte no tipo Tributado. A opção "Tributado" é aquele em que a loja paga o IC<S e que não foi retido anteriormente.
    • Como será utilizado o CSOSN 900 para a NFC-e?
      •  O CSOSN é o único código que permite que seja informado base de cálculo ICMS e ICMS na NFC-e, pelo fato da NFC-e ser opcional por Estado, caso o Estado não aceite o CSOSN 900  a NFC-e será rejeitada. Neste caso, deverá ser utilziado o CSOSN 102 ou 103.
    • Como será utilizado o CSOSN 101 para NF-e para outro contribuinte?
      • Quando informado o CSOSn 101 para vendas a outros contribuintes, poderá ser informado o ICMS conforme a faixa de faturamento para que o outro contribuinte possa creditar o ICMS. O ICMS pelo faturamento será informado apenas na observação da nota. O ICMS a ser creditado pela outra empresa será o ICMS conforme a faixa de faturamento. A configuração da mensagem a ser impressa é realizada no programa Configuração Tributária.

Arquivo Sintegra

Esta aba permite configurar como serão disponibilizadas as informações para o Sintegra, tendo disponíveis:

  • Gerar notas fiscais 5929 com valores.
  • Gerar Registros Tipo 60: selecione quais informações tipo 60 que serão exportadas para o Sintegra.
  • 60A: 60A – Tributações da Redução Z.
  • 60D: 60D – Itens agrupados por dia.
  • 60I: 60I – Itens do cupom fiscal: marcar esta opção habilitará o campo "60I" onde o usuário poderá optar se deseja apurar o registro pelo "Valor total líquido" ou "Valor unitário líquido". Se selecionar a opção "Valor total líquido" o cálculo do Registro 60I será conforme o processo atual, porém se selecionar o "Valor unitário líquido" o sistema buscará os lançamentos com esta informação gerando-as no campo 10 e caso o valor apurado seja menor que 0,00 gerará como 0,01.
  • 60M: 60M – Redução Z.
  • 60R: 60R – Resumo mensal dos itens.

Inscrição ST

Nesta aba deverá ser configurado, para cada Estado com tributação ST que a farmácia efetua transações, a inscrição Estadual ST correspondente.

Selecione o estado com inscrição ST, no qual deseja configurar e o número da inscrição estadual ST, do estado selecionado. Neste campo, a inscrição estadual é validada de acordo com o Estado e não pode ser informada inscrição estadual ISENTA.


Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2B004C
titleFiliais: Cadastro de grupos de filiais

Exibir filhos