...
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Introdução 1. Configurações 1.1 Permissões de Acesso 1.2 Configuração de Caixa 1.3 Configuração de Usuário 2. Funcionalidades 2.1 Terminal de Auto Atendimento 2.2 Funções Administrativas 2.2.1 Cancelamento da Transação
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
O módulo de Auto Atendimento agilizará o processo de vendas dentro do estabelecimento permitindo aos clientes que registrem a comanda ou os produtos e efetuem o pagamento da compra por conta própria.
Para utilizar o módulo de Auto Atendimento será necessário configurar as Permissões de Acesso conforme necessidade de cada estabelecimento, configurar o caixa PDV e cadastrar a Identificação do usuário nas configurações do sistema.
O estabelecimento necessitará de Leitor de código de barras, um Pinpad e uma máquina de TEF, todos instalados e devidamente configurados. Também será necessário alterar a resolução do monitor para 1024 x 768 nos casos em que o monitor for wide screen.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Os requisitos mencionados acima serão configurados no módulo Gerencial. Estas configurações serão necessárias para o correto funcionamento do módulo de Auto Atendimento. Segue abaixo o detalhamento destas configurações.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
As permissões de acesso poderão ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas do estabelecimento e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Configurações> Usuários> Grupos de Usuários> aba Configurações, conforme imagem a seguir:
Segue abaixo uma lista das permissões que poderão ser configuradas de acordo com a necessidade do estabelecimento em questão:
...
- Cadastros;
- Caixa;
- Configurações> Configuração de grupos de usuários;
- Configurações> Configuração de usuários;
- Configurações> Configuração de senha de usuários.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Para que o módulo de Auto Atendimento seja habilitado no módulo Caixa de uma estação, será necessário configurar a aba de auto atendimento no módulo Gerencial.
Para configurar o caixa, acessar Gerencial> Configurações> Parâmetros> Caixas Ponto de Venda, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
...
Na guia Filtro, o campo Empresa permitirá filtrar todos os caixas cadastrados, exibindo na tela apenas os caixas da empresa selecionada.
O usuário terá a opção de criar uma conta de caixa nova para utilizar como ponto de Auto Atendimento, ou poderá selecionar uma das contas caixas já existentes e modificá-la.
Para criar um caixa novo, acessar Gerencial> Cadastros> Plano de contas, conforme imagem a seguir:
Para informações referentes à criação de um caixa ponto de venda, acessar o manual Caixa – Visão Geral, capítulo Incluir Ponto de Venda (PDV) e Vincular Conta e Empresa e para informações referentes à criação de contas em geral, acessar o manual Cadastros – Geral, capítulo Plano de contas.
Para tornar um caixa já existente em um ponto de Auto Atendimento, basta selecionar o caixa desejado na tela de Configuração de Caixa citada no início deste capítulo e clicar no botão Editar, conforme imagem a seguir:
Na aba Auto Atendimento habilitar o caixa em questão para torná-lo de auto atendimento.
Para isto, basta marcar a opção Habilitar PDV para Autoatendimento (Self-Service) e configurar os campos a seguir:
...
Após configurar o PDV conforme necessário, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
O módulo de Auto Atendimento deverá ter um VIP que permaneça responsável por gerenciá-lo.
Para cadastrar ou editar este usuário, acessar Gerencial> Configurações> Usuários> Usuários, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
...
Ao clicar no botão Novo para criar um usuário ou no botão Editar para editar um usuário já cadastrado, será possível configurar os dados de acesso dos usuários conforme imagem a seguir:
Nesta tela, na guia Parâmetros informar os campos:
...
Marcar a opção Obrigar troca de senha no próximo login caso queira obrigar o usuário a trocar sua senha.
Após configurar os campos, clicar em Confirmar para registrar as informações.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Após as configurações terem sido realizadas, o módulo Caixa será convertido em um módulo de Auto Atendimento, permitindo ao cliente registrar sua comanda eletrônica e lançar os produtos consumidos no estabelecimento por conta própria.
A seguir será descrito passo a passo como um cliente poderá utilizar o módulo de auto atendimento para efetuar uma transação.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Para efetuar um pagamento no módulo Caixa de Auto Atendimento, basta abrir o Caixa PDV configurado anteriormente como auto atendimento e a tela a seguir será exibida:
...
Após a impressão do cupom fiscal, a transação será concluída com sucesso e o caixa de auto atendimento será liberado para a próxima transação, conforme imagem a seguir:
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
O sistema proporcionará ao usuário um menu de Funções Administrativas do terminal de auto atendimento. Para acessá-lo, o usuário deverá digitar sua senha de identificação no teclado da estação e pressionar a tecla Enter.
A tela de funções permitirá que o usuário cancele vendas já concluídas, consulte produtos cadastrados no sistema, imprima relatórios, dentre outros.
Após inserir a senha, a tela a seguir será exibida:
...
- Cancelar Última Venda: permitirá cancelar a última venda concluída no terminal de auto atendimento;
- Fechamento do Caixa: permitirá efetuar o fechamento do caixa, possibilitando ao usuário trocar de turno;
- Identificação Terminal: permitirá imprimir um relatório contendo informações completas do terminal de auto atendimento;
- Terminal Operante/Inoperante: permitirá tornar o caixa operante/inoperante conforme a necessidade do estabelecimento;
- Transações Realizadas: permitirá imprimir um relatório com todas as transações realizadas no terminal de auto atendimento;
- Consulta produtos: permitirá consultar os produtos já cadastrados;
- Comprovantes Emitidos: permitirá imprimir a 2ª via dos comprovantes que já foram gerados;
- Fechar Terminal: permitirá fechar a tela de auto atendimento;
- Leitura X: permitirá imprimir a leitura X da impressora fiscal do terminal de auto atendimento;
- Redução Z: permitirá imprimir a redução Z da impressora fiscal do terminal de auto atendimento, geralmente travando a ECF e o terminal de auto atendimento.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
A última venda realizada no módulo de Auto Atendimento poderá ser cancelada através do botão Cancelar Última Venda, conforme imagem a seguir:
...