Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário
Introdução 
1. Configurações 
1.1 Permissões de Acesso 
1.2 Configuração de Caixa 
1.3 Configuração de Usuário 
2. Funcionalidades 
2.1 Terminal de Auto Atendimento 
2.2 Funções Administrativas 
2.2.1 Cancelamento da Transação 
Índice


Âncora
_Toc457462405
_Toc457462405
 Introdução

O módulo de Auto Atendimento agilizará o processo de vendas dentro do estabelecimento permitindo aos clientes que registrem a comanda ou os produtos e efetuem o pagamento da compra por conta própria.
Para utilizar o módulo de Auto Atendimento será necessário configurar as Permissões de Acesso conforme necessidade de cada estabelecimento, configurar o caixa PDV e cadastrar a Identificação do usuário nas configurações do sistema.
O estabelecimento necessitará de Leitor de código de barras, um Pinpad e uma máquina de TEF, todos instalados e devidamente configurados. Também será necessário alterar a resolução do monitor para 1024 x 768 nos casos em que o monitor for wide screen.


Âncora
_Toc457462406
_Toc457462406
 1 Configurações

Os requisitos mencionados acima serão configurados no módulo Gerencial. Estas configurações serão necessárias para o correto funcionamento do módulo de Auto Atendimento. Segue abaixo o detalhamento destas configurações.


Âncora
_Toc457462407
_Toc457462407
1.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso poderão ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas do estabelecimento e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Configurações> Usuários> Grupos de Usuários> aba Configurações, conforme imagem a seguir:


Image Removed Image Added


Segue abaixo uma lista das permissões que poderão ser configuradas de acordo com a necessidade do estabelecimento em questão:

...

  • Cadastros;
  • Caixa;
  • Configurações> Configuração de grupos de usuários;
  • Configurações> Configuração de usuários;
  • Configurações> Configuração de senha de usuários.


Âncora
_Toc446430603
_Toc446430603
Âncora
_Toc457462408
_Toc457462408
1.2 Configuração de Caixa

Para que o módulo de Auto Atendimento seja habilitado no módulo Caixa de uma estação, será necessário configurar a aba de auto atendimento no módulo Gerencial.
Para configurar o caixa, acessar Gerencial> Configurações> Parâmetros> Caixas Ponto de Venda, conforme imagem a seguir:


Image Removed Image Added


Esta tela possui os botões:

...

Na guia Filtro, o campo Empresa permitirá filtrar todos os caixas cadastrados, exibindo na tela apenas os caixas da empresa selecionada.
O usuário terá a opção de criar uma conta de caixa nova para utilizar como ponto de Auto Atendimento, ou poderá selecionar uma das contas caixas já existentes e modificá-la.
Para criar um caixa novo, acessar Gerencial> Cadastros> Plano de contas, conforme imagem a seguir:


Image Removed Image Added


Para informações referentes à criação de um caixa ponto de venda, acessar o manual Caixa – Visão Geral, capítulo Incluir Ponto de Venda (PDV) e Vincular Conta e Empresa e para informações referentes à criação de contas em geral, acessar o manual Cadastros – Geral, capítulo Plano de contas.
Para tornar um caixa já existente em um ponto de Auto Atendimento, basta selecionar o caixa desejado na tela de Configuração de Caixa citada no início deste capítulo e clicar no botão Editar, conforme imagem a seguir:
Image Removed
 Image Added


Na aba Auto Atendimento habilitar o caixa em questão para torná-lo de auto atendimento.
Para isto, basta marcar a opção Habilitar PDV para Autoatendimento (Self-Service) e configurar os campos a seguir:

...

Após configurar o PDV conforme necessário, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


Âncora
_Toc446430604
_Toc446430604
Âncora
_Toc457462409
_Toc457462409
1.3 Configuração de Usuário

O módulo de Auto Atendimento deverá ter um VIP que permaneça responsável por gerenciá-lo.
Para cadastrar ou editar este usuário, acessar Gerencial> Configurações> Usuários> Usuários, conforme imagem a seguir:


Image Removed Image Added


Esta tela possui os botões:

...

Ao clicar no botão Novo para criar um usuário ou no botão Editar para editar um usuário já cadastrado, será possível configurar os dados de acesso dos usuários conforme imagem a seguir: Image Removed


                                      Image Added                                                Image Added


Nesta tela, na guia Parâmetros informar os campos:

...

Marcar a opção Obrigar troca de senha no próximo login caso queira obrigar o usuário a trocar sua senha.
Após configurar os campos, clicar em Confirmar para registrar as informações.


Âncora
_Toc446430605
_Toc446430605
Âncora
_Toc457462410
_Toc457462410
2 Funcionalidades

Após as configurações terem sido realizadas, o módulo Caixa será convertido em um módulo de Auto Atendimento, permitindo ao cliente registrar sua comanda eletrônica e lançar os produtos consumidos no estabelecimento por conta própria.
A seguir será descrito passo a passo como um cliente poderá utilizar o módulo de auto atendimento para efetuar uma transação.


Âncora
_4.1_Empresas
_4.1_Empresas
Âncora
_Toc446430606
_Toc446430606
Âncora
_Toc457462411
_Toc457462411
2.1 Terminal de Auto Atendimento

Para efetuar um pagamento no módulo Caixa de Auto Atendimento, basta abrir o Caixa PDV configurado anteriormente como auto atendimento e a tela a seguir será exibida:

...


Após a impressão do cupom fiscal, a transação será concluída com sucesso e o caixa de auto atendimento será liberado para a próxima transação, conforme imagem a seguir:




Âncora
_Toc446430607
_Toc446430607
Âncora
_Toc457462412
_Toc457462412
2.2 Funções Administrativas

O sistema proporcionará ao usuário um menu de Funções Administrativas do terminal de auto atendimento. Para acessá-lo, o usuário deverá digitar sua senha de identificação no teclado da estação e pressionar a tecla Enter.
A tela de funções permitirá que o usuário cancele vendas já concluídas, consulte produtos cadastrados no sistema, imprima relatórios, dentre outros.
Após inserir a senha, a tela a seguir será exibida:

...

  • Cancelar Última Venda: permitirá cancelar a última venda concluída no terminal de auto atendimento;
  • Fechamento do Caixa: permitirá efetuar o fechamento do caixa, possibilitando ao usuário trocar de turno;
  • Identificação Terminal: permitirá imprimir um relatório contendo informações completas do terminal de auto atendimento;
  • Terminal Operante/Inoperante: permitirá tornar o caixa operante/inoperante conforme a necessidade do estabelecimento;
  • Transações Realizadas: permitirá imprimir um relatório com todas as transações realizadas no terminal de auto atendimento;
  • Consulta produtos: permitirá consultar os produtos já cadastrados;
  • Comprovantes Emitidos: permitirá imprimir a 2ª via dos comprovantes que já foram gerados;
  • Fechar Terminal: permitirá fechar a tela de auto atendimento;
  • Leitura X: permitirá imprimir a leitura X da impressora fiscal do terminal de auto atendimento;
  • Redução Z: permitirá imprimir a redução Z da impressora fiscal do terminal de auto atendimento, geralmente travando a ECF e o terminal de auto atendimento.


Âncora
_Toc444683688
_Toc444683688
Âncora
_Toc446430608
_Toc446430608
Âncora
_Toc457462413
_Toc457462413
2.2.1 Cancelamento da Transação

A última venda realizada no módulo de Auto Atendimento poderá ser cancelada através do botão Cancelar Última Venda, conforme imagem a seguir:

...